Como integrar o WhatsApp Business ao JivoChat

Guia para conectar o WhatsApp API ao JivoChat

O novo canal do WhatsApp habilita novas oportunidades no JivoChat. É um módulo pago, você pode pagar dentro da plataforma JivoChat, agora você não precisa mais de provedores externos.

Aqui estão todas as etapas do tutorial:

PASSO 1 - LOGUE EM SUA CONTA NO FACEBOOK

PASSO 2 - HABILITANDO A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

PASSO 3 - REGISTRANDO-SE NA META BUSINESS

PASSO 4 - CRIANDO SEU APLICATIVO DENTRO DA META

PASSO 5 - CONFIGURANDO SEU WHATSAPP DENTRO DA META

PASSO 6 - ADICIONANDO USUÁRIO DO SISTEMA E GERANDO O TOKEN

PASSO 7 - CONECTANDO O WHATSAPP DENTRO DA JIVO

PASSO 8 - CONFIGURANDO O WEBHOOKS E O TOKEN DENTRO DA META

Essas instruções o ajudarão a encontrar os três tipos de dados que precisará para conectar este canal ao JivoChat.

Atenção: é muito importante seguir as instruções à risca, qualquer variação deste guia pode levar ao bloqueio de sua conta do Facebook.

PASSO 1 - LOGUE EM SUA CONTA NO FACEBOOK

Certifique-se de que já possui uma conta do Facebook. Caso não possua, crie uma conta com um login e senha e confirme o seu endereço de e-mail para ativá-la.

PASSO 2 - HABILITANDO A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

Habilite a autenticação de dois fatores em sua conta do Facebook acessando: https://www.facebook.com/settings?tab=security

PASSO 3 - REGISTRANDO-SE NA META COMO DESENVOLVEDOR

Ingresse na página desenvolvedores da Meta https://developers.facebook.com/async/registration/ e clique em "Começar"

Em seguida, uma página de registro será aberta. Clique em "Continuar"

Preencha seu número de telefone para receber o código de verificação por SMS

Em seguida, selecione a opção "Desenvolvedor" e clique em "Concluir inscrição"

PASSO 4 - CRIANDO SEU APLICATIVO DENTRO DA META

Agora crie o seu aplicativo clicando no botão verde "Criar aplicativo"

Selecione a opção "Outro" e clique em "Avançar"

Selecione o nome do seu tipo de aplicativo, lembrando que pode aparecer para você como "Empresa" ou "Negócio". Em seguida, clique em "Avançar"

Lembrando que o tipo de aplicativo não pode ser alterado após a sua criação.

Agora você precisará adicionar um nome para o seu aplicativo. Verifique também se o e-mail de contato do aplicativo está correto.

Em seguida, clique em "Criar aplicativo"

PASSO 5 - CONFIGURANDO SEU WHATSAPP DENTRO DA META

Após o aplicativo ser criado, procure pelo card do "WhatsApp" na tela -> Clique em "Configurar"

Em nosso tutorial, nós já possuímos uma conta empresarial vinculada ao Meta. Então só precisamos selecioná-la.

Entretanto, caso você ainda não possua, siga os passos de criação recomendados pela Meta, que aparecerão nessa mesma aba

Em seguida, clique na opção "Começar a usar a API"

A Meta concede um número de teste, que possui limitações de usabilidade e não é o foco deste tutorial.

Para adicionar o seu número de telefone, vá na etapa 5 e clique em "Adicionar telefone"

Algumas informações precisarão ser preenchidas, como o nome de exibição do seu WhatsApp Business, o fuso horário, a categoria e uma descrição da empresa (que é opcional).

Após realizar o preenchimentos dessas informações, clique em "Avançar"

Agora você precisará fazer a ativação do seu número de WhatsApp Business. Insira o número com o DDD e escolha receber o código por SMS ou por ligação telefônica.

Lembrando que o seu número precisa ter sido registrado no WhatsApp Business para ser apto à integração

Após a conexão ser realizada, o número irá aparecer na etapa 1

Na etapa 1, você também verá duas informações importantes, que são o ID do número de telefone e o ID da sua conta de WhatsApp Business

É indicado que deixe essa página aberta, para que fique mais fácil coletar esses dados posteriormente

PASSO 6 - CONFIGURANDO O USUÁRIO DE SISTEMA E GERANDO O TOKEN

Em uma nova aba, abra este link https://business.facebook.com/settings e clique na opção "Usuários do sistema"

Clique no botão "Adicionar"

Em seguida, preencha inserindo o nome do "JivoChat" -> Configure a função para "Administrador" e clique em "Criar usuário do sistema"

Após realizar a criação do usuário, clique em "Adicionar ativos"

  1. Selecione "Apps"
  2. O seu aplicativo criado, no caso, "MyApp"
  3. Em "Controle total", clique em "Gerenciar App"
  4. Por último, clique em em "Salvar alterações"

Agora clique em "Gerar novo token"

Selecione o aplicativo

Nesta sessão, você terá duas opções de token:

Gerar um que expira em 60 dias e gerar um que não irá expirar.

O indicado pela Meta é que seja gerado um token que expire a cada 60 dias, mas lembrando que você terá que ficar atento a isso de acordo com o prazo, pois caso o token expire e não seja renovado, a sua integração irá ser pausada.

Dessa maneira, deixamos nossos clientes à vontade para que escolham o que preferir. No tutorial, optamos pela opção "Nunca"

Nas permissões, precisará selecionar apenas das seguintes:

whatsapp_business_messaging

whatsapp_business_management

O seu token irá aparecer na sua tela. Copie e o salve em algum local seguro, pois você não conseguirá visualizá-lo posteriormente.

PASSO 7 - CONECTANDO O WHATSAPP DENTRO DA JIVO

Nos passos anteriores, nós visualizamos os três parâmetros necessários para conectar o canal do WhatsApp ao JivoChat.

Agora abra o JivoChat, vá em Configurações -> Canais e encontre o WhatsApp nessa janela.

Clique em "Conectar" e então em "Comprar Licença"

Em seguida, escolha o período da licença e clique em "Finalizar Compra"

Em seguida, escolha a forma de pagamento, preencha os dados necessários e o módulo será ativado

Na nova janela, você deve preencher os três dados nos campos correspondentes. Estes são os dados que você gerou nos passos seguidos neste tutorial:

• Token de acesso (insira o token que você gerou e salvou)

• ID do número de telefone

Copie o ID de dentro da sua conta Meta e cole dentro da JivoChat

• ID da conta do WhatsApp Business

Copie o ID de dentro da sua conta Meta e cole na JivoChat

PASSO 8 - CONFIGURANDO O WEBHOOKS E O TOKEN DENTRO DA META

Após preencher os dados, o seu canal será criado e uma nova janela será aberta contendo as URLs para os Webhooks e o Token de verificação gerados pelo JivoChat:

Em uma nova aba no navegador, acesse https://developers.facebook.com/apps e no menu lateral esquerdo clique em WhatsApp-> Configuração

Clique em "Editar"

Preencha os dados que recebeu do JivoChat na nova janela que se abrirá.

Esses são a URL do Webhook e Token de Verificação, respectivamente.

Clique no botão "Verificar e salvar"

Essa janela deve se fechar e então os campos preenchidos devem aparecer nas Configurações.

Em seguida, clique em "Gerenciar"

Na aba "Assinar", marque todas as opções"

Parabéns! Você conectou o WhatsApp API ao JivoChat!

Agora você pode enviar a sua primeira mensagem ao seu número de telefone empresarial para testar e verificar se tudo funciona!

Essa solução te dá a oportunidade de processar 1000 chats únicos por mês gratuitamente.

Caso precise aumentar este limite, você precisará de:

  1. verificar a sua empresa no Facebook -> https://www.facebook.com/business/help/2058515294227817?id=180505742745347
  2. conectar um cartão de crédito como forma de pagamento -> https://www.facebook.com/business/help/915454841921082?id=180505742745347

Descubra como você pode verificar a sua empresa e quais são os modos de pagamento disponíveis no portal do Facebook clicando aqui -> https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/

Verifique também os dois tutoriais abaixo:

Para adicionar uma foto de perfil à API do WhatsApp, clique aqui

Para adicionar e usar mensagens modelo, clique aqui

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