Como integrar o WhatsApp Business ao Jivo
Guia para conectar o WhatsApp Cloud API ao Jivo
O novo canal do WhatsApp habilita novas oportunidades no Jivo. É um módulo pago, você pode pagar dentro da plataforma Jivo, agora você não precisa mais de provedores externos.
Essas instruções o ajudarão a encontrar os três tipos de dados que precisará para conectar este canal ao Jivo.
Atenção: é muito importante seguir as instruções à risca, qualquer variação deste guia pode levar ao bloqueio de sua conta do Facebook.
Passo 1
Certifique-se de que já possui uma conta do Facebook. Caso não possua, crie uma conta com um login e senha e confirme o seu endereço de e-mail para ativá-la.
Passo 2
Habilite a autenticação de dois fatores em sua conta do Facebook acessando: https://www.facebook.com/settings?tab=security
Passo 3
Registre-se como um desenvolvedor https://developers.facebook.com/async/registration/ e crie uma conta Meta para Desenvolvedores
Aqui você deve verificar a sua conta através do SMS ou e-mail e conferir seu endereço de e-mail para contato.
Confira o seu endereço de e-mail e continue.
Selecione Desenvolvedor (Developer) e clique em "Completar Cadastro" (Complete Registration)
Você agora está cadastrado como um desenvolvedor!
Passo 4
Criando um Facebook App
Para começar, crie seu primeiro aplicativo.
Selecione o tipo de aplicativo "Negócio" (Business) - o tipo de aplicativo não pode ser alterado após a sua criação - e então clique em Next
Na próxima janela, você deve fornecer suas informações básicas:
Adicione um nome para o aplicativo (este é o nome que será exibido em sua tela de Meus Aplicativos (My Apps), associada ao ID do seu aplicativo. Você pode alterar este nome depois nas configurações.
Informe um endereço de e-mail para contato do aplicativo. Certifique-se de usar um e-mail que verifica com frequência, o Facebook pode entrar em contato com você sobre políticas de uso, restrições do aplicativo e dados para recuperar seu aplicativo caso ele seja excluído ou comprometido.
Conta de Negócios (Opcional)
Conectar uma conta de negócios ao seu aplicativo só é necessário para alguns tipos de produtos e permissões. Você receberá uma solicitação para usar uma conta de negócios caso solicite acesso a tais produtos e permissões.
Clique no botão "Criar aplicativo" (Create app)
Você precisará informar a senha de sua conta do Facebook - insira e confirme.
Na janela que se abrirá, selecione WhatsApp:
Como resultado, um aplicativo aparecerá em sua conta. Ótimo!
Passo 5
Agora você precisa de uma conta de negócios Meta.
Clique no ícone do seu aplicativo duas vezes e essa próxima janela se abrirá. Agora estamos começando a criar uma conta de negócios Meta.
Caso você ainda não possua uma, ela será criada automaticamente. Se você já possui uma conta de negócios Meta, por favor selecione-a.
No menu à esquerda, clique em "Primeiros passos" (Getting started).
Neste exemplo, este perfil não possui uma conta de negócios Meta.
Alerta: caso a sua conta do Facebook seja nova, o token de acesso da Meta não será emitido. Nesse caso, você deve aguardar cerca de 60 minutos antes de tentar.
Caso visualize um token gerado aqui, podemos continuar.
Não copie ou guarde este token, você não precisará dele.
Agora você deve adicionar um número de telefone do negócio (Passo 5 nessa tela).
Pressione "Adicionar número de telefone". Conclua suas informações de contato para adicionar o número de telefone.
Tome cuidado ao inserir o endereço do site - o Facebook checa o URL e, caso o site não seja encontrado, pode bloquear o negócio e telefone associado à ele.
Caso não tenha um site do seu negócio, você pode usar uma URL do seu perfil em alguma rede social.
Adicione uma descrição para a empresa e clique em Próximo (Next):
Insira um número. Este número deve ser confirmado.
Selecione a opção "Mensagem de texto" (Text message) para receber uma mensagem via SMS (por padrão), ou selecione "Ligue para mim" (Phone Call) para receber uma ligação com o código. Em seguida, insira o código no campo e selecione a forma como deseja receber as confirmações. Não erre, caso contrário, será necessário aguardar 2 horas para a próxima tentativa.
Um SMS com um código de confirmação será enviada ao seu número. Insira o código no campo, clique em Próximo (Next). Caso não receba o SMS, clique em voltar e tente com a opção de receber uma ligação:
Saberá que tudo está OK caso a página seja atualizada e o número de telefone estará aparecendo no formulário:
Essa tela contém dois dos três tipos de dados que você precisa para conectar o WhatsApp Cloud API ao Jivo:
ID do número de telefone, ID da conta do WhatsApp Business
Copie e salve-os, você precisará desses dados para conectar o canal ao Jivo
Passo 6
Receba um token de acesso (o último campo necessário para conectar o canal ao Jivo):
- Abra este link https://business.facebook.com/settings
Um usuário pode ter vários negócios, então é importante selecionar o negócio no qual o seu aplicativo foi criado. Confira na lista quais negócios possui a aplicação que você criou:
-
Selecione o negócio desejado e clique na barra à esquerda: Usuários->Usuários do Sistema->Adicionar (Users -> System Users -> Add):
-
Selecione obrigatoriamente o usuário do tipo Administrador (Admin), insira o nome Jivo (isso o ajudará a identificar facilmente o token de qual sistema você usa para a integração). Clique em "Criar usuário do sistema" (Create system user)
-
Adicione dados ao usuário criado clicando em "Adicionar dados" (Add assets):
Na janela que se abrirá, selecione o aplicativo e forneça o acesso para gerenciar seu aplicativo (Manage app enable). Então, salve as alterações.
Agora, gere um token. Faremos isso em alguns passos.
Clique em Gerar Novo Token (Generate New Token):
Selecione o aplicativo criado anteriormente (se houver apenas um aplicativo, ele será selecionado automaticamente):
Nas permissões, precisará apenas das seguintes:
whatsapp_business_messaging
whatsapp_business_management
Clique em Gerar Token (Generate Token)
Seu Token de Acesso aparecerá na nova janela que se abrirá.
Este token deve ser copiado e guardado, você não conseguirá acessá-lo novamente no futuro - este é o terceiro parâmetro necessário para conectar o WhatsApp ao Jivo.
Passo 7
Nos passos anteriores, nós visualizamos os três parâmetros necessários para conectar o canal do WhatsApp ao Jivo.
Agora abra o Jivo, vá em Configuraçoes -> Canais e encontre o WhatsApp Plus nessa janela.
Clique em "Conectar" e então em "Comprar Licença"
Em seguida, escolha o período da licença e clique em "Finalizar Compra"
Em seguida, escolha a forma de pagamento, preencha os dados necessários e o módulo será ativado
Na nova janela, você deve preencher os três dados nos campos correspondentes. Estes são os dados que você gerou nos passos seguidos neste tutorial.:
• ID do número de telefone
• ID da conta do WhatsApp Business
• Token de acesso
Após preenchê-los, clique em conectar.
Passo 8
Após preencher os dados, uma nova janela será aberta contendo as URLs para os webhooks e o Token de Verificação gerado pelo Jivo:
Você precisará desses dados para a etapa final da integração. Guarde-os ou deixe essa janela aberta.
Passo 9
Em uma nova aba no navegador, acesse https://developers.facebook.com/apps/ e no menu lateral esquerdo clique em WhatsApp-> Configuration -> Configure a webhook.
Preencha os dados que recebeu do Jivo na nova janela que se abrirá.
Esses são a URL do webhook e Token de Verificação, respectivamente.
Clique no botão "Verify and save".
Essa janela deve se fechar e então os campos preenchidos devem aparecer nas Configurações.:
Aqui, clique em Manage e assine todas as ações.
Parabéns! Você conectou o WhatsApp Cloud API ao Jivo!
Agora você pode enviar a sua primeira mensagem ao seu número de telefone empresarial para testar e verificar se tudo funciona!
Essa solução te dá a oportunidade de processar 1000 chats únicos por mês gratuitamente.
Caso precise aumentar este limite, você precisará de:
- verificar a sua empresa no Facebook
- conectar um cartão de crédito
Descubra como você pode verificar a sua empresa e quais são os modos de pagamento disponíveis no portal do Facebook clicando aqui -> https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/
Verifique também os dois tutoriais abaixo:
Para adicionar uma foto de perfil à API do WhatsApp Cloud, click here
Para adicionar e usar mensagens modelo, click here
