Diretrizes para modelos de mensagens no WhatsApp Business

Fonte: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/message-templates/guidelines

Rejeições

Se o seu modelo de mensagem (template message) foi rejeitado, o motivo pode ser um dos seguintes:

Formatação incorreta

  • Revise seu conteúdo quanto à ortografia e gramática antes de enviá-lo para revisão. Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais podem levar os clientes a ver essas mensagens como spam ou trote.

  • Certifique-se de utilizar parâmetros variáveis (por exemplo, {{1}}, {{2}}, etc.) e que eles tenham o número correto de chaves (ou seja, 2 à esquerdo do número e 2 à direita).

  • Certifique-se de que o idioma selecionado corresponde ao conteúdo do seu modelo de mensagem.

    • Se você selecionar espanhol como idioma do modelo de mensagem, mas o conteúdo estiver em inglês, seu modelo de mensagem será rejeitado.
    • Assegure-se de que o seu conteúdo está escrito em um dos idiomas permitidos. Qualquer tipo de mistura de idiomas não será aprovado.
  • Se você for submeter um modelo de mensagem para testar sua conexão da API, por favor, certifique-se de que está no formato correto. Qualquer outra variação será rejeitada.

  • Nome do modelo de mensagem: teste

  • Conteúdo: Olá, {{1}}

  • Evite usar um encurtador de URL para seus links (por exemplo, bit.ly, tinyurl ou goo.gl) porque eles obscurecem o destino do link pretendido.

  • O domínio da URL em seus links deve pertencer à sua empresa.

Você pode aprender mais sobre as regras de formatação na documentação Criando Modelos de Mensagens.

O(s) modelo(s) de mensagem possuem conteúdo que viola a Política de Comércio do WhatsApp

Quando você oferece produtos ou serviços para venda, o WhatsApp considera todas as mensagens e mídias relacionadas aos seus produtos ou serviços, incluindo quaisquer descrições, preços, taxas, impostos e/ou quaisquer divulgações legais exigidas, como transações. As transações devem estar de acordo com a Política de Comércio do WhatsApp.

O(s) modelo(s) de mensagem possuem conteúdo que viola a Política de Negócios do WhatsApp

  • Não solicite informações confidenciais dos usuários. Por exemplo, não peça às pessoas que compartilhem números completos de cartões de pagamento individuais, números de contas financeiras, números de identificação nacional ou outras informações confidenciais. Isso também inclui a não solicitação de documentos de usuários que possam conter informações confidenciais.
  • Uma pesquisa após um contato é permitida, mas não envie pesquisas ou votações para coletar dados dos usuários. Exemplo: "Olá, estamos interessados ​​em saber como você se sente sobre determinados grupos de alimentos. Você se importa em participar de uma pesquisa?"
  • Jogos, concursos, testes e questionários - qualquer coisa que envolva habilidade, competição e/ou sorte - não são permitidos na plataforma.
  • Você só pode iniciar conversas se estiver enviando uma notificação de transação. Mensagens não-transacionais serão rejeitadas.
  • Personalize suas mensagens e deixe claro que seus clientes solicitaram uma resposta sua. Exemplo: "'"Olá, {{1}}. Obrigado por sua consulta online! Estou acompanhando sua solicitação para saber mais sobre nossos cursos para o outono."

O(s) modelo(s) de mensagem são considerados promocionais

Publicidade, marketing ou mensagens promocionais não são permitidas. Alguns exemplos incluem o seguinte:

  • Oferecer códigos de cupom e/ou brindes
  • Upselling Exemplo: "Aqui está seu cartão de embarque, com atribuição de assento e informações sobre o portão. Se você deseja economizar 10% no jantar a bordo, peça sua refeição por meio do nosso aplicativo.""
  • Mensagens de cold call Exemplo: "Agora é uma boa hora para conversar?", "Obrigado pelo seu interesse, podemos falar agora?", "Tentei entrar em contato com você, mas você não estava disponível. Quando você está livre?", etc.
  • Inclusão de certas palavras ou frases que tornam o modelo de mensagem promocional (mesmo que o conteúdo do seu modelo de mensagem possa ser adequado). Dica: pense em como seu modelo de mensagem soa quando lido em voz alta.

Os modelos de mensagem contêm conteúdo potencialmente abusivo ou ameaçador

Alguns exemplos incluem o seguinte:

  • Os modelos de mensagens que ameaçam os clientes com um curso de ação legal serão rejeitados.
  • Modelos de mensagens que ameaçam adicionar clientes a um grupo do WhatsApp com seus amigos e familiares para envergonhá-los se eles não pagarem seus empréstimos serão rejeitados.

Adicionando uma Amostra

Durante a criação do modelo de mensagem, você pode adicionar uma amostra de utilização do modelo de mensagem clicando no botão "Adicionar Amostra" (Add Sample). Isso nos ajudará a entender melhor o caso de uso durante o processo de revisão.

Observação: Você não poderá entrar com um recurso sobre um modelo de mensagem rejeitado, a menos que seu modelo de mensagem contendo parâmetros tenha uma amostra anexada.

Se o seu modelo de mensagem já criado foi rejeitado e você precisa adicionar uma amostra, siga os passos abaixo:

  1. No Gerenciador do WhatsApp, clique em "Modelos de mensagem" (Message Templates).
  2. Encontre o modelo de mensagem que deseja editar e passe o mouse sobre o ícone de lápis na extremidade direita.
  3. Quando a opção de menu "Editar" (Edit) aparecer, clique no ícone de lápis. Agora você pode editar seu modelo de mensagem e adicionar uma amostra (o botão "Adicionar amostra" ou Add Sample estará no canto superior direito da tela).
  4. Clique em "Enviar" (Send) após fazer suas alterações para enviar seu modelo de mensagem para revisão. Ele será revisado em menos de 24 horas.

Dicas

Além dos itens acima, considere o seguinte para acelerar o processo de aprovação:

  • Deixe claro o nome do seu modelo de mensagem. Em vez de usar um nome como 'modelo' use 'onibus_passagem_detalhes'.
  • Lembre-se de que alguém de fora da sua empresa revisará seus modelos de mensagem. Ao fornecer mais clareza, os revisores possuirão mais contexto sobre como o modelo de mensagem será usado.
  • Todos os recursos para modelos de mensagem rejeitados exigem uma amostra. Você pode apelar de um modelo de mensagem rejeitado por meio do Suporte Direto ("Direct Support").
  • Se você precisar escrever um modelo de mensagem para reabrir a janela de 24 horas, sugerimos começar com alguma menção ao tópico de conversa anterior: Exemplo: "Lamento não ter respondido às suas preocupações ontem, mas terei todo o prazer em ajudá-lo(a) agora. Se desejar continuar esta conversa, responda com "sim"." Ou, "Consegui fazer um acompanhamento com base em nossa conversa anterior e encontrei a resposta para sua pergunta sobre nossa política de reembolso. Se quiser continuar nossa conversa, diga "sim"."

Desejamos a você um dia de trabalho muito produtivo!

Está com dúvidas?
Pergunte-nos pelo chat, estamos sempre disponíveis para ajudar!