Como integrar o JivoChat ao MailChimp

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Integração via aplicativo Jivo

Esta integração permite transferir automaticamente leads gerados no JivoChat diretamente para uma lista de contatos na sua conta do MailChimp.

Para integrar o MailChimp ao JivoChat, abra o aplicativo web do JivoChat ou o aplicativo para Desktop, acesse as Configurações -> Integrações -> e clique em MailChimp.

Insira um nome para a integração, selecione quais canais da sua conta do Jivo serão conectadas à integração e clique em “Connect” (Conectar) para continuar.

Depois, clique em “Continue” (Continuar).

Insira suas credenciais do MailChimp e clique em “Log In”.

Selecione uma lista existente do seu MailChimp para receber os contatos gerados no Jivo e clique em “Continue” (Continuar).

Pronto! A integração foi conectada com sucesso. Sempre que um chat que contenha dados de contato de um cliente for finalizado, o lead será enviado automaticamente para a lista selecionada da sua conta do MailChimp.

Integração via Zapier

Você pode integrar o JivoChat com milhares de plataformas diferentes criando um Zap pela nossa integração com o Zapier. Com esta integração, nós enviamos o evento “chat_finished” (Chat encerrado) para que você possa encaminhar dados das conversas e clientes do seu JivoChat para qualquer um dos milhares de aplicativos disponíveis para integração no Zapier.

Uma das integrações disponíveis é com a plataforma MailChimp. Para integrar o JivoChat ao MailChimp, basta seguir o tutorial abaixo:

Primeiro, acesse sua conta no Zapier. Se você ainda não possui uma conta, você pode criá-la gratuitamente. Contas grátis do Zapier podem ter até 5 Zaps de 2-etapas em funcionamento e até 100 eventos por mês, ou seja, 100 chats finalizados processados por mês através do Zapier. Caso seu negócio possua um número maior de chats por mês, para usar o Zapier você precisará adquirir uma versão paga na plataforma deles.

Após fazer o login, volte ao nosso tutorial e clique neste link aqui ou copie a seguinte URL e cole-a diretamente em seu navegador: https://zapier.com/apps/jivochat/integrations.

Se preferir, pode acessar a página de Apps dentro do Zapier e pesquisar por “JivoChat” para encontrar nosso app na lista de integrações disponíveis.

Após acessar a página do nosso app no Zapier, clique em “Start using JivoChat now!”.

Você visualizará o evento que temos disponível para integração. Clique em “Save + Continue”.

Nesta etapa, você deverá conectar sua conta do JivoChat. Clique em “Connect an Account”. Uma nova janela será aberta para que você faça o login usando suas credenciais do JivoChat.

Após fazer o login, escolha o canal que deseja conectar e clique em “Save + continue”.

Agora você deverá selecionar o tipo de amostra desejado para criar seu Zap. Já haverá uma amostra pré-selecionada, bastando apenas clicar em “Continue”.

A configuração do JivoChat já está pronta. Clique agora em “Add an action” ou clique no botão apontado na imagem abaixo.

Pesquise pelo aplicativo MailChimp e selecione-o na lista.

Note que há muitas integrações disponíveis no Zapier, cada uma com campos customizados e não controlados por nós disponíveis. Se encontrar quaisquer problemas na integração de apps de terceiros, entre em contato diretamente com a equipe de suporte do Zapier.

Escolha a ação desejada e clique em “Save + Continue”. No exemplo deste tutorial escolhemos a opção mais comum chamada “Add/Update Subscriber”.

Conecte sua conta do MailChimp, selecione-a na lista e clique em “Save + Continue”.

Configure o template da integração da forma que desejar, selecionando ao menos um Público (Audience) e, no campo do E-mail do Assinante (Subscriber Email), clique para escolher um campo do Jivo (1) e selecione o campo “Visitor’s email” (E-mail do visitante, 2). Caso deseje, pode escolher outros campos do Jivo para inserir nos campos opcionais que encontrará mais abaixo.

Após finalizar, clique em “Continue” no final da página.

No próximo passo, você poderá enviar um teste para o MailChimp ou pular o teste.

Após realizar ou pular o teste, clique em “Finish”.

Agora é só dar um nome ao Zap que criou e ativar o Zap para que comece a funcionar.

Pronto! Agora você receberá os dados selecionados do nosso evento “chat_finished” diretamente nos dados de Público (Audience) da sua conta do MailChimp. Os contatos gerados pelo chat do Jivo, que contenham e-mail de contato do visitante/cliente, irão gerar ou atualizar um contato no seu Público (Audience) escolhido do MailChimp.

Integração via Pluga

Note que esta integração só pode ser realizada utilizando contas pagas do Pluga. Caso queira testá-la, ao cadastrar uma conta no Pluga você recebe 7 dias grátis para testar os recursos pagos. Após este período, é necessário sempre manter uma conta paga ativada no Pluga para utilizar a integração com o Jivo, além de diversas outras integrações oferecidas por eles, as quais você também terá acesso na versão paga. O Pluga possui planos com valores a partir de R$79,00/mês. Clique aqui para saber mais sobre os planos disponíveis no Pluga. Clientes Jivo possuem desconto de 20% nos 3 primeiros meses de uso do Pluga. Basta inserir o cupom JIVOS2PLUGA na página de checkout do Pluga.

Acesse a página de automatizações do Pluga Webhooks e selecione a opção de integração com o MailChimp na lista de integrações disponíveis.

Clique em “Fazer essa automatização”.

Nomeie o Pluga Webhooks que será usado para integrar o seu JivoChat e depois clique em “Gerar Pluga Webhook” conforme mostrado abaixo:

Copie a URL que você acabou de gerar.

Agora você precisará configurar o envio de dados no seu Jivo. Para fazer isso, é muito fácil.

Faça login na sua conta do Jivo clicando aqui.

No menu à esquerda, clique em “Configurações” -> “Canais” -> “Configurações” (abaixo do nome do seu site).

Em seguida, acesse o menu “Configurações de integração para desenvolvedores”, ative os Webhooks e insira a URL da Pluga (que você copiou no passo 3) no campo “URL para Webhooks”.

Pronto! Agora já está tudo certo no JivoChat;

Volte para a sua automatização no Pluga e insira seu API Token do MailChimp. Caso não o tenha em mãos, basta clicar em “Encontrar minha API Key do MailChimp” e seguir o passo a passo.

Após inserir seu API Token, clique em “Conectar”.

Após conectar sua chave API, sua conta do MailChimp já aparecerá na lista. Basta clicar agora em “Continuar”.

Em “Modelo de envio dos dados para notificação”, cole o JSON referente ao gatilho que você quer enviar para a sua ferramenta de destino e clique em “Continuar”. Veja o exemplo:

Segue abaixo alguns exemplos de JSON do JivoChat prontinhos para você copiar e colar no Pluga:

chat_accepted - Enviando quando um operador aceita uma requisição de chat no aplicativo:

  {
     "event_name": "chat_accepted",
     "chat_id": 4321,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agent": {
         "id": "2596",
         "name": "Thomas Anderson",
         "email": "agent@jivosite.com",
         "phone": "+14083682346"
     },
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

chat_finished - Chat finalizado (um chat foi encerrado por um operador clicando em “Encerrar conversa” no topo do chat, automaticamente por contagem regressiva após um cliente ter saído do site ou após o operador fechar o aplicativo):

  {
     "event_name": "chat_finished",
     "chat_id": 1265,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agents": [
         {
             "id": "2596",
             "name": "Thomas Anderson",
             "email": "agent@jivosite.com",
             "phone": "+14083682346"
         }
     ],
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "chat": {
         "messages": [
             {
                 "timestamp": 1431955090,
                 "type": "agent",
                 "agent_id": 4092,
                 "blacklisted": false
             }
         ]
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

offline_message - Uma mensagem offline foi enviada pelo formulário de contato enquanto os operadores estavam offline:

  {
     "event_name": "offline_message",
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "offline_message_id": "3515",
     "message": "Message text",
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

Dica: Você pode montar o seu próprio JSON e/ou conferir outros exemplos na Documentação do JivoChat. Confira clicando aqui.

Selecione agora para qual lista da sua conta do MailChimp os contatos gerados pelo Jivo deverão ser enviados.

No passo seguinte, mapeie os campos e personalize as informações que serão enviadas pelo JivoChat para a sua conta do MailChimp. Note que há um único campo obrigatório aqui, o e-mail do visitante. Para configurá-lo, clique em “+ inserir infos do” (1) e selecione a opção “visitor.email” (2).

Após preencher opcionalmente os outros campos com os dados que desejar e finalizar a configuração, clique em “Finalizar Automatização”.

Pronto! Agora é só deixar os robôs do Pluga trabalharem para você. Todos os contatos gerados pelo Jivo serão enviados a sua conta do MailChimp no formato que você configurou. 😎

Para mais informações sobre como configurar sua API do JivoChat através do Webhook (Postback), confira nosso tutorial clicando aqui.

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