Integração via aplicativo Jivo
Esta integração permite transferir automaticamente leads gerados no JivoChat diretamente para uma lista de contatos na sua conta do MailChimp.
Para integrar o MailChimp ao JivoChat, abra o aplicativo web do JivoChat ou o aplicativo para Desktop, acesse as Configurações -> Integrações -> e clique em MailChimp.
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Insira um nome para a integração, selecione quais canais da sua conta do Jivo serão conectadas à integração e clique em “Connect” (Conectar) para continuar.
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Depois, clique em “Continue” (Continuar).
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Insira suas credenciais do MailChimp e clique em “Log In”.
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Selecione uma lista existente do seu MailChimp para receber os contatos gerados no Jivo e clique em “Continue” (Continuar).
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Pronto! A integração foi conectada com sucesso. Sempre que um chat que contenha dados de contato de um cliente for finalizado, o lead será enviado automaticamente para a lista selecionada da sua conta do MailChimp.
Integração via Zapier
Você pode integrar o JivoChat com milhares de plataformas diferentes criando um Zap pela nossa integração com o Zapier. Com esta integração, nós enviamos o evento “chat_finished” (Chat encerrado) para que você possa encaminhar dados das conversas e clientes do seu JivoChat para qualquer um dos milhares de aplicativos disponíveis para integração no Zapier.
Uma das integrações disponíveis é com a plataforma MailChimp. Para integrar o JivoChat ao MailChimp, basta seguir o tutorial abaixo:
Primeiro, acesse sua conta no Zapier. Se você ainda não possui uma conta, você pode criá-la gratuitamente. Contas grátis do Zapier podem ter até 5 Zaps de 2-etapas em funcionamento e até 100 eventos por mês, ou seja, 100 chats finalizados processados por mês através do Zapier. Caso seu negócio possua um número maior de chats por mês, para usar o Zapier você precisará adquirir uma versão paga na plataforma deles.
Após fazer o login, volte ao nosso tutorial e clique neste link aqui ou copie a seguinte URL e cole-a diretamente em seu navegador: https://zapier.com/apps/jivochat/integrations.
Se preferir, pode acessar a página de Apps dentro do Zapier e pesquisar por “JivoChat” para encontrar nosso app na lista de integrações disponíveis.
Após acessar a página do nosso app no Zapier, clique em “Start using JivoChat now!”.
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Você visualizará o evento que temos disponível para integração. Clique em “Save + Continue”.
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Nesta etapa, você deverá conectar sua conta do JivoChat. Clique em “Connect an Account”. Uma nova janela será aberta para que você faça o login usando suas credenciais do JivoChat.
Após fazer o login, escolha o canal que deseja conectar e clique em “Save + continue”.
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Agora você deverá selecionar o tipo de amostra desejado para criar seu Zap. Já haverá uma amostra pré-selecionada, bastando apenas clicar em “Continue”.
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A configuração do JivoChat já está pronta. Clique agora em “Add an action” ou clique no botão apontado na imagem abaixo.
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Pesquise pelo aplicativo MailChimp e selecione-o na lista.
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Note que há muitas integrações disponíveis no Zapier, cada uma com campos customizados e não controlados por nós disponíveis. Se encontrar quaisquer problemas na integração de apps de terceiros, entre em contato diretamente com a equipe de suporte do Zapier.
Escolha a ação desejada e clique em “Save + Continue”. No exemplo deste tutorial escolhemos a opção mais comum chamada “Add/Update Subscriber”.
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Conecte sua conta do MailChimp, selecione-a na lista e clique em “Save + Continue”.
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Configure o template da integração da forma que desejar, selecionando ao menos um Público (Audience) e, no campo do E-mail do Assinante (Subscriber Email), clique para escolher um campo do Jivo (1) e selecione o campo “Visitor’s email” (E-mail do visitante, 2). Caso deseje, pode escolher outros campos do Jivo para inserir nos campos opcionais que encontrará mais abaixo.
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Após finalizar, clique em “Continue” no final da página.
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No próximo passo, você poderá enviar um teste para o MailChimp ou pular o teste.
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Após realizar ou pular o teste, clique em “Finish”.
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Agora é só dar um nome ao Zap que criou e ativar o Zap para que comece a funcionar.
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Pronto! Agora você receberá os dados selecionados do nosso evento “chat_finished” diretamente nos dados de Público (Audience) da sua conta do MailChimp. Os contatos gerados pelo chat do Jivo, que contenham e-mail de contato do visitante/cliente, irão gerar ou atualizar um contato no seu Público (Audience) escolhido do MailChimp.
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Integração via Pluga
Note que esta integração só pode ser realizada utilizando contas pagas do Pluga. Caso queira testá-la, ao cadastrar uma conta no Pluga você recebe 7 dias grátis para testar os recursos pagos. Após este período, é necessário sempre manter uma conta paga ativada no Pluga para utilizar a integração com o Jivo, além de diversas outras integrações oferecidas por eles, as quais você também terá acesso na versão paga. O Pluga possui planos com valores a partir de R$79,00/mês. Clique aqui para saber mais sobre os planos disponíveis no Pluga. Clientes Jivo possuem desconto de 20% nos 3 primeiros meses de uso do Pluga. Basta inserir o cupom JIVOS2PLUGA na página de checkout do Pluga.
Acesse a página de automatizações do Pluga Webhooks e selecione a opção de integração com o MailChimp na lista de integrações disponíveis.
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Clique em “Fazer essa automatização”.
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Nomeie o Pluga Webhooks que será usado para integrar o seu JivoChat e depois clique em “Gerar Pluga Webhook” conforme mostrado abaixo:
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Copie a URL que você acabou de gerar.
Agora você precisará configurar o envio de dados no seu Jivo. Para fazer isso, é muito fácil.
Faça login na sua conta do Jivo clicando aqui.
No menu à esquerda, clique em “Configurações” -> “Canais” -> “Configurações” (abaixo do nome do seu site).
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Em seguida, acesse o menu “Configurações de integração para desenvolvedores”, ative os Webhooks e insira a URL da Pluga (que você copiou no passo 3) no campo “URL para Webhooks”.
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Pronto! Agora já está tudo certo no JivoChat;
Volte para a sua automatização no Pluga e insira seu API Token do MailChimp. Caso não o tenha em mãos, basta clicar em “Encontrar minha API Key do MailChimp” e seguir o passo a passo.
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Após inserir seu API Token, clique em “Conectar”.
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Após conectar sua chave API, sua conta do MailChimp já aparecerá na lista. Basta clicar agora em “Continuar”.
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Em “Modelo de envio dos dados para notificação”, cole o JSON referente ao gatilho que você quer enviar para a sua ferramenta de destino e clique em “Continuar”. Veja o exemplo:
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Segue abaixo alguns exemplos de JSON do JivoChat prontinhos para você copiar e colar no Pluga:
chat_accepted - Enviando quando um operador aceita uma requisição de chat no aplicativo:
{
"event_name": "chat_accepted",
"chat_id": 4321,
"widget_id": "3369",
"visitor": {
"name": "John Smith",
"email": "email@example.com",
"phone": "+14084987855",
"number": "3553",
"description": "Description text",
"social": {},
"chats_count": 1
},
"agent": {
"id": "2596",
"name": "Thomas Anderson",
"email": "agent@jivosite.com",
"phone": "+14083682346"
},
"department": {
"id": 234,
"name": "Sales"
},
"session": {
"geoip": {
"region_code": "CA",
"country": "United States",
"country_code": "US",
"region": "California",
"city": "San Francisco",
"latitude": "37.7898",
"longitude": "-122.3942",
"organization": "Wikimedia Foundation"
},
"utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
"utm_json": {
"source": "google",
"campaign": "campaign_name",
"content": "banner",
"medium": "cpc",
"term": "..."
},
"ip_addr": "208.80.152.201",
"user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
},
"page": {
"url": "http://example.com/",
"title": "Page title"
}
}
chat_finished - Chat finalizado (um chat foi encerrado por um operador clicando em “Encerrar conversa” no topo do chat, automaticamente por contagem regressiva após um cliente ter saído do site ou após o operador fechar o aplicativo):
{
"event_name": "chat_finished",
"chat_id": 1265,
"widget_id": "3369",
"visitor": {
"name": "John Smith",
"email": "email@example.com",
"phone": "+14084987855",
"number": "3553",
"description": "Description text",
"social": {},
"chats_count": 1
},
"agents": [
{
"id": "2596",
"name": "Thomas Anderson",
"email": "agent@jivosite.com",
"phone": "+14083682346"
}
],
"department": {
"id": 234,
"name": "Sales"
},
"chat": {
"messages": [
{
"timestamp": 1431955090,
"type": "agent",
"agent_id": 4092,
"blacklisted": false
}
]
},
"session": {
"geoip": {
"region_code": "CA",
"country": "United States",
"country_code": "US",
"region": "California",
"city": "San Francisco",
"latitude": "37.7898",
"longitude": "-122.3942",
"organization": "Wikimedia Foundation"
},
"utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
"utm_json": {
"source": "google",
"campaign": "campaign_name",
"content": "banner",
"medium": "cpc",
"term": "..."
},
"ip_addr": "208.80.152.201",
"user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
},
"page": {
"url": "http://example.com/",
"title": "Page title"
}
}
offline_message - Uma mensagem offline foi enviada pelo formulário de contato enquanto os operadores estavam offline:
{
"event_name": "offline_message",
"widget_id": "3369",
"visitor": {
"name": "John Smith",
"email": "email@example.com",
"phone": "+14084987855",
"number": "3553",
"description": "Description text",
"social": {},
"chats_count": 1
},
"offline_message_id": "3515",
"message": "Message text",
"session": {
"geoip": {
"region_code": "CA",
"country": "United States",
"country_code": "US",
"region": "California",
"city": "San Francisco",
"latitude": "37.7898",
"longitude": "-122.3942",
"organization": "Wikimedia Foundation"
},
"utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
"utm_json": {
"source": "google",
"campaign": "campaign_name",
"content": "banner",
"medium": "cpc",
"term": "..."
},
"ip_addr": "208.80.152.201",
"user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
},
"page": {
"url": "http://example.com/",
"title": "Page title"
}
}
Dica: Você pode montar o seu próprio JSON e/ou conferir outros exemplos na Documentação do JivoChat. Confira clicando aqui.
Selecione agora para qual lista da sua conta do MailChimp os contatos gerados pelo Jivo deverão ser enviados.
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No passo seguinte, mapeie os campos e personalize as informações que serão enviadas pelo JivoChat para a sua conta do MailChimp. Note que há um único campo obrigatório aqui, o e-mail do visitante. Para configurá-lo, clique em “+ inserir infos do” (1) e selecione a opção “visitor.email” (2).
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Após preencher opcionalmente os outros campos com os dados que desejar e finalizar a configuração, clique em “Finalizar Automatização”.
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Pronto! Agora é só deixar os robôs do Pluga trabalharem para você. Todos os contatos gerados pelo Jivo serão enviados a sua conta do MailChimp no formato que você configurou. 😎
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Para mais informações sobre como configurar sua API do JivoChat através do Webhook (Postback), confira nosso tutorial clicando aqui.