Como integrar o JivoChat ao RD Station CRM

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Integrar o JivoChat com outras ferramentas web (como, por exemplo, Google Sheets, RD Station ou Pipedrive) via Pluga Webhooks é muito simples. A integração entre o JivoChat e o RD Station CRM faz com que cada evento no chat com clientes conhecidos crie/atualize um negócio dentro do RD Station CRM. É importante notar que somente eventos com dados completos dos clientes, ou seja, que possuem nome, telefone e e-mail do cliente, são enviados ao RD Station CRM.

Basta seguir o passo-a-passo abaixo para integrar o JivoChat ao seu RD Station CRM usando o Pluga Webhooks:

Note que esta integração só pode ser realizada utilizando contas pagas do Pluga. Caso queira testá-la, ao cadastrar uma conta no Pluga você recebe 7 dias grátis para testar os recursos pagos. Após este período, é necessário sempre manter uma conta paga ativada no Pluga para utilizar a integração com o Jivo, além de diversas outras integrações oferecidas por eles, as quais você também terá acesso na versão paga. O Pluga possui planos com valores a partir de R$79,00/mês. Clique aqui para saber mais sobre os planos disponíveis no Pluga. Clientes Jivo possuem desconto de 20% nos 3 primeiros meses de uso do Pluga. Basta inserir o cupom JIVOS2PLUGA na página de checkout do Pluga.

1. Acesse a página de automatizações do Pluga Webhooks e selecione na lista a integração entre o Pluga Webhooks e o RD Station CRM, ou clique aqui;

2. Após escolher a automatização e clicar em “Fazer essa automatização”, nomeie o Pluga Webhooks que será usado para integrar o seu JivoChat. Depois, clique em “Gerar Pluga Webhook” conforme mostrado abaixo:

3. Copie a URL que você acabou de gerar;

Agora você precisará configurar o envio de dados no seu Jivo. Para fazer isso, é muito fácil.

4. Faça login na sua conta do Jivo clicando aqui;

5. No menu à esquerda, clique em “Configurações” -> “Canais” -> “Configurações” (abaixo do nome do seu site):

6. Em seguida, acesse o menu “Configurações de integração para desenvolvedores”, ative os Webhooks e insira a URL da Pluga (que você copiou no passo 3) no campo “URL para Webhooks”.

Pronto! Agora já está tudo certo no JivoChat;

7. Volte para a sua automatização no Pluga. Agora você precisará inserir o seu token de integração da RD Station CRM para prosseguir. Para encontrá-lo, acesse seu painel da RD Station, clique na flecha apontando para baixo ao lado direito do seu nome e depois em “Perfil”.

8. Copie seu token e retorne ao Pluga.

9. Cole o token no espaço indicado e clique em Conectar.

10. Se o token for aceito, você verá um indicador verde ao lado direito do campo onde inseriu seu token. Clique em Continuar.

11. Em “Modelo de envio dos dados para notificação”, cole o JSON referente ao gatilho que você quer enviar para a sua ferramenta de destino e clique em “Continuar”. Veja o exemplo:

Segue abaixo alguns exemplos de JSON do JivoChat prontinhos para você copiar e colar no Pluga:

chat_accepted - Enviando quando um operador aceita uma requisição de chat no aplicativo:

  {
     "event_name": "chat_accepted",
     "chat_id": 4321,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agent": {
         "id": "2596",
         "name": "Thomas Anderson",
         "email": "agent@jivosite.com",
         "phone": "+14083682346"
     },
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

chat_finished - Chat finalizado (um chat foi encerrado por um operador clicando em “Encerrar conversa” no topo do chat, automaticamente por contagem regressiva após um cliente ter saído do site ou após o operador fechar o aplicativo):

  {
     "event_name": "chat_finished",
     "chat_id": 1265,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agents": [
         {
             "id": "2596",
             "name": "Thomas Anderson",
             "email": "agent@jivosite.com",
             "phone": "+14083682346"
         }
     ],
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "chat": {
         "messages": [
             {
                 "timestamp": 1431955090,
                 "type": "agent",
                 "agent_id": 4092,
                 "blacklisted": false
             }
         ]
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

offline_message - Uma mensagem offline foi enviada pelo formulário de contato enquanto os operadores estavam offline:

  {
     "event_name": "offline_message",
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "offline_message_id": "3515",
     "message": "Message text",
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

Dica: Você pode montar o seu próprio JSON e/ou conferir outros exemplos na Documentação do JivoChat. Confira clicando aqui.

12. Mapeie os campos e personalize as informações que serão enviadas pelo JivoChat para a o seu RD Station CRM, como mostra a imagem abaixo:

13. Pronto! Agora é só clicar em “Finalizar automatização” e deixar os robôs do Pluga trabalharem para você. 😎

Para mais informações sobre como configurar sua API do JivoChat através do Webhook (Postback), confira nosso tutorial clicando aqui.

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