Gestor de Tráfego, o que é e o que faz?

Índice

Gestor de tráfego, se você já ouviu falar nesse termo e não está por dentro das tendências do Marketing Digital, é bem provável que você ainda não saiba o que ele significa, como esse profissional atua  e nem qual é sua importância para o mercado atual.

O gestor de tráfego tem um papel fundamental na execução e otimização de processos para aqueles que oferecem ou desejam oferecer seus serviços ou produtos no meio virtual. 

Atua ativamente em campanhas, mas também na captação de novos clientes fazendo com que seu trabalho se torne ainda mais conhecido. 

Ele fica responsável por avaliar e entregar os resultados de todas as estratégias aplicadas, seja no tráfego pago ou no tráfego orgânico.

Não se preocupe se depois dessa breve explicação, você ainda não entendeu o que é gestor de tráfego ou como esse profissional atua.

Pois no decorrer desse artigo iremos te explicar melhor sobre esse profissional, como ser um gestor de tráfego, ferramentas e sobre seu também sobre o seu campo de atuação, que pode ser bem diversificado dentro do cenário online.

O que é Gestor de Tráfego

O gestor de tráfego é um profissional que trabalha diretamente com Marketing Digital, e muito provavelmente você já se deparou com o trabalho desse profissional, nas redes sociais ou até mesmo durante uma pesquisa nos buscadores do Google.

Ele é a pessoa que está responsável por todo o planejamento estratégico para aumentar as vendas, visitas e até mesmo o reconhecimento de um empreendimento.

Sua atuação é voltada principalmente para o ambiente virtual, e existe a possibilidade que a demanda por profissionais que atuem na gestão de tráfego aumente nos próximos anos.

Esse aumento na demanda se deve graças à expansão do mercado digital, onde já foi observado um crescimento do número de ecommerce.  

A possibilidade de trabalho para esse profissional vai de atuar em empresas, junto ao setor de marketing, como freelancer, atendendo empresas de pequeno e médio porte, ou em agências, ficando responsável por organizar, analisar e liberar demandas e elaborar as melhores estratégias para atingir os objetivos estabelecidos.

O que faz um gestor de tráfego?

Já vimos o que é um gestor de tráfego, seu campo profissional e como ele se insere no contexto do marketing digital, mas provavelmente você ainda quer saber: O que esse profissional faz e qual o seu campo de atuação?  

O campo de atuação de um gestor de tráfego, é essencialmente voltado para o gerenciamento nas plataformas digitais, como:

  • Sites;
  • Ações em landing pages;
  • Gerenciamento das redes sociais;

Ou seja, todas as plataformas oferecem a possibilidade de realização de campanhas ou aplicação de estratégias para a melhoria do tráfego, pago ou orgânico.

Quando esse profissional trabalha com tráfego orgânico, o gestor de tráfego, está usando estratégias que não envolvem a monetização de campanhas para atrair clientes, mas sim, com foco em analisar melhorias, para que seu site, ou página  apareça na primeira página da busca do Google utilizando técnicas avançadas em SEO.

Através da análise completa de métricas como:  

  • Tráfego;
  • Qual a origem das visitas;
  • Quantas páginas foram visitadas por sessão;
  • Tempo de permanência;
  • Taxa de rejeição;
  • Visitantes únicos;
  • Visitantes recorrentes;

O gestor de tráfego irá  modificar os parâmetros das páginas do seu site para que ele ganhe mais visitantes e a partir disso acompanhar o crescimento deste site. 

Quando falamos sobre gestor de tráfego pago, seu trabalho envolve a monetização de anúncios e campanhas, que podem ser gerados para obter um maior alcance na divulgação de serviços e produtos, por exemplo.

Nesse caso, é de responsabilidade do profissional que faz a gestão de tráfego definir a utilização de verba seja quanto aos anúncios com pagamento por clique, cadastros, venda de produtos ou outros objetivos associados à campanha. 

Dentro desse contexto, a missão do gestor de tráfego é atuar no desenvolvimento e otimização dessas campanhas através da identificação de pontos que podem ser melhorados para que a campanha alcance o objetivo e ganhe destaque em meio a concorrência.

Entre outras atribuições de um gestor de tráfego podemos citar:

  • Sua atuação no mercado para definir orçamento de campanhas, fornecer os relatórios elaborados e discutir os próximos passos;
  • A atualização de relatórios e campanhas em andamento;
  • Verificação da taxa de conversão em todos os canais, como páginas de venda, traçar novas metas e objetivos; 
  • Planejamento orçamento quanto custo por cliente;
  • Segmentação de leads;

Imagem vetorial de um relógio, janelas de navegação da web, ícone de configuração e um monitor exibindo gráficos.

Gestor de tráfego nas diferentes modalidades

Por ser uma profissão que requer muito conhecimento de mercado e das ferramentas, é possível que você tenha vontade de se especializar em uma área, pois é muito difícil abranger tudo. 

Escolher para qual das opções você deve direcionar seu trabalho ajuda a adquirir mais conhecimentos específicos na sua área de atuação. 

Confira em quais ferramentas o profissional da gestão de tráfego pode atuar:

  • Gestor de tráfego com foco em Instagram: Conhece a ferramenta e sabe como utilizar todo o seu potencial, está sempre atento às mudanças que ocorrem nela, avalia a possibilidade de promover impulsionamento para algumas postagens, também pode estar envolvido na criação de conteúdo e na busca por parcerias;
  • Gestor de tráfego com foco em Facebook Ads: Estuda como direcionar melhor os recursos em campanhas de divulgação dentro da rede social, também pode fazer o controle do campanhas para o Instagram, pois as redes são integradas;
  • Gestor de tráfego Google Ads: Pode atuar fazendo tráfego na rede de pesquisa ou na elaboração de anúncios para a rede de display do Google para que apareçam em sites parceiros do Google. 
  • Ainda é possível que um gestor de tráfego auxilie na gestão de redes sociais em conjunto com um profissional social media para entender melhor o comportamento do consumidor, analisar as métricas e alinhar as estratégias de campanha e conteúdo;
  • Desenvolvimento de SEO em  sites e análise das métricas;

Atuar como Gestor de Tráfego exige muito conhecimento, estudo e paciência, pois você será responsável pelo sucesso da campanha, ou da estratégia, e isso implica aplicar a verba de maneira que seu cliente não tenha prejuízo.

É uma profissão onde é preciso ter responsabilidade e lembrar que no marketing é necessário testar suas metodologias para depois validá-las. 

Como ser um gestor de tráfego?

Como você já deve ter percebido, trabalhar como gestor de tráfego requer muito conhecimento de mercado, consumidor, Marketing Digital, ferramentas e ainda de anúncios pagos. 

Mas além disso, existem algumas habilidades que são indispensáveis para que esse profissional consiga se desenvolver e ganhar destaque no mercado.

Citaremos algumas dessas habilidades, aquelas que são essenciais para você que deseja se tornar gestor de tráfego. Confira:

  • Alta capacidade analítica;
  • Facilidade com dados e métricas;
  • Paciência e criatividade;
  • Ser um bom comunicador;
  • Boa capacidade de adaptação, pois esse é um mercado que está sempre mudando;
  • Buscar conhecimentos na área;

E se deseja ingressar nessa área e quer se tornar um especialista, saiba que não existe uma graduação específica para que você se torne um gestor de tráfego.

A maioria dos profissionais que ocupam a área são profissionais formados nas áreas de Marketing Digital, Publicidade & Propaganda e outras áreas da comunicação.

A grade curricular desses cursos fornece um bom embasamento sobre o consumidor.

Possivelmente o curso que oferece melhor base para atuar como gestor de tráfego é a graduação em Marketing Digital.

Lembre-se que esse profissional precisa gostar muito de estudar e se manter sempre atento às mudanças que ocorrem no ambiente online, pois as plataformas estão sempre se modificando e se atualizando com novas tecnologias.  

Fora a graduação, existem muitos cursos para que você consiga reforçar seus conhecimentos na área e aprender a fazer o uso de ferramentas, como:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Google Analytics; 
  • Ferramentas de SEO;

Obter o conhecimento dessas e de outras ferramentas é fundamental para que você consiga iniciar seu trabalho como gestor de tráfego, e colocar em prática o seu aprendizado é a chave para atingir bons resultados.  

Entendeu o que é Gestor de Tráfego? 

Nesse artigo fizemos um panorama para tentar te mostrar de maneira simples: O que é gestor de tráfego, o que faz um gestor de tráfego, como ser um gestor de tráfego e ainda abordar o uso das ferramentas que fazem parte do dia a dia desse profissional. 

Abordamos também a importância de sua atuação no meio digital, principalmente para quem está em busca de melhorar seus resultados, e como consequência aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

Observamos que existem algumas habilidades que são necessárias para que o profissional consiga explorar o máximo de sua profissão.

É importante ressaltar que muitas vezes o gestor de tráfego irá atuar em áreas muito diversas e que cada uma delas possui seu próprio público, por isso é bom estar atento às estratégias de Marketing Digital, e elaborar suas campanhas sempre pensando no seu público alvo.

Conhecer sobre o público alvo e o produto que o seu cliente vende são passos essenciais para que você obtenha sucesso nessa profissão.

Por tanto, esteja ciente de que apesar de promissora é uma profissão que requer muita dedicação, análise, estudo e muita organização. 

E é através da sua experiência que você irá desenvolver uma base sólida de conhecimento para aplicá-la em seus clientes, além de ganhar, também, credibilidade.

Estude também as estratégias de crescimento orgânico como o uso de hashtags no Instagram.

A profissão Gestor de Tráfego é uma ótima oportunidade para você que deseja iniciar um trabalho remoto.

Início Blog Marketing Gestor de Tráfego, o que é e o que faz?
Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download