Como as Redes Sociais ajudam empreendedores a largar na frente (e muito!)

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Gabriel Moura
Gabriel Moura
Head de Assessoria de Imprensa

No mundo cada vez mais digital que vivemos hoje, estar conectado à internet já é quase um "requisito básico" para vida em sociedade. O número de pessoas conectadas tem crescido muito e o Brasil faz parte deste cenário como protagonista. Fato é que, segundo o IBGE, mais de 60% da população brasileira acessa a internet, ou seja, quase 116 milhões de pessoas.

Vale lembrar que esses usuários realizam boa parte das suas tarefas do dia a dia online, desde o pagamento de contas, compras, até o relacionamento pessoal e profissional, que acontecem por meio de sites, aplicativos e redes sociais. Por isso, a presença das empresas nos canais de divulgação online já não é mais uma opção, mas essencial, afinal é ali que seu público-alvo está.

Assim, empresas que não estão nas redes sociais mais usadas do Brasil, por exemplo, correm um grande risco de perder muitas vendas. Isso porque os consumidores também utilizam as redes sociais para buscar informações e avaliações sobre as marcas.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Sprout Social, os clientes preferem usar as redes sociais do que outros canais para receber suporte. Logo, é preciso saber usar essa tendência de comportamento do público para largar na frente da concorrência e aumentar as oportunidades de crescimento para seu negócio.

Para tanto, realizar ações estratégicas de marketing digital nas redes sociais pode potencializar os resultados da sua empresa e ajudar a estabelecê-la entre as melhores em seu setor. Usar as redes sociais como canal de relacionamento com seus clientes é mais efetivo do que usá-las apenas como vitrine para seus produtos.

A produção de conteúdo diferenciado que conecte com seu público e leve em consideração as características de cada rede social é uma prática bem mais assertiva. E para traçar a estratégia de marketing digital mais eficiente para sua empresa, é muito importante saber quais as melhores redes sociais para investir e também as particularidades de cada uma delas.

Melhores Redes sociais para sua empresa investir

As redes sociais são um canal fundamental para se destacar e superar a concorrência no contexto da competitividade empresarial. Mas, muitos empreendedores cometem o erro dever as redes sociais apenas como meio de se relacionar com os clientes e, solucionar os problemas deles.

Porém, elas são ferramentas valiosas, que se bem usadas podem gerar resultados positivos para sua empresa, como o aumento das vendas.

Por isso, então, listamos abaixo as 5 melhores redes sociais para sua empresa investir:

1. Facebook

Hoje, no ranking de redes sociais, o Facebook ocupa a primeira posição com o incrível número de 103 milhões de usuários. A rede criada por Mark Zuckerberg merece atenção.

O conteúdo aqui precisa agregar algo ao público, portanto, as imagem devem sempre remeter ao produto ou serviço e quando postadas junto a um link devem ter relação com o assunto. Sempre com textos curtos e diretos. Já para leituras mais extensas direcionar o usuário para o blog ou site de sua empresa é mais eficaz.

O Facebook também oferece ferramentas que podem ajudar a analisar os resultados de suas campanhas de marketing digital, monitorando o alcance e envolvimento de suas publicações.

Facebook

2.Instagram

Focado no compartilhamento de fotos, o Instagram é hoje uma das redes sociais mais consolidadas, tendo alcançado em 2018 a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Conhece a frase: "uma imagem vale mais que mil palavras"? Então, essa é máxima que define o Instagram. Dessa forma, imagens e vídeos atraentes são uma boa pedida. Hashtags relevantes ao seu nicho são fundamentais, pois elas ajudarão a disseminar seu conteúdo para pessoas interessadas nesse tipo de matéria nessa rede social.

Assim como o Facebook, o Instagram também oferece ótimas funções para analisar o desempenho de anúncios e publicações, dados estes que poderão nortear suas próximas ações nela.

3.Twitter

O Twitter é, no âmbito empresarial, a segunda mídia digital mais utilizada. A rede social de mensagens instantâneas é ótima para realizar ações de Marketing Digital para trazer bons resultados para campanhas publicitárias.

As novidades surgem primeiro no Twitter, então é preciso estar presente por aqui se quiser ficar antenado. Mas, lembre-se que você terá apenas 280 caracteres por tweet para se comunicar.

Então, treinar o copywriting será de grande valia. Se no Instagram o uso das hashtags é importante, no Twitter é fundamental. Sem elas sua publicação não terá alcance, por isso, fique atento aos trending topics e as hashtags mais usadas do seu segmento, para saber o que seu público está procurando.

4.LinkedIn

Totalmente focado em profissionais, o LinkedIn é utilizado por empresas no processo de recrutamento e seleção de candidatos, assim como no compartilhamento de experiências do mundo corporativo.

Diferentemente de outras redes sociais, o usuários do LinkedIn gostam de ler, por isso, invista em textos. Artigos, reflexões e dicas profissionais são bem-vindos, da mesma maneira que o compartilhamento de notícias.

O LinkedIn conta com 25 milhões de usuários ativos no Brasil, por isso é uma ótima opção para aumentar a visibilidade de sua empresa.

Sucesso Redes Sociais

5.Pinterest

Mais uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens, o Pinterest conta com 70 milhões de usuários cadastrados. Nesta rede social é possível compartilhar e gerenciar imagens temáticas.

O diferencial são os links de direcionamento, que podem levar o usuário do banco de imagens até o site ou blog de sua empresa.

O Pinterest é muito usado como fonte de inspiração, por isso, a criatividade é indispensável para gerar bons resultados por meio dela. Produzir imagens atrativas e incluir links de seu site é uma ótima forma de gerar tráfego e até vendas.

Então, #ficaadica !

Agora que você sabe a importância de ter sua empresa presente nas redes sociais mais usadas do Brasil, é hora de colocar em prática. Então, após criar os perfis de seu negócio nas redes sociais, envolva-se com o seu público-alvo, oferecendo conteúdo adequado para atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Faça postagens regularmente nos horários quentes de sua audiência, dessa maneira o alcance de suas publicações será maior. Relacionamento deve ser o foco da sua estratégia de marketing digital nas redes sociais, então, busque engajar seu público.Interaja com os seus seguidores, compartilhe conteúdo relevante, responda os comentários deles e as mensagens que te enviarem. Fique atento para fazer isso de forma rápida, pois no mundo digital, interação instantânea é o que as pessoas desejam.

Quando o usuário tem seu comentário respondido, ou sua solicitação atendida nas redes sociais ele se sente especial e, cria uma afeição por sua empresa. Faça do bom atendimento ao cliente nas redes sociais uma forma de superar a concorrência e, vencer a corrida da competitividade empresarial.

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