O que é Landing Page? Como criar? [Guia Completo]

Índice

Quando o assunto é marketing digital, trabalhar com leads qualificados faz toda a diferença.

Mas primeiramente, você deve ser capaz de captá-los através de páginas de destino com objetivos bem definidos e com um excelente design.

É claro que estamos falando de construir uma landing page para gerar leads para sua empresa.

Mas afinal, o que é Landing Page, qual é o seu objetivo e como criar?

Neste artigo apresentaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto, assim como modelos e quais ferramentas você pode usar para criar Landing Pages realmente capazes de converter.

O que é Landing Page?

Traduzindo diretamente do inglês, o termo Landing Page pode ter o significado de “página de aterrissagem”, ao pé da letra, ou “página de destino” dentro do contexto de marketing digital.

O objetivo desse tipo de página é, normalmente, a captação de leads através de diversas práticas e estratégias.

Busca-se obter as informações de contato de visitantes, como e-mail e telefone, através de uma oferta.

Para atingir boas chances de conversão através de uma Landing Page, a oferta deve ser algo que chame atenção do consumidor, como por exemplo:

  • Um Ebook, infográfico ou outro conteúdo sobre um assunto de interesse do visitante;
  • Um código ou cupom de desconto;
  • Uma oportunidade de testar sua ferramenta gratuitamente;
  • Agendamento de uma demonstração de suas soluções;

Como você pode perceber, a dinâmica é simples: a empresa oferece algo em troca dos dados do consumidor. E claro, através disso, consegue conquistar mais um lead para sua base.

Inclusive, é importante mencionar que esse tipo de página pode ser empregada para aumentar a conversão de tráfego pago, como através de anúncios no Google Ads, etc.

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Estrutura de uma Landing Page

As Landing Page podem ser construídas em diferentes formatos de acordo com a sua necessidade.

No entanto, é necessário estar atento para alguns elementos que são considerados básicos para a construção de uma boa Landing Page.

Pois, esses elementos estão relacionados com a experiência do usuário e também o conduzem até o objetivo da sua estratégia.  

Títulos e subtítulos

Os títulos são elementos muito importantes para a sua Landing Page, geralmente ocupam uma posição de destaque para chamar a atenção do leitor.

Por isso devem ser criativos e com foco em atrair a atenção do leitor para o conteúdo da página.

Também objetivam exibir qual é o benefício que esse leitor irá adquirir com a conversão. 

Os títulos devem ser simples e diretos para que o usuário capte a mensagem sem  dificuldade.

Os subtítulos, por sua vez, fornecem informações extras ao usuário, agregam valor ao seu produto e podem ser úteis para convencê-lo a realizar uma ação. 

Elementos textuais

Os elementos textuais, também conhecidos como descrição, são textos que guiam os usuários e ajudam a compreender a oferta. 

É na descrição que você vende a sua oferta, e também elimina as principais dúvidas do leitor.

Utilizam-se frases curtas e objetivas para destacar os pontos principais e os benefícios da sua oferta. 

Para dar destaque a informações essenciais ou facilitar a leitura são utilizados bullet points, palavras em negrito ou números.

Imagens

O papel das imagens em uma Landing Page é comunicar a sua oferta,  despertar o interesse do usuário e agregar valor à sua proposta. 

Portanto, é necessário atenção na hora de escolher quais imagens utilizar.

Pois elas devem estar alinhadas com a sua proposta para não atrapalhar a conversão.

Evite a utilização de imagens generalistas, e faça o testes com a imagem escolhida.

Envie a sua imagem para alguém sem fornecer detalhes sobre o assunto e pergunte qual é a percepção dessa pessoa sobre a imagem, por exemplo. 

Além de utilização de fotos, é comum também o uso de vetores, banners e para destacar elementos importantes dentro da sua página. 

Pode encontrar imagens em banco de imagens gratuitas como o Freepik, Unsplash e Pixabay.

Campos de formulários

O campo de formulário é o local onde o usuário irá deixar seus dados em troca ao acesso para a sua proposta. 

Nos campos de formulários é comum pedir dados como o nome, email, telefone, cargo na empresa, ramo em que trabalha, entre outros. 

É importante que as informações solicitadas por esses formulários estejam adequadas para o seu objetivo na página. 

Também é necessário estabelecer um número máximo de perguntas, pois quanto mais perguntas menor é o número de conversões. 

Design

O design de uma Landing Page também deve ser levado em consideração.

Pois o modelo escolhido deve estar relacionado ao tamanho do texto, a quantidade de itens, tipo de imagem e também o tipo de oferta. 

Além de definir o modelo é necessário pensar na sua paleta de cores, é muito comum fazer o uso de cores relacionada a identidade visual do seu negócio.

Mas as cores também devem ser utilizadas para destacar elementos importantes como botões, call to action e etc…

É importante que elas estejam em harmonia para não prejudicar a visualização da página, e que contribuam para que o entendimento da proposta seja mais claro. 

Demais configurações

Elementos como o menu não devem ser utilizados em Landing Pages para que o usuário não perca o foco do objetivo daquela página.

As URLs devem ser curtas, amigáveis e conter preferencialmente a palavra-chave. 

Também é recomendável que você tenha um email ou uma página de agradecimento confirmando que o Lead terá acesso a oferta. 

Exemplos de Landing Page

Para que você possa visualizar exemplos de estruturas de uma página projetada para captação de leads, recolhemos dois exemplos dos maiores nomes do Marketing Digital no mercado brasileiro.

Exemplo 1:

Confira por exemplo, esta landing page da Rock Content ofertando um Ebook gratuito sobre como criar campanhas de email marketing de sucesso.

Exemplo de Landing Page da Rock Content

Esta página apresenta todos os principais elementos que compõem uma Landing Page de sucesso, são eles:

  1. Imagem com objetivo explicitamente apresentado
  2. Descrição breve e detalhada sobre o material
  3. Gatilhos mentais (prova social) sobre a taxa de utilização de emails
  4. Formulário de captação segmentado

Devemos nos aprofundar ainda no formulário, que além de recolher apenas o email e telefone do consumidor, também permite que a empresa identifique em qual empresa lead trabalha, qual é seu website, quantos funcionários e qual a área de atuação.

Todas essas informações servem para que a Rock Content consiga filtrar e personalizar campanhas e consigam alimentar os leads ao entregar conteúdo relevante de acordo com a realidade dos mesmos.

Exemplo 2:

Apesar do exemplo da Rock Content ser extremamente completo, ele não representa uma regra que deve ser seguida para que possa criar Landing Pages de sucesso.

Por isso, confira abaixo esta página extremamente simplificada, da Resultados Digitais.

Exemplo de Landing Page da Resultados Digitais

O objetivo é, essencialmente, o mesmo: oferecer um Ebook em troca do cadastro de um lead.

Porém, perceba que a Resultados Digitais não precisou de uma extensa descrição, uma imagem criada por designers gráficos ou um formulário com diversos campos.

Esta Landing Page é simples, ela troca um Ebook por um e-mail, algo que a maioria dos visitantes não se importará de informar caso realmente queira receber o material ofertado.

Qual é o melhor modelo?

Não existe realmente uma resposta mágica sobre “qual é o melhor modelo de landing page” para seu negócio. Tudo depende de seus objetivos e do público alvo em questão.

Por exemplo, se você não precisa de muitos dados do consumidor para cadastrá-lo em sua base de leads, um formulário simplificado pode servir para aumentar as chances de conversão - pois não intimida o visitante.

Por outro lado, se um lead não segmentado tiver pouco valor para suas estratégias e você terá dificuldade de trabalhá-lo dentro do funil de vendas, utilizar um formulário detalhado faria mais sentido.

Por isso, o importante é saber o que faz uma boa Landing Page, ou seja, aprender os fundamentos para que você possa desenvolvê-las de acordo com seus objetivos.

Como criar uma Landing Page que converte

Agora que você sabe o que é Landing Page e qual é o seu propósito, podemos partir para o próximo passo: como criar uma página de captação de leads realmente capaz de trazer os resultados esperados.

Defina sua persona

O primeiro passo para conseguir captar leads através de uma página de destino é ter uma persona muito bem definida.

A persona é um perfil fictício que representa o consumidor-alvo ideal para determinada campanha em seu negócio.

Diferente de público-alvo, a persona tende a ser mais específica, levando em consideração características como: emprego do cliente, principais desafios, estilo de vida, etc.

Como mencionamos em nosso conteúdo ensinando como criar uma persona, quanto mais informações você obter sobre o alvo, melhor poderá adaptar sua campanha para impactá-lo.

Determine seu objetivo

Para isso, é importante, antes de mais nada, determinar os objetivos de sua Landing Page.

É claro que a captação de um lead está implícita mas, além disso, é crucial saber como você irá trabalhar os leads captados a partir da página de destino.

É aqui que você deve se perguntar quais são os dados que precisa coletar, como e-mail, telefone, nome da empresa, cargo, idade, gênero ou qualquer outra informação pessoal que seja acionável para seu negócio.

Entretanto, fique atento: caso esteja solicitando muitas informações é possível que alguns visitantes fiquem com receio de inserir todos os dados.

Considerando este cenário, pode ser útil incluir campos opcionais e dar autonomia para quem está preenchendo as informações.

Isso pode parecer algo pequeno, mas faz toda a diferença na hora de coletar dados dessa forma.

Estruture sua oferta e crie uma descrição chamativa

Após determinar seu objetivo, o próximo passo será delimitar qual será sua oferta, ou seja, o que você oferecerá em troca pelos dados que está pedindo dos visitantes.

Independente do que você decidir apresentar, seja um cupom de desconto ou um conteúdo, o fator crucial para que sua oferta tenha peso é garantir que seu valor agregado seja percebido pelo cliente.

Para fazer com que clientes sintam que estão “saindo ganhando” ao preencher o formulário e receber tal oferta, você pode empregar técnicas de venda e persuasão, como utilizar gatilhos mentais:

  • Escassez e urgência: a oferta é limitada ou pode acabar a qualquer momento;
  • Autoridade: colocar-se como autoridade no assunto ou empoderar o lead, fazendo dele uma autoridade por aceitar sua oferta;
  • Prova social: apresente dados que mostrem como diversas pessoas ou empresas já conhecem e trabalham com o que está a ser ofertado;
  • Antecipação: trabalhe as expectativas do cliente em relação ao futuro;

Entretanto, como apresentamos através do exemplo da Resultados Digitais, pode ser que uma descrição sucinta e direta seja tudo que você precisa para convencer um visitante a preencher o formulário.

Elabore um design compatível com seu objetivo

Existem milhares de modelos de Landing Pages que você pode utilizar para captar leads e, novamente, tudo irá depender de seu objetivo.

Se você está em busca de leads mais segmentados, será necessário utilizar o espaço da página para incluir uma descrição chamativa, que justifique todos os campos de coleta de dados a serem preenchidos no formulário.

Independente disso, algumas guidelines podem ajudá-lo a criar uma página chamativa:

  • O objetivo da página deve estar explícito para o visitante;
  • O formulário de captura deve estar imediatamente visível;
  • Evite que imagens atrapalhem a legibilidade da descrição;
  • Busque direcionar o olhar dos visitantes para áreas de destaque através de elementos visuais, como imagens ou setas;
  • Sua Landing Page deve ser responsiva, ou seja, ela deve ajustar-se perfeitamente aos dispositivos móveis (smartphones, tablets);
  • Evite criar Landing Pages com múltiplos objetivos e ofertas para que possa melhorar a qualidade dos leads gerados;

Outra dica interessante que pode funcionar para o seu negócio é incluir um vídeo leve em sua Landing Page.

Este vídeo pode ser uma breve apresentação do que você está ofertando, uma apresentação de seu negócio ou até mesmo uma demonstração do conteúdo a ser entregue após o preenchimento do formulário.

Vídeos permitem que você possa transmitir informações de uma forma mais amigável e apresentar-se como uma pessoa física pode ajudá-lo a aproximar-se de clientes acessando sua página de destino.

Mas lembre-se, caso decida usar vídeos em suas Landing Pages, certifique-se que sejam curtos e objetivos para que não tirem o foco do objetivo: a conversão.

Design de landing pages

Faça testes A/B

Em diversos casos, mesmo que você acredite ter encontrado o modelo certo de Landing Page para sua audiência, será necessário realizar testes e experimentar outros modelos para validar sua eficiência.

Para isso, não deixe de realizar testes A/B, ou seja, realizar comparações entre modelos e conferir realmente qual delas gerou mais conversões para seu negócio.

Assim, você poderá experimentar e descobrir, na prática, qual é a melhor forma de engajar os visitantes de seu negócio.

Inclua White Space

Os espaços em branco, ou white spaces, são úteis para que as suas informações fiquem organizadas dentro da sua página.

São facilitadores da leitura, contribuindo para que o usuário  compreenda melhor qual é a oferta e também quais são os elementos de destaque.

Por isso, certifique-se de que o seu layout permita que o usuário tenha uma folga durante a leitura através dos White Space.

Adicione CTAs

Os CTAs  são fundamentais para que a sua Landing Page obtenha sucesso, eles são conhecidos como “chamada para ação” ou “call to action”.

Geralmente estão localizados nos botões das fichas de formulários como “Registre-se” e “Faça seu cadastro”.

Certifique-se de que o seu CTA seja claro o suficiente para que o usuário consiga compreender o que irá acontecer logo após ele realizar a ação pretendida pelo call to action. 

10 ferramentas para criar Landing Pages

Já apresentamos o que é Landing Page e quais guidelines você pode usar para criar uma.

Porém, como não queremos que você saia daqui sem uma forma prática de colocar este conhecimento em prática, vamos apresentar algumas das melhores ferramentas para criar este tipo de página de captura.

Diferente do que você talvez imaginava, não é necessário realmente ter conhecimentos aprofundados em programação e design para começar a capturar leads dessa forma.

Hoje, existem soluções prontas com milhares de modelos personalizáveis que podem atender seu negócio, confira.

1. Wix

Você provavelmente já conhece a Wix como um dos melhores construtores de sites disponíveis online, mas talvez ainda não saiba que também é possível criar páginas de capturas de leads com a ferramenta.

O Wix oferece um editor realmente simples e se destaca entre as demais opções por oferecer modelos prontos, responsivos (otimizados para dispositivos móveis) e com design moderno para quem busca um a Landing Page profissional.

Crie seu site com a Wix

2. Sendinblue

A Sendinblue é uma ferramenta completa de automação de marketing, CRM, e-mail marketing e também oferece um construtor e editor de Landing Pages intuitivo.

Sem precisar saber de programação, você pode criar do zero ou a partir de modelos personalizáveis Landing Pages modernas.

É possível ainda criar páginas adicionais para a sua Landing Page para criar um processo de captação de leads guiado.

E claro, todos os leads cadastrados a partir da página de captura podem ser trabalhados através dos demais recursos oferecidos pela solução.

3. E-goi

Já a E-goi oferece diversas soluções digitais para empreendimentos em todos os nichos, incluindo ferramentas de e-mail marketing e claro, um construtor de Landing Pages ou formulários de pop-up.

O editor é baseado em arrastar e soltar e, além de você poder escolher modelos prontos e personalizá-los como preferir, também poderá aproveitar de segmentação automática para os leads gerados a partir da página.

Vale a pena conferir como criar páginas de captura profissionais com a ferramenta.

E-Goi - solução completa de automação e email marketing

4. RD Station Marketing

A própria Resultados Digitais oferece, através do RD Station Marketing, uma ferramenta de criação de Landing Pages baseada em drag and drop (arrastar e soltar).

Ela é extremamente intuitiva e permite que você crie páginas de capturas dentro de apenas alguns minutos, selecionando a partir de diversos modelos base e personalizando de acordo com as necessidades de seu negócio.

Ferramenta para criar landing pages - RD Station Marketing

5. Site 123

O Site 123 é uma opção para você criar Landing Page grátis e que funcionam, a plataforma é uma das mais intuitivas do mercado para que você consiga desenvolver a sua Landing Page sem dificuldade. 

Ela também possui modelos prontos para você que está criando a sua primeira Landing Page e quer investir nessa estratégia de marketing digital. 

6. Instapage

A Instapage oferece uma ferramenta com mais de 90 modelos de Landing Pages customizáveis para que você possa criar páginas de captura rapidamente.

Na plataforma, é possível criar formulários personalizados e integrar a página com suas ferramentas de marketing digital. Vale a pena conferir os diferenciais oferecidos.

7. LeadPages

Com uma galeria de modelos realmente extensa, na LeadPages você não terá dificuldade em encontrar templates de base para a criação da sua Landing Page.

Um diferencial interessante é que a ferramenta é capaz de oferecer dicas e alertar sobre problemas que podem diminuir suas chances de conversão durante o processo de criação.

Vale a pena conferir e aproveitar os recursos para garantir que sua página trará os resultados esperados.

8. Launchrock

O Launchrock é uma ferramenta para criação de páginas e Landing Pages que hoje faz parte da startups.com.

Eles também oferecem diversos modelos prontos, facilmente editáveis e estão prontos para ajudá-lo a colocar páginas no ar dentro apenas alguns minutos.

Criar landing page com a Launchrock

9. Unbounce

A Unbounce realmente oferece uma das melhores ferramentas para criar Landing Pages. Não poderíamos deixar de recomendá-los neste conteúdo.

Também com um construtor baseado em drag and drop, na ferramenta, você poderá selecionar elementos em um menu lateral e arrastar para a composição de sua página de captura de leads.

10. Mailchimp

É uma plataforma de automação de marketing super completa que também oferece um criador de Landing Page.

Com um estúdio de criação simples e completo você pode criar várias páginas de capturas com diferentes objetivos.

Como definir a melhor ferramenta para a sua Landing Page

Com tantas opções disponíveis, a escolha de uma ferramenta para criar a sua Landing Page pode ser difícil, no entanto, existem algumas características que você pode levar em consideração antes de escolher a sua.

Edição fácil

Para escolher a ferramenta ideal para cuidar da sua Landing Page leve em consideração as suas habilidades de design, principalmente se você for iniciante.

Existem muitas ferramentas que oferecem testes gratuitos, e você pode utilizar esse período para identificar qual delas você se adapta melhor. 

Além disso, é importante que você consiga modificar os detalhes como cores, posições, botões e outros.

Possibilidade de integração com outras plataformas

Se você já faz uso das estratégias do Marketing Digital, provavelmente já faz o uso de algumas ferramentas. 

Plataformas que permitem integração com demais ferramentas e plataformas contribuem para que você consiga otimizar uma campanha ou que você adicione demais funcionalidades.

Possibilidade otimização de SEO

Já discutimos que SEO é importante para que você possa divulgar as suas campanhas e consiga posicionar a sua Landing Page entre as primeiras do Google.

Nem todas as ferramentas de Landing Page podem permitir que você otimize suas páginas, embora a maioria permita, portanto esteja atento para escolher uma que te ofereça essa vantagem. 

Responsividade

Um dos parâmetros importantes para SEO e para a experiência do usuário é a responsividade.

Uma página responsiva é uma página que se adapta automaticamente aos diferentes tamanhos e formatos de tela dos dispositivos móveis. 

Como promover uma Landing Page

Para atuar na promoção da sua Landing Page e gerar tráfego, você pode fazer uso de algumas ferramentas e estratégias que encontramos no marketing digital. 

Nesse tópico iremos explorar algumas dessas ferramentas e estratégias para que as suas campanhas consigam ter um alcance maior para o seu público-alvo

Redes sociais

As redes sociais concentram um grande número de usuários, e é muito provável que o seu público-alvo também esteja presente nessas plataformas.

Por isso, se a sua empresa já tem sua presença registrada em alguma das redes sociais, e com um bom número de seguidores, elas dispõem de um grande potencial para melhorar o tráfego para a sua Landing Page.

Além do tráfego orgânico, existe possibilidade de veiculação de anúncios pagos que permitem que você segmente o seu público, garantindo um alcance maior para as suas campanhas. 

Seu site

Para gerar tráfego orgânico para a sua Landing Page você pode divulgá-la nas páginas mais acessadas do seu site. 

Também é possível executar a mesma ação em blogs, dessa maneira você aproveita do tráfego já existente para direcionar seus leads até a sua Landing Page.

Email Marketing

Se você já possui uma boa base de contatos, e uma lista de e-mail, você pode realizar campanhas de email marketing para promover o conteúdo da sua oferta.

Trabalhe com uma lista de emails segmentada para ter mais chances de atingir o seu público-alvo com as suas campanhas.

Trabalhe o SEO 

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, e com base nos parâmetros SEO que as páginas são ranqueadas na ferramenta de pesquisa do Google.

Otimizando a sua página é possível deixá-la entre as primeiras posições do Google.

Para trabalhar na otimização da sua página você deve:

  • Definir uma palavra-chave
  • Utilizar a palavra-chave no título, na URL e na meta description
  • A palavra-chave também deve aparecer no corpo do texto

Existem outros parâmetros para que você consiga uma boa posição no ranqueamento do  Google, mas a escolha da palavra-chave é fundamental.

Co-Marketing

O Co-Marketing é uma parceria entre a sua empresa e uma outra empresa que possuem o mesmo público-alvo.

Através dessa parceria existe a possibilidade de que ambas as empresas criem um material em conjunto oferecendo soluções para o seu público-alvo.

Mídia Paga

Assim como os anúncios nas redes sociais, é possível fazer anúncios nas principais ferramentas de busca da internet.

Através de ferramentas como o Google Ads, e o Microsoft Advertising  é possível realizar anúncios nas redes de pesquisa, e também na rede de display para que eles apareçam em sites parceiros desses anunciantes.

Principais métricas para monitorar a sua Landing Page

Algumas métricas são fundamentais para que você possa acompanhar o desenvolvimento da sua campanha e saber se ela realmente está alcançando os resultados esperados.

A partir dessas métricas você pode trabalhar para otimizar as suas campanhas e aumentar a sua conversão. 

Taxa de rejeição

Essa métrica irá te informar qual a taxa de porcentagem de visitantes que rejeitaram a sua página, ou seja, aqueles que permaneceram na sua página por pouco tempo. 

Se a sua Landing Page apresentar uma taxa de rejeição muito elevada, você pode realizar uma análise dos seus conteúdos para saber se eles são realmente atrativos para o seu público-alvo.

Também é possível analisar a sua segmentação de anúncios para saber se suas campanhas de tráfego bago estão conduzindo para a sua página o público com real interesse na sua oferta.

Taxa de conversão 

É a porcentagem de visitantes que converteram na sua página, e lembre-se que a conversão vai variar de acordo com o objetivo da sua Landing Page.

É importante a identificação qual é a proporção entre o número de visitas e a taxa de conversão da sua Landing Page para saber se ela necessita de alguma otimização.

Um número de visitas grande para uma taxa de conversão baixa pode ser um indicativo de que você precisa trabalhar na otimização da sua Landing Page.

ROI 

O ROI é o retorno sobre o investimento, para calcular o ROI da sua Landing Page é necessário utilizar a ferramenta Google Analytics e então deduzir qual a porcentagem do tráfego está convertendo.

O cálculo do ROI é realizado através da seguinte fórmula:

ROI = [ (receita – Custo da estratégia) / Custo da estratégia ] X 100

Taxa de saída

É uma métrica que permite avaliar quantos usuários interagiram com algum conteúdo da sua página, mas deixaram ela antes de realizar uma conversão.

Essa taxa é importante também para que você trabalhe na otimização da sua Landing Page.

Pois, pode ser que as informações na página não estejam claras e o usuário não saiba qual caminho seguir.

E por isso você deve trabalhar para fornecer informações objetivas e claras.

Aprendeu o que é Landing Page e está pronto para criar as suas?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você tenha aprendido tudo o que precisa saber sobre o que é Landing Page, como criá-las e quais ferramentas podem ajudá-lo a fazer isso sem que seja necessário ter conhecimentos aprofundados em programação e marketing.

Por fim, não se esqueça que o objetivo de uma Landing Page é ajudá-lo a converter mais visitantes em leads para seu negócio, e você pode impulsionar o potencial dessas páginas ainda mais oferecendo um chat online e conversando com consumidores em tempo real.

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