API WhatsApp: TUDO que você precisa saber

Conheça a API do WhatsApp Business e saiba como integrar o aplicativo ao seu próprio negócio

O WhatsApp é o mensageiro mais popular no Brasil, assim como em diversos outros países do mundo. Ele conta com mais de 500 milhões de usuários diários de acordo com estatísticas da Statista.

Por já fazer parte de nosso dia a dia, seja para conversar com familiares, amigos, colegas de trabalho, diversas empresas buscam oferecer o WhatsApp Business - a versão comercial do aplicativo - como um canal de atendimento.

Entretanto, o WhatsApp comercial pode não ser a solução ideal para empresas de médio e grande porte, sendo uma solução projetada para pequenos negócios.

Portanto, caso queira escalar a comunicação pelo mensageiro, será necessário entender tudo sobre a API WhatsApp e como utilizá-la para que possa incorporar o aplicativo às suas estratégias de vendas. Está pronto para ficar por dentro dessa tecnologia? Então vamos lá!

Para quê serve uma API?

Primeiramente, é importante explicarmos exatamente o que é uma API e qual a sua função, visto que este termo não é exclusivo para a API do WhatsApp, sendo amplamente usado no âmbito tecnológico.

Por definição, uma API (Application Programming Interface, traduzido para Interface de Programação de Aplicações) é um conjunto de padrões, rotinas e parâmetros de programação estabelecidos por um software para que possa ser integrado, acessado ou usado por outros aplicativos, sistemas, serviços ou software. A partir disso, podemos responder com clareza a pergunta abaixo.

O que é API WhatsApp?

A API do WhatsApp foi lançada em 01 de agosto de 2018 e é sistema que possibilita o acesso aos recursos e funcionalidades do WhatsApp Business por terceiros, sejam estes outros aplicativos, serviços ou sistemas, tendo sido projetado para empresas de médio e grande porte.

O objetivo da API do WhatsApp Business é permitir que você possa escalar o atendimento via WhatsApp ao integrá-lo à plataformas de atendimento online para que possa aproveitar recursos profissionais.

Atualmente o Facebook - dona do mensageiro - trabalha com uma prévia pública limitada para acesso à WhatsApp API e, dessa forma, recomenda o uso de um dos múltiplos provedores globais disponíveis, especializados para o envio de mensagens aos consumidores.

A lista de provedores da API do WhatsApp Business pode ser acessada nesta página. Entretanto, a empresa informa que, caso você tenha interesse em utilizar os serviços diretamente, basta enviar informações adicionais para o próprio Facebook, visto que estão constantemente expandindo a disponibilidade.

Para enviar estes dados, você deve preencher este formulário incluso na página oficial da API e apresentar informações como o nome de sua empresa, endereço de site, entre outros.

Quais são os recursos da WhatsApp API?

A principal função da API do WhatsApp Business é otimizar a comunicação com clientes. Clientes aprovados pela API são:

Compatíveis com um subconjunto de recursos fornecidos pelos aplicativos do WhatsApp e que podem ser implantados em um servidor, permitindo a implementação local de forma que seja possível enviar e receber mensagens programaticamente e integrar este fluxo de trabalho aos seus próprios sistemas, como CRMs, plataformas de atendimento ao cliente, etc”, conforme descrito na própria página oficial.

Dentre os recursos disponíveis pelos provedores, você poderá encontrar soluções para:

A partir desse tipo de integração, é possível, por exemplo, enviar e receber mensagens no WhatsApp através de suas próprias plataformas de comunicação. Inclusive, o próprio JivoChat já oferece integração com o WhatsApp, que possibilita conectar o mensageiro aos seus demais canais de atendimento: chat online, e-mail, telefone, Facebook Messenger, Viber, tudo em um único local.

A API do WhatsApp Business é um chatbot?

Não necessariamente, mas provedores disponíveis oferecem sim a possibilidade de incluir o envio de mensagens automáticas e chatbots para responder clientes no WhatsApp, visto que este é um dos recursos oferecidos pela versão comercial do mensageiro.

Qual a diferença entre a versão padrão, comercial e a API do WhatsApp?

Antes de começarmos a falar sobre como começar a usar a API e quais são suas vantagens, é importante diferenciar exatamente o que cada um dos aplicativos do WhatsApp representam:

  1. WhatsApp padrão: este é o aplicativo usado pela maior parte dos brasileiros e usuários do mensageiro ao redor do mundo, servindo como um canal de comunicação entre amigos, familiares, empresas e equipes.

  2. WhatsApp Business: este é o aplicativo para negócios, projetado especialmente para pequenas empresas. Nela, você já consegue criar um perfil comercial, inserir informações adicionais e aproveitar recursos como respostas rápidas e Tags para contatos.

  3. WhatsApp Business API: a API é um serviço projetado para todo tipo de empresa que deseja escalar o atendimento através do WhatsApp, distribuindo contatos entre múltiplos operadores através de um único número de telefone ao integrar o aplicativo à ferramentas de atendimento profissional.

Note que a API WhatsApp é considerada um serviço para empresas, não apenas um aplicativo disponível para dispositivos móveis. Afinal, mesmo com o WhatsApp Business, você ainda não consegue, por exemplo, integrá-lo aos demais canais de atendimento, distribuir contatos e transferir conversas entre sua equipe.

Como começar a usar a API WhatsApp

Existem essencialmente duas formas de começar a usar a WhatsApp API atualmente: você pode entrar em contato com o Facebook diretamente e preencher o formulário mencionado anteriormente ou utilizar um dos provedores oficiais. Por fim, há ainda a possibilidade de integrar o WhatsApp aos seus canais com plataformas que já oferecem tal diferencial, como o JivoChat.

Caso escolha fazer isso através de um provedor ou diretamente pelo Facebook, será necessário criar uma conta comercial e configurar uma linha de crédito, o que pode ser feito através dos provedores disponíveis.

Uma conta comercial do WhatsApp serve para que clientes possam identificá-lo com facilidade e te permite incluir informações adicionais sobre sua empresa no perfil, como endereço, horário de funcionamento, site e descrição.

Ela passa por um processo de avaliação da empresa e então, após validação dos dados oferecidos, pode receber um selo de conta confirmada.

Vantagens da API do WhatsApp Business

As vantagens de integrar o WhatsApp à aplicativos de terceiros ou plataformas profissionais de atendimento ao cliente são múltiplas:

Escalar a comunicação

A primeira vantagem certamente está na possibilidade de escalar a comunicação, especialmente através das funcionalidades profissionais nativas da versão profissional do aplicativo, como as Respostas Rápidas, Modelos de Mensagens, entre outros.

Assim, você conseguirá acelerar o atendimento pelo WhatsApp, otimizando o tempo de resposta e fazendo com que seja possível atender mais clientes de maneira profissional.

Múltiplos representantes para um único número de telefone

Este é outro fator que impacta diretamente como você consegue escalar a comunicação ao integrar a WhatsApp API aos seus canais de atendimento.

Sem a integração, você só consegue utilizar um único número de telefone para seu perfil comercial, que pode ser acessado apenas por um dispositivo de cada vez, exceto pela conexão simultânea com o WhatsApp Web (versão para navegadores).

O que isso significa é que, caso você possua uma equipe maior de operadores e representantes de vendas, seria necessário múltiplos perfis comerciais, um para cada atendente. Todavia, com a API do WhatsApp integrada à uma ferramenta profissional, todos os operadores podem rastrear os contatos, receber e enviar mensagens e até mesmo transferir uma conversa para outros setores ou integrantes de sua equipe.

WhatsApp Business API + JivoChat

Recursos profissionais e integração à outros canais

Além dos recursos adicionais oferecidos pela versão profissional do WhatsApp, é possível ainda aproveitar, através da integração, funcionalidades oferecidas pelos aplicativos integrados.

Para exemplificar, ao integrar o JivoChat ao WhatsApp, você consegue:

Tudo isso em adição às funcionalidades nativas do aplicativo, como transferência de arquivos, fotos, vídeos, chamadas de voz, etc. Já consegue perceber a importância de escalar o atendimento através da API do WhatsApp Business?

Profissionalize o atendimento com a WhatsApp Business API

Agora que você sabe tudo sobre a API do WhatsApp, sua função, como acessar através dos provedores ou diretamente pelo Facebook e que já existem plataformas de atendimento ao cliente, está na hora de profissionalizar o atendimento via WhatsApp.

Para isso, recomendamos instalar o JivoChat em seu site e integrá-lo ao WhatsApp para que possa centralizar a comunicação e oferecer o widget de chat para conversar com clientes tanto em sua página quanto pelo aplicativo de mensagens mais popular no Brasil.

Assim, você não precisará apenas criar um link do WhatsApp e o compartilhar em suas redes sociais ou através do widget no site, mas sim incorporá-lo aos demais canais e oferecer a melhor experiência de atendimento online aos seus clientes. Se restou alguma dúvida sobre como funciona a integração, basta conversar conosco aqui em nosso chat online, estamos sempre dispostos à ajudá-lo!

2020/10/ 9

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