Como criar link do WhatsApp [GUIA RÁPIDO]

Descubra como é fácil criar um link para WhatsApp e como você pode utilizá-lo

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil. Na verdade, como apontam dados apresentados pelo Messenger People, 56% da população brasileira utiliza o aplicativo de mensagens em seu dia-a-dia e a previsão para 2019 era de atingir pelo menos 77 milhões de usuários ativos.

Se você já usa o WhatsApp, sabe que é possível adicionar contatos ao compartilhá-los através de conversas e grupos ou diretamente através do número de telefone.

Porém, existe uma forma ainda mais fácil de disponibilizar seu próprio contato à amigos, clientes, ou mesmo nas redes sociais: através de um link do WhatsApp, capaz de direcionar pessoas diretamente à um chat com você.

Confira como é fácil criar link do WhatsApp em nosso guia rápido. Existem diferentes formas de gerar um link direto, nós apresentaremos todas neste conteúdo, assim como dicas sobre como aproveitar este recurso e cuidados a se tomar.

Criamos um vídeo detalhado explicando exatamente como fazer isso dentre de apenas 6 minutos, você pode assisti-lo abaixo ou conferir a sequência de tutoriais!

Como criar o link manualmente

Primeiramente, é possível gerar o link direto manualmente, através da alteração da URL utilizada para direcionar pessoas ao seu contato no aplicativo.

Copie o código para criação do link do WhatsApp:

Ao final do sinal de igual (=), você deverá adicionar seu próprio número de telefone utilizando o seguinte padrão:

Para exemplificar, o resultado final de um usuário do WhatsApp que possui um número de São Paulo seria o seguinte:

Exemplo de link do WhatsApp

ATENÇÃO: ao inserir seu número de telefone, confirme se sua conta do WhatsApp foi criada com o “9” à frente dos oito dígitos. Contas mais antigas do WhatsApp frequentemente não apresentam este “9”.

Como criar link do WhatsApp com mensagem pronta

Além da alternativa acima, é possível gerar o mesmo tipo de link incluindo também uma mensagem personalizada. Esta mensagem será enviada pela pessoa ao clicar no seu link.

Para fazer isso, você utilizará o mesmo padrão acima, mas incluirá os seguintes parâmetros na URL do seu link do WhatsApp:

Confira no exemplo abaixo:

Exemplo de link do WhatsApp com mensagem

ATENÇÃO: Note que o código %20 está substituindo os espaçamentos. Isso porque não é possível escrever espaços em um link (URL). Então sempre que precisar utilizar um espaço, basta incluir o %20. Lembre-se também que não é possível escrever com acentuação sem a utilização de códigos na URL - portanto opte por deixar a mensagem sem acentos.

Segue o modelo inteiro para que possa copiar e editar como preferir:

Esta alternativa para criar link para WhatsApp é extremamente útil caso você queira identificar de onde o novo contato está vindo. Para exemplificar, você pode incluir mensagens pré-estabelecidas como: “Oi, vi seu anúncio na página do Facebook e estou interessado”.

Criar link do WhatsApp com um gerador

Existem também websites que podem ajudá-lo a fazer isso através de geradores de link de WhatsApp. Essencialmente, o que eles fazem é facilitar a criação através de uma interface mais amigável para os usuários dos aplicativos.

Gerador de link do WhatsApp do JivoChat

Além de oferecermos a possibilidade de integrar o WhatsApp ao JivoChat, também disponibilizamos para você uma ferramenta muito simples para que possa criar seu link com facilidade e até mesmo configurar uma mensagem personalizada que pode ser enviada quando alguém clicar no link e iniciar uma conversa com você no aplicativo. Basta seguir os três passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse nosso gerador de link do whatsapp;

  2. Digitar seu endereço de e-mail e informar o seu número do WhatsApp;

  3. Digite uma mensagem personalizada que pessoas podem enviá-lo ao clicar através do link sem precisar digitar nada;

E pronto! Esperamos que a ferramenta seja útil e te ajude a criar seu link do WhatsApp.

Criar link do WhatsApp com o gerador da JivoChat

WhatsApp Link

Alternativamente, você também pode usar o WhatsApp Link da Camila Porto para criar o seu link do WhatsApp. Ele também te permite inserir uma mensagem personalizada opcional e é inteiramente gratuito!

Criar Link para WhatsApp da Camila Porto

Vale lembrar que não existe nenhum diferença entre as formas de criar link para WhatsApp apresentadas em nosso guia, todas elas geram essencialmente o mesmo resultado, portanto, você pode optar por fazer seu link manualmente, usar um criador de link do WhatsApp e incluir ou não uma mensagem pronta, visto que esta é inteiramente opcional.

Onde e para quê usar o seu link direto?

Agora que você sabe sobre todas as possíveis formas de obter seu link, confira algumas dicas sobre onde pode utilizá-lo em seu dia-a-dia.

Páginas e perfis nas redes sociais

Como já mencionamos durante o artigo, uma boa opção é inserir este link em suas redes sociais para que amigos e contatos possam facilmente entrar em contato.

Porém, lembre-se de ajustar suas configurações de privacidade e selecionar para quem o link ficará visível. Outro bom exemplo de onde inserir o link do WhatsApp é em sua biografia no Instagram.

Página de seu negócio

O WhatsApp ainda hoje é muito usado para atender clientes, especialmente na versão de negócios do aplicativo: o WhatsApp Business. Apesar de não ser um canal de atendimento que oferece muitos recursos profissionais, caso você possua um número para negócios, poderá oferecer este link na página de sua empresa ou até mesmo diretamente em sua própria loja virtual e aproveitar a popularidade do app para vender pelo WhatsApp.

É claro que ainda assim, recomendamos a utilização de uma ferramenta de atendimento realmente capaz de impactar seus resultados e ajudá-lo a satisfazer clientes e transmitir profissionalismo, como o próprio chat online gratuito do JivoChat.

Cuidados ao usar link do WhatsApp

Você já deve estar ciente que existem hackers e usuários que utilizam informações de contato (como seu número de telefone) para fins maliciosos. Portanto, confira alguns cuidados que deve tomar em relação à visibilidade do seu link.

Afinal, ao criar link para whatsapp, você oferece um acesso direto à seu perfil no aplicativo de mensagens, ou seja, pessoas que você não conhece poderão utilizá-lo para iniciar um contato.

Proteja sua privacidade

Como você pôde notar no procedimento de criação manual do seu link direto, o número de telefone e mensagem que você deseja incluir ficam abertamente visíveis para qualquer usuário que olhar para a URL.

Para exemplificar, se você publicar em uma página de compra e venda nas redes sociais uma mensagem como: “Entrem em contato comigo no WhatsApp através do link https://api.whatsapp.com/send?phone=Telefone&text=Mensagem”, outros usuários poderão identificar seu telefone completo.

Para remediar esta situação, você pode utilizar um encurtador de link através dos geradores apresentados acima, ou mesmo de páginas como o próprio Bitly.

Cuidado com bots e mensagens suspeitas

Além de esconder seu número de telefone através de um encurtador de links, é importante ficar atento que qualquer usuário poderá clicar no mesmo para enviar uma mensagem.

Dessa forma, fique atento caso pessoas que você não conhece entrem em contato através do link para enviá-lo conteúdos suspeitos, SPAM, entre outras ações maliciosas. Se você não reconhecer o número e a mensagem lhe parecer suspeita, é possível bloquear o contato no WhatsApp.

Segurança e privacidade no WhatsApp

Aprendeu a criar link do WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que possa ajudá-lo a aproveitar as conveniências oferecidas pelo aplicativo de mensagens mais popular para usuários mobile no Brasil.

Mas lembre-se, se o assunto é atender bem clientes em seu negócio, utilizar uma ferramenta profissional irá ajudá-lo a gerar resultados significativamente melhores, vender mais e fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus consumidores.

Portanto, não deixe de conferir como é fácil instalar o JivoChat gratuitamente na página de sua empresa ou em seu ecommerce e aproveite para integrá-lo aos demais canais de atendimento, como o próprio Facebook Messenger.

2020/10/27

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento