Como criar link do WhatsApp [GUIA RÁPIDO]

atualizado 12 de junho de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil. Na verdade, como apontam dados apresentados pelo Messenger People, 56% da população brasileira utiliza o aplicativo de mensagens em seu dia-a-dia e a previsão para 2019 era de atingir pelo menos 77 milhões de usuários ativos.

Se você já usa o WhatsApp, sabe que é possível adicionar contatos ao compartilhá-los através de conversas e grupos ou diretamente através do número de telefone.

Porém, existe uma forma ainda mais fácil de disponibilizar seu próprio contato à amigos, clientes, ou mesmo nas redes sociais: através de um link do WhatsApp, capaz de direcionar pessoas diretamente a um chat com você.

Confira como criar link do WhatsApp em nosso guia rápido. Existem diferentes formas de gerar um link direto, nós apresentaremos todas neste conteúdo, assim como dicas sobre como aproveitar este recurso e cuidados a se tomar.

Criamos um vídeo detalhado explicando exatamente como fazer isso dentro de apenas 6 minutos, você pode assisti-lo abaixo ou conferir a sequência de tutoriais!

O próprio site oficial disponibiliza um tutorial para que você possa criar um WhatsApp link que leva usuários diretamente para seu perfil

Denominado "conversa em um clique", a criação foi facilitada e não requer mais toda a URL da API.

Agora você pode simplesmente usar o modelo abaixo para criar o seu link do WhatsApp:

Onde o número é o seu número completo sem a necessidade de adicionar o zero à frente, parênteses, travessões, nem inserir o telefone no formato internacional.

Os exemplos dados pelo próprio guia oficial são:

Lembrando que o "55" indica o código do país, ou seja, do Brasil.

É possível ainda criar link do WhatsApp com mensagem para começar as conversas com um clique. Para isso, você pode usar este formato abaixo:

Note que o símbolo de porcentagem (%) substitui os espaços em branco na frase.

É muito fácil criar link do WhatsApp assim, mas pode ficar mais fácil ainda, confira abaixo nossas dicas de como fazê-lo usando uma ferramenta com interface intuitiva.

Primeiramente, é possível gerar o link direto manualmente, através da alteração da URL utilizada para direcionar pessoas ao seu contato no aplicativo.

Copie o código para criação do link do WhatsApp:

Ao final do sinal de igual (=), você deverá adicionar seu próprio número de telefone utilizando o seguinte padrão:

  • DDI do Brasil "55" + o seu DDD sem o zero + seu número de telefone

Para exemplificar, o resultado final de um usuário do WhatsApp que possui um número de São Paulo seria o seguinte:

Exemplo de link do WhatsApp

ATENÇÃO: ao inserir seu número de telefone, confirme se sua conta do WhatsApp foi criada com o "9" à frente dos oito dígitos. Contas mais antigas do WhatsApp frequentemente não apresentam este "9".

Além da alternativa acima, usando o modelo "wa.me", é possível gerar o mesmo tipo de link incluindo também uma mensagem personalizada. Esta mensagem será enviada pela pessoa ao clicar no seu link.

Para fazer isso, você utilizará o mesmo padrão acima, mas incluirá os seguintes parâmetros na URL do seu link do WhatsApp:

  • &text=mensagem%20de%20exemplo

Confira no exemplo abaixo:

Exemplo de link do WhatsApp com mensagem

ATENÇÃO: Note que o código %20 está substituindo os espaçamentos. Isso porque não é possível escrever espaços em um link (URL). Então, sempre que precisar utilizar um espaço, basta incluir o %20. Lembre-se também que não é possível escrever com acentuação sem a utilização de códigos na URL - portanto opte por deixar a mensagem sem acentos.

Segue o modelo inteiro para que possa copiar e editar como preferir:

Esta alternativa para como criar link do WhatsApp é extremamente útil caso você queira identificar de onde o novo contato está vindo. Para exemplificar, você pode incluir mensagens pré-estabelecidas como: "Oi, vi seu anúncio na página do Facebook e estou interessado".

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Existem também websites que podem ajudá-lo a fazer isso através de geradores de link de WhatsApp. Essencialmente, o que eles fazem é facilitar a criação através de uma interface mais amigável para os usuários dos aplicativos.

Além de oferecermos a possibilidade de integrar o WhatsApp ao JivoChat, também disponibilizamos para você uma ferramenta muito simples para que possa criar seu link com facilidade e até mesmo configurar uma mensagem personalizada que pode ser enviada quando alguém clicar no link e iniciar uma conversa com você no aplicativo. Basta seguir os três passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse nosso gerador de link do whatsapp;
  2. Digitar seu endereço de e-mail e informar o seu número do WhatsApp;
  3. Digite uma mensagem personalizada que pessoas podem enviá-lo ao clicar através do link sem precisar digitar nada;

E pronto! Esperamos que a ferramenta seja útil e te ajude a criar seu link do WhatsApp.

Interface do criador de link do WhatsApp da JivoChat

Vale lembrar que não existe nenhuma diferença entre as formas de criar link para WhatsApp apresentadas em nosso guia, todas elas geram essencialmente o mesmo resultado.

Portanto, você pode optar por fazer seu link manualmente, usar um criador de link do WhatsApp e incluir ou não uma mensagem pronta, visto que esta é inteiramente opcional.

2. Convertte

O Convertte é uma plataforma online que oferece a funcionalidade de criar um link para o WhatsApp sem a necessidade de alterar o número de telefone existente.

Para utilizar o serviço, basta acessar o site e inserir o seu número de telefone na caixa de texto, juntamente com a mensagem desejada. Em seguida, clique em "Gerar Link". Você receberá um link que pode ser compartilhado livremente.

Ao clicar nele, a pessoa será direcionada para uma conversa no WhatsApp Business com a mensagem pré-definida. O link gerado pelo Convertte pode ser utilizado em websites, redes sociais ou qualquer outro lugar na internet para facilitar o contato direto via WhatsApp.

Se você que está procurando um site para criar link do WhatsApp, o gerador de link para WhatsApp da Nuvemshop é uma ferramenta gratuita que possibilita criar um link para iniciar uma nova conversa do seu cliente com a sua empresa de maneira fácil e rápida.

Utilizá-lo é simples: basta inserir o número de contato e escrever uma mensagem personalizada. Em questão de segundos, será gerado um link personalizado para você utilizar e impulsionar suas estratégias de atendimento.

Agora que você sabe sobre todas as possíveis formas de criar link do WhatsApp, confira algumas dicas sobre onde pode utilizá-lo em seu dia-a-dia.

Páginas e perfis nas redes sociais

Como já mencionamos durante o artigo, uma boa opção é inserir este link em suas redes sociais para que amigos e contatos possam facilmente entrar em contato.

Porém, lembre-se de ajustar suas configurações de privacidade e selecionar para quem o link ficará visível. Outro bom exemplo de onde inserir o link do WhatsApp é em sua biografia no Instagram.

Como falamos, é possível colocar o link do WhatsApp que você criou na bio do Instagram, no botão de link do seu perfil e em outros locais, mas como adicionar esse link?

No Facebook, basta clicar em "Adicionar um botão" e escolher a opção para colocar o seu WhatsApp como contato na capa da sua fanpage. Agora para o Instagram, basta seguir esse passo a passo bem simples, confira:

  1. Editar perfil
  2. Opções de contato
  3. Telefone do WhatsApp Business
  4. Colocar o código enviado

Assim, seus seguidores terão essa opção de contato!

Página de seu negócio

O WhatsApp ainda hoje é muito usado para atender clientes, especialmente na versão de negócios do aplicativo: o WhatsApp Business. Apesar de não ser um canal de atendimento que oferece muitos recursos profissionais, caso você possua um número para negócios, poderá oferecer este link na página de sua empresa ou até mesmo diretamente em sua própria loja virtual e aproveitar a popularidade do app para vender pelo WhatsApp.

É claro que ainda assim, recomendamos a utilização de uma ferramenta de atendimento realmente capaz de impactar seus resultados e ajudá-lo a satisfazer clientes e transmitir profissionalismo, como o próprio chat online gratuito do JivoChat.

Você já deve estar ciente que existem hackers e usuários que utilizam informações de contato (como seu número de telefone) para fins maliciosos. Portanto, confira alguns cuidados que deve tomar em relação à visibilidade do seu link.

Afinal, ao criar link para whatsapp, você oferece um acesso direto à seu perfil no aplicativo de mensagens, ou seja, pessoas que você não conhece poderão utilizá-lo para iniciar um contato.

Proteja sua privacidade

Como você pôde notar no procedimento de criação manual do seu link direto, o número de telefone e mensagem que você deseja incluir ficam abertamente visíveis para qualquer usuário que olhar para a URL.

Para exemplificar, se você publicar em uma página de compra e venda nas redes sociais uma mensagem como: "Entrem em contato comigo no WhatsApp através do link https://api.whatsapp.com/send?phone=Telefone&text=Mensagem", outros usuários poderão identificar seu telefone completo.

Para remediar esta situação, você pode utilizar um encurtador de link através dos geradores apresentados acima, ou mesmo de páginas como o próprio Bitly.

Cuidado com bots e mensagens suspeitas

Além de esconder seu número de telefone através de um encurtador de links, é importante ficar atento que qualquer usuário poderá clicar no mesmo para enviar uma mensagem.

Dessa forma, fique atento caso pessoas que você não conheça entrem em contato através do link para enviá-lo conteúdos suspeitos, SPAM, entre outras ações maliciosas. Se você não reconhecer o número e a mensagem lhe parecer suspeita, é possível bloquear o contato no WhatsApp.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que possa ajudá-lo a aproveitar as conveniências oferecidas pelo aplicativo de mensagens mais popular para usuários mobile no Brasil.

Mas lembre-se, se o assunto é atender bem clientes em seu negócio, utilizar uma ferramenta profissional irá ajudá-lo a gerar resultados significativamente melhores, vender mais e fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus consumidores.

Portanto, não deixe de conferir como é fácil instalar o JivoChat gratuitamente na página de sua empresa ou em seu ecommerce e aproveite para integrá-lo aos demais canais de atendimento, como o próprio Facebook Messenger.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download