WhatsApp comercial: como criar e como funciona

Confira tudo que você precisa saber sobre o WhatsApp Business e como fazer uma conta comercial

Hoje, de acordo com uma pesquisa apresentada pela Oberlo, 79% dos brasileiros já usam o WhatsApp como sua principal fonte de informações e cerca de 5 milhões de empreendedores já utilizam a versão do WhatsApp empresarial para se comunicar com seus clientes.

Se você também está em busca de aprender como fazer um WhatsApp comercial e gostaria de entender como ele se diferencia da versão padrão do aplicativo, conseguirá estas respostas neste conteúdo.

Denominado WhatsApp Business, esta versão do aplicativo traz recursos capazes de otimizar a comunicação com clientes, exclusivos para contas comerciais.

Neste conteúdo, ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp comercial, desde como criar seu perfil de negócios no app à quais são as principais vantagens dele em relação à versão padrão.

O que é conta comercial no WhatsApp?

A versão do WhatsApp empresarial permite que você configure um perfil de negócios dentro do aplicativo. Este é significativamente diferente do perfil padrão que você provavelmente já possui na versão base, pois através do mesmo, será possível incluir informações relevantes sobre seu negócio, como:

Além disso, existem essencialmente dois tipos de contas comerciais no WhatsApp: os perfis regulares e os perfis oficiais.

De forma semelhante à outras redes sociais, perfis oficiais são aqueles que têm sua legitimidade confirmada pelo próprio aplicativo, demonstrada aos seus clientes através de um selo.

Portanto, imediatamente ao criar a sua conta no WhatsApp Business, você terá um perfil comercial regular, que já te permite disponibilizar as informações adicionais sobre a sua empresa como mencionamos acima.

Como conseguir o selo de conta oficial no WhatsApp Business?

Essa é uma pergunta muito comum para quem está começando a usar o WhatsApp comercial e deseja ter seu perfil confirmado. Afinal, o selo de perfil confirmado transmite credibilidade e confiabilidade para aqueles que entrarem em contato com seu negócio.

Entretanto, o processo para confirmação de contas não é divulgado pela empresa e, na verdade, não depende necessariamente de nenhuma ação direta por sua parte.

O máximo que você pode fazer é certificar-se que incluiu todas as informações sobre a sua empresa corretamente no aplicativo e esperar que a equipe do WhatsApp eventualmente faça a verificação e marque sua conta como oficial.

Como conseguiu selo de verificado no WhatsApp comercial

Como criar um WhatsApp comercial?

Criar um WhatsApp comercial é um procedimento gratuito e você pode fazê-lo com facilidade. Entretanto, existem alguns cuidados que você deve tomar caso o número de telefone que pretende usar no WhatsApp Business já esteja vinculado à uma conta do aplicativo padrão.

Caso seu número já esteja sendo usado, comece a partir do primeiro passo, caso o seu número esteja completamente livre, comece a partir do quinto passo.

Passo 1: Acesse o aplicativo padrão do WhatsApp em seu dispositivo.

Passo 2: Toque no sinal de três pontos verticais e então toque em “Configurações”.

Passo 3: Toque em “Conversas” e então em “Backup de conversas”.

Passo 4: Configure seu login no Google Drive e então toque em “Fazer Backup”. Esse procedimento te ajuda a garantir que não perderá qualquer contato ou mensagem ao migrar sua conta para o perfil comercial no WhatsApp Business.

Passo 5: Faça o download do WhatsApp Business para Android ou iOS diretamente através da Google Play ou App Store, respectivamente.

Passo 6: Abra o aplicativo e toque em “Concordar” e continuar para que ele tenha as permissões necessárias para funcionar corretamente. Ele precisará de acesso aos seus contatos, fotos e arquivos.

Passo 7: Informe o número de telefone que você deseja usar em seu perfil comercial no WhatsApp.

Passo 8: Caso seu número já esteja cadastrado na versão padrão, aceite migrá-lo para a versão de negócios do aplicativo.

Passo 9: Toque em “Continuar” e insira o código que receberá diretamente em seu dispositivo para confirmar a sua conta.

Caso tenha feito o backup de suas conversas, o aplicativo começará a restaurar as suas mensagens e conversas existentes. Entretanto, se estiver usando um número novo, não precisará aguardar este procedimento.

Pronto, agora você sabe como fazer um WhatsApp comercial. Lembrando que o seu perfil será considerado um perfil comercial regular. Preencha os dados legítimos de sua empresa e você está pronto para começar a conversar com clientes.

Recursos e vantagens do WhatsApp empresarial

Como mencionamos anteriormente, a versão para negócios do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil oferece funcionalidades exclusivas, além daquelas já presentes na versão padrão do app.

Conheça as principais funcionalidades e confira algumas dicas para que você possa usá-las para vender mais no WhatsApp.

Respostas rápidas

O recurso de respostas rápidas do WhatsApp Business te permite configurar atalhos para enviar mensagens completas com mais praticidade.

Por exemplo, é possível criar um atalho com uma descrição completa de seu horário de funcionamento e enviar a mensagem através de um simples comando no chat.

Isso ajuda a economizar tempo, especialmente ao lidar com perguntas frequentes, aumentando assim a sua produtividade ao atender pelo aplicativo.

Etiquetas

As etiquetas são um recurso de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes) que facilita o acompanhamento de status das suas conversas.

Através delas, você poderá criar lembretes e indicadores que o ajudam a entender em qual etapa da comunicação cada cliente se encontra, como por exemplo:

Entre outras etiquetas personalizadas, criadas por você dentro da interface do WhatsApp empresarial.

Mensagens automáticas

Por fim, as mensagens automáticas são excelentes para que você possa dar as boas vindas ou até mesmo informar que está ausente assim que receber uma mensagem de algum de seus contatos.

Além disso, você pode usar esta mensagem para destacar novidades e chamar atenção para ações como promoções especiais, etc.

Como atender melhor através do WhatsApp comercial

Agora que você sabe tudo sobre como criar sua conta comercial na versão para empresas do aplicativo, não poderíamos deixá-lo sair sem algumas dicas para otimizar seu trabalho ao atender clientes através do app.

Integre o WhatsApp Business aos seus canais de comunicação

Como você pode perceber, mesmo esta versão do app não oferece todos os recursos profissionais que você espera encontrar em uma solução de comunicação mais robusta.

Felizmente, hoje já é possível integrar o WhatsApp à plataformas profissionais, como ao próprio JivoChat, por exemplo.

Dessa forma, você poderá centralizar suas conversas e informações sobre clientes, assim como permitir que outros representantes também possam atender através do mesmo número comercial.

Se você já usa o JivoChat para conversar com clientes em tempo real em seu website e gostaria de integrá-lo ao WhatsApp, basta falar conosco aqui no chat!

Crie um link direto do WhatsApp

Preparamos um guia completo para que você aprenda como criar um link direto do WhatsApp comercial. Dessa forma, clientes podem abrir uma nova conversa com você com apenas um clique.

Além disso, é possível configurar frases personalizadas que podem ser enviadas imediatamente ao início de uma conversa.

A nossa dica é usar essas frases para identificar de onde seus clientes estão vindo, por exemplo: se você incluir um link direto do WhatsApp em sua página no Facebook, crie uma mensagem como “Olá, vi sua página no Facebook e gostaria de saber mais” para identificar que os clientes te encontraram na rede social.

Além do guia completo, preparamos um vídeo-guia para ensiná-lo a criar este link facilmente:

Pronto para começar a usar o WhatsApp comercial?

Agora você sabe tudo o que precisa para otimizar o atendimento ao cliente e aumentar as suas chances de vendas através do aplicativo.

E claro, não se esqueça que agora você pode integrá-lo ao JivoChat, unindo a popularidade do WhatsApp aos recursos profissionais oferecidos por uma plataforma de atendimento omnichannel. Gostaria de saber mais? Confira nosso material completo sobre a API do Whatsapp!

2020/07/15

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