Persona: O Que é e Como Definir

Descubra como a definição da persona pode ajudá-lo a otimizar suas estratégias

Se você já parou para ler conteúdos e artigos que trabalham com foco em marketing digital, certamente deve ter lido em algum momento o termo “persona”. É fácil deduzir que esta ideia trata sobre o público-alvo de sua empresa, entretanto, na verdade ela traz um significado diferente e um pouco mais aprofundado que isso.

Mas afinal, o que é persona e porquê é importante defini-la corretamente para aumentar o engajamento e chances de sucesso de suas campanhas? Hoje vamos explicar exatamente do que se trata este termo tão utilizado e apresentar quais metodologias você pode utilizar para criar a persona do seu próprio negócio.

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O que é persona?

Seja para suas campanhas de e-mail ou mesmo em estratégias de inbound marketing, como o próprio marketing de conteúdo, por exemplo, é importante entender exatamente quem é o público de sua empresa, conhecer suas necessidades, demandas, dores e preferências. Todas estas características fazem parte do processo de criação da ou das personas do seu negócio.

Por definição, persona representa nada mais que a representação do cliente ideal para seu negócio, ou seja, o consumidor que apresenta todas as principais características em comum de acordo com seu público-alvo, mas de forma mais aprofundada e personalizada.

Por que persona é diferente do público alvo?

Diferenciar persona de público-alvo pode não ser tão trivial, mas podemos ajudá-lo. O público-alvo apresenta, de forma generalizada, quem você pretende atingir, enquanto a persona é uma figura semi-fictícia, criada por você a partir da identificação de fatores chaves e que possui maiores detalhes que podem ajudá-lo a otimizar suas estratégias. Confira o exemplo:

Público-Alvo: Empreendedores digitais, ecommerces B2C (Business to Customer) e B2B (Business to Business), empresas SaaS (Software as a Service) e agências digitais que precisam otimizar seus canais de atendimento para satisfazer clientes e gerar mais oportunidades de negócios.

Persona: Hércules tem 29 anos e é graduado em administração e hoje possui sua própria loja online de roupas e acessórios para atividades físicas. Ele é casado e tem um filho, mas quase não consegue passar o tempo com a família pois está sempre atendendo clientes pelo e-mail em seu notebook e, ao sair da frente de seu computador, fica preocupado em deixar clientes frustrados por não poder respondê-los a tempo. Por isso, André está em busca de uma solução que aumente sua eficiência e permita o acompanhamento dos atendimentos em qualquer local através de seus dispositivos móveis.

Veja como a persona neste cenário tem necessidades e objetivos realmente específicos, inclusive impulsionados a partir de necessidades relacionadas à sua vida pessoal. Enquanto isso, o público-alvo representa um perfil generalizado de quem são os clientes em potencial do negócio.

Como definir e criar uma persona?

Primeiramente, como você pôde notar a partir do exemplo anterior, é crucial garantir que a persona do seu negócio seja uma representação realmente próxima de uma situação real, de uma pessoa real. A situação do Hércules não é necessariamente fora do comum nem extraordinária, mas sim algo que pode acontecer com diversos empreendedores digitais e donos de ecommerce, por exemplo.

Mas afinal, qual é o procedimento para que seu negócio possa criar esta figura fictícia capaz de representar o perfil de um cliente ideal que possa ser utilizado como alvo de suas estratégias e campanhas de marketing digital? Confira a seguir.

Comece por sua base de leads

Uma base de leads segmentada pode ser considerada o ambiente ideal para que você comece o processo de criação da persona do seu próprio negócio. Dessa forma, poderá utilizar as informações já obtidas através dos canais de atendimento e gatilhos em sua página, como dados demográficos, idade, gênero, entre outros aspectos, para ter uma base de quem pode ser seu cliente ideal.

Defina quais informações devem fazer parte da persona

A próxima etapa é identificar exatamente o que pode ser acionável para seu negócio, de acordo com o nicho. Ecommerces B2C e B2B possuem personas significativamente diferentes, por exemplo. Por isso, não existe necessariamente um modelo certo, ou ideal para cada situação, mas para que possa ter uma base, podemos mencionar alguns pontos-chave que você pode abordar:

Para negócios B2C:

Para negócios B2B:

Estes são apenas alguns exemplos de dados que podem auxiliar no processo de criação da persona do seu negócio, considere a natureza das informações e avalie seu próprio nicho de mercado para adequá-los à sua realidade.

O que é persona e como criar

Realize a entrevista e analise os dados

Agora que você já sabe quais informações precisa recolher, está na hora de preparar sua pesquisa e realizar a entrevista com os leads de sua base. Claro, não faça este tipo de entrevista com apenas um único cliente, você precisará de uma boa baste para ter uma amostragem determinante.

A partir disso, identifique as principais características em comum, ou seja, informações semelhantes e situações que atingem diferentes clientes da mesma forma. Estes dados são importantes para que você possa garantir que sua persona final seja uma representação fiel do perfil de seus clientes. Lembre-se, ela deve apresentar um consumidor real, com dores, necessidades, hábitos e interesses reais.

Vale mencionar ainda que, de acordo com sua área de atuação e magnitude do negócio, pode ser necessário criar mais de uma persona para a utilização em estratégias diferentes.

Experimente uma ferramenta de criação de persona

Mesmo que agora você saiba o que é persona e como pode fazer para criá-la, recomendamos que faça alguns testes e experiências utilizando uma ferramenta projetada para ajudá-lo a criar uma persona.

Para isso, você pode utilizar o Gerador de Personas, uma ferramenta inteiramente em português que, mesmo que não satisfaça todas as necessidades de seu negócio, pode servir como base para começar.

Utilize o JivoChat para obter informações

Entre os diversos canais de comunicação que você pode utilizar para fazer as perguntas necessárias para o processo de criação da persona de seu negócio, o chat online oferece um ambiente exclusivo e diferenciado, onde sua equipe poderá conversar com seus clientes em tempo real e captar estas informações naturalmente durante uma sessão de atendimento.

Utilize o chat online para aumentar suas chances de conversão e cadastrar leads de forma segmentada. Para isso, recomendamos que faça a integração do JivoChat com seu sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) e una as forças entre o canal de atendimento preferido pelo consumidor online e soluções projetadas para prover insights sobre seus consumidores.

2019/07/ 4

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