Criar site grátis: 25 melhores ferramentas e dicas para você

Confira como criar um site grátis utilizando ferramentas e dicas sobre o que fazer para otimizar sua página

Hoje, criar um site não precisa mais ser uma tarefa direcionada exclusivamente à uma equipe de programadores. Na verdade, você mesmo pode criar um site grátis dentro de poucos minutos utilizando criadores de site gratuitos.

Essas ferramentas têm interfaces intuitivas e são dedicadas a ajudar qualquer tipo de usuário - mesmo aqueles que não possuem conhecimento técnico em programação - a criar e colocar sua página no ar dentro do menor intervalo de tempo possível.

Existem vantagens e desvantagens para se utilizar um criador de sites grátis, e é por isso mesmo que decidimos criar este conteúdo completo ensinando tudo que você precisa saber sobre como criar site grátis.

Confira as alternativas e não perca nossas dicas sobre o que fazer para otimizar suas páginas para SEO. Sem mais delongas, vamos à lista!

1. Hostgator

Você provavelmente conhece o Hostgator principalmente pelos seus serviços de hospedagem, mas de forma semelhante às outras opções em nossa lista, a empresa também te permite criar sites resposivos e profissionais que, claro, podem ser hospedados diretamente nos serviços da Hostgator, que garantem segurança e disponibilidade de sua página.

Para usar o construtor da Hostgator, acesse confira os planos que já incluem o criador de sites e domínio gratuito, como o plano P, M e Turbo.

Destaques:

2. SITE123

Em segundo em nossa lista, apresentamos o SITE123 - um dos melhores criadores de site no Brasil. Ele oferece centenas de modelos prontos para que você possa criar sua página rapidamente. Dentre elas, é possível escolher entre sites de negócios, loja online, blog, serviços artesanais, restaurantes e comida, fotografia, eventos, entre várias outras categorias já prontas.

Além disso, editar sua página e personalizá-la é uma tarefa extremamente fácil. Assim como as outras alternativas em nossa lista, ele é indicado para usuários com ou sem habilidades de design ou programação.

Destaques:

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do SITE123 e todos seus recursos.

SITE123 - Criar site grátis

3. Webnode

O Webnode é uma ferramenta profissional - já usada por mais de 30 milhões de pessoas - que te permite criar seu site grátis dentro de poucos minutos.

Com ele, você pode editar os elementos da página facilmente e personalizar todo o conteúdo de acordo com suas preferências. A plataforma oferece a possibilidade de criar sites pessoais, profissionais, blogs ou até mesmo criar uma loja virtual.

Todas os sites feitos no criador são responsivos, ou seja, inteiramente compatíveis e otimizados para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Destaques:

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Webnode e todos seus recursos.

Webnode - Criar site grátis

4. Zyro

Promoção Black Friday Zyro

Aproveite o cupom de desconto de 10% JCHAT10 durante a Black Friday 2020!

O Zyro é uma opção excelente para criar site grátis com alta performance e garantia de conectividade. Eles oferecem um criador baseado em arrastar e soltar (Drag & Drop), que dispõe de todas as funcionalidades necessárias para editar os elementos visuais de sua página e configurá-la exatamente da forma como você preferir, sem a necessidade de saber programação ou web design.

Além disso, também é possível usá-lo para criar lojas virtuais. Desde o plano gratuito do Zyro, sua página contará com um certificado de segurança SSL, ferramentas de aprimoração de SEO para ajudá-lo a ranquear bem no Google e tecnologias baseadas em Inteligência Artificial para impulsionar seus resultados.

Destaques:

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Zyro e todos seus recursos.

Logo do criador de sites Zyro

5. WordPress

Quando o assunto é criar sites, é difícil não falar sobre o WordPress, uma das plataformas mais usadas no mundo inteiro. Hoje, de acordo com informações no próprio website oficial, 36% dos websites online foram criados a partir do WordPress - o que serve como um enorme testemunho de sua qualidade e eficiência.

A maior vantagem do WordPress é que ele é extremamente versátil, pois oferece uma loja de plugins gratuitos e pagos que podem complementar sua página e adicionar essencialmente qualquer tipo de funcionalidade que você precise.

Eles oferecem um plano gratuito para que você possa colocar sua página no ar, assim como 4 possibilidades de crescimento através dos pacotes pagos.

Destaques:

WordPress

6. Weblium

Como uma excelente alternativa ao WordPress, especialmente no que diz respeito à criação de blogs e criar sites grátis, recomendamos que conheça os diferenciais do Weblium.

Assim como oferecido pelas demais plataformas profissionais apresentadas em nossa lista, no construtor da Weblium, você poderá criar páginas responsivas, otimizadas para dispositivos móveis. Além disso, eles contam com seu próprio serviço de hospedagem de sites e disponibilizam ferramentas de SEO em seus planos pagos.

Destaques:

Weblium

7. Weebly

O Weebly é outra ótima opção para que você possa facilmente criar site grátis. Ele oferece um plano inteiramente gratuito com até 500 MB de armazenamento e te permite colocar uma página no ar dentro de poucos minutos.

Como diferencial, é importante mencionar que a ferramenta oferece um certificado de segurança SSL gratuito para sua página. Entretanto, o endereço de domínio contará com a marca weebly na URL.

Destaques:

Weebly

8. Hostinger

A Hostinger é uma empresa que oferece todos os serviços que você precisa para colocar sua página no ar, desde seu construtor de sites à venda de registro de domínio e opções de hospedagem de altíssima qualidade para que possa garantir a estabilidade de sua página.

Ao escolher o criador de sites da Hostinger, você estará usando o Zyro para criar uma página realmente profissional, além de poder contar com banco de imagens com mais de 1 milhão de fotos de alta qualidade gratuitas para seu site.

Destaques:

Criador de Sites da Hostinger

9. Kinghost

Já o Kinghost oferece uma ferramenta para criar site gratis por 60 dias para que você possa colocar uma página online e aproveitar todos os designs profissionais disponíveis na plataforma. Além disso, eles também oferecem registro de domínio, hospedagem, certificados SSL e outras formas de turbinar seu site.

A empresa também oferece suas próprias soluções de marketing digital para que você possa promovar sua página no Google, redes sociais e otimizá-la para SEO.

Destaques:

Kinghost logo

10. Wix

Quando falando sobre como fazer um site gratuito, certamente não podemos deixar o Wix de fora. Ele é uma das plataformas mais populares e também apresenta diversos modelos prontos para páginas de negócios, design, saúde, entre outros.

Para criar um site no Wix, basta seguir seis simples passos e pronto, sua página estará online pronta para gerar tráfego de visitantes e leads a partir de ferramentas de SEO e soluções de marketing integradas.

Destaque:

Wix - Criar site grátis

11. Site.com.br

O Site.com.br oferece uma extensa lista de modelos que você pode editar facilmente a partir do construtor de sites oferecido pela ferramenta. Todos os modelos são responsivos e apresentam temas diferentes para que você possa adicionar ou excluir elementos nas páginas e transformá-los como preferir.

Em relação aos recursos, você poderá usar sua conta no Google Analytics para acompanhar o desempenho de sua página, criar seu próprio Favicon (ícone para navegador), acessar o banco de imagens da Site.com.br, entre outros.

Destaques:

Site.com.br

12. Comunidades

A ferramenta de criação de sites do Comunidades é uma excelente opção para quem está em busca de espaço de armazenamento ilimitado desde o plano gratuito. Ele oferece um editor realmente intuitivo, soluções de SEO e pode ser usado para diversos fins, como para criar blog pessoal, portfólio, fórum e até mesmo lojas virtuais.

O processo simplificado permite que coloque uma página no ar dentro de pouco tempo, basta selecionar um tema entre os diversos modelos disponíveis, personalizá-la com suas imagens e logo e lançar a página. Além disso, todos os temas são responsivos, ou seja, compatíveis com dispositivos móveis.

Destaques:

Comunidades

13. Yola

Oferecendo a possibilidade de criar um site com até três páginas gratuitamente e um espaço de armazenamento de 1 GB, vale a pena conferir o criador de sites do Yola.

A empresa também oferece a possibilidade de adicionar uma loja virtual ou criar endereços de email personalizados a partir de um valor predeterminado.

Todos os pacotes incluem recursos como o construtor de sites, modelos profissionais e editáveis, hospedagem confiável, dentre outros diferenciais.

Destaques:

Yola

14. Flazio

Com o Flazio, você pode criar site grátis para negócios, pessoal, de reserva de hotéis e alojamentos ou mesmo uma loja virtual.

A plataforma é extremamente simplificada, basta escolher seu modelo entre centenas de templates disponíveis, editar com suas imagens e conteúdo e publicar sua página. Um diferencial bacana são as ferramentas de marketing integradas à solução.

Flazio

15. GoDaddy

O GoDaddy é um criador que não oferece exatamente a possibilidade de manter uma página gratuitamente, mas sim de criar um site e testá-lo por 30 dias sem precisar pagar nada ou informar seu cartão de crédito.

Com isso, ele é mais indicado para aqueles que já estão decididos em fazer o upgrade para uma ferramenta profissional - que certamente é o caso desta alternativa.

GoDaddy

16.Mailchimp

Talvez você já conheça o Mailchimp por seus recursos de email marketing, no entanto, a empresa também oferece um ótimo construtor de sites grátis. Assim como outras opções desta lista, sua utilização é otimizada para usuários pouco experientes com diversos templates prontos que podem ser personalizados.

A maior vantagem de utilizar o Mailchimp é contar com a integração entre outros recursos que também são gratuitos, como sua plataforma de CRM, criador de formulários e criador de landing pages.

Destaques: * Banco de imagens gratuito oferecido pela plataforma;

Mailchimp

17. Adobe Spark

Famosa por seus softwares voltados para designers profissionais, a Adobe também atende ao público com pouca experiência em edição e programação com o Adobe Spark. A solução oferecida pela empresa tem diversas funcionalidades, desde a edição de imagens até o desenvolvimento de websites.

Uma das vantagens de utilizar esta alternativa é poder contar com serviço de hospedagem oferecido pela própria Adobe. Vale a pena conferir a ferramenta se você deseja facilidade criar páginas para portfólios, currículos, apresentações ou blogposts.

Destaques: * É possível utilizar imagens gratuitas disponibilizadas pela própria empresa;

Adobe Spark

18. Strikingly

No Strikingly é possível criar site grátis com muita facilidade. Sua interface permite a alteração de qualquer elemento que compõe suas páginas em apenas um clique. Além disso, é possível criar uma loja simples com o suporte de apenas um produto, contar com um suporte integral e adicionar membros de sua equipe na administração do site.

O plano gratuito oferece 5 GB de largura de banda por mês, 500 MB de armazenamento por site e a criação de lojas virtuais.

Destaques: * Qualquer elemento do site pode ser editado em apenas um clique;

Strikingly

19. eSites

O eSites é uma plataforma de criação de sites simples. Seu painel de edição conta com recursos intuitivos em uma barra de ferramentas e itens junto aos elementos que são editáveis.

Os layouts prontos disponibilizados gratuitamente estão bem organizados em diversas categoriais profissionais, o que pode facilitar a busca pela melhor opção. Contudo, também é possível customizá-los completamente. Um recurso interessante e gratuito é a opção de criar botões personalizados com links e chamados para ação.

Destaques: * Integração com WhatsApp e ferramentas de chat;

eSites

20. Jimdo

Os recursos oferecidos pelo Jimdo são excelentes para pequenos negócios que desejam fazer seu site gratuitamente. Sua ferramenta de edição é simples e fácil de usar, mas o que realmente torna a plataforma interessante é suporte especializado em responder e tirar dúvidas dos usuários, porém, não é realizado em português.

Além disso, os relatórios de métricas dos sites criados pela através do Jimdo são simplificados e fáceis de acompanhar. Por fim, a empresa também oferece um recurso de SEO automático que aponta quais melhorias podem ser feitas para otimizar seu site nas páginas de buscas.

Destaques: * Banco de imagens gratuito oferecido pela plataforma;

Jimdo

21. Mozello

Procurando por uma solução simples para criar site grátis? Confira os recursos do Mozello. Sua plataforma de criação oferece uma experiência desenvolvida especialmente para pessoas sem conhecimento em design e programação, com uma interface intuitiva e diversas opções de layouts prontos.

A ferramenta também oferece o registro de domínios feito pela própria empresa e a oportunidade de otimizar seu site para dispositivos mobile.

Destaques: * Criação de sites multilingues;

Mozello

22. Google Sites

Pessoas a procura de uma alternativa para criar sites de projetos pessoais gratuitamente podem utilizar a solução oferecida pelo Google.

Através do Google Sites é possível fazer criação que funcionam muito bem em todos os tipos de dispositivos. Sua interface é muito minimalista e limpa, tornando sua utilização muito mais prática. Diferente de outros itens da lista, a empresa oferece poucos layouts prontos, mas isso é compensando na enorme possibilidade de customização de seus itens.

Por fim, a maior vantagem de utilizar o Google Site é a integração com outras ferramentas da empresa, como o Google Analytics, Docs, Sheet, entre várias outras opções.

Destaques: * Integração com ferramentas do Google;

Google sites

23. 8b

O 8b é uma ferramenta de criação de sites com foco no mobile. A solução apresenta templates de websites segmentados por tipo de negócio e otimizados para diferentes tipos de dispositivos. Além disso, é possível criar e editar seus sites utilizando um celular ou outros dispositivos móveis.

A plataforma também conta com domínio, funções SEO e certificado SSL gratuitos. Outro recurso oferecido que vale a pena ser destacado é a utilização da última versão do Google AMP, uma funcionalidade que acelera o tempo de carregamento de suas páginas para usuários mobile.

Destaques: * Número ilimitado de páginas;

8b

24. IM Creator

Quem deseja criar site grátis e responsivo que se adapta ao máximo de dispositivos possíveis irá encontrar ótimos recursos no IM Creator. Com a ferramenta é possível desenvolver páginas otimizadas para celulares, tablets e até mesmo smart watches.

A simplicidade do uso desta ferramenta vem da criação feita com blocos de funcionalidades que podem ser arrastados para as páginas. Além disso, também é possível conectar seu próprio domínio, utilizar ferramentas de SEO oferecidas pela empresa e acompanhar as estatísticas de Google Analytics e Facebook pixels.

Destaques: * Hospedagem gratuita;

IM Creator

25. Tilda

Por fim, o Tilda é uma plataforma de criação de site gratuita que busca executar o básico da melhor maneira. Sua interface é intuitiva e a criação de página é feita através de blocos de funcionalidades, como galeria de fotos, capa widescreen, vídeo de fundo, além disso, é possível criar seus próprios blocos de conteúdo.

Os layouts prontos oferecidos pela empresa são adaptáveis para diferentes dispositivos e a plataforma conta com diversas tipografias que podem deixar suas páginas mais requintadas.

Destaques: * Conta com um grande acervo de tipografias.

Tilda

Indique e ganhe: conheça o programa de afiliados do JivoChat e receba 30% em comissões recorrentes ao indicar nosso chat online!

Dicas para criar site grátis

Agora que conhece diversos criadores de site grátis, lembre-se, colocar uma página no ar é apenas o primeiro passo e não significa que você automaticamente conseguirá gerar tráfego e trazer pessoas para visitá-la, especialmente no caso de páginas de Ecommerce.

Portanto confira algumas dicas sobre o que você deve fazer imediatamente ao colocar um site no ar para que possa atingir seus resultados.

Otimize para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que você deve deve empregar para otimizar sua página para os mecanismos de busca - tradução direta do acrônimo, em inglês.

Isso significa fazer ajustes e modificações para garantir que o seu site seja bem ranqueado nas pesquisas de ferramentas como o Google, Yahoo, Bing, entre outros buscadores. Inclusive, este é um aspecto essencial para todos que desejam aprender como criar um site.

Para exemplificar, se você deseja que a página de sua oficina de motos apareça quando usuários pesquisarem no Google “oficina de motos em São Paulo”, será necessário otimiza-la para SEO.

Isso envolve diversas características, como:

Entre diversos outros fatores. Portanto, confira nosso guia sobre o que é SEO e como fazer antes de criar sites grátis e garanta que todas suas páginas estejam otimizadas.

Considere adquirir um plano pago

Um problema a se considerar quando estiver a montar um site a partir de um criador e utilizando os planos gratuitos dos mesmos é não poder tirar a marca dos mesmos da URL de sua página.

Isso significa que, um site grátis criado a partir do Wix, por exemplo, seguiria o seguinte padrão para a URL:

Portanto, considerar adquirir um plano pago para que tenha um domínio inteiramente personalizado - que repassa profissionalismo para aqueles que acessam.

Se você quer que sua página tenha uma URL como “nomedoseuwebsite.com.br”, será necessário adquirir este tipo de domínio - ou mesmo optar por não utilizar um dos criadores de sites apresentados em nossa lista, mas sim o criador de um serviço de hospedagem, que você pode conferir neste conteúdo.

Personalize as imagens de seu site

Na hora de montar um site grátis, você notará que a maioria dos construtores oferecem diversos templates e modelos prontos para serem personalizados com sua identidade visual e o logo da sua empresa. Após escolher seu modelo, é importante ficar atento à qualidade das imagens de sua página.

Um bom design ajuda a transmitir profissionalismo e segurança aos visitantes de seu site, enquanto um site com design antigo ou mal elaborado pode provocar exatamente o oposto, deixando visitantes preocupados com a legitimidade da página e qualidade das informações, serviços ou produtos oferecidos.

Você não precisa ter conhecimento em programação e desenvolvimento para criar um site grátis, mas isso não significa que não precisará se preocupar com o design. Felizmente, existem diversas ferramentas digitais que podem ajudá-lo a editar fotos ou até mesmo a criar imagens e banners de forma intuitiva e, muitas vezes, gratuitamente.

Retenha visitantes com um chat online

Uma excelente forma de manter pessoas em seu website é oferecendo a possibilidade de comunicar-se em tempo real com visitantes. Inclusive, a retenção de pessoas também está relacionada à SEO e auxilia no ranqueamento de sua página nos mecanismos de busca.

Seja para sites de agências digitais, ecommerces B2B ou B2C ou mesmo uma página para a indústria, é importante colocar-se à disposição e estar pronto para responder a perguntas imediatamente.

Portanto, não deixe de considerar investir em um chat online. Na verdade, você pode facilmente instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e aumentar suas chances de reter e fidelizar clientes.

Prós e contras de utilizar um criador de sites

Por fim, considere alguns dos principais prós e contras antes de utilizar um criador de sites grátis para colocar a página de seu negócio no ar. Faça uma análise minuciosa antes de decidir qual ferramenta irá utilizar para certificar-se que possui uma página escalável e profissional.

Prós

Contras

Leve todos estes fatores em consideração antes de escolher qual criador irá utilizar para criar um site grátis e você poderá mitigar problemas caso precise fazer alterações, incrementos ou escalar sua página.

Como criar site sem um construtor?

Se ao avaliar os prós e contras você descobriu que prefere fazer um site sem utilizar um construtor de sites, saiba que isso também é possível de formas diferentes. Confira algumas maneiras de montar um site manualmente ou contratando profissionais de web design e desenvolvimento especializados na área.

Contrate uma agência de marketing digital para montar um site para você

A primeira opção é contratar uma agência de marketing digital que disponha de uma equipe especializada e pronta para construir sites profissionais para seus clientes. Claro, esta tende a ser uma alternativa gratuita como oferecida pelos construtores, mas permite que você tenha mais autonomia para personalizar a sua página conforme desejar.

No Brasil, existem diversas agências de marketing digital que são capacitadas para servir quem precisa criar um site. Inclusive, preparamos uma lista com as 50 melhores agências para você conferir, certamente encontrará opções que podem atendê-lo.

Como desenvolver um site?

E claro, outra opção viável para quem está interessado em aprender como criar um site é desenvolvê-lo você mesmo. Para desenvolver um site, você precisará ter conhecimento em programação e, preferencialmmente, conhecimento em design gráfico - mas você também pode contar com ferramentas de design intuitivas, como o próprio Canva para ajudá-lo neste aspecto.

Alternativamente, você pode contratar um desenvolvedor de sites autônomo para criar um site para você. Novamente, esta não é uma opção gratuita, mas também permite que você tenha controle completo sobre todos os elementos de sua página e, mantendo sua própria equipe, poderá realizar alterações com mais agilidade, desenvolver novos recursos e funcionalidades e atualizar sua página conforme necessário.

Como criar um site de vendas

Muitas pessoas interessadas em saber como criar um site estão, na verdade, em busca de criar uma loja virtual. Se este for o seu objetivo, notará que vários dos construtores apresentados na lista já oferecem este tipo de solução, mas o fato é que existem também outras alternativas disponíveis para quem busca montar um ecommerce e começar a vender na internet.

Para isso, você pode contar com uma plataforma de ecommerce projetada exclusivamente para lojistas que buscam montar um site de vendas. As melhores plataformas de ecommerce oferecem soluções integradas para que você possa realizar controle de produtos, estoque, processar pagamentos, estruturar sua logística de entrega e envio de mercadorias, entre outros elementos essenciais para seu negócio.

E então, aprendeu como criar site grátis?

Esperamos que nossa lista de ferramentas tenha o ajudado a encontrar a melhor solução de acordo com suas necessidades, especificações e objetivos - seja para fazer um site pessoal, de negócios, uma loja virtual, entre outros.

Só não se esqueça, se quiser monitorar pessoas em tempo real enquanto navegam em sua página e abordá-las com convites proativos, instale o JivoChat em sua página e aproveite nossos recursos profissionais para aumentar suas conversões e transformar visitantes em clientes!

2020/09/ 9

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento