Criar site grátis: 10 melhores ferramentas e dicas para você

Confira como criar um site grátis utilizando ferramentas e dicas sobre o que fazer para otimizar sua página

Hoje, criar um site não precisa mais ser uma tarefa direcionada exclusivamente à uma equipe de programadores. Na verdade, você mesmo pode criar um site grátis dentro de poucos minutos utilizando criadores de site gratuitos.

Essas ferramentas têm interfaces intuitivas e são dedicadas a ajudar qualquer tipo de usuário - mesmo aqueles que não possuem conhecimento técnico em programação - a criar e colocar sua página no ar dentro do menor intervalo de tempo possível.

Existem vantagens e desvantagens para se utilizar um criador de sites grátis, e é por isso mesmo que decidimos criar este conteúdo completo ensinando tudo que você precisa saber sobre como criar site grátis.

Confira as alternativas e não perca nossas dicas sobre o que fazer para otimizar suas páginas para SEO. Sem mais delongas, vamos à lista!

1. SITE123

Para começar nossa lista, apresentamos o SITE123 - um dos melhores criadores de site no Brasil. Ele oferece centenas de modelos prontos para que você possa criar sua página rapidamente. Dentre elas, é possível escolher entre sites de negócios, loja online, blog, serviços artesanais, restaurantes e comida, fotografia, eventos, entre várias outras categorias já prontas.

Além disso, editar sua página e personalizá-la é uma tarefa extremamente fácil. Assim como as outras alternativas em nossa lista, ele é indicado para usuários com ou sem habilidades de design ou programação.

Destaques:

SITE123 - Criar site grátis

2. Webnode

O Webnode é uma ferramenta profissional - já usada por mais de 30 milhões de pessoas - que te permite criar seu site gratuitamente dentro de poucos minutos.

Com ele, você pode editar os elementos da página facilmente e personalizar todo o conteúdo de acordo com suas preferências. A plataforma oferece a possibilidade de criar sites pessoais, profissionais, blogs ou até mesmo criar uma loja virtual.

Todas os sites feitos no criador são responsivos, ou seja, inteiramente compatíveis e otimizados para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Destaques:

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Webnode e todos seus recursos.

Webnode - Criar site grátis

3. WordPress

Quando o assunto é criar sites, é difícil não falar sobre o WordPress, uma das plataformas mais usadas no mundo inteiro. Hoje, de acordo com informações no próprio website oficial, 36% dos websites online foram criados a partir do WordPress - o que serve como um enorme testemunho de sua qualidade e eficiência.

A maior vantagem do WordPress é que ele é extremamente versátil, pois oferece uma loja de plugins gratuitos e pagos que podem complementar sua página e adicionar essencialmente qualquer tipo de funcionalidade que você precise.

Eles oferecem um plano gratuito para que você possa colocar sua página no ar, assim como 4 possibilidades de crescimento através dos pacotes pagos.

Destaques:

WordPress

4. Wix

Quando falando sobre como criar sites grátis, certamente não podemos deixar o Wix de fora. Ele é uma das plataformas mais populares e também apresenta diversos modelos prontos para páginas de negócios, design, saúde, entre outros.

Para criar um site no Wix, basta seguir seis simples passos e pronto, sua página estará online pronta para gerar tráfego de visitantes e leads a partir de ferramentas de SEO e soluções de marketing integradas.

Destaque:

Wix - Criar site grátis

5. Site.com.br

O Site.com.br oferece uma extensa lista de modelos que você pode editar facilmente a partir do construtor de sites oferecido pela ferramenta. Todos os modelos são responsivos e apresentam temas diferentes para que você possa adicionar ou excluir elementos nas páginas e transformá-los como preferir.

Em relação aos recursos, você poderá usar sua conta no Google Analytics para acompanhar o desempenho de sua página, criar seu próprio Favicon (ícone para navegador), acessar o banco de imagens da Site.com.br, entre outros.

Destaques:

Site.com.br

6. Weebly

O Weebly é outra excelente alternativa para que você possa facilmente criar site grátis. Ele oferece um plano inteiramente gratuito com até 500 MB de armazenamento e te permite colocar uma página no ar dentro de poucos minutos.

Como diferencial, é importante mencionar que a ferramenta oferece um certificado de segurança SSL gratuito para sua página. Entretanto, o endereço de domínio contará com a marca weebly na URL.

Destaques:

Weebly

7. Comunidades

A ferramenta de criação de sites do Comunidades é uma excelente opção para quem está em busca de espaço de armazenamento ilimitado desde o plano gratuito. Ele oferece um editor realmente intuitivo, soluções de SEO e pode ser usado para diversos fins, como para criar blog pessoal, portfólio, fórum e até mesmo lojas virtuais.

O processo simplificado permite que coloque uma página no ar dentro de pouco tempo, basta selecionar um tema entre os diversos modelos disponíveis, personalizá-la com suas imagens e logo e lançar a página. Além disso, todos os temas são responsivos, ou seja, compatíveis com dispositivos móveis.

Destaques:

Comunidades

8. Yola

Oferecendo a possibilidade de criar um site com até três páginas gratuitamente e um espaço de armazenamento de 1 GB, vale a pena conferir o criador de sites do Yola.

A empresa também oferece a possibilidade de adicionar uma loja virtual ou criar endereços de email personalizados a partir de um valor predeterminado.

Todos os pacotes incluem recursos como o construtor de sites, modelos profissionais e editáveis, hospedagem confiável, dentre outros diferenciais.

Destaques:

Yola

9. Flazio

Com o Flazio, você pode criar site grátis para negócios, pessoal, de reserva de hotéis e alojamentos ou mesmo uma loja virtual.

A plataforma é extremamente simplificada, basta escolher seu modelo entre centenas de templates disponíveis, editar com suas imagens e conteúdo e publicar sua página. Um diferencial bacana são as ferramentas de marketing integradas à solução.

Flazio

10. GoDaddy

Por fim, o GoDaddy é um criador que não oferece exatamente a possibilidade de manter uma página gratuitamente, mas sim de criar um site e testá-lo por 30 dias sem precisar pagar nada ou informar seu cartão de crédito.

Com isso, ele é mais indicado para aqueles que já estão decididos em fazer o upgrade para uma ferramenta profissional - que certamente é o caso desta alternativa.

GoDaddy

Indique e ganhe: conheça o programa de afiliados do JivoChat e receba 30% em comissões recorrentes ao indicar nosso chat online!

Dicas para criar seu site grátis

Agora que conhece diversos criadores de site grátis, lembre-se, colocar uma página no ar é apenas o primeiro passo e não significa que você automaticamente conseguirá gerar tráfego e trazer pessoas para visitá-la, especialmente no caso de páginas de Ecommerce.

Portanto confira algumas dicas sobre o que você deve fazer imediatamente ao colocar um site no ar para que possa atingir seus resultados.

Otimize para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que você deve deve empregar para otimizar sua página para os mecanismos de busca - tradução direta do acrônimo, em inglês.

Isso significa fazer ajustes e modificações para fazer com que seu site seja bem ranqueado nas pesquisas de ferramentas como o Google, Yahoo, Bing, entre outros buscadores.

Para exemplificar, se você deseja que a página de sua oficina de motos apareça quando usuários pesquisarem no Google “oficina de motos em São Paulo”, será necessário otimiza-la para SEO.

Isso envolve diversas características, como:

Entre diversos outros fatores. Portanto, confira nosso guia sobre o que é SEO e como fazer antes de criar sites grátis e garanta que todas suas páginas estejam otimizadas.

Considere adquirir um plano pago

Um problema a se considerar quando criando um site a partir de um criador e utilizando os planos gratuitos dos mesmos é não poder tirar a marca dos mesmos da URL de sua página.

Isso significa que, um site grátis criado a partir do Wix, por exemplo, seguiria o seguinte padrão para a URL:

Portanto, considerar adquirir um plano pago para que tenha um domínio inteiramente personalizado - que repassa profissionalismo para aqueles que acessam.

Se você quer que sua página tenha uma URL como “nomedoseuwebsite.com.br”, será necessário adquirir este tipo de domínio - ou mesmo optar por não utilizar um dos criadores de sites apresentados em nossa lista, mas sim o criador de um serviço de hospedagem, que você pode conferir neste conteúdo.

Retenha visitantes com um chat online

Uma excelente forma de manter pessoas em seu website é oferecendo a possibilidade de comunicar-se em tempo real com visitantes.

Seja para um site de agência digital, ecommerces B2B ou B2C ou mesmo uma página para a indústria, é importante colocar-se à disposição e estar pronto para responder a perguntas imediatamente.

Portanto, não deixe de considerar investir em um chat online. Na verdade, você pode facilmente instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e aumentar suas chances de reter e fidelizar clientes.

Prós e contras de utilizar um criador gratuito

Por fim, considere alguns dos principais prós e contras antes de utilizar um criador de sites grátis para colocar a página de seu negócio no ar. Faça uma análise minuciosa antes de decidir qual ferramenta irá utilizar para certificar-se que possui uma página escalável e profissional.

Prós

Contras

Leve todos estes fatores em consideração antes de escolher qual criador irá utilizar para criar um site grátis e você poderá mitigar problemas caso precise fazer alterações, incrementos ou escalar sua página.

Encontrou a melhor ferramenta para criar site grátis?

Esperamos que nossa lista de ferramentas tenha o ajudado a encontrar a melhor solução de acordo com suas necessidades, especificações e objetivos - seja para fazer um site pessoal, de negócios, uma loja virtual, entre outros.

Só não se esqueça, se quiser monitorar pessoas em tempo real enquanto navegam em sua página e abordá-las com convites proativos, instale o JivoChat em sua página e aproveite nossos recursos profissionais para aumentar suas conversões e transformar visitantes em clientes!

2020/03/17

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento