PAC dos Correios: Conheça a modalidade

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

PAC dos Correios é um tipo de frete oferecido pela estatal brasileira, os Correios, e é bastante utilizado entre os lojistas, pois possui como principal vantagem menor custo de envio,

Portanto, se você está pensando em abrir a sua loja virtual, um aspecto muito importante, e que você deve levar em consideração, são os tipos de fretes que você oferecerá na sua loja.

Pois, a qualidade do serviço de entrega dos produtos, assim como outros fatores, também pode influenciar na satisfação do consumidor com o seu seu serviço de uma maneira geral.

Nesse sentido, é importante conhecer o que é a modalidade PAC dos correios, como ela funciona, qual o tempo estimado de entrega e outras informações que são importantes para quem deseja oferecer um serviço de qualidade. 

O que é PAC dos Correios?

PAC dos Correios é um serviço de entregas não expressas que é oferecido pelos Correios, exclusivamente para o envio de encomendas e mercadorias.

Nesse tipo de frete, o tempo de entrega é mais longo quando comparado a outras modalidades disponíveis na empresa, como o Sedex.

Por isso,  ao contratá-lo é necessário estar ciente de que a sua mercadoria será entregue obedecendo um prazo máximo, ou seja, ele não é uma modalidade indicada para quem deseja prezar pela rapidez. 

Apesar disso, o baixo custo é um atrativo para os lojistas e também para os consumidores, e é a partir dessa premissa que é possível entender o que significa PAC dos Correios.

A sigla PAC é a união da primeira letra de três características de destaque nessa modalidade: "Prático, Acessível, Confiável".

Entenda como funciona o PAC dos Correios

Nesse tópico iremos abordar o passo a passo para você que deseja contratar o serviço de frete PAC dos Correios para atender a demanda de entregas dos seus produtos na sua loja virtual.

Antes de começarmos, saiba que para realizar o envio  através de PAC dos Correios você terá que cumprir quatro etapas principais: Recebimento do pedido, preparação do pedido, entrega do pedido e envio de código de rastreio ao cliente. 

Vamos abordar cada uma dessas etapas abaixo para que você possa conhecer quais são as particularidades envolvidas em cada uma delas.

Receba os pedidos na sua loja virtual

O primeiro passo para adotar o frete PAC dos Correios é receber o seu pedido na sua loja virtual.

Lembre-se que você deve ter uma estrutura confiável para que o cliente possa realizar a sua compra com praticidade, segurança e rapidez. 

Além disso, é importante buscar plataformas que permitam que você faça integração com calculadoras de frete, pois isso pode facilitar o seu trabalho e o cliente na hora de realizar uma compra. 

Se você ainda não possui uma loja virtual, ou não sabe por onde começar, e quer garantir que os pedidos serão recebidos conheça três opções para montar a sua loja virtual:

  • Wix:  oferece layouts e um painel acessíveis que irão garantir que tanto você quanto o consumidor possa utilizar a plataforma facilmente.
  • Nuvemshop: A Nuvemshop oferece múltiplas funcionalidades e integrações para tornar a sua loja virtual ainda mais completa. 

Depois de montar a sua loja virtual e receber pedidos dos consumidores, você provavelmente será notificado e na sequência passaremos para a segunda etapa que é a de  preparo do produto. 

Crie sua loja virtual com a Wix

Quer conhecer outras plataformas para montar a sua loja virtual? Leia o nosso conteúdo sobre sites para criar a sua loja virtual. 

Prepare o pedido

Na segunda etapa você deve separar o seu produto do estoque e preparar a embalagem em que ele será acondicionado.

Sobre o frete PAC dos Correios, é importante que você siga as regras de acondicionamento dos produtos que separamos a seguir:

Lembre-se das seguintes informações sobre o PAC dos Correios, pois elas são importantes:

  • O  seu pacote deve ser de no máximo 100 centímetros de comprimento
  • Clientes que efetuam pagamento à vista podem enviar itens de até 30 kg, e clientes com contrato podem enviar itens de até 50 kg
  • O seu produto deve ser acondicionado em uma caixa envolta de papel pardo, envelope pardo ou então você deve adquirir as embalagens dos correios nas agências
  • É imprescindível afixar o endereço do destinatário com informações como o nome, endereço completo e CEP, bem como o remetente caso a mercadoria não possa ser entregue
  • O seu produto deve conter nota fiscal ou pelo menos uma declaração de conteúdo, que deve estar fixada externamente na embalagem do produto

Seguindo todos esses passos você não terá problemas na hora de realizar o envio do seu produto, que é a próxima etapa. 

Envie o pedido

Com o produto embalado e em mãos, é hora de realizar o envio da mercadoria.  Existem basicamente duas maneiras de realizar esse processo: contratando o serviço de coleta ou se deslocando até a agência.

A contratação do serviço de coleta só é possível para aquelas empresas que possuem contrato com os Correios, a modalidade PAC dos Correios é elegível para esse tipo de serviço.

Se você não mantiver nenhum tipo de contrato com os correios terá que se deslocar até a agência mais próxima para realizar o envio.

E nesse caso, o pagamento deverá ser realizado na hora, à vista e em dinheiro. Depois de enviar a mercadoria  você receberá o código de rastreio. 

Existem alguns serviços que podem ser contratados antes de realizar o envio da mercadoria, como o serviço de valor declarado, para garantia de entrega, e também o serviço de logística reversa.

O serviço de logística reversa é bastante útil caso o consumidor venha a desistir da mercadoria ou precise realizar uma troca, ele pode realizar esse processo sem precisar pagar um novo frete

Consulte sobre a possibilidade de adicionar esses serviços caso deseje fazer um contrato com os Correios. 

Envie o código de rastreio ao cliente

A última etapa de envio de PAC dos Correios, é notificar o cliente de que o seu produto já está a caminho e enviar a ele o código de rastreio.

É muito importante que você realize essa etapa, pois o sistema do Correios não possui nenhum tipo de controle nesse nível, então ele deve ser realizado manualmente.

Para enviar o código de rastreio para o seu cliente, você pode fazer uso de ferramentas de e-mail marketing como:

  • Brevo: Uma ferramenta completa que oferece além dos recursos de e-mail marketing, chat, SMS marketing e caixa de entrada.
  • E-goi: Com Egoi você pode fazer o envio de emails ou criar uma estratégia de emails personalizada.
  • Nitronews: Uma ferramenta facilita o envio de e-mails e permite que você possa construir listas de envios para enviar promoções da sua loja virtual.

Depois de enviar o código de rastreio para o seu cliente é só aguardar até ele receber o pedido. 

Imagem vetorizada de um homem empacotando uma encomenda

Qual o valor do PAC dos Correios?

Anteriormente, mencionamos que o valor do PAC dos Correios é inferior ao de outros serviços, não é mesmo? Você provavelmente está curioso para saber o valor do PAC.

Entretanto, saiba que o valor vai depender de três fatores: o peso, dimensões do pacote e o CEP. 

Geralmente o valor de uma encomenda PAC dos Correios costuma a ser metade do valor de uma encomenda expressa, mas isso também pode variar por conta dos fatores que mencionamos acima.

Para saber o valor do PAC dos correios você pode acessar a calculadora que o próprio site disponibiliza ou então realizar o cálculo desse frete através do aplicativo dos correios encontrado na PlayStore.

Por outro lado, se você possuir uma loja virtual com um sistema de integração com os Correios, o valor do frete é calculado automaticamente e você não precisará se preocupar em realizar o cálculo posteriormente. 

Enquanto o cliente realiza uma compra, ele pode inserir o CEP e já terá o valor incluso na compra, o que facilita muito para o empreendedor.

Um outro jeito de facilitar o cálculo do frete é utilizar o sistema de entregas da Melhor Envio.

A Melhor Envio além de incluir o serviço dos correios, também realiza cotação em tempo real com as transportadoras que também podem realizar esse serviço. 

A calculadora de fretes da Melhor Envio pode ser Integrada a sua loja virtual para gerar fretes não só PAC, mas como também Sedex deixando a tomada de decisão na mão do cliente para que ele possa decidir o melhor valor.

Conheça outras opções para calcular o frete no nosso artigo sobre calculadoras de frete. 

Como utilizar o rastreamento dos Correios PAC?

Existem diversas maneiras de fazer o rastreamento dos correios e inúmeros sites ou aplicativos vão possibilitar o rastreamento do envio de encomendas PAC dos Correios.

Alguns sites que você pode utilizar são:

  • Site dos correios : Nesta área de rastreamento é possível realizar o rastreio de até 50 códigos que devem ser separados por ponto e vírgula.
  • Link Correios Link correios: Outra opção de site para você realizar o rastreamento dos seus envios pac correios
  • Rastreamento Correios BR : Um site que permite rastrear a entrega de produtos e ainda ser notificado quando ocorre a mudança de status.

Lembre-se que durante o rastreamento do seu envio PAC dos Correios, você terá acesso ao rastreamento completo e observará  os seguintes status:

  • Objeto foi postado: Sua encomenda foi postada em uma agência dos Correios.
  • Objeto está em trânsito: Sua encomenda está chegando entre a agência e o centro de distribuição mais próximo. A transferência entre os centros de distribuição também pode ser observada.
  • Objeto saiu para entrega: Sua encomenda está a caminho do seu endereço. 
  • Objeto entregue ao destinatário: Sua encomenda foi entregue e recebida em seu endereço.

Qual o horário de entrega dos Correios PAC?

Enquanto as modalidades de entrega expressas realizam entregas também aos sábados, até o meio dia, o PAC dos correios só conta com entregas em dias úteis.

O horário de entrega geralmente ocorre das 9 horas até às 17 horas, é importante notar também que serão realizadas apenas duas tentativas de entrega para quem escolhe utilizar o serviço PAC dos Correios.

Caso ninguém receba a entrega, ela retornará ao remetente. 

Em média quanto tempo demora um PAC dos Correios?

Como já abordamos no início deste artigo, a modalidade de entregas do tipo PAC dos Correios é uma modalidade econômica e por isso as encomendas enviadas para esse tipo de serviço não são prioridade.

O tempo médio de entrega de uma encomenda PAC é de 10 dias úteis, mas ele pode variar dependendo da distância entre o remetente e o destinatário. 

O que é PAC mini dos Correios?

O PAC mini é semelhante ao PAC dos correios, a sua principal diferença são as dimensões do pacote, pois para entregas no modelo PAC Mini.

As dimensões máximas para envio PAC mini são 24 cm x 16 cm x 4 cm e ele deve pesar no máximo 300 gramas. 

Ao contrário do PAC dos Correios, o PAC mini funciona apenas para aquelas empresas que possuem contrato e sua entrega média é de 12 dias úteis.

Outra diferença é que o rastreamento não informa todas as etapas como informamos para o serviço PAC dos Correios, e ocorre apenas uma tentativa de entrega. 

Quais são as diferenças entre PAC dos Correios e Sedex?

Enquanto a entrega PAC é uma modalidade de entregas econômicas, o Sedex é uma modalidade de entrega expressa.

Por ser expressa, ela é mais cara, pois a sua entrega possui a preferência e mais rápida. 

Além de que  existem diversas modalidades de entrega Sedex que funcionam entregando o produto no mesmo dia, até as 10 horas do dia seguinte e assim por diante.

Atraso PAC dos Correios, o que fazer?

Em caso de problemas com a entrega de algum produto, é necessário contatar o site dos Correios.

Os Correios costumam indenizar os compradores por serviços não prestados, mas fique ligado, pois pode ser preciso adquirir serviços extras. 

Por exemplo, em caso de perda ou roubo, existe um serviço  chamado "Valor declarado" para que você possa reaver o valor total do produto, que pode ser de no máximo até 3 mil reais.

Caso você não tenha contratado o serviço de "valor declarado" você receberá apenas devolução progressiva de valores pagos na remessa. Para PAC esses valores são:

  • 1 a 5 dias de atraso a devolução é de 5% dos valores pagos
  • 6 a 10 dias de atraso ocorre devolução de 10% dos valores pagos
  • Mais do que 10 dias 15% de reembolso

E ainda será restituído o valor de devolução automática que para PAC dos Correios o valor é de R$21,00. 

Pronto para utilizar o serviço PAC dos Correios?

Nesse artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o serviço de fretes  econômicos chamado "PAC dos Correios".

Ele é uma ótima opção para quem deseja economizar, e você também desfrutar das vantagens exclusivas caso faça contrato com a empresa.

O importante é que você lembre que nenhum serviço está isento de problemas, e para evitar dor de cabeça com o cliente, é necessário investir em atendimento e principalmente em atendimento através de chatbot.

Se você ainda não conhece os recursos disponíveis do JivoChat e como ele pode te ajudar a oferecer informações sobre o envio PAC dos Correios para os seus clientes, não deixe de acessar o site.

Boas vendas! 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download