A importância da automação de marketing e seu impacto nos resultados

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Muito se fala sobre otimizar processos internos para melhorar a comunicação e aumentar as vendas. Entre tantas estratégias e dicas que vemos pela internet, as ferramentas de automação de marketing podem ser um bom investimento.

Sem dúvidas, a tecnologia veio para nos ajudar a performar melhor e entregar mais resultados, por isso, precisamos conhecer cada um dos benefícios e alternativas dentro desse universo.

Vamos entender um pouco mais sobre automação de marketing e como usá-la a nosso favor?

A automação de marketing não é muito impessoal?

Existe um engano comum de que a automação de marketing é impessoal e demasiado automatizada.

Como tudo, a automação de marketing tem as suas limitações e nem tudo pode (ou deve) ser automatizado pois é apenas a capacidade de se comunicar efetivamente numa escala bem maior.

Os seus contatos estão buscando informações relevantes e úteis para eles e quando você faz um disparo por e-mail em massa, não está fornecendo isso. Na verdade está fornecendo uma experiência impessoal tratando todos os seus contatos como se eles quisessem a mesma coisa ao mesmo tempo.

Quando utilizada de forma correta, a automação de marketing é realmente mais pessoal porque as mensagens são enviadas de forma segmentada, apenas para os usuários para as quais a mensagem é relevante.

O que faz uma boa ferramenta de automação de marketing?

Uma boa ferramenta de automação de marketing irá auxiliar em todo o processo de comunicação e relacionamento com os consumidores, antes e depois do processo de compra.

Estas ferramentas vão tornar mais simples e prática a rotina do profissional de marketing, através de disparos automáticos criados com base em conteúdos e estratégias estruturados por esses profissionais.

Quais são as ferramentas de automação de marketing mais utilizadas?

Existem várias ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado. Diariamente, surgem várias opções focadas em diferentes demandas dos consumidores, como RD Station, JivoChat.

O desafio é pesquisar cada uma delas, entender quais são suas necessidades e, a partir daí, encontrar a alternativa mais adequada para a sua demanda.

Em alguns casos, pode ser necessário ter mais de uma ferramenta. Uma sugestão é ver se elas conseguem conversar entre si, caso seja o ideal para o seu negócio.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Alguns profissionais ainda acreditam que a automação de marketing pode ser um investimento desnecessário. Afinal, é realmente indispensável que o time de marketing e vendas realmente utilize ferramentas para auxiliar nos processos do dia a dia, visto que esses processos costumam ser feitos manualmente?

A resposta é sim! Com ferramentas de automação bem estruturadas, a equipe terá mais tempo para ser estratégica, podendo aumentar consideravelmente os resultados do negócio.

Maior geração de leads

A primeira vantagem é a de aumentar a geração de leads. Quando você utiliza uma ferramenta de notificações push, por exemplo, é possível criar testes para avaliar chamadas, cores e botões e aumentar a captação desses possíveis consumidores diariamente.

Os resultados são, de fato, o aumento das oportunidades de venda.

Melhor geração de oportunidades de venda

A melhor geração de oportunidades de venda também é um dos benefícios. Quando pensamos na aquisição de leads, como citado anteriormente, temos que considerar também a qualificação e validação desses usuários para saber se realmente são pessoas dispostas a comprar.

Por isso, uma ferramenta de automação de marketing pode trabalhar também o relacionamento com esses prospects, permitindo que cheguem ao fim do funil apenas aqueles que realmente têm perfil e estão prontos para o processo de compra.

Redução do ciclo de vendas

E, claro, a redução do ciclo de vendas. Algumas ferramentas de automação permitem que você eduque seus leads para deixá-los mais preparados para finalizar o processo de compra e aquisição de produtos e serviços.

Por isso, as chances de vender aumentam, e a rentabilidade do seu negócio também.

Entender como a automação de marketing pode ajudar a melhorar seu relacionamento com os consumidores é fundamental para, além disso, transformar suas vendas.

Para isso, é preciso que você conheça as diversas estratégias que podem ser utilizadas nesse processo de aumento de leads e vendas e descobrir, dentre tantas opções, quais são aquelas que realmente podem te ajudar e são adequadas para a sua empresa.

Será que estou precisando de uma ferramenta de automação de marketing?

Essa resposta é baseada no seu modelo de negócio, suas necessidades e o time que você possui, mas qualquer negócio que esteja trabalhando no digital deve automatizar os processos. A automação de marketing é o centro de um departamento de marketing digital, orientado a sistemas e orientado a resultados. Isso permite que uma empresa acelere suas campanhas, atinja mais perspetivas, gere leads mais qualificados e demonstre retorno sobre o investimento em marketing e vendas. Todos esses resultados são positivos que podem permitir que você cresça.

Conclusão

Um bom negócio de marketing tem a capacidade de se diferenciar da concorrência.

Mas pode ser difícil acompanhar quais táticas estão funcionando e quais não estão dando certo.

E mesmo se você estiver fazendo isso, é difícil se concentrar em todos eles ao mesmo tempo, nem sempre tem energia e tempo para fazer tudo isso.

Felizmente, existem ferramentas de automação de marketing que conseguem facilitar o marketing para você e para o seu time.

Ao automatizar, você pode gastar seu tempo e atenção concentrando-se em outros esforços que trazem mais retorno e que vão inevitavelmente aumentar o sucesso da sua empresa.

Experimente algumas ferramentas de automação de marketing com base nas suas necessidades e orçamento.

Pode ficar relaxado enquanto essas ferramentas simplificam os processos para você.

Depois de fazer sua análise, escolha qual a melhor ferramenta e fique usando ela.

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