5 Melhores Ferramentas Para Fazer Testes A/B

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Na hora de tomar decisões em relação às estratégias e ações de marketing digital que serão empregadas em seu negócio, assim como identificar o que pode ser feito para aumentar sua taxa de conversão, é importante certificar-se que este processo seja feito utilizando dados concretos, e não apenas suposições.

Se você não tem certeza como abstrair estes dados para fundamentar suas estratégias e campanhas, vai gostar deste material. Vamos falar um pouco sobre o que é e quais são as melhores ferramentas para fazer testes A/B, demonstrando sua importância e impacto na taxa de conversão de seu ecommerce.

O que são testes A/B?

É bem provável que você já tenha ouvido falar neste tipo de teste, mas para que exatamente eles servem, como funcionam e o que deve ser testado? Essencialmente, testes A/B servem para colocar duas (e não mais) variáveis à prova, ajudando a identificar e determinar quais das alternativas traz melhores resultados.

Quando testes são realizados utilizando mais de duas variáveis, eles são chamados de testes multivariados. Os testes A/B normalmente são utilizados para abstrair dados concretos sobre a efetividade de diversas ações no ecommerce, como:

  • Conteúdo para as redes sociais;
  • Calls to Action;
  • Landing pages;
  • Canais de atendimento;
  • Anúncios pagos;

Ele permite que possa identificar quais links, tipos de conteúdo (em texto, vídeo, imagem), botões, títulos e outros aspectos ajudam a aumentar a taxa de conversão.

É importante mencionar também que, os testes A/B devem ser feitos por um período de tempo coerente com cada ação ou elemento sendo observado. Você não terá dados acionáveis com apenas poucas horas de testes entre duas opções de landing page, por exemplo.

As vantagens dos testes A/B são, além de permitir que suas decisões sejam tomadas a partir de dados, números e não apenas suposições, ele também ajuda a aumentar a qualidade do conteúdo de sua página, atraindo mais clientes e certificando-se que está oferecendo as melhores alternativas para converter mais.

Sem mais delongas, vamos às 5 melhores ferramentas para fazer testes A/B no seu ecommerce.

Leia também: Como construir um plano de marketing para redes sociais em seu ecommerce

Ferramentas Para Fazer Testes A/B no Ecommerce

1. Google Optimize

O principal diferencial do Google Optimize em relação às outras ferramentas é sua compatibilidade nativa com o Google Analytics. Com ele, você pode realizar testes A/B utilizando resultados automáticos gerados pelos relatórios da ferramenta.

Ele é inteiramente gratis, mas solicita obrigatoriamente que use uma conta no Analytics. O Optimize também oferece testes multivariados, editor visual e editor por código para configurar seus testes.

2. Optimizely

O Optimizely é uma plataforma antiga, porém moderna e realmente profissional, para a realização de testes A/B. Seu foco principal é em executar testes na web e de personalização, suportando diferentes plataformas como web, mobile, iOS e Android.

Com ele, é possível escolher o tipo de dado que deseja considerar, como resultados de anúncios pagos, dados geográficos, número de cliques, entre outros.

3. AB Tasty

A AB Tasty é uma empresa especializada em soluções para ecommerce, oferecendo diferentes tipos de serviços, incluindo testes A/B, multivariados, experimentos com funil de vendas e muito mais.

Alguns grandes nomes do mercado internacional utilizam seus serviços, como Carrefour, McDonalds, Hewlett Packard, ajudando a comprovar seu profissionalismo e qualidade. Seus serviços são pagos, mas garantem resultados.

4. VWO

O VWO também traz estatísticas e relatórios precisos com os dados de seus testes A/B, permitindo o processo de avaliação seja otimizado. Ele oferece recursos com foco em personalização do conteúdo, além de apresentar um heatmap para que possa monitorar o comportamento de seus visitantes, identificando as ações mais comuns, páginas mais visitadas, entre outras variáveis.

5. Adobe Target

Desenvolvido pela mundialmente aclamada Adobe, o Target é uma ferramenta que faz o uso constante de machine-learning e inteligência artificial para otimizar os resultados quando monitorando o comportamento de visitantes durante testes A/B.

Ele pode ser integrado à outras ferramentas da Adobe através do Marketing Cloud, porém, para isso, é necessário que seus usuários também adquiram as mesmas. Mesmo assim, é uma alternativa profissional e de qualidade entre as ferramentas para fazer testes A/B.

Dica extra: use convites proativos para fazer testes A/B

Se você utiliza um chat online como canal de atendimento ao cliente na página de seu ecommerce, já deve ter certa familiaridade com os convites proativos. Estes são mensagens personalizáveis, enviadas automaticamente para visitantes navegando em suas páginas.

É possível fazer o uso dos convites proativos para ajudar nos resultados de seus testes A/B. Experimente entre diferentes tipos de mensagens e descubra quais delas resultam em um maior engajamento e realmente são capazes de atrair o visitante para o chat.

Não utiliza um chat online no ecommerce ainda? Conheça o JivoChat, além dos convites proativos, nossa ferramenta permite que ofereça atendimento personalizado em tempo real e irá ajudá-lo a conquistar visitantes e convertê-los em clientes.

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