Avira antivirus é bom? Avaliação do antivírus

atualizado 23 de novembro de 2022
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Estamos expostos a diversas ameaças ao acessar a internet, realizar pesquisas, baixando arquivos ou até conectando pen-drives no nosso computador. Por isso utilizar um bom antivírus é fundamental.

Seja trabalhando, estudando ou até no lazer, qualquer computador precisa estar protegido ao utilizar a internet. Pois essas ameaças podem comprometer a integridade de dados, documentos e até mesmo o funcionamento dos seus dispositivos.

Com o aumento do home office, a preocupação com a segurança também cresce. Caso o computador seja infectado, pode danificar arquivos importantes, acessar e roubar dados sigilosos.

Uma vez que, acessar algum sistema através de uma rede doméstica mal configurada, a sua vulnerabilidade pode tornar o acesso de programas maliciosos mais fácil. Empresas que possuem seu próprio servidor também precisam proteger os seus dados.

O que é um antivírus e para que serve?

Mas antes de falarmos sobre o Avira, vamos te explicar o que é um antivírus e para que ele serve.

Os antivírus são programas criados com a finalidade de proteger o seu dispositivo contra programas maliciosos que podem afetar o funcionamento do seu computador, corromper arquivos, ou até mesmo roubar dados importantes.

Eles funcionam de forma preventiva, sempre rod

Logo do Avira

ando em segundo plano procurando e detectando ameaças em arquivos baixados da internet, sites falsos ou dispositivos conectados ao seu PC, antes mesmo da instalação.

Além disso, eles realizam verificações periódicas para identificar e listar possíveis vírus em PC já infectados e deletar esses programas maliciosos.

Conheça o Avira

Por isso é fundamental instalar um bom antivírus no seu computador. E uma excelente opção para proteger os seus dispositivos é o Avira. Desde 1986 no mercado de segurança de TI.

Com mais de 500 milhões de usuários pelo mundo, o Avira foi um dos primeiros a desenvolver um software "Freemium". Uma forma de oferecer um dos melhores antivírus gratuitos com segurança de alta qualidade.

Além de contar um excelente pacote de serviços pagos para proteger os seus dispositivos, com ferramentas extras de proteção, tanto para PC quanto para dispositivos móveis, VPN ilimitado, proteção contra ransomware e outros malwares, entre outras ferramentas.

Produtos Avira

O Avira possui diversos serviços de segurança e privacidade dos seus dispositivos além do antivírus, como:

  • Software Updater;
  • Safe Shopping;
  • Phantom VPN;
  • Password Manager;
  • Privacy Pal;
  • System Speedup.

Avira Free Antivirus

A versão gratuita do Avira é uma excelente opção por ser um programa leve e contar com diversas funções de segurança para o seu PC. Além do do rastreamento em tempo real para downloads e um VPN gratuito de 500 MB.

O Avira Free Antivirus permite escanear arquivos baixados de sites, nuvem e transferidos por USB. Conta também com um sistema de busca e varredura de vírus e um poderoso Firewall.

Disponível para Windows, Mac, Android e iOS, a versão do Avira grátis ainda oferece o Web Guard que protege você durante a navegação online e bloqueia sites infectados, a Proteção PUA que bloqueia a execução de aplicativos potencialmente indesejados.

Além de contar com algumas ferramentas adicionais como:

  • Limpador de adware;
  • Scanner de malware;
  • Anti-ransomware;
  • Limpador de spyware.

Avira Antivirus Pro

O Avira Antivirus Pro é uma opção paga do antivírus, com pacotes disponíveis para 1, 3 ou 5 dispositivos. O Avira Pro possui diversos planos de assinatura e permite o reembolso de até 30 dias após a compra.

Com uma interface bem intuitiva e leve, o Avira Pro conta com todas as funcionalidades da sua versão gratuita e oferece outros serviços mais completos para a segurança dos seus dispositivos.

A versão Pro oferece segurança para pagamentos e transações bancárias através do internet banking, protegendo os dados do seu cartão de crédito e senhas contra keyloggers, cavalos de tróia, sites infectados e carrinhos de compra falsos.

Ele também conta com uma proteção em tempo real, protegendo seus dados contra diversos malwares. E, caso você tenha arquivos corrompidos por causa de programas maliciosos, a versão Pro possui um reparador que ajuda a restaurar esses arquivos.

A proteção do Avira Antivirus Pro também proporciona proteção contra malwares para a web, verificando os arquivos baixados, torrents e de armazenamento em nuvens. Além de contar com um bloqueio de aplicativos potencialmente indesejados.

Outra proteção extra que eles oferecem é a proteção dos e-mails, analisando possíveis ameaças disseminadas por e-mail, como spam ou links de phishing e arquivos anexados infectados.

O que está incluso no pacote Pro:

  • Scanner de vírus;
  • Proteção de e-mail;
  • Nightvision;
  • Scanner de dispositivos;
  • Proteção contra PUA;
  • Não possui anúncios;
  • Proteção da Web;
  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento de Firewall;
  • Bloqueio de rastreamento pelo navegador;
  • Ad Block.

Avira Software Updater

O Avira Software Updater é uma ferramenta para gerenciamento de programas, aplicativos e drivers. Ele verifica no sistema softwares ou drivers desatualizados e auxilia você a baixar e atualizar todos de forma rápida e com poucos cliques. 

Além de buscar atualizações, ele auxilia no reparo de falhas no sistema, corrigindo-as assim que são descobertas. Evitando que exploits comprometam o seu computador.

Manter os drivers desatualizados pode causar instabilidade no funcionamento. Por isso é importante mantê-los atualizados, e o Avira Software Updater possui uma versão gratuita que te auxilia nessas atualizações.

Já a versão Pro, permite ainda mais agilidade e facilidade. Configurando todas as atualizações automaticamente de maneira silenciosa, outras vantagens da versão Pro é a ausência de anúncios e um serviço de atendimento ao cliente.

Avira Safe Shopping

O Avira Safe Shopping é uma extensão para navegador, disponível para o Google Chrome e Microsoft Edge. Totalmente gratuita, essa ferramenta protege a sua privacidade e a sua navegação contra sites maliciosos e phishing.

Além de bloquear anúncios irritantes e infectados, o plugin evita que as empresas rastreiem os seus dados e detectem aplicativos indesejados nos seus downloads. Outra função dessa extensão é a de encontrar as melhores ofertas para os itens que você deseja comprar.

A ferramenta é totalmente customizável, permitindo você ligar ou desligar os recursos que deseja utilizar. A extensão também exibe o número de anúncios bloqueados e de rastreadores em cada página que visitou.

Ilustração de um cadeado com senha na frente de um computador.

Phantom VPN

O Avira possui uma poderosa ferramenta de VPN. O Avira Phantom VPN é uma ferramenta gratuita e possui uma versão Pro ilimitada com planos mensais e anuais.

O VPN permite que o usuário tenha uma privacidade real na internet, ocultando qualquer rastro de atividade e impedindo que anunciantes ou provedores de serviço de internet saibam o que você está fazendo.

Para quem está viajando e precisa acessar redes Wi-Fi públicas, é possível proteger os seus dados ao conectar-se nessas redes. Além de desbloquear o acesso a sites ou serviços de streamings que não estão disponíveis na sua região.

Além de garantir o seu completo anonimato na internet, o Phantom VPN não rastreia as suas atividades e não permite que ninguém o faça.

Avira Password Manager

O Avira Password Manager é uma ferramenta de gerenciamento de senhas. Disponível para diversas plataformas, além de contar com a extensão para vários navegadores.

O Password Manager auxilia a gerar e armazenar senhas fortes e únicas, além de salvar e armazená-las em segurança na nuvem. Você pode acessar todas as suas contas com apenas uma senha mestra e gerenciá-las através do seu painel online.

É possível configurar o Password Manager para que ele preencha automaticamente suas senhas e dados em todas as suas contas, facilitando e protegendo seus dados em compras online. Este recurso também funciona para aplicativos de dispositivos iOS e Android.

O Avira Password Manager funciona através de um painel online ou aplicativo de smartphone, que permite sincronizar senhas de todos os seus dispositivos e possibilita acessá-las de qualquer um deles.

Caso você desconfie que alguma conta sua esteja sendo hackeada, você receberá uma notificação sobre os status de segurança dos seus dados. A ferramenta também possui uma verificação de sites, para informar se é seguro ou não.

Somente o usuário tem acesso às senhas, o Avira não tem acesso a elas. Para aumentar a segurança é possível ativar autenticação de dois fatores para logar e deslogar da sua conta, além de ser possível realizar login com impressão digital ou reconhecimento facial.

O Avira Password Manager é um aplicativo gratuito, mas possui uma versão paga que possui mais ferramentas para proteger as suas senhas.

Avira Privacy Pal

O Avira Privacy Pal é uma ferramenta gratuita de privacidade exclusiva para o Windows, que evita que empresas coletem seus dados pessoais. Dependendo das suas configurações, o seu PC pode enviar dados privados para a Microsoft e outras empresas.

A Microsoft rastreia a sua localização geográfica, os comandos de voz da Cortana e suas pesquisas no navegador e os vídeos, músicas ou filmes de sua preferência. Por isso é importante uma ferramenta de privacidade.

O Privacy Pal pode resolver isso automaticamente, escolhendo um dos 3 perfis de usuário disponíveis na plataforma.

A configuração básica do Privacy Pal impede que rastreiem o seu ID de publicidade, desativa pop-ups na Microsoft Store e desligue anúncios via bluetooth.

Alguns aplicativos pré-instalados e baixados da Windows Store podem ter acesso a sua câmera, microfone, mensagens, e outras áreas confidenciais. A configuração avançada do Privacy Pal tambem:

  • Permite que você controle quais informações os aplicativos podem coletar;
  • Remove histórico de bate-papo, principalmente do Skype.

O Privacy Pal é uma ferramenta bem simples e intuitiva. Além dessas funcionalidades, o Privacy Pal também conta com um triturador de arquivos, que possibilita excluir arquivos sem deixar nenhum rastro.

Avira Optimizer

Disponível para Windows, Mac e Android. O Avira Optimizer é uma ferramenta gratuita que ajuda a melhorar e otimizar o funcionamento do seu dispositivo. Disponibilizando espaço de armazenamento, reduzindo congelamentos e travamentos, e muito mais.

O Avira Optimizer auxilia no monitoramento de programas que possam atrasar a inicialização do seu dispositivo. Além de otimizar o espaço no disco, é possível realizar desfragmentação de disco para uma limpeza mais rápida.

A ferramenta também conta com um gerenciador de processos e serviços, para que o usuário veja quais estão sendo executados e desative aqueles que forem desnecessários.

Outra funcionalidade é a otimização de energia, para que o usuário personalize o desempenho para aumentar a vida útil da bateria do computador. Além disso, é possível realizar limpeza de registros e arquivos duplicados.

O Avira Optimizer monitora o seu dispositivo e alerta quando está na hora de uma limpeza, além de gerenciar extensões do navegador. Também possui um desinstalador fácil, que permite deletar softwares indesejados.

Além dessas ferramentas de otimização, é possível realizar backup de arquivos e registros, recuperar arquivos excluídos. Também conta com uma ferramenta que destrói arquivos sigilosos sem a possibilidade de restaurá-los.

Avira Prime

O Avira Prime é o pacote de assinatura mais completo, contendo todas as ferramentas do Avira, como: Antivirus Pro, Phantom VPN Pro, System Speedup Pro, Software Updater Pro, Password Manager Pro e Privacy Pal.

Avira Internet Security

O Avira Internet Security é um pacote disponível para Windows que contém diversas ferramentas de segurança do Avira: Antivirus Pro, Password Manager, Software Updater Pro e Browser Safety.

Avira Free Security

O Avira Free Security é o pacote gratuito disponível para Windows e Mac, que conta com as ferramentas gratuitas do Avira. Entre elas estão: Antivirus Free, VPN, Password Manager e o System SpeedUp.

Por que pagar por um antivírus?

Mesmo o Avira possuindo diversas ferramentas e programas de segurança com o Avira Free Security. Sempre recomendamos investir em um antivírus pago para proteger os seus dados e dispositivos.

Possuir uma ferramenta completa de proteção para o seu computador ou smartphone é fundamental para que você não tenha prejuízos com dados vazados ou arquivos importantes roubados.

Afinal, vale a pena utilizar o Avira?

O Avira é um dos mais antigos e melhores antivírus presente no mercado. Desde o seu pacote gratuito, até o seu pacote mais completo. Ele conta com diversas ferramentas e serviços para proteger os seus dispositivos e os seus dados.

Pela qualidade do serviço e pelas inúmeras ferramentas, o Avira vai atender todas as suas necessidades de segurança sem dúvidas. Por isso, o Avira é uma das melhores opções para quem quer se proteger contra as ameaças existentes na internet.

Tanto para o uso doméstico quanto para uso empresarial, o Avira atende todas as necessidades de quem precisa proteger seus arquivos e dispositivos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download