15 Melhores plugins WordPress para 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Hoje, mais de 39% das páginas online foram criadas através do WordPress, fazendo dele o maior CMS (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) do mundo.

Se você também está buscando criar um site ou se já tem um site criado na plataforma, sabe que poderá aproveitar diversos plugins WordPress desenvolvidos por empresas ou até mesmo usuários da plataforma para otimizar suas páginas ou até mesmo adicionar recursos.

Para ajudá-lo a encontrar os melhores plugins WordPress, criamos esta lista atualizada para 2024 com diversas opções que podem revolucionar sua página.

Temos certeza que você encontrará pelo menos um plugin que pode beneficiá-lo, vamos lá!

O que são plugins WordPress?

Antes de começarmos nossa lista, vamos respondê-lo caso tenha dúvidas sobre o que é, de fato, um plugin para WordPress.

Os plugins WordPress são extensões que podem ser instaladas em sites criados através do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Eles podem tanto melhorar aspectos de seus sites, como SEO e elementos de design, quanto adicionar funções robustas à página, como por exemplo recursos de loja virtual ou até mesmo um chat online para atendimento ao cliente.

Existem milhares de plugins WordPress disponíveis na página oficial do CMS, tanto gratuitos como pagos. Conheça os melhores abaixo e descubra como eles podem impactar seu site!

1. JivoChat

Banner do plugin de WordPress do JivoChat

Para começar a nossa lista, certamente não poderíamos deixar de falar sobre o nosso próprio plugin de WordPress do JivoChat.

Com ele, você consegue instalar nosso chat online e aproveitar todos os recursos profissionais de atendimento ao cliente e comunicação interna com um widget personalizável em sua página WordPress.

O plugin é gratuito e, se você deseja ser capaz de rastrear clientes e conversar através de mensagens instantâneas com pessoas navegando em seu site, certamente gostará de ter o JivoChat instalado.

2. Yoast SEO

Logo da Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin de otimização para mecanismos de busca extremamente poderoso. Com ele, você poderá receber insights e alertas indicando problemas de otimização em suas páginas e conteúdos publicados através do WordPress, como por exemplo: distribuição de palavras-chave, tamanho das imagens, estrutura de links e mais.

Vale a pena utilizá-lo, especialmente caso você possua um blog no WordPress. O Yoast SEO possui mais de 5 milhões de instalações ativas e está sempre atualizado para a versão mais recente do CMS.

3. Jetpack

Banner da Jetpack

O Jetpack é um dos plugins WordPress mais populares da plataforma, também contando com mais de 5 milhões de instalações ativas. Ele tem como propósito ajudá-lo a melhorar a segurança de seu site.

A extensão oferece recursos como proteção antispam, backup de dados, verificação de malware, CDN, AMP, redes seguras e muito mais. Se você quer garantir a proteção das informações armazenadas em seu domínio, vale a pena conferir.

4. WPForms

Melhores plugins WordPress WPForms

O WPForms é um construtor de formulários para sites WordPress. Ele conta com mais de 4 milhões de instalações ativas e te permite criar diversos tipos de formulários diferentes, que podem ser inseridos em suas páginas, artigos, landing pages, etc.

Ele garante que todos os formulários sejam responsivos, ou seja, funcionem perfeitamente em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Portanto, se você deseja coletar informações de seus visitantes diretamente de dentro da página, vale a pena conferir.

5. MC4WP

Banner do MC4WP

Desenvolvido pela Ibericode, o MC4WP (Mailchimp for WordPress) também não poderia ficar fora de nossa lista de plugins WordPress.

O Mailchimp é uma das maiores ferramentas de e-mail marketing do mundo e, com este plugin, você poderá permitir que seus visitantes assinem listas para receber newsletters com facilidade. Ideal para quem já possui conta na plataforma.

6. Advanced Editor Tools

Interface do Advanced Editor Tools para WordPress

Como o nome já indica, do inglês: ferramentas de edição avançadas, este plugin para WordPress é feito para quem gostaria de ter mais controle sobre o editor de blocos do CMS.

Os recursos adicionados pelo plugin incluem: bloco "Parágrafo Clássico", opções para definir o parágrafo clássico, conversão de blocos padrão para parágrafos clássicos, mais opções ao inserir listas nos blocos clássicos e no editor clássico e até mesmo a possibilidade de definir a família de fontes e tamanho das fontes no editor.

7. Smush

Banner do Smush

O Smush também merece estar em nossa lista de plugins WordPress, sendo um otimizador de imagens premiado, com esta extensão você conseguirá comprimir imagens sem perda significativa na qualidade.

Garantir que suas imagens sejam leves é importantíssimo para ajudar seu site a carregar mais rapidamente, especialmente quando acessado através de conexões móveis, como 3G/4G/5G. É sempre importante ficar muito atento à velocidade da hospedagem de seu site WordPress e o quão rápido ele carrega.

8. Smash Balloon

Banner do plugin de WordPress Smash Balloon

O Smash Balloon é um dos plugins WordPress dedicados para quem deseja exibir publicações de seu perfil no Instagram diretamente em seu site, sem qualquer dificuldade e com atualizações automáticas.

A extensão oferece diversas opções de configuração e até mesmo permite que você exiba fotos de múltiplos perfis do Instagram em um mesmo feed. Além disso, o plugin é responsivo e compatível com mobile.

9. Ninja Forms

Banner do Ninja Forms

O Ninja Forms é outra excelente opção para criar formulários personalizados e que realmente se encaixam com o padrão de cores e design de sua página.

Ele é um plugin para WordPress extremamente intuitivo, não sendo necessário conhecer absolutamente nada de programação para instalar em sua página e começar a construir seus formulários de captação de dados.

10. Shortcodes Ultimate

Banner do Shortcodes Ultimate

Já o Shortcodes Ultimate é um extensa coleção de elementos visuais e funcionalidades que você pode inserir em sua página através do editor de páginas, widgets e arquivos de template.

Ele oferece mais de 50 shortcodes (pequenos trechos de códigos que te permite fazer múltiplas coisas diferentes, essencialmente funções adicionais), funciona com qualquer tema WordPress e possui design responsivo.

11. The Events Calendar

Banner do plugin de eventos para WordPress The Events Calendar

Deseja apresentar um calendário de eventos e acontecimentos diretamente dentro de seu site WordPress? Para isso, recomendamos que instale o The Events Calendar, um dos plugins WordPress mais baixados para a categoria, contando com mais de 800 mil instalações ativas.

Como você pode imaginar, a função dele é exatamente permitir que você personalize um calendário diretamente dentro de seu site, crie e configure eventos, utilize o Google Maps para determinar localizações e muito mais.

12. MetaSlider

Banner do Plugin WordPress MetaSlider

Para quem deseja inserir apresentações de slides em seu site WordPress, o MetaSlider é a solução ideal entre os plugins disponíveis para o CMS.

Além de ser extremamente intuitivo, ele permite que você personalize o tipo de exibição entre quatro tipos diferentes de slides, três dos quais são responsivos e otimizados para dispositivos móveis.

Banner do NextGEN Gallery

O plugin NextGEN Gallery se mantém como o padrão da indústria no que diz respeito à exibição de galerias de fotos e imagens desde 2007, recebendo ainda hoje mais de 1.5 milhões de downloads por ano.

Com ele, você conseguirá facilmente organizar uma galeria de fotos, inserir e remover imagens, organizar o posicionamento das mesmas, editar thumbnails e criar múltiplos álbuns de fotos em seu site.

14. Smart Slider 3

Banner do Smart Slider 3

O Smart Slider 3 é uma alternativa poderosa para a exibição de apresentações de slides em seu site WordPress. Ele é um dos plugins WordPress mais baixados, contando com mais de 700 mil instalações ativas.

Sendo inteiramente responsivo e otimizado para SEO, com o Smart Slider 3, você consegue criar slides e organizá-los com facilidade, garantindo clareza em suas apresentações e o mais importante: velocidade no carregamento de todos os painéis.

15. Orbit Fox

Banner do Orbit Fox

O Orbit Fox é um plugin capaz de adicionar múltiplas funcionalidades à essencialmente qualquer tema de WordPress que você esteja utilizando em seu site.

Dentre elas, podemos destacar botões para compartilhamento nas redes sociais, integração com Google Analytics, diversos elementos visuais como ícones de menus, editor de widgets, mais de 10 modelos de landing page e muito mais, vale a pena conferir caso esteja sentindo falta de algum desses recursos em seu template atual.

Encontrou os melhores plugins WordPress para seu site?

Esperamos que nossa lista o ajude a achar formas de melhorar sua página, seja através da adição de recursos, otimizações de SEO, etc. Lembre-se que é possível instalar múltiplos plugins em seu site WordPress.

Antes de sair, não deixe de conferir os melhores temas WordPress caso queira deixar sua página com uma aparência realmente profissional - alguns deles já oferecem plugins nativos, vale a pena conferir.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download