Linktree: o que é e como usar nas redes sociais

Tempo de leitura5 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Já pensou em ser capaz de agrupar todos os seus endereços web, como o link de seu site, link do WhatsApp, perfis nas redes sociais, canais no YouTube ou qualquer outro link de redirecionamento, em um único painel?

Esse tipo de organização te ajuda tanto a centralizar seus links quanto quebrar barreiras, como por exemplo ser capaz de inserir múltiplos links em sua biografia do Instagram. Hoje você pode fazer isso com facilidade utilizando o Linktree.

Confira esse artigo o que é Linktree, como funciona e como você pode usá-lo para começar a redirecionar seus seguidores, leads e clientes para diversas páginas usando um único link.

O que é Linktree?

O Linktree é uma ferramenta que te permite criar uma página e incluir um número ilimitado de links com botões, além de ser capaz de incorporar vídeos de YouTube, criar QR code e gerar estatísticas de tráfego.

Você pode personalizar o fundo de sua página, assim como explorar vários tipos de botões, criar botões coloridos, adicionar ícones de redes sociais nos botões, inserir sua logo ao topo e muito mais.

Ele é extremamente intuitivo e fácil de usar, além de gerar uma página responsiva, ou seja, otimizada para dispositivos móveis.

Logo do Linktree

Vale a pena usar o Linktree?

Agora que você já sabe o que é Linktree e o que ele faz, pode estar se perguntando se realmente vale a pena utilizá-lo - especialmente caso você não tenha tantas páginas para compartilhar. O fato é que mesmo nesse cenário, a ferramenta ainda traz benefícios para você.

Estatísticas de tráfego

Quer saber quantas pessoas clicaram em seu link? Acompanhar isso e outras métricas é possível através do Linktree com as estatísticas de tráfego.

Assim, você conseguirá medir seu engajamento e identificar se as pessoas realmente estão clicando nos links dentro da página do Linktree, que pode ser compartilhada em sua biografia do Instagram, perfil no Facebook, detalhes de seu perfil no WhatsApp, em seu WhatsApp comercial e muito mais.

Ter todos os seus links em um único local e compartilhar apenas uma URL "matriz" que leva seus seguidores, leads e clientes para a página te ajuda a manter tudo organizado e, especialmente, caso precisar remover ou alterar um link por qualquer motivo, não precisará fazer isso manualmente em cada local onde você o compartilhou, um por um.

Com isso, você ganha tempo, altere, remova ou crie novos links e não se preocupe em ter de compartilhá-los manualmente, pois a atualização será feita automaticamente para qualquer um que acessar sua página no Linktree.

Você não precisará usar um encurtador de links ou qualquer outra ferramenta para agrupar suas URLs e acompanhar suas estatísticas.

Altamente personalizável

O Linktree pode ser usado por essencialmente qualquer pessoa, física ou jurídica. Ele é altamente personalizável e, por isso, pode ser aproveitado por pet shops, academias, perfis de influenciadores, youtubers, agências de marketing e até mesmo restaurantes.

Personalização do Linktree

Como criar seu Linktree

Criar um Linktree para você é realmente simples, ele oferece um plano gratuito para sempre e um plano pago PRO para quem deseja aproveitar todos os recursos profissionais, como por exemplo:

  • Agendamento de links;

  • Vídeo links;

  • Thumbnails de links;

  • Ícones de redes sociais;

  • Relatório de CTR (Click Through Rate);

  • Temas Premium e muito mais, como você pode conferir na página de preços.

Passo 1: criando sua conta

Para criar seu Linktree, acesse a página oficial, faça seu cadastro. Então, informe seu nome e selecione pelo menos três categorias que descrevem o que você estará compartilhando dentro de sua página da ferramenta.

Após isso, selecione um plano (gratuito ou PRO) e então você receberá um e-mail de verificação no endereço usado para cadastrar sua conta. Acesse o seu e-mail e clique no link de verificação para confirmar seu cadastro.

Passo 2: personalizando seu Linktree

O próximo passo será selecionar a aba "Appearance" na ferramenta no menu ao topo da tela e então começar a personalizar sua página como preferir.

Como personalizar sua página

Com a versão PRO, além de ter acesso à temas exclusivos ou poderá criar o seu próprio, você também poderá personalizar seus botões, fontes, incluir um plano de fundo personalizado e remover a marca do Linktree da página.

Por fim, comece a inserir seus botões acessando a aba "Links" e então clicando em "Add New Link", como indicado pelas setas abaixo.

Como criar link no Linktree

Perceba que além de inserir o título e URL do link que deseja, você também pode, com a versão PRO, adicionar uma imagem de Thumbnail, destacar seus links mais importantes, agendar quando deseja que eles apareçam na página e avaliar estatísticas avançadas que vão além do número de cliques (já disponível na versão gratuita).

Como criar um código QR com o Linktree

O QR code é essencialmente uma evolução do código de barras e pode ser lidos pelas câmeras de dispositivos móveis. Eles podem ser ideais para quem deseja, por exemplo, compartilhar o endereço de sua página no Linktree em mídias físicas, como em panfletos, cartazes, etc.

Para fazer isso no canto direito superior da tela clique em "Share" e então selecione o botão "Download my Linktree QR code".

Como criar código QR no Linktree

A partir disso, você irá baixar o arquivo com o código QR e então poderá imprimi-lo ou compartilhar onde preferir.

Dicas de uso do Linktree

Confira algumas dicas essenciais para você que deseja começar a usar essa ferramenta para centralizar suas páginas e aprender onde compartilhar o link.

Compartilhe na biografia do Instagram

Colocar a URL de seu Linktree na biografia do Instagram é uma das melhores formas de apresentar suas outras páginas aos seus seguidores na rede social. Assim, pessoas poderão acessar diretamente, por exemplo, seu canal no YouTube, página no Facebook, o seu próprio site ou o site de sua empresa, etc.

Recomendamos manter sua página na ferramenta o mais limpa possível. Compartilhe lá links de sites que sejam realmente importantes, mas evite incluir links demais para que pessoas não se percam com o excesso de informação.

Personalize seu Linktree

Devemos dizer que, por mais que a versão gratuita da ferramenta já cumpra seu papel, se você realmente está interessado em personalizar a página de acordo com sua identidade visual, será necessário adquirir o plano PRO.

Mesmo assim, ter um Linktree personalizado ajuda pessoas a identificarem que ele é realmente seu ou de sua empresa, transmitindo confiabilidade.

Pronto para começar a usar o Linktree?

Esperamos que este guia tenha clareado suas dúvidas sobre a ferramenta e te ajudado a criar sua conta e usar os recursos básicos já disponíveis no plano gratuito. Antes de sair, não deixe de conferir também os 15 Melhores cursos de Instagram para gerar mais resultados!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download