20 melhores cursos de violão para aprender online

atualizado 5 de junho de 2023
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os cursos online facilitaram o acesso à educação em qualquer área do conhecimento. Pessoas com acesso a internet podem estudar a qualquer hora em qualquer lugar do planeta. 

Com a música, isso não é diferente. É possível aprender novos instrumentos online através de preços acessíveis e até mesmo com algumas opções gratuitas.

O que parecia algo improvável a uma década, hoje é algo muito comum. Diversos músicos desenvolvem e lançam seus cursos ensinando diversos instrumentos para todos os níveis de aprendizado.

Portanto, se você deseja aprender a tocar violão ou já toca e quer alcançar um nível mais avançado. 

Seja seu objetivo tocar sozinho, em um grupo ou se tornar um profissional, considere começar a estudar pela internet. 

Existem diversas opções de conteúdos didáticos que ensinam os primeiros passos para dominar o instrumento, indo até exercícios profissionais.

Para ajudar você a escolher a melhor alternativa de material para alcançar este sonho, preparamos uma lista com os melhores cursos de violão online. Confira e faça sua escolha. 

Qual o melhor curso de violão online?

Para escolher a melhor alternativa, avalie qual é seu ponto de partida e onde quer chegar no mundo da música usando o violão. 

Com isso em mente, opte por uma alternativa que esteja alinhada com seus objetivos. 

1. Curso de Violão Método Tríade Completo

Heitor Castro é um renomado professor de música que já conta com mais de 30 anos de experiência, ensinando mais de 62 mil alunos a tocar violão do zero. 

Com um grande currículo, o profissional conta com relevância na mídia e reconhecimento, sendo patrocinado por marcas como Yamaha, Edifier e Elixir.

O material conta com um vídeo gratuito que ensina qualquer um a tocar sua primeira música em apenas 10 minutos, independente de idade, conhecimento e escolaridade. 

A metodologia utilizada é o exclusivo Método Tríade de Ensino, desenvolvido pelo próprio profissional na década de 90. As aulas vão além da teoria e da prática, seu principal pilar é a motivação para manter os alunos interessados.

O curso é dividido em 9 módulos completos que contam com aulas passo a passo e somam mais de 70 horas. O material conta com acesso 24 horas por dia e pode ser baixado para ser assistido no modo offline. 

Além do acesso vitalício, o material também conta com conteúdos bônus, como apostilas atualizadas, atualizações constantes, sorteio de violões e equipamentos, 3 aulas presenciais e aulas ao vivo exclusivas para alunos.

Heitor Castro com braços abertos e enfrente dele o material do curso e violões

Carga horária: 72 horas

Certificado: Não possui um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Como afinar o violão
  • Harmonia e Percepção
  • Exercícios de Fluência
  • Batida Balada Básica
  • Treinamento de troca de acordes
  • Exercícios de Pestana
  • 9 Módulos

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma

2. Violão do Zero ao Samba (Udemy)

Disponível em uma das principais plataformas de ensino online da internet, o curso de Violão do Zero ao Samba já ensinou mais de 6.300 alunos a dominarem o instrumento. 

O material ensina os alunos a tocarem sua primeira música com apenas 4 aulas. 

O conteúdo completo conta com 67 músicas divididas em 85 aulas e 134 materiais de apoio como partituras, somando 10 horas de vídeo aula. 

Os alunos irão aprender com os principais gêneros, como Rock, Pop, MPB, bossa nova, samba e muito mais. 

Ao finalizar o curso os alunos irão aprender a tocar violão para acompanhar qualquer música e adentrar nos estudos de fingerstyle.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenderá dedilhados
  • introduções das músicas
  • leitura de Tablatura
  • aluno aprenderá os principais ritmos para se acompanhar nos gêneros Rock, Pop, Mpb, Bossa Nova, Samba, Swing, Reggae

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy

3. Curso Completo de Violão + 3 Revistas Digitais Grátis (Udemy)

Com 3 módulos e 52 vídeo aulas, esse é um curso da Udemy que já ensinou mais de 8.500 alunos a tocarem violão. 

O material é dividido em 3 módulos, com cada um acompanhando uma revista ilustrada oferecendo toda a explicação do que foi aprendido nas aulas. 

Isso tudo é feito com o passo a passo a partir do zero, ensinando a tocar praticamente todo o repertório da música pop nacional e mundial.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Você Será Capaz de Tocar Quase Todo o Repertório da Música Pop Nacional e Mundial
  • Acompanha uma Revista Digital Ilustrada com toda a Explicação do que você Aprendeu nas Vídeo-Aulas
  • Partindo do Zero

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy

4. Método Violão em 8 semanas

Que tal definir uma meta e se dedicar para gerar resultados? Com este curso é possível aprender do zero ao avançado em apenas 8 semanas. 

O material conta com um dos passo a passo mais rápido, simples e descomplicado para aprender a tocar violão no conforto e na segurança de sua casa. 

A metodologia única para ensino de violão é baseada na aprendizagem acelerada e permite que alunos que não acreditam ter talento ou dom, possam alcançar ótimos resultados.

O curso conta com acesso vitalício para seus alunos, mais de 110 aulas gravadas, material complementar em PDF e didática passo a passo.

São 14 módulos completos com 2 módulos bônus que usam o princípio de pareto e aplicam a Lei de Parkinson.

Principais tópicos:

  • Como Aprender a Tocar Violão do ZERO Através de Uma Metodologia Comprovada e Altamente Eficaz
  • Princípio 80/20
  • Lei de Parkinson
  • Material Organizado Gradativo
  • 3 Maneiras de Afinar seu Violão
  • Você aprenderá coisas como as partes do violão, afinação, notas, localização de notas
  • 15 módulos

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma

5. Aulas de Violão do Zero

As aulas de violão com Rafael Alves são recomendadas para quem quer aprender a tocar violão de um jeito divertido, fácil e animado do zero até dominar técnicas avançadas.

O material já ensinou mais de 15 mil alunos a evoluir e oferecer vários benefícios, como: 

  • Liberdade e tempo para o aprendizado
  • Desenvolvimento acelerado
  • Suporte
  • Didática passo a passo
  • Materiais de apoio
  • Vídeos em 4K
  • Exemplos práticos

O método é 100% online e usa uma metodologia inovadora para ensinar violão. O conteúdo é cirurgicamente selecionado para o desenvolvimento passo a passo e gradual dos alunos. 

O professor Rafael Alves é dono de um dos maiores canais sobre violão  no Brasil e tem mais de 15 anos de experiência ensinando pessoas a tocar e evoluir no violão.

O material é completo, com 23 módulos principais e 3 módulos bônus. Quem optar pelo curso também irá ganhar atualizações grátis, acesso vitalício, cifras de diversas músicas, músicas gospel, solos, riffs e afinações alternativas.

6. Violão Fingerstyle

Tem interesse em aprender técnicas mais avançadas? Aprenda seu primeiro arranjo e progrida até se tornar um violonista fingerstyle. 

O material é um dos cursos mais completos de Violão Fingerstyle da América Latina e oferece acesso vitalício. 

As vídeo aulas podem ser acessadas a qualquer momento e foram gravadas com o Dennis Ricardo, professor de música desde 1992. 

O conteúdo conta com músicas ensinadas no passo a passo, técnicas especiais de fingerstyle e como criar seus próprios arranjos para qualquer música.

Dennis Ricardo segurando um violão

7. Da Garagem aos Palcos - Curso de violão definitivo sertanejo

O Da Garagem aos Palcos é um curso de violão sertanejo definitivo voltado para quem deseja estudar para tocar como um músico profissional. 

O programa de estudo é completo e conta com teoria básica, ritmo arrocha, acordes mais usados, ritmo vanerão, ritmo modão, ritmo pop e ritmo bachata.

O professor do curso é João Paulo de Oliveira, o JP, nascido em Goianésia e trabalha como arranjador, produtor musical e sideman da dupla Simone e Simaria. 

8. Curso de Violão - Ninho Musical

O curso de violão Ninho Musical é uma ótima opção para quem deseja aprender a tocar 48 canções infantis em apenas 3 meses, praticando 20 minutos por dia e começando do zero. 

O material oferece uma ótima oportunidade de melhorar os encontros com os pequenos na rotina de casa, aulas e em sua vivência. 

O material envia aulas semanais gravadas bem detalhadas com as canções para serem praticadas. Os alunos também recebem PDFs complementares, letras, cifras e instruções.

O material começa ensinando do zero e conta com 12 aulas, que são liberadas semanalmente e também irá contar com encontros semanais exclusivos para os alunos, com dúvidas, perguntas e respostas.

9. Curso de Viola Caipira Online - Fraternidade Seja Violeiro

Com um total de 35 módulos, a Fraternidade Seja Violeiro conta com um conteúdo completo considerado o melhor curso online de viola do Brasil. 

O material é um curso online para Viola Caipira com aprendizado rápido e suporte exclusivo via WhatsApp. 

São mais de 60 aulas gravadas em full HD onde os alunos são ensinados na primeira aula e é possível aprender a tocar até 15 músicas em 6 semanas.

O curso foi desenvolvido para que qualquer pessoa possa aprender a Viola Caipira, com uma didática excepcional desenvolvida em mais de 25 anos.

O conteúdo usa uma linguagem simples, prática, direta e focada nas principais dificuldades comuns a todos que estão estudando o instrumento.

10. Curso de Violão 1: Primeiros passos com o Violão

O Curso de Violão 1 - Primeiros passos é uma alternativa para iniciantes oferecida na plataforma musicdot.

O material ensina os primeiros acordes e levadas para tocar diversas músicas, como treinar seu primeiro dedilhado, como treinar para ter agilidade na troca de acordes e a lógica por trás do sistema de cifras. 

As aulas desse curso ajudam os alunos a conhecer a diferença da sonoridade de acordes maiores e menores, conhecer melhor o violão e a tocar músicas com poucos acordes.

Captura de tela do curso de violão 1 - primeiros passos com o violão

11. Curso de Violão – Via Musical

O Via Musical é uma plataforma digital criada com o objetivo de ensinar violão de uma forma diferente e interativa.

O site permite enviar vídeos para o professor avaliar e ajudar a aprimorar suas habilidades. As aulas vão do básico ao avançado, ensinando o violão popular, clássico e harmonia.

O serviço também conta com uma ferramenta para descobrir o seu nível atual e receber dicas fundamentais para sua evolução.

Principais tópicos:

  • Violão popular – básico, intermediário e avançado
  • Harmonia
  • Violão Contrução de arranjos

Tipo de acesso: Acesso através de um plano mensal, semestral ou anual.

12. Cifra Club Academy – Violão

Um dos maiores portais do Brasil de cifras para violão e outros instrumentos também conta com seu próprio curso de violão online.

O material conta com uma abordagem abrangente, ensinando mais sobre o instrumento, tablaturas, dedilhado, riffs, solos e outras técnicas.

A proposta é ensinar através de vários conteúdos, com exercícios e um grande repertorio para treinar e aprender violão de forma divertida.

Carga horária: 12 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Conhecendo o violão
  • Como ler cifras e acordes básicos
  • Ritmos, acordes e repertório
  • Dividindo ritmos entre acordes
  • Como fazer solos, ler tablaturas e mais
  • Dedilhado
  • Como fazer riffs e outras técnicas

Tipo de acesso: Acesso através de um plano mensal, semestral ou anual.

13. Curso de Violão Gratuito Online – Cursa

Essa é uma alternativa básica e gratuita para quem deseja aprender o básico focando na prática do instrumento.

A proposta do conteúdo é ensinar os conceitos básicos de teoria musical, leitura de cifras, tablaturas e escalas. É importante ressaltar que o objetivo não é ler partituras.

Carga horária: 3 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Violão básico
  • Notas e oitavas
  • Afinando o violão
  • Tempo e compasso
  • Destravando os dedos
  • Primeiros acordes
  • Músicas

Tipo de acesso: Acesso gratuito através da plataforma Cursa.

14. Curso Completo de violão – Primeiros Acordes

Com mais de 17 horas de conteúdo, esse é um curso para quem busca um material de estudos completo.

O curso aborda os principais assuntos para que estudantes de nível iniciante e intermediário sejam capazes de dominar o violão.

O site também conta com materiais de estudos para outros instrumentos, como viola caipira, cavaco, guitarra, contrabaixo e teclado.

Carga horária: 17 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Notas
  • Acordes
  • Batidas
  • Dedilhados
  • Teoria
  • Formação de escalas
  • Campo harmônico
  • Formação de acordes
  • Exercícios

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao curso através do site Primeiros Acordes.

15. Curso de Violão Clássico Gratuito – Portal IDEA

Pessoas de todas as idades desejam aprender o violão clássico para reproduzir sem som encantador, mas muitos acham que esse tipo de conteúdo não é acessível.

Se você ama a música e tem interesse em começar a estudá-la através do violão, essa pode ser uma alternativa interessante.

O curso é gratuito e ensina o básico para começar a se adaptar ao instrumento e iniciar sua jornada de aprendizado.

Carga horária: 8 a 280 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Braço
  • Escala pentatônica
  • Diferenças entre violão popular e violão clássico ou erudito
  • As partes do violão, conservação e manutenção
  • Postura das mãos para execução no violão
  • Notas naturais na pauta e no braço do violão em visão vertical
  • Notas naturais na pauta e no braço do violão em várias regiões
  • Arranjos simples em dó maior

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emitir o certificado de conclusão.

16. Curso de Violão Grátis para Iniciantes – Fórmula do Violão

Em 4 módulos diferentes compartilhados gratuitamente no YouTube, esse material ensina o básico para iniciantes.

As aulas abordam conteúdos simples, fáceis e práticos. A partir do material será possível aprender a tocar violão da forma mais simples possível.

O conteúdo também oferece exercícios preparatórios, seus primeiros acordes, ritmos, como fazer dedilhados e sequências musicais.

17. Curso de Violão – Descomplicando a Música

Esse é um curso completo sem taxas extras ou surpresas, dando acesso ao material para seus alunos por tempo indeterminado.

O material usa uma didática diferente, ensinando técnicas com detalhes exclusivos para a mão esquerda e a mão direita separadamente.

Principais tópicos:

  • Conhecendo o instrumento
  • As posições corretas
  • Trabalhando a mão esquerda
  • Tocando a primeira música
  • Cifras dos acordes
  • Mão direta e acordes
  • Pestanas
  • Power Chords
  • Acordes
  • Dedilhado
  • Campo harmônico

Tipo de acesso: Acesso ao curso por tempo indeterminado.

18. Cursos de Violão Gratuitos – Learncafe

A Learncafe é uma plataforma de ensino a distância que oferece cursos gratuitos dos mais variados temas.

Na área de música, usuários da plataforma podem acessar três materiais diferentes sobre violão: curso para iniciantes, músicas fáceis para tocar no violão e violão para avançados.

É mais uma alternativa curso de violão gratuito para quem deseja aprender a tocar o instrumento, mas ainda não quer se arriscar comprando um curso mais completo.

19. Curso Violão: Criatividade e Técnica – Elodie Bouny

Esse é um conteúdo para quem busca aprender em um nível mais avançado, abordando criatividade e composição.

O curso é muito inovador em sua metodologia, focando tanto na técnica quanto na composição e arranjo.

A proposta do conteúdo é unir os universos da criação musical e da técnica de violão em um só curso, preparando alunos para o sucesso.

Carga horária: 10 horas

Principais tópicos:

  • O arranjo como porta de entrada na composição
  • Como achar um quadro no qual compor?
  • Como aprender com os seus modelos
  • Scordaturas
  • Sobre variação e repetição
  • Conceitos de tema, desenvolvimento e forma a partir da análise de peças para violão e outras formações
  • Técnica pura x técnica aplicada ao repertório
  • Técnica e criatividade (metrônomo, jogos rítmicos, criação de exercícios)
  • Como "preparar o terreno" de uma música nova

Tipo de acesso: 5 aulas online ao vivo através do Zoom.

O último item em nossa lista de cursos de violão online é um material gratuito que apresenta os principais tópicos para aprender a tocar violão.

As aulas apresentam lições fáceis e práticas, dispensando teorias musicais desnecessárias para quem deseja apenas começar.

O material oferece uma forma rápida de aprender a tocar, focando no básico e ensinando através da prática.

Carga horária: 16 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo e ao certificado.

Preparado para começar um curso de violão?

Aprender a tocar um novo instrumento ou aprimorar seus conhecimentos é um processo que pode levar tempo, mas é muito recompensador. 

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado você a escolher a melhor alternativa para começar aprender a tocar violão.

Caso também tenha interesse em aprender inglês para aumentar seu repertório com músicas internacionais, confira nosso artigo com os melhores cursos de inglês online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download