Top 20 cursos de oratória: melhores dicas e para melhorar a sua

atualizado 7 de março de 2024
Tempo de leitura20 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Oratória é a arte de falar em público. Por mais que muitos acreditem que isso é um dom, essa arte pode ser aprendida através de um curso de oratória online.

Essa habilidade pode fazer diferença em sua vida, seja para se comunicar melhor, ensinar, ter autoconfiança e estar preparado para situações como entrevistas de emprego, apresentações e reuniões.

No entanto, falar em público pode ser um desafio para muitas pessoas. Alguns preferem imaginar que estão sozinhos e usar outras técnicas para conseguir falar, no entanto, isso não muda o fato de que irão precisar falar para uma audiência.

Pessoas com dificuldades também podem sentir-se inseguras e acabarem questionando a si mesmas.

"Será que vão entender o que estou dizendo? Será que meu discurso é entediante? Será que escolhi as palavras certas?", essas são algumas dúvidas que podem andar juntas com quem tem dificuldade na oratória.

Identificar que você tem dificuldades e entendê-las pode ser o primeiro passo para melhorar nesse quesito.

O importante mesmo é ter vontade de superar esse desafio e uma das maneiras mais práticas para fazer isso é através da ajuda profissional com um curso de oratória.

Se você deseja melhorar a comunicação em sua vida, tanto pessoal quanto profissional, confira o nosso artigo para entender mais sobre oratória e conhecer cursos que podem ajudar você.

O que é um curso de oratória e para que serve?

É um curso que ajuda as pessoas a trabalharem e melhorarem suas ferramentas de comunicação, identificando pontos fracos e fortes para desenvolvê-los.

Através das aulas é possível aprender mais sobre como conquistar a atenção do público e fazer apresentações que impactam.

O curso é altamente recomendado para pessoas que têm dificuldades em sua comunicação. O aprendizado na área apresenta formas de melhorar tanto a linguagem verbal quanto corporal, e, principalmente, a confiança.

Afinal, não saber se comunicar bem é uma característica que pode prejudicar a vida pessoal e profissional.

Portanto, aprender a ter uma boa oratória irá ajudar a aproveitar oportunidades e expressar suas ideias de forma mais clara.

O curso de oratória é recomendado para quem?

O curso é altamente recomendado para pessoas que trabalham ou querem trabalhar com comunicação, lidando com o público e apresentações.

Porém, pessoas que não trabalham diretamente com comunicação também podem se beneficiar bastante de um curso de oratória.

Aprender a se comunicar bem é algo muito importante para fazer boas apresentações profissionais, apresentações acadêmicas e reuniões profissionais em equipe.

Afinal, é uma forma de aprender técnicas e a base de todas as relações, que é a comunicação.

O curso também é recomendado para pessoas que já são extrovertidas. Até porque, conseguir se comunicar para uma ou várias pessoas não significa que está ação está sendo realizada da melhor maneira possível.

Aprender sobre oratória é ter a sua disposição as ferramentas e técnicas necessárias para obter êxito em sua comunicação.

Ou seja, independente de ser introvertido ou extrovertido, cursar aulas de oratória pode gerar muitos benefícios profissionais e pessoais.

7 dicas para melhorar sua oratória

Caso tenha uma apresentação agendada ou esteja buscando melhorar sua oratória antes de começar um curso, confira algumas dicas que vão direto ao ponto e já podem te ajudar.

1. Pratique bastante

A maior dica para melhorar sua oratória é praticar bastante e quando cansar, praticar mais um pouco.

Não existe segredo, quanto mais praticar, melhor você vai ficar. Portanto, use cada oportunidade de falar em público como uma oportunidade.

Caso tenha apresentações agendadas em sua faculdade, trabalho ou igreja, tente praticar em frente ao espelho ou até mesmo se gravar e assistir para identificar possíveis melhorias.

2. Conheça bem sua audiência

orador se apresentando para seu público enquanto eles acenam de volta

Antes de preparar sua apresentação ou começar a falar, tente conhecer e entender que é o seu público.

Quem são essas pessoas? Quais são seus interesses? Quais são suas dores e desejos?

Tentar responder essas perguntas pode ajudar a preparar uma mensagem melhor, entregando seu conteúdo de uma forma que se conecte mais com elas.

3. Prepare uma abertura de impacto

A abertura é uma etapa fundamental em toda apresentação, afinal, é ela que vai dizer o tom de todo o resto do seu discurso.

Portanto, busque formas de capturar a atenção de sua audiência logo no início para garantir que estarão interessados em ouvir o que você tem a dizer.

4. Se comunique de forma clara e direta

Depois de conhecer sua audiência, é importante se comunicar da forma mais apropriada.

Portanto, busque utilizar uma linguagem que faça sentido para o seu público. Evite usar palavras complicadas ou termos técnicos que podem confundir os ouvintes.

5. Use recursos visuais

homem fazendo sua apresentação e mostrando gráficos em seus slides

Recursos visuais como apresentações de PowerPoint, imagens e vídeos podem ajudar a entregar sua mensagem com mais efetividade.

Portanto, prepare seus slides e pratique sozinho sua apresentação com eles para garantir um conteúdo interessante aos ouvintes.

7. Use a linguagem corporal

A linguagem corporal é tão importante quanto o conteúdo que é falado em sua apresentação.

Busque por formas de praticar e melhorá-la. Busque manter a postura, faça contato visual e use gestos para enfatizar os principais pontos da apresentação.

8. Use pausas e variações de velocidade

Use pausas estratégicas para enfatizar os principais pontos de sua fala, ajudando seu público a assimilar as informações com mais facilidade.

Além disso, busque variar o ritmo e a velocidade de sua fala para tornar sua apresentação mais interessante.

9. Conte histórias

Aproveite o poder que as histórias oferecem de envolver e conquistar o público.

Se tiver tempo para se preparar, use narrativas que sejam relevantes para ilustrar seus argumentos e tornar o conteúdo de sua fala mais interessante e fácil de lembrar.

10. Finalize com uma conclusão de impacto

Assim como sua abertura presta ter impacto para captar a atenção dos ouvintes, o final de sua apresentação é importante para que os participantes lembrem do que foi dito.

Busque finalizar o seu discurso com alguma frase de impacto que fique na lembrança da sua audiência.

Você também pode terminar sua apresentação pedindo por um feedback, respondendo perguntas ou usando algum call-to-action.

Qual o melhor curso de oratória online?

Após entender o que é o curso de oratória e seus benefícios, confira a lista de cursos de oratória que preparamos para você.

1. Método Falantes

O Método Falantes é uma ótima opção para quem está procurando por soluções mais práticas de oração.

Através do curso é possível desenvolver a habilidade de falar em público em apenas 7 dias. Isso é possível com 30 minutos diários de estudo, o necessário para superar dificuldades e começar a preparação para se comunicar em qualquer ocasião.

O método foi desenvolvido após 10 anos de experiência com mais de 3500 alunos. Ao todo, são 5 passos para desenvolver uma oratória perfeita para falar em público de forma definitiva.

O treinamento promete que seus alunos ganharão muito mais confiança com apenas algumas horas de prática, irá ensinar como convencer e influenciar pessoas, ser ouvido e respeitado quando apresenta ideias, ter tranquilidade e segurança para fazer apresentações, negociar e fechar clientes, e muito mais.

Ficha técnica:

Carga horária: 10 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estrutura do Aprendizado
  • Liberte-se dos seus medos e crenças
  • Os 5 Passos da Oratória Perfeita
  • Aplicando o Treinamento
  • Entendendo a Ferramenta Canvas

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Hotmart.

2. COMUNIQUE – Curso de Oratória (Udemy)

O COMUNIQUE é um curso de comunicação e oratória para quem deseja perder sem medo e aprender a falar de uma maneira que façam as pessoas se interessar em ouvir, principalmente na hora daquela entrevista de emprego.

Este material cria comunicadores. Com uma série de técnicas de comunicação utilizadas por prestigiados comunicadores do mundo inteiro, o conteúdo do curso revela os conhecimentos necessários para aprender a falar bem em público.

O curso é recomendado para todo tipo de pessoa. Tímidos e calados, até mesmo extrovertidos e comunicativos que também desejam desenvolver sua habilidade de criar apresentações.

Você irá aprender sobre:

  • Storytelling: como contar suas histórias de formas que despertam o interesse do seu público.
  • Confiança e credibilidade: como usar sua linguagem corporal para transmitir confiança.
  • Técnicas de aquecimento: como se preparar para falar em público.
  • Controle do nervosismo: técnicas que irão reduzir o nervosismo e aumentar a tranquilidade antes da fala.
  • Técnicas de persuasão: como fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a aceitar o que você está propondo.
  • Empatia: como conquistar a empatia do seu público através de técnicas de comunicação.

Ficha técnica:

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Storytelling
  • Como transmitir confiança e credibilidade através da sua linguagem corporal
  • Técnicas de aquecimento: Como preparar se preparar para o momento em que você for falar
  • Como reduzir o nervosismo antes de apresentações
  • Técnicas de persuasão
  • Empatia: Como ganhar a empatia das pessoas através de diversas técnicas de comunicação

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

3. Comunicação e Oratória | O Guia Completo (Udemy)

Esta é uma das alternativas mais simples, práticas e objetivas de curso de oratória online encontrada na internet.

Seu conteúdo ensina sobre a comunicação eficiente e não violenta, indo muito mais além das palavras. Tudo o que é relacionado à comunicação é considerado, como antecipação, técnicas, estratégias, sentimentos e expressões corporais.

O material foi desenvolvido para garantir que sua mensagem seja impactante e inesquecível para quem está ouvindo.

No curso os alunos irão aprender como comprar bloqueios na oratória, organizar melhor suas ideias e se comunicar de forma clara, firme e estratégica.

Os alunos também irão contar com exercícios para aperfeiçoar sua dicção, entender como agir e se comunicar estrategicamente em contextos, equipes e culturas diferentes.

Além disso, o material também ensina como se tornar um bom ouvinte, pois é algo essencial para um bom comunicador.

O curso ensina:

  • Como sair da timidez para um padrão de comunicação com controle e poder.
  • Como influenciar e marcar as pessoas através da sua comunicação
  • Técnicas e padrões de comunicação para acelerar seu crescimento e resultados.
  • Como persuadir as pessoas para que façam o que está sendo proposto.
  • Desenvolver uma linguagem corporal marcante e persuasiva.
  • Como se comunicar com confiança e clareza em qualquer situação de sua vida.

mulher em destaque fazendo sua apresentação

Ficha técnica:

Carga horária: 6 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Comunicação com poder e controle sobre as situações
  • Como influenciar e marcar as pessoas através da sua comunicação
  • Técnicas e padrões de comunicação que vão acelerar seu crescimentos e resultados
  • Como persuadir as pessoas para que elas queiram fazer o que você está propondo
  • Desenvolver uma linguagem corporal marcante e persuasiva
  • Storytelling: o segredo para prender a atenção das pessoas em todas as suas falas e apresentações

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

4. A Arte de Falar em Público

O Curso de Oratória A Arte de Falar Em Público apresenta aos seus alunos todas as ferramentas, recursos e passos para se tornar um comunicador de impacto.

O treinamento foi desenvolvido e é ministrado pelo palestrante na área comportamental com foco em criatividade, atitude e oratória Israel Elias.

Com um total de 5 módulos, o curso é bastante acessível, guia os estudantes com conteúdos desenvolvidos para estimular o autoconhecimento, acabar com o medo de se apresentar em público e fazer apresentações comunicativas e impactantes.

Os temas abordados são:

  • Preparo mental, um início fundamental para reforçar sua mente quanto ao medo de falar em público.
  • O medo, como praticar seu discurso para vencer o medo com técnicas que geram resultados.
  • Autoconhecimento, uma etapa fundamental para se comunicar bem.
  • Apresentação poderosa, como falar de uma maneira que faça com que as pessoas queiram te ouvir.
  • Persuasão e storytelling, saber como encantar as pessoas com sua fala, fazendo discursos e palestras de sucesso.

Quem optar por fazer o curso também terá acesso a módulos extras, o livro digital Atitude Poderosa – As 5 chaves para sair do querer e começar a fazer, suporte para tirar dúvidas, acesso vitalício e dicas de livros sobre comunicação.

Ficha técnica:

Carga horária: 20 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Testes de autoconhecimento e potencial de convencimento
  • Preparo Mental
  • Fortalecimento e ferramentas
  • Persuasão
  • Na prática

5. Curso Online Grátis de Comunicação e Oratória – GINEAD

O site GINEAD oferece um curso de oratória online e gratuito. Porém, alunos que desejarem a certificação precisarão pagar um valor para emitir seu certificado digital.

O curso usa uma metodologia que estimula o aprendizado autônomo, exigindo o estudo de todos os módulos abordados.

O estudo é simples e prático, porém será necessário prestar atenção e estudar várias vezes os textos apresentados, fazer observações sobre o conteúdo e realizar a avaliação online quando estiver preparado.

O curso tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem técnicas para ajudar na atuação na área de atendimento ao cliente.

Os módulos abordam fundamentos de etiqueta pessoal, postura e comunicação pelo telefone, técnicas de oratória e dicção. Ao final do curso, será possível transportar todo o conhecimento teórico para a prática.

O curso conta com uma carga horária de 30 horas.

Ficha técnica:

Carga horária: 30 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Etiqueta Pessoal e Comportamento no Ambiente de Trabalho
  • Postura e Comunicação ao Telefone
  • Técnicas de Oratória e Dicção

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao conteúdo enquanto o curso estiver online.

6. Curso de Oratória e Apresentação em Público

Segundo a descrição do site Prime Cursos, cerca de 60% dos brasileiros têm medo de falar e se expor ao público.

Por isso, oferecem uma opção gratuita de curso. Afinal, pessoas capazes de falar bem em público apresentam um diferencial importante em sua carreira e nos processos de seleção de emprego.

O curso ajuda os alunos a aprenderem como controlar seu nervosismo na hora de falar em público, durante apresentações, como planejar um discurso eficiente, como lidar com imprevistos e mais.

Com uma carga horária total de 35 horas, o curso também aborda temas como a melhor forma de apresentar projetos, como reconhecer e entender o seu público, principais erros que devem ser evitados, principais precauções ao falar em público, conduta correta e linguagem corporal.

Ficha técnica:

Carga horária: 35 horas

Certificado: Oferece um certificado digital avulso.

Principais tópicos:

  • A melhor forma de apresentar um projeto, trabalho etc.;
  • Reconhecer e entender o seu público;
  • Principais erros e precauções que uma pessoa deve ter ao falar em público;
  • Qual a conduta correta ao falar em público;
  • Linguagem corporal entre outros.

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao conteúdo enquanto o curso estiver online.

7. Curso de oratória – Learncafe

Com 60 vídeos, o curso da plataforma Learncafe irá ajudar você a aprender a ter uma boa oratória através de boas expressões, vícios de linguagem e mais.

Completo e gratuito, o curso tem 59 módulos que abordam todos os temas relacionados à oratória, desde ênfase, entonação e pausa na fala até, até a linguagem corporal e a oratória emocional.

O curso tem uma carga horária de 24 horas e assim como as outras opções é gratuito, porém quem deseja ter seu certificado irá precisar pagar um valor.

Ficha técnica:

Carga horária: 24 horas

Certificado: Oferece um certificado digital avulso.

Principais tópicos:

  • Técnicas de oratória;
  • Erros comuns na oratória;
  • O segredo de falar em público;
  • Como começar uma apresentação de alto impacto.

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao conteúdo enquanto o curso estiver online.

8. Curso de oratória gratuito – Unova Cursos

A Unova conta com um curso de oratória gratuito focado na melhoria tanto da oratória quanto da dicção. Apesar de ser grátis, o certificado do curso só pode ser adquirido após um pagamento.

O curso conta com aulas digitais e uma carga horária de 50 horas. O conteúdo programático do curso conta com os tópicos: comunicação, a fala, exercícios de dicção, vocabulário, a voz, princípios básicos do discurso, construção de discurso, preparando sua apresentação, recurso visual e regras básicas da apresentação oral.

homem de terno se apresentando em frente a um público em um auditório

Ficha técnica:

Carga horária: 50 horas

Certificado: Oferece um certificado digital avulso.

Principais tópicos:

  • Técnicas para uma boa oratória;
  • Como adquirir uma boa dicção;
  • A arte de falar em público;

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao conteúdo enquanto o curso estiver online.

9. Curso de oratória gratuito – Sest Senat

O Sest Senat conta com uma plataforma de Ensino à Distância com diversos cursos gratuitos, um deles é o de oratória.

Quem deseja aprender a falar bem diante de plateias ou individualmente pode aprender as técnicas de oratórias através das aulas.

No curso você irá aprender o que é oratória, o potencial comunicativo, elementos da oratória, tipos de público com quais nos comunicamos e técnicas de oratória.

O curso conta com 20 horas de carga horária e também apresenta atividades de fixação, um material didático para download e bibliografia complementar.

Ficha técnica:

Carga horária: 20 horas

Certificado: Oferece um certificado digital avulso.

Principais tópicos:

  • O que é oratória;
  • Potencial comunicativo;
  • Elementos da oratória;

Tipo de acesso: Acesso ilimitado ao conteúdo enquanto o curso estiver online.

10. Curso de oratória gratuito – Certificado Cursos Online

Útil para diversas áreas de sua vida, o curso é focado na atuação profissional onde uma boa apresentação verbal faz a diferença.

O curso de oratória gratuito oferecido pela Certificado Cursos Online tem uma duração total de 35 horas, exige um nível de habilidade básico.

Vale ressaltar que o curso conta com critérios de avaliação para assegurar o aprendizado.

Seu conteúdo programático conta com um teste sobre o seu potencial comunicativo e os tópicos: comunicação e marketing pessoa, a arte de falar em público, voz, como apresentar bem suas ideias, ler com segurança e expressividade, gestos e identidade corporal, vestindo-se para o sucesso, marketing pessoal eficaz, pequenos segredos de comunicação, motivação e sucesso.

11. Oratória e Palestra de Alto Impacto Sem medo

Esse curso de oratória ensina com profundidade a essência da comunicação, tornando aulas em palestras de alto impacto.

O conteúdo aborda a motivação da comunicação humana, o que procuramos quando nos comunicamos e o que esperamos inconscientemente quando ouvimos alguém falar.

A ideia não é apenas agradar o público, mas fazer com que ele mude de perspectiva na vida e comece agir conforme suas sugestões imediatamente.

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O medo
  • Humor
  • Histórias
  • Motivar a ação
  • Modelagem
  • Boas práticas
  • PowerPoint

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

12. Curso Oratória Sem Limites

O Oratória Sem Limites é um curso que mostra como falar em público e conquistar uma boa oratória do zero.

O material usa um método validado pelo mercado para realizar apresentações e palestras com confiança, estratégia, vencendo seus medos e inseguranças.

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O medo de falar em público
  • Técnicas de oratória
  • Comunicação não verbal
  • A organização didática da fala passo a passo
  • Preparação e apresentação dos slides
  • Gestos, postura, olhar e fisionomia do orador

Tipo de acesso: Acesso ao curso por 1 ano.

13. Curso de Oratória e Dicção – Academia da Expressão

Com aulas práticas online, o curso Personal é um treinamento para quem tem um desafio pontual como uma apresentação ou reunião onde será preciso preparo prévio de expressão e oratória.

O site também oferece outras variações do curso para quem tem seus objetivos, com programas personalizados de acordo com suas metas.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Falar com clareza e convicção
  • Eliminar vícios de linguagem
  • Controlar a ansiedade
  • Expressividade da voz e postura
  • Aberturas criativas e encerramentos marcantes
  • Fazer apresentações no estilo TED
  • Criar empatia e interação com seu público
  • Lidar com perguntas e respostas
  • Técnica punch para apresentações marcantes

14. Clube da Fala

O Clube da Fala é um portal que reúne conteúdos pagos e gratuitos voltados para o ensino de técnicas de oratória.

O diferencial da plataforma e sua própria metodologia única e inovadora que tem como proposta ir além da comunicação.

Para isso, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar de professores bem capacitados para ministrar as aulas.

15. Curso de Oratória e Comunicação – Conquer Plus

A Conquer Plus oferece um curso completo de oratória, apresentando trilhas de aprendizado personalizado para que os alunos percam seu medo de falar em público.

As aulas ensinam a dominar as melhores técnicas para controlar o nervosismo, se comunicar com segurança e transmitir credibilidade.

O conteúdo ajuda a aumentar o seu poder de persuasão e ensina a se comunicar de forma estratégica em qualquer situação.

Carga horária: 15 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Oratória e você
  • Consciência corporal e autopercepção
  • Conhecendo sua voz
  • Falas que engajam
  • Tacada de mestre
  • Hack de voz para oratória
  • Usando o corpo a seu favor
  • A oratória do dia a dia

Tipo de acesso: Acesso ao conteúdo por 1 ano.

16. Curso de Oratória e Apresentação em Público – Edune

A Edune conta com um curso de oratória gratuito que ajuda a desenvolver sua pronúncia, falar com o público e lidar com o nervosismo para ter um discurso mais eficiente.

O conteúdo consiste em três conceitos chave: conhecer seu público, trabalhar na interação com os ouvintes e usar recursos audiovisuais.

Carga horária: 50 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Técnicas para uma boa oratória
  • Como adquirir uma boa dicção?
  • Comunicação e Marketing Pessoal
  • Gestos: Identidade Corporal
  • Montando um Discurso
  • A Arte de Falar em Público
  • Voz: Essa Forma Mágica de Comunicação

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo do curso, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

17. Curso de Oratória de alta performance – Kultivi

As aulas da Kultivi sobre oratória ensinam seus estudantes a serem mais assertivos e dar o primeiro passo para diminuir o medo de falar em público.

O conteúdo desmistifica conceitos, como: falar em público é um dom ou soft skill?

O material também apresenta as características de um bom comunicador, como escolher as melhores estratégias e ferramentas para desenvolver essa habilidade.

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • A mentalidade
  • As estratégias vencedoras
  • As armas poderosas

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo do curso, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

18. Curso de Oratória Gratuito – iEstudar

A plataforma iEstudar oferece mais uma alternativa de conteúdo gratuito completo para quem deseja aprender a falar em público.

O material conta com aulas atualizadas que reúnem os principais temas em apostilas em PDF, que podem ser baixadas e lidas a qualquer momento mesmo sem internet.

São 60 horas de conteúdos que abordam a comunicação oral e corporal, o medo de falar em público, controle emocional e mais.

Carga horária: 60 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Controle emocional
  • Lidando com o medo ao falar em público
  • Técnicas de apresentação em público
  • Vocabulário, voz e gestos
  • Comunicação oral e expressão corporal
  • Contexto e plateia

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo do curso, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

19. Curso de Oratória Online – Gyn Cursos

Esse material foi desenvolvido para ensinar dicas e técnicas importantes para ter controle e segurança na hora de falar em público.

Seja no trabalho ao apresentar um projeto, em seminários, em discursos ou no seu dia a dia para abordar clientes, o conteúdo visa melhorar sua comunicação e acabar como problemas como timidez e problemas na pronúncia de palavras.

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Volume ou altura da voz
  • Como pronunciar a letra R
  • Uso de sotaques
  • Vícios de linguagem
  • Apresentação em público
  • Use sempre o microfone
  • Seja sincero ao falar
  • Seja realista ao falar
  • Dar entrevista ao vivo

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo do curso, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

20. Como Falar em Público e Melhorar a Oratória – Estácio

Por fim, a instituição de ensino Estácio também conta com seu próprio curso de oratória online.

O material ensina as melhores práticas de oratória para aplicar no seu dia a dia, tornando sua comunicação mais natural e passando confiança em suas falas.

As aulas foram desenvolvidas usando terminologias simples, atuais e práticas. O foco é trabalhar as habilidades no campo da comunicação e ajudar os alunos na preparação do discurso pessoal e profissional.

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Oratória
  • Preparação do discurso

Tipo de acesso: Acesso por 1 ano na plataforma Estácio online.

Preparado para aprender com um curso de oratória?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender a importância da oratória e apresentado boas opções gratuitas para desenvolver e melhorar sua comunicação.

Caso você tenha interesse em aprender sobre outras áreas do conhecimento e até mesmo profissões, confira o nosso artigo com os melhores cursos online para começar a aprender hoje.

E não se esqueça de entender sobre o que é oratória antes de escolher o seu curso.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download