10 melhores cursos de francês online em 2024

atualizado 2 de abril de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente. Falar uma segunda língua como o inglês ou o espanhol já não é mais um diferencial tão importante, hoje em dia é quase uma obrigação.

Portanto, mais e mais pessoas estão buscando o aprendizado de um terceiro idioma para se destacarem. Uma das opções mais procuradas é o francês.

Uma língua bastante popular, o idioma francês pode ser importante para o mercado de trabalho tanto quanto para pessoas que apreciam a cultura francesa, desejam visitar o país ou até mesmo morar nele.

Outra vantagem de estudar o francês é que a língua também está bastante presente em outros países, como Bélgica, Suíça, Canadá, Marrocos e Senegal.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode aprender uma nova língua através da internet, economizando e otimizando sua rotina.

Confira a seguir os melhores cursos de francês online disponíveis na internet e faça sua escolha para começar a aprender hoje mesmo.

Qual o melhor curso de francês online?

Existem diversas alternativas de plataformas de ensino à distância e cursos online para aprender francês na internet.

Confira nossa lista para encontrar um curso que esteja alinhado com seu ritmo de estudo e objetivos com o idioma.

1. Curso de Francês Completo - Do Básico ao Avançado (Udemy)

Este é um curso de francês desenvolvido pela Academia das Línguas, uma escola completamente focada em ajudar seus alunos a saírem de qualquer nível e alcançarem a fluência.

O material está disponível na plataforma Udemy, um site de ensino à distância que conta com diversas opções de cursos de qualidade em várias áreas do conhecimento.

Neste curso quem irá ensinar tudo o que é necessário para saber francês é a professora Noemia, que já ensinou mais de 9 mil alunos com esse material.

Ela irá ensinar do básico ao avançado para sair do seu nível e se tornar capaz de entender, falar, escrever e se comunicar usando a língua.

O curso foi desenvolvido com a experiência da professora Noemia após ensinar centenas de alunos presencialmente e online. Isso faz com que o conteúdo funcione bem para pessoas de todas as idades e níveis francês.

O curso conta com mais de 8 horas de vídeo aula, mais de 70 recursos adicionais para download, diversos exercícios e situações reais do dia a dia.

imagem panorâmica de paris mostrando o rio sena e a torre eiffel

Ficha técnica:

Carga horária: 8,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda Francês para Viajar, Trabalhar, Ler, ver vídeos e filmes
  • Melhore seu nível de Francês até o Avançado
  • Tudo que você precisa saber de Francês, do básico ao avançado
  • Você vai aprender a se comunicar em todas as situações
  • Ser capaz de entender, falar, ler e escrever em francês sem dificuldades
  • Situações reais do dia a dia em francês

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma da Udemy

2. Rocket French

A Rocket Languages é uma plataforma de ensino completa, conhecida pelo mundo inteiro por pessoas que desejam aprender novos idiomas online.

O curso oferecido pela empresa ensina através de aulas tradicionais e atividades para estimular o ensino.

Dentre estes exercícios, estão o treino de pronúncia, gramática e atividades de reforço, além de aulas exclusivas sobre a cultura francesa.

Os alunos podem optar por ingressar no curso em 3 níveis diferentes, que vão do mais básico ao avançado ou fazer um pacote com todos os níveis para garantir um aprendizado progressivo.

Ficha técnica:

Carga horária: Até 422 horas de lições

Principais tópicos:

  • Aprenda Francês no seu tempo
  • Perca o medo de falar em voz alta
  • Treine a sua conversação
  • Lições de gramática e cultura
  • E mais.

Tipo de acesso: Acesso vitalício.

3. italki

Uma das melhores formas de aprender francês online é tendo um tutor dedicado para ajudá-lo. Felizmente, hoje você pode usar o serviço do italki para ter aulas individuais personalizáveis e aprender diretamente com professores certificados.

A melhor parte é que você conseguirá ajustar as aulas de acordo com a sua disponibilidade e orçamento, além de poder conectar-se a uma comunidade global de alunos de idiomas, na qual você poderá tirar dúvidas e interagir com mais estudantes.

Acesse o site da italki e confira os tutores disponíveis para começar a aprender francês. Na lista, você pode conferir o número de aulas que cada professor deu e a classificação do curso de francês, assim como agendar uma aula experimental!

O melhor tutor francês para você - italki

4. Babbel

O Babbel também é uma plataforma de ensino online que conta com as ferramentas necessárias para um aprendizado prático, fácil e intuitivo.

O site divide o conteúdo de seus cursos em pequenos blocos criados com base nas necessidades do dia a dia.

Desta forma, os alunos aprendem as partes mais essenciais da língua, como se apresentarem, fazerem pedidos em estabelecimentos e outras lições importantes.

Com mais de 1 milhão de usuários, o conteúdo inicial do curso de francês do Babbel é aberto. No entanto, após alcançar certo nível no curso, será preciso assinar um plano para continuar estudando pela plataforma.

5. Bonjour de France

Essa é uma opção de curso para estudantes que já têm um conhecimento mais avançado de francês.

O próprio site, seus serviços e exercícios servem para aprimorar e testar o conhecimento de pessoas que já dominam certa parte do idioma.

A plataforma é interativa e estimula ensino com jogos, leituras e lições bastante intuitivas para que os usuários pratiquem a gramática.

6. Étudier en France: French Intermediate course B1-B2

Quando o assunto é cursos online, a Coursera é uma das plataformas mais conhecidas mundialmente.

Dentre as diversas opções disponíveis no site, este curso de francês é uma ótima escolha para pessoas que estão no nível intermediário de francês.

Todas as aulas e legendas estão usando o idioma, portanto, não comece com este curso caso ainda esteja começando sua jornada pela língua francesa.

O curso está muito bem avaliado na plataforma e é recomendado para fazer uma revisão das principais estruturas e a prática da escrita na língua.

7. Francês Zero

Assim como outras opções em nossa lista, o Francês Zero é uma plataforma de ensino online. O site conta exclusivamente com cursos de francês que podem ser gratuitos ou pagos.

O site divide o nível de dificuldade em dois módulos, o básico e o intermediário. Qualquer pessoa pode aprender o módulo básico gratuitamente, mas se desejar continuar seus estudos na plataforma precisarão pagar pelo conteúdo.

O site também utiliza podcasts no ensino e conta com a opção de treino para pronúncia.

personagem desenhado usando roupas características de paris, com a torre eiffel e o arco do trinfo desenhados ao fundo

8. Duolingo

O Duolingo é uma plataforma online de ensino que oferece a oportunidade de aprender diversos idiomas.

Sua utilização pelo site ou aplicativo é gratuita e feita como um jogo online, para incentivar os estudantes através de atividades interativas e lúdicas.

O foco do ensino pela plataforma está na escrita, mas também é possível exercitar novos idiomas usando o reconhecimento de voz através de um microfone.

9. Podcast Français Facile

Quem está a procura de uma forma mais dinâmica de estudar francês e aprimorar sua pronúncia pode começar a escutar o Podcast Français Facile.

O site conta com vários materiais, em vídeo e áudio, sobre diversos temas que podem ajudar no aprendizado através da repetição.

Os exercícios do Podcast Français Facile são grátis e podem ser ouvidos no site ou baixados para serem escutados offline.

10. Curso En France

O Curso En France foi criado pela professora Céline Chevallier, que nasceu no interior da França e já viveu em outros países, como o México e a Inglaterra.

O objetivo de suas aulas é ensinar o francês e apresentar a cultura francesa para os brasileiros. Desta forma, pode compartilhar o que irá tornar o aprendizado mais leve e efetivo.

Como uma plataforma exclusiva, o curso e seus recursos foram criados com os alunos em mente. A ferramenta é intuitiva e fácil de usar, com todas as aulas e materiais disponibilizados para baixar e estudar.

Além de testes de nivelamento, visualização da grade horária de encontros de conversação, encontros semanais em grupo com professores para estimular a evolução do aprendizado.

Ao fazer a matrícula, os alunos têm acesso ao material completo com 40 módulos liberados semanalmente e mais de 120 aulas. Material de apoio em PDF para todas as aulas, encontros de conversação, suporte pedagógico e técnico durante os 2 anos de acesso ao curso.

Vale a pena fazer um curso de francês online?

O francês é um idioma que tem crescido pelo mundo através dos setores acadêmicos e empresariais.

Sendo o quinto idioma mais falado no mundo, a língua conta com mais de 274 milhões de falantes.

Além disso, o site France Diplomacy, de um dos ministérios franceses, apresenta dados interessantes sobre a língua:

  • É a segunda língua mais usada na diplomacia, especialmente na Europa e na diplomacia multilateral.
  • É uma língua oficial da ONU e é usada pela União Europeia e União Africana.
  • É a língua oficial dos Jogos Olímpicos, junto ao inglês.
  • Quarta língua mais usada na internet, com cerca de 4 bilhões de usuários.
  • Terceira língua mais usada em negócios.
  • Existem mais de 125 milhões de pessoas estudando francês pelo mundo.

Portanto, essa é uma excelente opção para pessoas que têm a Europa como destino, têm interesse na área de relações internacionais ou até mesmo desejam vender para a França.

4 dicas para aprender francês mais rápido

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a acelerar seu aprendizado junto ao curso de francês.

1. Estude o alfabeto francês

Quem prefere começar seus estudos aprendendo a gramática pode iniciar aprendendo o alfabeto francês.

Busque aprender a pronunciar bem as palavras ao entender o alfabeto. Essa prática irá tornar mais fácil o exercício de entender palavras e suas fonéticas.

2. Consuma conteúdo em francês

Assistir vídeos no YouTube ou assistir séries em francês são excelentes formas de praticar o listening do idioma.

Manter contato com o idioma é importante para que você seja capaz de aprender a língua de forma rápida, interativa e como realmente ela é falada.

3. Use mapas mentais

Os mapas mentais são ótimas ferramentas para ajudar a aprender novos conceitos, fixar o aprendizado e até mesmo auxiliar em suas revisões.

Portanto, ao aprender regras novas, estudar conjugação e outros aspectos mais "técnicos" da língua, busque criar mapas mentais que possam ajudar a guiar seu aprendizado.

4. Mantenha o contato com a língua o tempo todo

Ler notícias, matérias, livros, assistir séries e filmes, até mesmo falar, nem que seja sozinho, são formas de manter o contato com o idioma e fixar seu aprendizado.

Ao ouvir frases, tente repeti-las, e não tenha vergonha de conversar consigo mesmo em francês na frente do espelho.

Busque pessoas para praticar sua conversação. Caso não conheça ninguém, busque usar aplicativos de idiomas ou sites que oferecem esse tipo de troca.

Para aprender um novo idioma é preciso ir além dos exercícios e da gramática, é preciso ouvir e falar com pessoas de verdade.

Pronto para começar um Curso de Francês online?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a encontrar um bom curso para começar sua jornada de aprendizado do idioma francês.

Também preparamos outras indicações, como por exemplo nosso conteúdo abordando os melhores cursos de inglês online, vale a pena conferir.

Atenda clientes em francês no seu site

Se você também está procurando por uma ferramenta de atendimento que facilite a comunicação com clientes internacionais que falam diversos idiomas, incluindo francês, confira o JivoChat.

A ferramenta de chat online conta com um tradutor integrado com mais de 90 idiomas e permite o atendimento instantâneo para clientes do mundo inteiro.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download