11 melhores cursos de empreendedorismo online

atualizado 26 de julho de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O empreendedorismo tem sido o foco de muitas discussões no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. O tema tem ganhado cada vez mais importância devido à necessidade de profissionais qualificados, tanto como empreendedores individuais quanto como profissionais em empresas.

É relevante ressaltar que o mercado de trabalho procura por profissionais qualificados em empreendedorismo. Esse movimento acontece devido à procura de profissionais que sejam inovadores, proativos e busquem por soluções.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que não sabem como empreender por medo de errar. No entanto, é possível minimizar as chances de errar através da preparação e dos estudos. 

A vantagem é que para aprender a empreender não é preciso fazer uma faculdade nem um curso com uma duração de anos. Para se tornar um empreendedor é preciso entender a teoria e saber como aplicá-la na prática. Para isso existem diversos cursos de empreendedorismo online focados na prática, alguns são até mesmo gratuitos. 

Criamos esta lista para ajudar você a encontrar o melhor caminho na sua jornada de aprendizado do empreendedorismo com alguns dos melhores cursos disponíveis na internet. 

O que é empreendedorismo? 

Mas afinal, o que é empreendedorismo? Antes de continuar a nossa lista de cursos, vamos rever o que é esse conceito e qual sua importância. 

Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas, oportunidades e desenvolver soluções para os desafios identificados, seja em um negócio, em um projeto ou no seu dia a dia. Para alguns teóricos o empreendedorismo está vinculado à inovação, a capacidade de encontrar novas ideias.

A criação de novos bens, criação de novos métodos de produção e até mesmo a comercialização conta com diversas oportunidades para empreender. Ou seja, o empreendedorismo está na percepção e na capacidade de aproveitar novas oportunidades em qualquer âmbito de negócios.

Equipe de 4 colaboradores ajustando as engrenagens de um empreendimento

Melhores cursos de empreendedorismo online e gratuitos

Agora que entendemos o que é empreendedorismo e conhecemos sua importância, é hora de conferir alguns dos melhores cursos disponíveis na internet. 

1. Fórmula Negócio Online

Este curso é uma excelente opção para quem deseja começar a empreender na internet, mas ainda não sabe como começar. O conteúdo tem como foco o marketing de afiliados e foi criado pelo profissional Alex Vargas, com mais de 14 anos de experiência atuando na criação de negócios online

O curso é pago, porém mais de 150 mil alunos aprenderam a criar seus negócios através do Fórmula Negócio Online. A opção também é altamente recomendada para quem ainda não tem muito entendimento no assunto e não quer arriscar seus investimentos. Isso porque o curso auxilia seus alunos a construir sua fonte de renda na internet além de oferecer uma equipe especializada para apoiá-los.

2. Curso de e-commerce da Nuvemshop

Para quem está pensando em criar uma loja virtual e busca um curso de vendas online gratuito, vale a pena conhecer as Trilhas de Conhecimento da Nuvemshop.

Na plataforma, você pode escolher os temas que vai estudar de acordo com o momento do seu empreendimento: se está planejando o seu negócio, se já vende online ou se quer expandir o seu e-commerce.

O conteúdo das trilhas passa por temas como planejamento financeiro e gestão de vendas ao atendimento ao cliente e marketing digital para e-commerce.

O material das trilhas é gratuito e foi desenvolvido por consultores de e-commerce da escola Ecommerce na Prática e empreendedores de sucesso como Yan Carso, Josué Aragão e Isis Lemos. Além das aulas em vídeo, é possível acessar planilhas gratuitas, ferramentas e tutoriais para colocar os conhecimentos em prática.

3. Curso de Planejamento Estratégico para Empreendedores

O segundo curso para empreendedores de nossa lista foi desenvolvido pela empresa Endeavor, que busca apoiar profissionais em seus meios sociais, econômicos e região. As aulas são gratuitas, além disso, a empresa também oferece outros cursos com foco no empreendedorismo em seu site. 

Neste curso o foco é o planejamento estratégico, uma etapa essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, seja uma loja virtual, negócio online ou loja física. 

O curso tem apenas 3 horas de carga horária e é bastante útil por considerar cada passo do planejamento, explicando cada um deles em detalhes. Após finalizar a aula, você estará preparado para criar o planejamento estratégico do seu negócio. Além disso, o curso também ajuda profissionais a encontrar sistemas de gestão para suas metas e entender como essas ferramentas podem auxiliar o empreendedorismo.

4. Desafio 30 dias

A Hotmart também oferece um curso de empreendedorismo gratuito para qualquer pessoa que deseja começar um negócio digital para vender infoprodutos. É uma boa opção para quem deseja começar a empreender na internet e precisa aprender como começar. 

O curso conta com 17 aulas em vídeo, disponibiliza materiais para download e oferece a oportunidade de tirar dúvidas com outros empreendedores. O conteúdo foi criado para que pessoas possam transformar seu conhecimento e suas habilidades em um produto digital que pode ser comercializado.

Todas as etapas da elaboração do seu próprio produto são abordadas no curso, desde o planejamento para definir seu produto, escolher um público e um formato para o material, até dicas para execução do seu material e para suas primeiras vendas.

5. Curso de Negociação Método de Harvard

Usando de base o método de negociação desenvolvido na universidade de Harvard, a Nexxt Escola de Negócios conta com um excelente conteúdo para profissionais já formados, mas que não tem tempo ou dinheiro para investir em um MBA. 

O material e as aulas não substituem nenhuma formação acadêmica nem oferecem o título de mestre para seus alunos, no entanto, capacita profissionais para aprenderem a lidar da melhor maneira nas áreas de finanças, marketing, com fornecedores e o relacionamento com os clientes.

O curso mantém o foco em uma habilidade essencial para o empreendedorismo: a negociação. Algo fundamental para os empreendedores que desejam compreender os melhores valores de vendas, oratória, encontrar os melhores preços com fornecedores e resolver conflitos com seus colaboradores e clientes.

6. Curso de Plano de Negócios

Se o planejamento é a habilidade que falta para você começar a empreender, dê uma conferida neste curso. Seu conteúdo foi desenvolvido para capacitar profissionais no desenvolvimento de planos de negócio práticos e eficientes. 

Além disso, o material ensina como tirar sua ideia de empresa do papel, dando um caminho real para a jornada do seu negócio. Apesar do foco ser no planejamento, o curso também ensina sobre o desenvolvimento de produtos e serviços, facilitando as etapas iniciais de desenvolvimento de um negócio. 

Alguns outros tópicos importantes abordados no material são: dicas de como aprensetar sua empresa, como analisar e explorar o mercado, como encontrar suas forças e fraquezas para desenvolver estratégia, avaliar os concorrentes, estimar gastos e lucros, apresentar operações e como projetar as finanças e a viabilidade de um negócio.

7. Google Primer

Você prefere fazer qualquer atividade através do seu smartphone? Então o Google Primer é uma de suas melhores opções. Criado pela empresa Google, este é um curso de empreendedorismo online no formato de um aplicativo. O conteúdo é bem didático e simplificado, dividido em lições de 5 minutos. 

O app foi desenvolvido especialmente para ajudar empreendedores que ainda estão nas etapas iniciais de seus planejamentos e projetos. 

As aulas abordam temas básicos de tópicos e ferramentas importantes, como o Google Trends, a publicidade tradicional e a elaboração de estratégias de marketing. São vários conceitos exemplificados com a prática, facilitando o aprendizado e oferecendo dicas de como aplicá-los em seu empreendimento.

8. Análise financeira empresarial

Quem está buscando por uma abordagem mais técnica na hora de empreender pode aprender muito com o curso Análise financeira empresarial. O curso tem como foco a gestão financeira de empresas através de análises de viabilidade, previsões financeiras, cálculos de rentabilidade e lucratividade.

O curso também é muito importante para pessoas com boas ideias e pouco conhecimento técnico prático. Através do conteúdo é possível aprender sobre fluxo de caixa, escolha do regime de caixa para um negócio, conceito e aplicação de técnicas e cálculos como VPL, equilíbrio, TIR e mais.

9. Curso de Marketing de Conteúdo Rock Content

Uma das maiores empresas de marketing de conteúdo da América Latina conta com um curso gratuito sobre o tema.

Através da Rock University, a plataforma de ensino da marca, é possível aprender diversos temas relacionados ao marketing digital, um conhecimento essencial para empreender na atualidade. Além disso, eles também oferecem conteúdos voltados para o ecommerce, web, marketing tradicional, copywriting e até mesmo WordPress. 

Aprender a dominar o marketing de conteúdo é algo muito importante para garantir a prosperidade de um negócio, principalmente em um mercado muito competitivo como nos dias de hoje. O curso irá ensinar a criar estratégias de marketing eficazes através do conteúdo, para aumentar seu engajamento e o número de clientes. 

O curso também irá ensinar a base do marketing de conteúdo, a criação de blogs otimizados, como definir um público-alvo e persona, como produzir conteúdo de qualidade, o melhor horário para publicar e muito mais.

10. Curso de Inbound Marketing Hubspot Academy

A Hubspot é uma empresa que atua com sistemas e produtos voltados para a área do inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, vendas e atendimento ao cliente. 

O curso é completamente gratuito e conta com 5 horas totais de conteúdo. Seu material foi desenvolvido por especialistas para ensinar aos alunos técnicas de marketing de conteúdo, desenvolvimento de conteúdo, como fazer a divulgação nas redes sociais, geração de leads e conversão. 

11. Fast MBA Lead: Liderança e gestão de pessoas

Aprender a lidar com pessoas é uma característica fundamental para todo empreendedor, afinal, todo negócio depende de pessoas para funcionar. 

Um dos cursos de empreendedorismo online mais interessantes de nossa lista foca no fator humano. O conteúdo irá ajudar profissionais a aprender como desenvolver planos de cargos, planos de carreira e até mesmo a projeção de salários. Isso é importante até mesmo para negócios que acabaram de começar e contam apenas com 1 colaborador, você. 

Aprender a gerenciar pessoas desde o início de um empreendimento é algo muito importante para conseguir expandi-lo de uma forma saudável e eficaz, em uma empresa profissionalmente estruturada. 

Além disso, o conteúdo oferece dicas de como gerenciar o relacionamento com os consumidores, aumentando suas chances de fidelização.

Preparado para começar um curso de empreendedorismo?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado boas opções de cursos online que irão ensinar habilidades fundamentais para criar um novo empreendimento ou gerenciar o seu negócio.

Se você tem vontade de aprender mais através de conteúdo na internet, confira nossa lista com os 40 melhores cursos online para aprender hoje. São vários temas e áreas do conhecimento diferentes que irão proporcionar até mesmo a oportunidade de começar a trabalhar em uma nova área.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download