12 opções de cursos de direito online

atualizado 19 de julho de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O tempo é um grande privilégio na vida de quem está se formando em direito ou já trabalha na área. No entanto, cursos online na área jurídica podem ser muito importantes para atuar em casos específicos e auxiliar sua carreira. 

A grande vantagem dos cursos de direito online é que eles abrangem muitas áreas do conhecimento. É possível encontrar até mesmo opções gratuitas com materiais muito interessantes.

Se você tem interesse em aprender a distância sobre alguma área da advocacia, seja para se especializar em alguma disciplina ou para complementar sua formação, confira nossa lista com alguns dos principais cursos de direito disponíveis na internet. 

Quais as vantagens de fazer um curso de direito online?

Apesar de ser visto por muitos como uma área mais tradicional, o Direito é um setor bastante dinâmico que evolui com frequência e conta com várias atualizações ao longo do tempo. Afinal, é preciso que a área do conhecimento evolua junto à sociedade, criando e atualizando leis que acompanham as mudanças.

Manter-se atualizado é algo fundamental para profissionais que desejam alcançar o sucesso. Os cursos de direito online oferecem formas práticas e sólidas para isso. 

Confira a seguir as principais vantagens de investir seu tempo em um curso de direito na internet.

Estudante de direito lendo

Rapidez e objetividade

Para que as especializações possam ser validadas pelo MEC e outros órgãos, precisam cumprir uma determinada carga horária. Isso é até mesmo uma característica importante na hora de escolher os cursos que irá fazer. Busque por opções bem avaliadas, oferecidas por instituições séries e aprovadas pelo MEC.

Apesar de ter um determinado horário a ser cumprido, geralmente os cursos à distância levam em consideração a disponibilidade de tempo dos seus alunos e seus interesses ao se inscreverem. Por isso as aulas são muito objetivas, práticas e rendem bastante. Algo que surpreende muitos estudantes que não conheciam o método, que oferece muita informação e conhecimento.

Novas abordagens relacionadas ao novo direito

O Direito é uma área de conhecimento dinâmica que evolui com o tempo e a sociedade. Estar atualizado na área não consiste apenas em dominar sistemas digitais e a digitalização de processos. Profissionais que desejam se destacar no mercado precisam conhecer e entender as novas realidades e as novas necessidades. 

Horários flexíveis

O dia a dia de estudantes e profissionais de direito geralmente é bastante corrido, muitas vezes até mesmo imprevisível. Em muitos casos, não é possível dedicar um horário fixo nos mesmos dias a um compromisso, além da necessidade de dedicar horas em uma sala de aula. 

Uma das principais vantagens dos cursos online é oferecer flexibilidade nos horários, garantindo que as aulas e atividades sejam realizadas no melhor horário para cada aluno. Geralmente os cursos não contam com um plano de aula fixo, porém os prazos são definidos de uma forma que todos sejam capazes de finalizar seus estudos e acompanhar as aulas.

Mobilidade

Além da dificuldade do tempo, o caminho para chegar a um local de estudo também é um desafio. É preciso encarar o trânsito e as dificuldades do dia a dia para isso. Enquanto isso, as opções online oferecem mobilidade e praticidade. 

Tudo o que é necessário para o estudo através de um curso online é um dispositivo como smartphone, tablet ou computador e acesso a internet para interagir com professores, colegas e fazer os exercícios.

Qualificação profissional

Por fim, um dos maiores benefícios do ensino à distância é a possibilidade de aumentar seus conhecimentos, garantindo sua qualificação profissional e encontrando novas oportunidades no meio de trabalho, como escritórios de advocacia que são especializados em disciplinas específicas.

13 dicas de cursos de direito online

Confira a seguir nossa seleção com os melhores cursos de direito online.

1. Direito Constitucional Desenhado

O curso Direito Constitucional Desenhado é um guia altamente recomendado para quem está na jornada de estudos em busca de concursos. 

O material aborda o tema de uma forma muito prática e ilustrativa.

O conteúdo é fruto de muitas horas de estudo e da resolução de inúmeras questões da matéria. Desta forma, o professor Renato Ortega foi capaz de construir um material que aborda cada tópico da matéria. 

O guia não é apenas um resumo escrito dos itens mais importantes da Constituição, na verdade, o material é um guia visual da matéria constituído por mapas, esquemas e tabelas. 

Ao todo são 10 aulas dinâmicas que ensinam o essencial sobre Direito Constitucional de forma completamente focada para concursos, usando uma linguagem simples, leve e clara.

O conteúdo está organizado em teoria, questões e questões comentadas. Além disso, o conteúdo também tem tabelas, esquemas didáticos e organogramas com conteúdos. 

Ao optar por fazer o curso, os alunos ganham como extra uma planilha para controlar seu desempenho em questões, acesso ao grupo de estudos no Telegram com questões comentadas em áudio e acesso ao grupo de apoio no WhatsApp.

2. Introdução ao Mundo do Direito

Procurando uma forma de começar a entender o direito de uma forma fácil? Conheça um dos materiais introdutórios mais didáticos do país, o livro Introdução ao Direito.

Através do conteúdo, alunos aprendem as expressões mais utilizadas na área, dicas para iniciantes que fazem a diferença em sua graduação, teorias ou escolas para explicar o sistema jurídico, fontes de procedimentos de integração de direito como lei, jurisprudência, doutrina, costumes, analogia, princípios e equidade.

O material também aborda a diferença entre princípios e regras, diferenças entre direito, moral e ética, diferenças entre direito objetivo e subjetivo, principais atos praticados por juízes e advogados nos processos, além de diversos outros conteúdos e conceitos.

O curso foi desenvolvido pela profissional em Direito Cíntia Brunelli, estudiosa apaixonada pela matéria que se formou com uma média geral de 9,5.

3. Saberes

Saberes é uma plataforma do Senado que oferece uma grande diversidade de cursos, alguns até mesmo contam com tutoria. São diversos cursos que abordam temas diferentes, como processos legislativos, lei de acesso à informação, direito do consumidor, entre várias outras opções completamente gratuitas.

O conteúdo é bem interessante, portanto, se você está em busca de algum conteúdo específico, vale a pena conferir os itens do portal.

4. Curso online de Licitação - Educa Mundo

Os cursos de licitação são muito importantes para o direito, mesmo para profissionais que não irão atuar ou não atuam na área administrativa. O conhecimento é importante porque é aplicado em provas de concursos públicos.

Além disso, muitos profissionais da iniciativa privada também têm alguma relação, seja ela direta ou indireta, com o setor público, tornando o conhecimento em licitações algo indispensável.

5. Learncafe

O Learncafe é uma plataforma de ensino a distância que oferece uma grande variedade de cursos de direito online gratuitos. São mais de 70 opções dos mais variados temas, como Direito Ambiental e Reforma Trabalhista, todos oferecendo certificados.

6. Unieducar

A Unieducar é uma plataforma de cursos online que oferece várias opções gratuitas e com certificados. É possível fazer cursos de Processo Civil, Tributário, Pendal, Consumidor e muitos outros conteúdos.

7. EPD Online

Com uma interface muito boa e amigável aos usuários, o EDP Online pertence ao Superior Grupo SEB, uma instituição de ensino com mais de 50 anos de experiência na educação brasileira. Além de cursos online de temas específicos, o site também oferece uma quantidade de opções de cursos para pós-graduação.

8. Curso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Os direitos e deveres das crianças e adolescentes são parte integrante de todas as relações sociais. Profissionais que desejam se especializar no ECA também podem encontrar boas oportunidades de trabalho, além de contar com mais conteúdo para embasar peças que têm como base o respeito ao direito de crianças e adolescentes.

9. Técnicas de Redação Jurídica - Educa Mundo

Se expressar através do texto é algo muito comum no trabalho de profissionais do direito, portanto, aprender técnicas para aperfeiçoar sua linguagem falada e escrita, dominar a comunicação e sua forma de expressão pode ser o fator decisivo para trazer resultados positivos em sua carreira. 

O conteúdo aborda temas como princípios gerais da redação, como redigir petições iniciais de sucesso, expressões, como mencionar pedidos e mais.

10. Cursos de Direito - Certificados Cursos Online

A plataforma Certificado Cursos Online conta com 5 cursos de direito gratuitos e online: Direito Constitucional, Direito Eleitoral Básico, Introdução ao Direito Previdenciário, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho. Esses cursos ao todo, contaram com um total de 20 mil alunos. 

Contudo, apesar de gratuitos, para garantir o certificado dos cursos feitos é preciso pagar uma taxa ao site. 

11. ESA

A Escola Superior de Advocacia Nacional conta com uma plataforma que oferece diversos cursos de direito online, incluindo opções de pós-graduação. O conteúdo é lecionado por profissionais experientes e qualificados nas mais diversas áreas de atuação. 

12. FGV Online

Por fim, a Fundação Getulio Vargas, uma instituição de ensino reconhecida nacionalmente, também oferece uma grande variedade de cursos online na área do direito. Além das opções mais conhecidas, como MBA e pós-graduação, a plataforma também oferece uma série de cursos gratuitos de curta e média duração.

Quem está em busca de cursos oferecidos por uma instituição reconhecida e deseja complementar a carga horária de sua graduação com qualidade, deve conferir as opções disponíveis no site da FGV.

Pronto para aprender com um curso de direito online?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado os benefícios de fazer um curso online e boas opções de plataformas para aprender através do ensino à distância. 

Se você também tem interesse em aperfeiçoar outras habilidades que podem auxiliar sua carreira na advocacia, confira a nossa lista com os melhores cursos online de oratória.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download