Wix é bom? Descubra se vale a pena

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura19 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Toda empresa que deseja marcar sua presença online precisa de um site. Afinal, este é o ponto de partida e principal canal para qualquer estratégia de marketing digital.

No entanto, donos de negócios que não têm conhecimento sobre design e programação podem encontrar muitos desafios para criar seu site, desde valores necessários para contratação de profissionais especializados até o tempo necessário para a execução do trabalho.

Neste contexto, as plataformas de criação de sites oferecem uma solução muito simplificada. Portanto, qualquer pessoa pode criar seu site através das suas ferramentas feitas especificamente para ajudar usuários sem experiência nos campos necessários para criação de páginas online do zero.

O Wix, foco de nossa avaliação, é uma destas ferramentas. Bem estabelecido no mercado, o criador de sites já conta com mais de 160 milhões de websites hospedados em seus servidores.

Além disso, a empresa continua criando soluções inovadoras para seus usuários através de novas funcionalidades e designs que são agregados regularmente ao serviço.

Você deve criar seu site e quer saber se o Wix é bom? Confira nossa avaliação e descubra se vale a pena utilizar a ferramenta de criação de site em sua empresa.

O que é o Wix?

O Wix é a plataforma escolhida por mais de 245 milhões de usuários em todo o mundo para a criação de sites de nível profissional. Se você é proprietário de um negócio, empreendedor, agência ou freelancer, o Wix oferece tudo o que você precisa para criar, gerenciar e impulsionar sua presença online em um só lugar.

A ferramenta oferece uma infraestrutura de nível empresarial integrada em todos os sites, garantindo que sua empresa esteja pronta para crescer e prosperar.

Com hospedagem web confiável e gratuita, manutenção 24 horas por dia e segurança totalmente gerenciada, você terá mais tranquilidade para se concentrar no que realmente importa: expandir seu negócio.

Além disso, a equipe de apoio ao cliente está disponível 24/7 para tirar qualquer dúvida que você tenha. Com o Wix, você pode criar com total liberdade usando o Editor, que oferece mais de 900 modelos personalizáveis e inúmeros recursos de design.

Você pode começar do zero e adicionar seu próprio código ou escolher um modelo pronto e personalizado que melhor se adapte ao seu setor. Com o editor inteligente de arrastar e soltar e recursos avançados de IA, você pode transformar suas ideias em realidade.

Impulsione seu negócio e converta visitantes em compradores com as soluções integradas de eCommerce. O painel intuitivo oferece uma visualização completa do seu negócio, com análises avançadas e soluções de agendamento online. Além disso, com as ferramentas de marketing do Wix, você pode expandir seu público, gerar leads e vender seus produtos ou serviços diretamente do seu site.

O Wix foi criado para ajudá-lo a alcançar o sucesso, fornecendo as ferramentas necessárias para estabelecer e personalizar seu negócio à medida que ele cresce.

O Wix é indicado para quem?

O Wix é utilizado por uma variedade de públicos, incluindo pequenas empresas, agências, empreendedores, freelancers e pessoas que desejam criar um site para uso pessoal ou profissional.

Sendo uma ótima opção de criador de sites para donos de negócios pequenos que desejam páginas com visual profissional, mesmo sem conhecimento na área de desenvolvimento.

Pessoas usando um criador de sites para editar suas paginas

Wix x WordPress

O WordPress é um dos sistemas de gestão de conteúdo (CMS) mais populares do mundo. Por isso, a dúvida entre escolher o Wix ou o WordPress é muito comum entre pessoas que desejam criar seu site e estão começando a fazer suas pesquisas.

As duas opções de serviço têm o mesmo objetivo: criar sites eficientes e profissionais que geram resultados para seus donos. No entanto, a maneira como estas empresas buscam alcançar esta meta é um pouco diferente.

WordPress

A criação de sites no WordPress é mais complexa e exige conhecimento. Para começar a utilizar a plataforma é preciso de um domínio, um servidor e instalar a ferramenta de CMS em seu host.

Alguns empreendedores com conhecimento suficiente são capazes de realizar estes processos, no entanto, a prática mais comum é a contratação de um desenvolvedor profissional.

Em contrapartida, a complexidade do uso do WordPress provém uma grande variedade de layouts e traz maiores possibilidades de customização dos sites criados por lá. A plataforma também conta com plugins que otimizam seu uso, como botões de chamado para ação, otimização de SEO, entre tantas outras opções.

O WordPress é uma boa alternativa para empreendedores que desejam mais liberdade no gerenciamento de seu site. Pois, com um bom nível de conhecimento é possível modificar suas criações e adicionar as funcionalidades sem a necessidade de templates prontos ou plugins.

Wix

Como já explicamos anteriormente, as ferramentas encontradas no Wix são criadas e otimizadas para pessoas com pouco conhecimento técnico, que buscam a simplicidade de criar através do sistema de "arrasta e solta".

Esta é sua maior vantagem quanto aos outros criadores de sites. É muito fácil usar seu editor de páginas para adaptar templates e fazer criações em um nível profissional.

Contudo, o Wix não conta apenas com as opções simplificadas, através da ajuda de desenvolvedores ou com conhecimento em programação é possível realizar mudanças em CSS e HMTL, além da utilização de plugins para mudanças significativas nos sites.

Ferramentas Wix

O Wix é um dos criadores de sites mais completos que podemos encontrar. O serviço conta com diversas funcionalidades e recursos. Se você deseja conhecer quais ferramentas a empresa oferece, confira a lista a seguir.

Editor Wix

Inicie sua jornada criativa com facilidade usando a plataforma de criação de sites do Wix. Escolha entre mais de 900 templates de sites gratuitos e personalizáveis, cuidadosamente planejados e adaptados para cada setor.

Ou, se preferir, comece com uma tela em branco em nosso criador de sites e desenvolva um design exclusivo. Confira alguns dos principais recursos que tornam o Wix único:

  • Editor inteligente de arrastar e soltar que facilita a personalização
  • Milhares de recursos avançados de design
  • Templates personalizáveis
  • Domínio personalizado, logo e outras ferramentas de branding
  • Ferramentas de desenvolvimento web full-stack para implementação de funcionalidades personalizadas
  • Tecnologia de IA integrada para uma experiência perfeita de criação na web

Usando o editor de sites

Infraestruturas profissionais para sites

O Wix foi desenvolvido para oferecer a melhor resiliência do setor e escalabilidade ilimitada, tudo gerenciado de forma integral. Com um tempo de atividade de 99,99%, a plataforma atende a mais de 245 milhões de negócios em todo o mundo.

  • Hospedagem multinuvem
  • Cobertura mundial de CDN
  • Recuperação automática em caso de incidentes
  • Automatização e disponibilidade total, com uma infraestrutura monitorada e gerenciada 24/7
  • Segurança reforçada, com duas camadas de proteção DDoS contra possíveis vulnerabilidades
  • Sem janelas de manutenção, permitindo manter sua infraestrutura sem interromper seu negócio

O Wix tem compromisso com o desempenho e a experiência do usuário. Graças à nossa robusta infraestrutura e nossa cultura centrada no desempenho, garantimos um carregamento de página extremamente rápido e otimizamos todos os nossos sites para os Core Web Vitals (CWV).

Cada recurso, componente e elemento são desenvolvidos com foco no desempenho, resultando em um número significativo de sites Wix com uma pontuação alta (verde) no CWV.

Sua plataforma é constantemente aprimorada para manter essas tendências e oferecer a melhor experiência possível aos usuários.

Segurança

No Wix.com, a segurança é a prioridade máxima. Eles oferecem uma segurança de nível empresarial, gerenciada 24/7 por especialistas dedicados, para que você possa focar em seu negócio com tranquilidade.

Realizando atualizações regularmente para garantir proteção contra as últimas ameaças. Crie e gerencie seu site com a plataforma totalmente confiável do Wix. Os três princípios fundamentais de segurança no Wix são:

Prevenção

Com o aumento e a complexidade dos ataques cibernéticos, buscamos estar sempre preparados para enfrentar possíveis ameaças. Parte da abordagem de segurança é investir na prevenção antecipada de possíveis violações de segurança para manter seu site seguro.

Detecção

O Wix monitora continuamente a plataforma em busca de anomalias e possíveis ameaças, para agir rapidamente e manter um ambiente seguro para seus usuários.

Resposta

A disponibilidade e a continuidade de seu site são de extrema importância. O plano de resposta foi desenvolvido para conter e minimizar rapidamente o impacto de qualquer incidente de segurança cibernética, garantindo que sua empresa continue funcionando sem problemas.

Gerador de sites com IA

Utilize o gerador com suas ideias para criar um site lindamente projetado, pronto para negócios e de alta qualidade em pouco tempo.

Veja o gerador de sites como seu colaborador criativo; através da interação, você pode aprimorar o design, texto e muito mais, até obter um site que represente perfeitamente o que você tinha em mente.

Experimente diferentes temas, ajuste o layout e a estrutura das páginas do seu site, além de adicionar uma nova aparência visual com nossas imagens sugeridas por IA que complementam seu conteúdo.

A ferramenta de IA do WIX também sugere e adiciona páginas e soluções integradas adaptadas às suas necessidades empresariais, como agendamento, comércio eletrônico, gestão de eventos e mais — criando um site pronto para negócios.

Domínio

Ter um domínio é o primeiro passo para promover o site do seu negócio. Por isso, o Wix conta com algumas opções de gerenciamento de domínio.

A filosofia da empresa é a "one-stop shop", "compra em uma parada" em tradução literal. Uma maneira de oferecer tudo o que é para um produto ou serviço funcionar eficientemente. Por isso, é possível comprar seu domínio diretamente com a empresa ou adquiri-lo como um extra através do plano de assinatura anual ilimitado.

No entanto, não é preciso comprar um domínio personalizado para colocar seu site no ar, pois o Wix oferece uma opção gratuita. Esta é uma maneira simples de garantir que suas páginas ficaram online rapidamente, no entanto, o domínio do seu pertencerá a um endereço Wix, por exemplo: seunome.wix/nomedoseusite.

Esta opção deve ser usada apenas temporariamente, pois os visitantes, ao ver que seu site não tem um domínio personalizado podem enxergar isso como falta de profissionalismo.

Hospedagem

Assim como em outras opções de criadores de sites, a hospedagem no Wix é gratuita. Contudo, as especificações e capacidade do serviço são específicas para cada plano oferecido pela empresa.

A versão gratuita de hospedagem conta apenas com 500 MB de largura de banda e 500 MB de armazenamento, valores que não atendem bem sites com uma boa quantidade de tráfego. No entanto, os planos pagos contam com uma largura de banda ilimitada e até 20 GB de espaço para armazenamento.

Loja Virtual

O Wix Store é o criador de loja virtual da empresa. Assim como os sites, é possível criar páginas de ecommerce com muita facilidade na plataforma.

Os templates prontos contam com ótimas opções exibir e dar destaque aos seus produtos através de designs atraentes para seus clientes.

Com a ferramenta, é possível gerenciar seu inventário a partir do acesso em seu desktop ou aparelho mobile. O Wix Store também tem recursos para adicionar descontos, cupons e envio grátis de pedidos, além das opções de personalização de regras de envio e impostos para cada destino definido.

A opção de loja virtual aceita diversas formas de pagamento, como cartões de crédito, PayPal, pagamento offiline e várias outras opções sem comissão.

Wix Blog

A plataforma de criação de site também tem a opção de criação de blog disponível no plano gratuito. Com a funcionalidade, é possível adicionar um blog em um site já existente no Wix ou criar um blog independente.

É possível adicionar diversos colaboradores para adicionar conteúdo. Além disso, é possível criar publicações, moderar comentários e gerenciar seu blog completamente através do Wix Mobile App.

Crie seu blog com a Wix

Recursos para negócios

O construtor de sites também conta com recursos próprios criados para facilitar o gerenciamento de negócios através de seus sites.

Wix Restaurants: esta é uma solução criada para auxiliar o trabalho dos donos de restaurantes.

O recurso conta com a criação e customização de menus, pedidos online que podem ser feitos diretamente em seu site e até mesmo disponibilizar reservas de mesas com a confirmação através de email.

Wix Events: esta é uma funcionalidade criada para facilitar o gerenciamento de eventos. Através dela é possível fazer, personalizar e compartilhar convites por e-mail. Os usuários da ferramenta também podem monitorar e editar sua lista de convidados.

O Wix Events também conta com a venda de ingressos online. Só é preciso definir o preço, selecionar o método de pagamento e começar as vendas através do site.

Wix Bookings: uma ótima funcionalidade para prestadores de serviços. Através dela, é possível agendar atendimentos em todos os dias da semana e sincronizá-los com seu calendário Google.

A ferramenta também envia lembretes automáticos para seus clientes, com o objetivo de diminuir a quantidade de ausências. Além disso, os pagamentos podem ser feitos na plataforma de maneira online e segura, sem comissão.

Plataforma de conteúdo multimídia

Assim como o Wix oferece ferramentas próprias de gerenciamento para negócios, o criador de site também conta com sua própria plataforma onde é possível disponibilizar conteúdo multimídia de maneira gratuita ou monetizá-lo.

Wix Video: é uma maneira de disponibilizar seu trabalho para venda, aluguel ou até mesmo assinaturas mensais ao seu material audiovisual.

Com a plataforma, você tem seu próprio canal personalizado para carregar vídeos de qualquer lugar, seu computador, celular, YouTube, Vimeo ou Facebook.

Wix Photography: o recurso conta com mais de 30 opções de galerias para exibir seu conteúdo de acordo com sua visão artística.

Através da plataforma de fotos é possível configurar a qualidade das suas imagens e protegê-las com marcas d’água e senhas.

Wix Music: uma maneira simplificada de exibir músicas na internet. É possível permitir o compartilhamento e a compra do seu conteúdo diretamente do seu site.

A ferramenta também oferece relatórios sobre o desempenho de suas músicas. É possível conferir quais faixas foram mais tocadas, compartilhadas, compradas e baixadas.

Gerenciamento de anúncios

O Wix oferece ferramentas profissionais para seus usuários impulsionarem seu site, aumentar seu tráfego e conferir relatórios sobre o comportamento dos visitantes de suas páginas.

O pacote de gerenciamento conta um plano de SEO personalizado para melhorar o desempenho do seu site nas páginas de busca do Google. Além disso, é possível conectar seu site com as redes sociais para manter seu conteúdo atualizado e impulsioná-lo nas redes sociais.

Além disso, é possível criar campanhas de email marketing em apenas alguns cliques através do Wix utilizando templates especiais e a integração dos seus contatos.

SEO

O Wix oferece uma infraestrutura confiável para garantir que todos os sites tenham uma base sólida de SEO, possibilitando melhores classificações nas buscas orgânicas.

Por padrão, o Wix implementa as práticas recomendadas de SEO e oferece recursos integrados avançados que proporcionam mais flexibilidade, personalização e controle, dando aos usuários a capacidade de competir de forma eficaz em mecanismos de busca como o Google.

Os recursos de SEO prontos para uso são criados automaticamente para atender às práticas recomendadas, incluindo metatags personalizáveis, marcações de dados estruturados, sitemaps em XML e muito mais.

Ferramentas de SEO integradas, como redirecionamentos 301 em massa, indexação instantânea do Google e relatórios de atividade de bots, permitem uma otimização mais inteligente e rápida.

App Market

O App Market reúne todas as aplicações que podem ser instaladas nos sites criados com o Wix em uma página semelhante às lojas de aplicativos de celulares, como Google Store e App Store.

É possível encontrar soluções feitas pelo próprio Wix e apps criados por terceiros que cobrem uma enorme variedade de funções.

O Wix tem um criador de logo grátis que pode ser usado por qualquer pessoa cadastrada em seu site e também oferece opção de contratar um designer profissional através de sua plataforma.

Caso você opte pela opção gratuita, será possível criar um logotipo em apenas alguns passos. O processo de criação é muito simples e pode ser feito por qualquer um. Confira a seguir como criar seu logo utilizando a ferramenta:

Insira o nome da sua marca e seu slogan (opcional), selecione seu segmento, escolha uma das opções de estilo, selecione seus logos preferidos das 5 opções indicadas, defina onde seu logo será utilizado. Uma página irá carregar diversas opções de logo, selecione sua opção preferida e a personalize.

Você poderá contar com vários recursos excelentes para criar um logo ao nível profissional, desde a inserção de elementos até a seleção de uma paleta de cores prontas para o seu negócio.

Suporte

O suporte básico oferecido pela Wix pode ser obtido através da central de ajuda, uma galeria completa com informações e soluções para as principais dúvidas, tudo dividido em categorias para facilitar a busca por informações.

Também é possível ser atendido através de seu email, após enviar uma pergunta pelo site ou ligando diretamente para o número do Wix.

Já os planos premium contam com mais vantagens de atendimento. Para estes assinantes o Wix disponibiliza uma equipe de suporte 24 horas através do telefone.

Ferramentas para criar e editar sites

Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar o Wix

Depois de conferir quais são os recursos e ferramentas disponibilizados pelo Wix, é hora de avaliar quais são as vantagens e desvantagens de utilizar a ferramenta para criar seu site.

Vantagens

  • Plano gratuito: é possível testar a plataforma e usá-la de maneira completamente gratuita.
  • Interface intuitiva e muito fácil de usar: o maior ponto forte do Wix é sua acessibilidade. Sua interface intuitiva e recursos pensados para usuários iniciantes possibilitam que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos básicos de programação e design, consigam criar sites de nível profissional.
  • Variedade de templates: os layouts oferecidos gratuitamente pela plataforma têm uma ótima qualidade e são criados por designers profissionais.
  • Templates otimizados para mobile: os temas podem ser otimizados e editados para mobile separadamente, possibilitando a criação de uma experiência mais completa e positiva para estes usuários.
  • Backup automático: o Wix cria pontos de backup que possibilitam a recuperação do seu site a qualquer momento, o que evita a perda de informações importantes.
  • Enorme variedade de recursos: como listamos na seção de ferramentas, o Wix oferece uma grande variedade de recursos que contribuem com o sucesso do seu site e negócio.
  • Banco de imagens: usuários do construtor de sites têm acesso a um banco de imagem de excelente qualidade gratuitamente.

Desvantagens

  • Templates não podem ser alterados com facilidade: após selecionar o design para ser utilizado em site, trocá-lo será um processo muito complexo.
  • Anúncios no plano gratuito: muitos anúncios são feitos no plano gratuito. Para retirá-los é preciso fazer o upgrade para um plano premium.
  • Não conta com serviço de email gratuito: para ter acesso ao serviço de email oferecido pelo Wix é preciso assinar um dos pacotes pagos do criador de sites.

Perguntas frequentes

Confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes relacionadas ao uso do Wix. Uma delas pode ter a resposta para sua dúvida.

Posso utilizar um domínio que já possuo?

Usuários do plano premium podem conectar um domínio comprado de outra empresa de hospedagem. Basta fazer o login, ir para o menu "Domínios" e inserir o nome que você deseja usar. Caso a opção esteja registrada, será possível transferir ou apontar o domínio para o Wix.

Quero exibir um banner de cookies no meu site Wix. Posso?

É possível ativar o banner de autorização de cookies, porém, é preciso que você cumpra com as exigências do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

É preciso contratar hospedagem para ter um site Wix?

Não, os sites criados através da plataforma são automaticamente hospedados por ela.

Como faço para meu site aparecer no Google?

O Wix conta com uma ferramenta que facilita a otimização das suas páginas nos sites de busca. Após responder questionamentos do Wix SEO Wiz, a ferramenta irá criar um plano personalizado para aumentar as chances do seu site aparecer nos resultados do Google.

Quais são os planos oferecidos pelo Wix?

Confira quais são os planos de contratação do Wix e avalie qual opção é a mais indicada para criar um site do seu negócio na plataforma.

Planos pessoais

Os planos pessoais são mais básicos, recomendados para profissionais autônomos e pequenos negócios que não realizam vendas ou fazem transações através de seus sites.

  • Conectar domínio: é o plano mais básico e continua exibindo anúncios Wix. Conta com 1 GB de largura de banda, 500 MB de armazenamento e possibilita a conexão do seu domínio.
  • Básico: este plano e todas as versões mais completas removem os anúncios Wix. Além disso, conta com 2 GB de largura de banda, 3 GB de armazenamento, conexão com seu domínio, domínio grátis por 1 ano.
  • Ilimitado: plano recomendado para empreendedores e freelancers. Tem largura de banda ilimitada, 10 GB de armazenamento, conexão de domínio, domínio grátis por 1 ano, $60 para direcionamento de tráfego e $60 para análise de visitantes.
  • VIP: conta com largura de banda ilimitada, 20 GB de armazenamento, conexão de domínio, domínio grátis por ano, $60 para direcionamento de tráfego, $60 para análise de visitantes, logo no valor de $60, arquivos de redes sociais, resposta prioritária e suporte VIP.

Planos para negócios

Quem deseja criar sua loja virtual, vender produtos ou serviços precisa fazer o upgrade de sua assinatura para esta categoria, pois, para aceitar pagamentos online é preciso utilizar uma das opções de planos para negócios.

  • Business Básico: aceita pagamentos online, largura de banda ilimitada, 20 GB de armazenamento, conexão de domínio, agendamento de aulas e cursos, além de análises de vendas e relatórios.
  • Business Ilimitado: aceita pagamentos online, largura de banda ilimitada, 35 GB de armazenamento, conexão de domínio, agendamento de aulas e cursos, análises de vendas e relatórios, $60 para direcionamento de tráfego, $60 análise de visitantes, logo no valor de $50 e recursos profissionais de ecommerce.
  • Business VIP: aceita pagamentos online, largura de banda ilimitada, 50 GB de armazenamento, conexão de domínio, agendamento de aulas e cursos, análises de vendas e relatórios, $60 para direcionamento de tráfego, $60 análise de visitantes, logo no valor de $50, recursos profissionais de ecommerce, resposta prioritária e suporte VIP.

Crie seu site com a Wix

O Wix é bom? Vale a pena usar o criador de site?

O criador de site é uma ótima escolha para profissionais autônomos, empreendedores e donos de pequenos negócios sem conhecimento de programação que desejam economizar e ainda sim ter um site com qualidade profissional. Então, podemos dizer que o Wix vale a pena sim!

Por fim, fique com uma dica extra para conquistar os melhores resultados através das suas páginas: instale uma ferramenta de chat profissional online no seu site.

Através do JivoChat, é possível centralizar seus canais de atendimento em um lugar só, iniciar conversa com os visitantes do seu site com convites proativos e monitorar suas ações dentro de suas páginas.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download