O Crescimento do Ecommerce Brasileiro e a Alta das Vendas Online

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura3 minutos
Gustavo Faleiro
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing da Loja Virtual

Você provavelmente já fez ou conhece alguém muito próximo que tenha feito ao menos uma compra online nos últimos anos. O comércio eletrônico vem crescendo a passos largos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Cada vez mais brasileiros estão priorizando as compras via Internet, o que tem impulsionado o aumento do número de lojas virtuais no mercado.

Com o faturamento do setor em ampla expansão e milhões de pedidos efetivados ao longo do ano, micro e pequenos empreendedores, empresas de todos os portes e grandes marcas mundiais estão concentrando seus esforços no mundo digital.

Para se ter uma ideia da força do e-commerce, de acordo com dados divulgados pela Compre&Confie, somente no 1º trimestre deste ano foram registrados cerca de R$17 bilhões de faturamento, número 23% maior que no mesmo período do ano anterior.

E tem mais, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, ampliou a expectativa de faturamento até o final do ano. Estima-se que o comércio eletrônico chegará próximo dos R$80 bilhões, atingindo a casa de 265 milhões de pedidos.

É ou não é promissor?

Aproveite o momento

As vendas online já deixaram de ser uma tendência tem algum tempo. Tornaram-se uma realidade e ainda com muito potencial de crescimento. Quem ingressou nos anteriores teve a oportunidade de se consolidar, mas ainda há espaço para muitas lojas.

A consultoria BigDataCorp, em conjunto com o Paypal, realizaram uma pesquisa que indicou alguns dados importantes. São atualmente cerca de 930 mil sites ativos atuando na área do e-commerce. O salto em relação ao ano passado foi de 37,59%, maior aumento registrado desde 2014.

Alie sua loja com as redes sociais

Uma situação que estava ocorrendo de maneira mais intensa até o último ano era o uso apenas das mídias sociais para realizar vendas. Ou seja, a maioria dos empreendedores utilizava apenas o perfil de seu negócio nas redes sociais para divulgar e vender produtos.

Com a criação em larga escala de lojas durante os últimos meses, esse índice caiu de 80% para 65,02%. Isso indica que mais pessoas passaram a focar em ter sua própria página na Internet, personalizando loja, marca, cadastrando produtos e realizando a divulgação de um endereço web personalizado.

Isso não significa que você não precise mais das redes sociais. Mesmo que você tenha sua loja online, o ideal é que você alie suas estratégias com algumas mídias, principalmente Facebook e Instagram pelo alcance em larga escala.

Você pode divulgar sua marca e seus produtos através dos perfis nas redes, direcionando seu público para a loja, onde eles terão acesso a informações mais completas.

O crescimento do ecommerce brasileiros e influência das redes sociais

Divulgue sua loja

Outro aspecto positivo para quem ainda está pensando se compensa ingressar no mundo do e-commerce é que até mesmo o tempo médio de vida das lojas aumentou. Alguns anos atrás a média era de apenas 3 meses. Ou seja, muita gente se arriscou no comércio eletrônico, mas não teve muito sucesso e encerrou o projeto poucos meses depois.

Hoje, mesmo com a concorrência ainda mais acirrada, esse tempo médio já subiu para pouco mais de 1 ano. O que não significa também que você já inicia seu negócio com os dias contados.

A média acaba levando em consideração lojas que não receberam o devido planejamento, investimento e divulgação. Nada no comércio acontece naturalmente, é preciso se preparar adequadamente para ter sucesso.

Se você deseja entrar no mundo das vendas online, é necessário estudar sobre o comércio eletrônico, suas características, as boas práticas, as ferramentas mais indicadas. Quem se prepara para o desafio, certamente conquista resultados mais satisfatórios e terá vida longa no e-commerce.

É hora de vender online

É quase impossível não se apegar a números. E quando falamos de comércio eletrônico, todos os índices apresentados ao longo do artigo revelam o potencial enorme do mercado de vendas online.

Faça o seu planejamento, mas não perca mais tempo. Quanto antes você buscar uma plataforma de e-commerce e montar sua própria loja, mais chances de aproveitar esse momento positivo você terá!

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