5 Dicas para melhorar a experiência do cliente no M-commerce

atualizado 2 de maio de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

O M-commerce vem se destacando no comércio eletrônico por contribuir com uma parcela relevante no número de vendas online… E um os pontos que podem motivar ainda mais o crescimento desse segmento é a experiência ágil e de forma facilitada que esse meio proporciona.

Só em 2019, foram mais de 68,5 MILHÕES de pedidos feitos através dos smartphones, segunda dados da Ebit | Nielsen, na 41ª edição do Webshoppers.

No Ecommerce na Prática, utilizamos algumas estratégias que são fundamentais na otimização da experiência do cliente no M-Commerce e resolvemos compartilhar com você as principais delas.

Continue a leitura e anote todas as dicas que listamos para você!

Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre o que é o M-commerce e qual a importância dele para o Ecommerce em geral.

O que é M-commerce?

Toda compra realizada através de qualquer dispositivo móvel é categorizada como M-commerce. E, nos últimos anos, essa ação tem ganhado muita força no comércio eletrônico.

O uso contínuo dos smartphones fizeram com que eles se tornassem parte da rotina de todos, seja no trabalho, lazer, interação com pessoas próximas…

São horas gastas navegando pelo celular e, durante esse tempo, você é impactado por milhares de anúncios e conteúdos de lojas virtuais.

E, quando você menos espera, já está dentro da loja virtual colocando um produto no carrinho e finalizando a compra…

De acordo com a 41ª edição do Webshoppers, relatório feito pela Ebit | Nielsen, o M-commerce faturou mais de 25,9 BILHÕES de reais em 2019, 55% a mais do que em 2018.

Confira o gráfico:

Estatísticas de M-commerce

Outra pesquisa bem interessante feita pela Outerboxdesing mostra que 80% das pessoas, ao irem até uma loja física, usam os smartphones para consultar preços da própria loja no site ou fazer uma comparação com concorrentes.

Ou seja, o M-commerce também influencia na decisão de compra tanto no mundo físico, quanto no virtual.

Por isso, melhorar a experiência do cliente ao navegar no seu site por meio do celular pode refletir em bons resultados de conversão de vendas.

Para que você consiga otimizar os seus serviços no M-commerce, listamos algumas dicas incríveis. Veja só:

Dicas para melhorar a experiência do cliente

1. Site Responsivo ou Mobile First

O funcionamento das páginas de compra também fazem parte da experiência de compra do cliente.

Imagina só o quão decepcionante é para um cliente entrar no site para comprar e, simplesmente, a página não carrega ou o processo é muito lento com diversos erros de navegação, porque ela não é otimizada para smartphone...

A pessoa não vai demorar muito para desistir de comprar no seu site.

Então, para melhorar o desenvolvimento do seu site no formato M-commerce, é fundamental que contrate uma plataforma que ofereça a função de site responsivo ou onde você pode criar um layout totalmente customizado para o M-commerce.

2. Venda diretamente das redes sociais

Pensar na experiência do cliente no M-Commerce e não pensar nas redes sociais é impossível. Tecnicamente, essas são plataformas fora do seu site, de modo que você não tem tanto controle sobre a usabilidade. No entanto, você tem controle sobre a forma como usa esses canais para conseguir vendas.

Hoje, as redes sociais estão em segundo lugar como maiores influenciadores de compra, de acordo com o Webshoppers 41. Felizmente, várias delas já possuem funcionalidades específicas para as empresas…

Facebook e Instagram, por exemplo, que são as principais redes sociais do Brasil, permitem que você cria seu próprio catálogo online, direcionando para sua loja virtual ou checkout direto.

Utilizando essa ferramenta, você consegue trazer as pessoas que se interessaram pelo seu produto e garantir que concluam a compra de forma mais ágil.

3. Menos é Mais

A experiência do cliente no M-Commerce envolve clareza. Sabemos que, em geral, é tentador colocar diversos elementos na tela, seja para deixar a página mais bonita, seja para deixá-la com mais botões. No entanto, quanto mais elementos tiver, mais lento será o carregamento e mais difícil será a usabilidade.

Deixe nas páginas apenas as informações necessárias, os botões pertinentes e imagens do produto. Não tente enfeitar demais, porque pode acabar se prejudicando e confundindo a mente dos clientes.

4. Tenha um cadastro simplificado

Como tudo no ambiente virtual, as compras feitas por dispositivos móveis também devem ser feitas de forma simples, sem burocracia.

Geralmente, os clientes não possuem paciência para realizar cadastros longos e, no M-commerce, menos ainda.

Se você começar a pedir uma porção de informações "desnecessárias", a pessoa do outro lado pode desistir facilmente da compra… gerando abandono de carrinho.

Por isso, sugerimos que você simplifique ao máximo a parte de cadastro do cliente para finalizar a compra.

Solicite questões essenciais como nome, sobrenome, email e telefone. Pode acrescentar mais algumas coisas específicas com relação ao seu negócio, mas não exagere.

Quanto mais simples e rápido, menos chances da pessoa desistir de comprar.

5. Ressalte a segurança do seu site

Apesar de ser um meio muito seguro, as pessoas ainda possuem um certo medo em realizar compras pela internet e ser uma fraude, ainda mais se for por meio do celular.

Para quebrar essa objeção logo de antemão, é importante que você destaque todos os selos de segurança da sua loja virtual.

Mostre aos clientes que, ao comprar na sua loja, ele estará lidando com um trabalho profissional.

Outra ideia interessante é colocar relatos positivos de clientes que já viveram a experiência de compra no seu Ecommerce. Isso transmite confiança e mostra que outras pessoas já compraram no site e ficaram muito satisfeitas.

Com essas dicas, certamente, você vai melhorar a experiência do cliente no M-Commerce e vai garantir a fatia do faturamento bilionário desse segmento.

Se quiser saber mais dicas sobre o mundo do Ecommerce, visite os canais do Ecommerce na Prática.

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*Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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