Loja Virtual: O Que não Pode Faltar na sua Descrição de Produto

atualizado 31 de outubro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Muitos empreendedores cometem alguns erros na hora de vender no Ecommerce. Um deles é ignorar a descrição dos produtos nos canais de venda, principalmente nas lojas virtuais. Essa falta de atenção pode acabar limitando as suas vendas.

Uma descrição de produtos bem feita é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Mas essa descrição não se limita a colocar características e especificações. Na internet, além dos consumidores buscarem mais do que isso, boas descrições de produtos ajudam na hora de melhorar a posição do seu negócio nos motores de busca, como o Google.

Para te ajudar a fazer melhor as descrições dos seus produtos e potencializar as suas vendas, separamos alguns pontos importantes que você precisa ter atenção.

A importância de uma boa descrição de produto

Uma boa descrição de produto ajuda o consumidor a se conectar com o produto e a desejá-lo. Além disso, melhora na otimização nos mecanismos de busca.

Mas, para isso, você deve entender que a descrição dos produtos deve ser uma parte do conteúdo. Ou seja, você deve entregar além das especificações técnicas, deve também mostrar como se usa o produto, de onde ele vem, quais são os problemas que ele resolve… Tudo que faça o consumidor entender que o produto é perfeito para ele.

Aproveite o texto da descrição para colocar as palavras-chave que vão te ajudar a melhorar a estratégia de SEO e melhorar seu posicionamento nos motores de busca.

Dicas para uma descrição de produtos perfeita

Descrição de produtos profissional para sua loja virtual

1. As especificações

Quando se fala que não deve apenas colocar as especificações, não quer dizer que elas devem ser ignoradas. Pelo contrário, elas não podem faltar de jeito nenhum.

Portanto, a sua descrição deve conter as informações básicas do produto, como:

  • Do que o produto é feito: informe o material daquele produto.

  • Medidas detalhadas e peso: coloque todas as informações sobre as medidas e tamanhos

  • Estado do produto: é novo, usado…

  • Sistema utilizado (se for eletrônico).

Nessas especificações, seja direto e objetivo. Formate o texto de forma que, assim que a pessoa chegar, seja fácil que ela encontre essas informações. Há consumidores que querem saber apenas sobre isso, então facilite ao máximo.

2. Escreva de forma personalizada

A sua persona se conecta com quais tipos de texto? São pessoas mais jovens ou mais velhas?

Pegue as informações do seu público-alvo e faça uma descrição de forma que, ao chegar, eles se sintam à vontade para ler. Crie textos que eles se conectem, que falem a língua deles.

Você precisa mostrar que está falando diretamente com a sua persona e não para qualquer pessoa que chegue ali.

3. Tenha uma forma única de falar

Negócios que chamam a atenção são aqueles que são únicos. E isso é alcançado quando a marca cria certos padrões na comunicação.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, você pode fazer descrições usando certas gírias que eles entendem. Isso cria conexão com a sua persona e cria um tom para a sua marca.

4. Conte histórias

Lembre-se que o seu produto precisa gerar um sentimento com o seu cliente e uma das formas mais eficientes de fazer isso é por meio de histórias. Descrever o seu produto não deve ser apenas falar sobre ele, é preciso aproximá-lo do seu consumidor.

Crie histórias que envolvam o seu público com o seu produto, mostre como que aquele produto é perfeito para o dia a dia dele. Mostre que seu produto tem atributos que são ótimos para ele e que vão solucionar alguma dor.

Uma das formas de despertar sentimentos no seu consumidor é por meio dos gatilhos mentais.

5. Use as palavras-chave

Lembra que um dos pontos importantes de se fazer uma boa descrição é melhorar sua posição nos motores de busca?

Então, ao criar a descrição dos seus produtos, lembre-se sempre de usar essas palavras de forma estratégica. Encha o seu texto com a palavra-chave, mas não abuse, de forma que o texto fique chato de ler.

6. Prova social

Busque por avaliações positivas dos seus produtos.

Muitas pessoas buscam saber a experiência de outros clientes antes de comprar algum produto - aliás, confiam mais nisso do que qualquer coisa que você possa falar.

Use os feedbacks positivos a seu favor na hora de descrever seus produtos. Isso é uma forma de mostrar que toda a história que você está contando é real e que o produto ajudou outras pessoas.

Otimize as suas páginas de produtos

A descrição de produtos é uma parte muito importante que vai te ajudar a se conectar com os clientes, gerar uma boa experiência, confiança e mostrar que é autoridade no assunto. Além disso, é uma das estratégias para melhorar a sua posição nos motores de busca, o que faz o seu público chegar mais fácil até você.

Na sua loja virtual, procure também por colocar imagens de qualidade do produto, crie vídeos que mostram como usar, faça reviews. Lembre-se de que o cliente não está próximo ao produto, portanto, tudo que o aproximar dele e mostrar que é um ótimo produto é válido.

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