Como dar descontos na sua loja virtual do jeito certo

Tempo de leitura9 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Você quer saber como dar desconto na sua loja virtual e não sabe qual a melhor forma de começar? Essa é uma pergunta comum entre os empreendedores. Isso porque quem trabalha com e-commerce precisa atrair mais clientes o tempo todo e, nesse contexto, as promoções, cupons, descontos e combos são armas importantes.

Mas é importante prestar atenção e tomar cuidado. Afinal, por mais que dar descontos na sua loja virtual traga retorno rápido, essa estratégia pode ser um verdadeiro tiro no pé a longo prazo.

Por isso, é fundamental saber como dar descontos na sua loja virtual do jeito certo. Afinal, as campanhas de descontos são as principais responsáveis por trazerem novos clientes e podem ser grandes aliadas, desde que aproveitadas da maneira certa.

Quando dar desconto?

Uma das situações na qual o desconto é importante é quando você precisa aumentar o retorno financeiro do e-commerce num período e já percebeu que o ritmo natural de vendas não será suficiente para isso.

Como o preço de venda é uma das variáveis mais pesadas dessa equação, quando ele cai é natural que as vendas decolem. 

Outra situação em que o desconto é muito bem-vindo é quando um produto está saindo de linha ou o estoque está com pouco giro. Nessas situações, você também pode fazer, de maneira consciente e planejada, uma campanha promocional para dar descontos e transformar essas mercadorias em dinheiro. 

É importante que tenha em mente as situações mais adequadas para oferecer desconto para que, no futuro, não acabe doutrinando seus consumidores a sempre quererem desconto. Se você usa o desconto o tempo inteiro como quebra de objeção, pode acabar acostumando o público a só querer comprar quando tem um desconto.

Agora que você já entendeu como dar descontos e as situações mais oportunas para isso, é hora de conhecer as melhores estratégias para realizar campanhas de desconto no e-commerce!

Como dar Descontos na sua loja virtual do jeito certo: Criando Campanhas Eficientes

1. Tenha um objetivo claro em mente

Para acertar na estratégia e saber como dar descontos da maneira certa, seja para gerar receita de forma rápida, acelerar o giro do estoque ou reativar clientes, você precisa ter uma meta com a sua campanha promocional. 

Isso porque não faz o menor sentido sair dando descontos sem ter um objetivo claro em mente. 

Se fizer isso, além de correr o risco de perder dinheiro, você também corre o risco de manchar a reputação do seu produto ou marca.

Por isso, se você é um empreendedor antenado, planeje o melhor momento para dar bons descontos em eventos em que isso seja realmente necessário.

Pense bem: se o seu produto já estiver vendendo bem com o preço normal, não seria melhor deixar essa oferta como está e escolher dar descontos em itens com a saída mais difícil?

Como você pode perceber, esse tipo de reflexão simples faz toda diferença na hora de saber como dar descontos da do jeito certo.

2. Conhecer a sua persona é fundamental para saber como dar descontos

É possível que você tenha um bom site, produtos excelentes com preços ótimos e mesmo assim se dar mal com campanhas promocionais. Em muitos casos, o problema está no público-alvo para quem a oferta está sendo direcionada.

Por exemplo: vamos imaginar que você tenha um e-commerce de materiais esportivos: de nada adianta colocar o seu melhor tênis pela metade do preço se, no momento de configurar as campanhas, você queimar a sua verba direcionando a oferta para pessoas interessadas por artesanato e crochê.

Esse foi um exemplo extremo, é claro, mas acredite que existem muitos empreendedores que acabam queimando dinheiro em Facebook Ads ou Google Adwords simplesmente por definirem um público-alvo que tem pouco interesse pelos produtos que eles vendem.

Por isso, se você  já tem uma persona definida,se dedique a entender tudo sobre ela. O que ela gosta de ver, em quais redes sociais está, quais formatos prefere consumir?

E caso ainda não tenha, está mais do que na hora de construir a persona ideal para o seu negócio, afinal, esse tipo de informação fará o seu negócio impactar de forma cada vez mais eficiente o público-alvo comprador.

3. Uma Campanha de desconto precisa ter prazo certo para acabar

Sabe por que tanta gente guarda dinheiro o ano inteiro com a intenção de comprar roupas, eletrodomésticos e eletrônicos na Black Friday?

Por mais que exista uma série de fatores influenciando para que o evento seja um sucesso de vendas, um dos mais especiais deles sem dúvida alguma é o gatilho da escassez.

A razão para isso é clara: se a demanda por um produto é mais alta que a oferta ou uma campanha promocional parece oferecer vantagens óbvias para o consumidor, isso acaba gerando medo de perder a oportunidade nas pessoas impactadas.

Muitas vezes, uma pessoa que não tinha nenhum interesse em um determinado produto, pode ficar bastante interessada depois de ver uma multidão de consumidoras fazendo fila para aproveitar uma campanha promocional.

Esse mesmo impulso acontece com um usuário que, ao navegar pela internet, se depara com uma promoção de um produto qualquer. Mesmo sabendo que não precisa daquilo naquele momento, ele pode resolver comprar, já que a oferta é imperdível e acabará em poucas horas.

Ou seja, se a sua campanha se estender demais, ela perde o senso de urgência. Com isso, vai embora a eficiência e o propósito inicial da estratégia.

Outro ponto importante: depois de determinar um prazo, cumpra-o. Até para preservar a eficiência das próximas campanhas, é preciso manter a palavra e, consequentemente, sua credibilidade.

4. Ao fazer promoção, procure agregar mais valor à compra

Um dos pontos mais importantes ao fazer campanhas promocionais é a percepção de valor do seu produto. É preciso pensar em estratégias para agregar valor à compra e você pode fazer isso de diversas formas. 

Uma das maneiras mais eficientes de agregar valor ao seu produto é parar de falar de informações técnicas e passar a tratar dos benefícios que ele traz para a vida do consumidor.

Até porque toda compra resolve um problema, não é mesmo? Sendo assim, no momento de apresentar a sua oferta você precisa falar sobre essa dor e como ela será superada após aquela compra.

Além dessa, outra estratégia simples para agregar valor ao seu produto é usar fotos de qualidade, transmitir segurança, fazer um anúncio bem escrito e assim por diante.

Lembre-se sempre que agregar valor nada mais é do que criar desejo e mostrar ao usuário que, ao comprar de você, ele sairá em vantagem de alguma maneira.

5. Traga de volta os clientes que já compraram de você

É muito mais fácil e barato fazer uma segunda venda para alguém que já comprou de você do que conquistar um novo cliente.

Isso acontece por um motivo óbvio: depois de comprar da sua empresa, o cliente vai perceber que a sua é uma loja séria que cumpre o que foi combinado. 

Além disso, se ele já comprou de você, isso quer dizer que no futuro provavelmente precisará de algum outro produto que está disponível em sua loja.

Mas ainda que o cliente precise desses outros produtos em algum momento, isso não significa que ele vai sempre se lembrar automaticamente de você. Por isso, é preciso manter contato e trabalhar proativamente para aparecer ao usuário quando ele decidir que precisa fazer uma segunda compra.

Até porque, com uma taxa de conversão média que não chega a 2% no ecommerce brasileiro, buscar a reativação de clientes é muito interessante para o sucesso do seu negócio.

6. Escolha bem os canais de divulgação

Os canais que você utiliza para fazer a divulgação são outro ponto super relevante na hora de saber como dar descontos do jeito certo.

Funciona assim: se você fizer uma boa oferta, direcionar para o público certo e ainda escolher os canais corretos, a chance de sucesso é muito alta. Hoje, os canais mais populares atualmente são o Facebook Ads, Instagram Ads e Google Adwords.

Mas é importante lembrar que além de definir por meio de quais canais sua campanha será feita, você também precisa entender qual o melhor tipo de clique e qual o orçamento diário que será investido em cada canal.

O grande segredo aqui, na verdade, é estar disposto a fazer muitos testes. É preciso colocar o anúncio em prática para então medir os resultados, alterar alguns componentes e repetir o ciclo.

7. Conheça as diferentes formas de dar descontos

Por fim, é preciso saber qual a melhor forma de dar descontos, isto é, aquela que é mais interessante para o seu e-commerce naquele momento. 

Vamos te mostrar os 4 tipos de promoções mais comuns e você deve pensar em qual deles se encaixa no objetivo inicial da campanha.

1) Promoções tradicionais

Na promoção tradicional, um desconto é oferecido com o objetivo de aumentar a atratividade de uma determinada oferta.

Essa estratégia pode ser utilizada para fazer dinheiro rapidamente ou girar o estoque de um produto que está quase saindo de linha, por exemplo.

2) Desconto progressivo

O desconto progressivo tem como objetivo claro aumentar o ticket médio do seu negócio, fazendo com que cada cliente passe a gastar uma quantidade maior de dinheiro na sua loja virtual. 

Essa é uma excelente escolha para quem ainda não sabe muito bem como dar descontos do jeito certo.

A ideia aqui é dar descontos maiores quanto maior a compra. Como por exemplo:

  • Compre R$100 e ganhe um desconto de 5%.
  • Compre R$200 e ganhe um desconto de 12%.
  • Compre R$500 e ganhe um desconto de 25%.

3) Cupons de desconto

Já os cupons de desconto podem ser tanto uma forma de reativar clientes por e-mail, por exemplo, quanto uma estratégia eficiente para impactar novos consumidores.

Nesse caso,a recomendação é que você utilize descontos em reaisno lugar de porcentagens, pois no caso dos cupons de desconto, valores reais funcionam melhor que dados percentuais.

Chegou a hora de começar a dar descontos do jeito certo!

Para terminar, é importante lembrar, que o seu plano de como dar descontos do jeito certo precisa ser flexível e estar aberto à experimentação. 

Com essas dicas simples, mas muito eficazes, você vai conseguir fazer excelentes ofertas, aproveitando os descontos para vender mais e melhor. 

E não se esqueça: o conhecimento é a chave para que os seus sonhos se realizem, principalmente quando o assunto é empreendedorismo.

Há um longo caminho a percorrer e sem conhecimento cada passo ficará mais difícil. Por isso, a nossa dica master é: invista no seu aprendizado desde agora! 

E se você quer saber mais sobre como criar um e-commerce de sucesso, convidamos você para conhecer o Ecommerce na Prática! Nós estamos aqui para te ajudar em outras etapas da jornada do empreendedorismo! 

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*Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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