5 Formas de Usar o Chatbot no Ecommerce para converter mais

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Quando pensamos em Chatbot no Ecommerce, o principal benefício que vem à mente é a otimização do tempo da equipe e da agilidade na comunicação. No entanto, muito mais do que isso, o Chatbot é um grande aliado na hora de aumentar as conversões da sua empresa.

Este é o maior benefício do uso dessa ferramenta.

No Ecommerce na Prática, por exemplo, optamos por adicionar o chatbot no nosso leque de ferramentas de apoio para suprir uma necessidade da equipe de atendimento.

Na época, com um time enxuto e grande volume de dúvidas e mensagens, a equipe perdia muito tempo respondendo dúvidas básicas de produtos de baixo ticket e acabava perdendo oportunidades de produtos que geram mais lucro para a empresa.

A partir do momento em que incluímos o chatbot na estratégia, percebemos que não só a equipe de atendimento ao cliente ganhou tempo para focar em conversões de ticket mais alto e dúvidas avançadas, como o número de conversões do nosso produto de entrada também multiplicou.

E qualquer empresa pode utilizar essa mesma ferramenta para alcançar resultados semelhantes.

Mas o que é Chatbot?

O Chatbot é do que um sistema de Inteligência Artificial usado como um assistente virtual para interagir com as pessoas através de mensagens automatizadas. Ou seja: simula a conversa com os possíveis clientes como se fosse uma pessoa de verdade e torna a comunicação em chats mais humanizada.

O uso do Chatbot no Ecommerce é essencial para agilizar a comunicação da empresa com o cliente, otimizar o tempo da equipe e/ou dos donos do negócio e converter mais.

Pense no seguinte: tem um possível cliente com interesse no seu produto, mas quer tirar algumas dúvidas antes de realizar a compra. E, quando isso acontece, já são 10 horas da noite e sua equipe de atendimento (ou você) não vê a mensagem.

No dia seguinte, há um acúmulo de mensagens e a dúvida desse possível cliente se perde em meio a tantas outras.

Nesse cenário, você acabou de perder uma venda.

Imagine isso acontecendo com dezenas de possíveis clientes… não soa tão bom para os resultados do seu negócio, certo?

Talvez, o seu negócio não tenha a estrutura o suficiente para responder o cliente na hora desejada.

Afinal, se você estiver no começando seu Ecommerce, é provável que você faça todas as funções do negócio sozinho. Por isso, é comum deixar de lado a comunicação do negócio e priorizar outras áreas.

Porém, ao fazer essa escolha, você está perdendo dinheiro!

É por isso que o chatbot é um aliado tão forte na comunicação e conversão da sua empresa.

Veja as 5 formas de usar o Chatbot no Ecommerce para converter mais:

Como usar o Chatbot no Ecommerce

1- Atendimento ao cliente

Há muitas perguntas padronizadas feitas pelos clientes que, se tivessem respostas já programadas, você poderia poupar o tempo perdido com um atendimento especializado…

Com o Chatbot, você pode programar os canais de comunicação com todas as perguntas e respostas recorrentes de acordo com os dados que os seus clientes oferecem ao entrar em contato com a empresa…

Assim, você conseguirá atender às necessidades e dúvidas do clientes sem sobrecarregar a pessoa responsável pelo atendimento.

Portanto, inclua o Chatbot nos seus canais de comunicação para otimizar o contato com o cliente e economizar tempo que pode ser usado em atendimentos personalizados.

2- Captação de Leads

Por meio do atendimento, com a utilização do chatbot, também é possível conquistar possíveis leads para o seu negócio.

Já que o robô está disponível 24h por dia nos seus canais de comunicação, a qualquer momento o seu cliente pode entrar em contato e o seu chatbot receberá informações fundamentais sobre o seu público, como por exemplo:

  • O que o cliente mais procura?
  • Quais as necessidades desse cliente?
  • Ele realmente está interessado em comprar?

A partir disso, você pode construir estratégias de como abordar esse cliente quando for realizar um atendimento personalizado ou, caso tenha um time comercial, eles terão mais informações para saber exatamente o que dizer e converter em vendas.

Lembre-se: não é porque você vai adquirir a tecnologia do Chatbot no seu negócio que o atendimento personalizado, de pessoa para pessoa, não terá mais o seu valor...

É importante que ambos andem lado a lado para que, assim, a comunicação da sua empresa seja cada vez mais eficiente.

3- Otimização do Marketing

Outra forma de usar o Chatbot para converter mais é na realização de campanhas de Marketing e todas as ações da empresas que estão focadas em vendas.

Na hora do atendimento ao cliente, por exemplo, o chatbot pode interagir com o consumidor e, no meio da conversa, oferecer cupons de descontos exclusivos...

Além disso, você pode divulgar a data do lançamento de novos produtos, promover eventos presenciais ou enviar conteúdos que tenham relação com o seu negócio.

Também é válido incluir imagens e vídeos para tornar a conversa mais natural.

Assim, você consegue estimular o consumo mais vezes.

4- Auxílio na navegação do site

Verdade seja dita: quanto maior for seu Ecommerce, mais difícil será estar presente a todo momento para prestar assistência para o cliente na hora da compra...

No entanto, muitas pessoas desistem de finalizar a compra por dificuldade e falta de auxílio na navegação do site.

Essa é uma encruzilhada para a sua empresa e o chatbot pode te ajudar a sair dela, porque ele tem a capacidade de guiar o cliente pelo processo de compra.

Por exemplo:

Quando o cliente estiver navegando no site, ele pode ser acompanhado por um chatbot que vai ter autonomia o suficiente para direcionar as próximas ações, levando o cliente para outras páginas do seu interesse.

Com base em dados, o chatbot vai identificar as preferências desse cliente e indicar promoções ou produtos relacionados com o que ele procura.

O Chatbot vai auxiliar toda a jornada de compra até a etapa final e pode oferecer opções de pagamento, além dos produtos relacionados.

Assim, a navegação será bem mais ágil e agradável, diminuindo as chances do consumidor abandonar o carrinho e desistir da compra.

5- Reservas, realização de pedidos e agendamentos

As pessoas querem ter o mínimo de trabalho possível, ainda mais ao realizar uma compra, reserva ou agendamento online.

Se não for algo rápido e fácil de fazer, elas vão perder o interesse e você vai perder dinheiro!

E esta é mais uma ótima função para o chatbot: permitir que faça agendamentos.

Desta forma, o consumidor pode usar o celular e entrar em contato com a sua empresa através dos aplicativos de mensagem e será atendido de forma eficiente pelo chatbot.

Conheça mais estratégias para Vender no Ecommerce

A princípio você pode achar que o chatbot é um investimento sem relevância para o momento inicial do seu negócio...

Porém, a verdade é que isso pode te ajudar muito

Com o Chatbot, você não precisará perder tempo respondendo perguntas básicas e padronizadas e poderá direcionar os seus esforços em outros setores que também são fundamentais para alavancar o seu Ecommerce.

Portanto, essa é uma oportunidade incrível de ganhar mais tempo e, principalmente, dinheiro.

Mas existem diversas outras estratégias eficazes para você atrair pessoas para sua empresa e convertê-las.

Se acredita que sua empresa pode ir ainda mais longe a Internet e quer alavancar as vendas, conheça os conteúdos do Ecommerce na Prática.

Por lá, você vai ver materiais exclusivos, estratégias e insights para estruturar e crescer no Ecommerce.

Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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