5 dicas para aumentar as vendas do seu e commerce

atualizado 6 de junho de 2023
Tempo de leitura3 minutos
Caio Nogueira
Caio Nogueira
Co-Fundador UpSites

Se você trabalha com lojas virtuais, você deve estar sempre à procura de formas para aumentar suas vendas.

Existem algumas formas de atrair mais compradores para o seu site. Porém é preciso que você aperfeiçoe estas técnicas, para que sua loja se mantenha nas primeiras posições dos buscadores.

Separamos os pontos principais em que você deve se atentar, para não perder clientes para os seus concorrentes. Confira!

Realize testes A/B

Trocar a cor do botão "comprar" pode aumentar as vendas? Pode parecer uma pergunta estranha, mas o fato é que você nunca saberá como uma mudança irá impactar as vendas do seu site, até que você experimente.

Claro, não é uma boa idéia fazer inúmeras alterações de uma só vez. Você precisa fazer uma de cada vez, e identificar quais trazem os melhores resultados. Esta é uma etapa importante na criação de loja virtual, pois permite que você encontre as melhores soluções, baseado em dados reais e não suposições.

O objetivo do teste A/B é encontrar as modificações que oferecem as melhores conversões para a sua loja.

Na prática, o teste A/B é um pouco mais complicado do que isso, você precisa ter conhecimentos técnicos e definir quais métricas serão utilizadas.

Ecommerce

Faça uma segmentação na sua lista de emails

Não basta apenas capturar milhares de emails, é preciso segmentar as listas, higienizar a base e criar réguas de relacionamento.

É importante que você defina um padrão na sua comunicação, e o utilize em seu email marketing.

Uma segmentação correta, diminui sua taxa de rejeição, aumenta o número de emails abertos e consequentemente eleva o número de vendas. Praticamente você aumenta o lucro da empresa, gastando menos.

Otimize o CPC

O CPC(Custo por clique) é um dos pontos principais para que as lojas não tenham prejuízos nas campanhas. Quando bem feitos, eles podem aumentar consideravelmente as vendas e gerar um ROI positivo. Porém, um erro no planejamento, e seu investimento pode ir pelo ralo em poucas horas.

Por isso é importante realizar um estudo detalhado das palavras-chaves que lhe oferecem o melhor retorno, quais os melhores horários, preço nos leilões, etc. Cada centavo faz a diferença no valor final. Fique atento(a).

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Deixe sua loja simples

Evite criar uma loja virtual com diversos menus, opções de compras muito complexas. Quanto mais simples for o sistema de compras, mais você irá vender.

O objetivo é que o usuário entre na sua loja, encontre o que ele busca, efetue o pagamento (embora muitos deixem no carrinho) e volte outras vezes. Existem muitas técnicas de UX Design que podem ser utilizadas para melhorar a experiência do usuário.

Foque no Atendimento ao Cliente

Se você já está no ramo de e-commerce há algum tempo, certamente já ouviu aquele velho ditado "É mais barato manter um cliente, do que atrair um novo". Este talvez seja um dos maiores ensinamentos da área de negócios.

Quando o cliente já está na sua base, você não precisa gastar mais dinheiro com campanhas publicitárias, promoções, anúncios em redes sociais, etc. Esta é a importância de manter um bom relacionamento com seus clientes, além de aumentar a recorrência, diminui seus custos.

Ferramentas como o JivoChat são ótimas nessa missão, para aproveitar as visitas dos seus potenciais clientes em tempo real.

Estratégia é tudo!

Após definir quais serão as mudanças que você irá aplicar, divida tudo em etapas e acompanhe frequentemente. O segredo do sucesso é a consistência das suas ações.

Embora algumas das suas ações possam falhar, você deve estar preparado(a) para agir rapidamente, e evitar grandes prejuízos.

Dê autonomia para sua equipe, converse com outros profissionais, busque sempre se manter atualizado sobre seu mercado, afinal, quem não se reinventa, dá espaço para a concorrência.

"Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites Wordpress na empresa UpSites Digital (https://upsites.digital). Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão."

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