Aprenda a comparar suas vendas online entre desktop e mobile no Google Analytics

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura4 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

As vendas online pelos dispositivos móveis já superam os números das compras feitas pelo desktop. Obviamente, isso não necessariamente é uma verdade para o seu negócio, embora a tendência dite que é interessante - e, em muitos casos, obrigatório - aderir já e adaptar sua ecommerce para atender aos clientes vindos dos dispositivos móveis.

Para saber como comparar suas vendas online entre desktop e mobile, preparamos um tutorial ditando todos os passos para fazer sua análise e concluir se agora é o momento perfeito para ajustar seu negócio. Aproveite a oportunidade e impulsione suas vendas mobile oferecendo um chat online em sua página, instale o JivoChat gratuitamente e sinta a diferença.

Como comparar suas vendas online entre desktop e mobile

Primeiro, deverá acessar sua conta no Google Analytics, a plataforma mais indicada para analisar a performance de seu negócio na internet - mas não a única, confira também essas 17 ferramentas que qualquer dono de uma ecommerce necessita. Em seguida, acesse a opção Público no menu à esquerda;

Publico

No submenu que será aberto, escolha Dispositivos móveis e visão geral, como pode ser visto na captura de tela abaixo:

Dispositivos móveis

Você será levado a um novo relatório, que separa o volume e percentual de visitas a partir de um desktop, smartphones (identificados como mobile) e tablets. Para mudar sua visualização, clique em um dos ícones localizados acima do relatório, na parte direita da tela. É possível colocar as informações como um gráfico em formato de torta, por exemplo.

Grafico

Como o objetivo nesse momento é comparar as vendas, ao invés do número de acessos, basta que mude o valor que está sendo medido no relatório. Acima do gráfico que se formou após realizar o último passo, existe uma barra que troca os parâmetros de comparação. Clique nele e escolha a opção Valor da meta para comparar o valor das vendas online entre desktop, mobile e tablets. Também é possível organizá-los pelo número de vendas trocando para a opção Conclusões de meta.

Metas

Atenção: Se ainda não possui metas configuradas em sua loja virtual, é imperativo que execute os 16 passos para configurar o Analytics em seu ecommerce. Se não tiver suas metas configuradas, o passo descrito anteriormente não funcionará.

Como saber quais dispositivos estão acessando minha ecommerce?

O Google Analytics ainda fornece mais detalhes sobre os dispositivos que estão acessando sua loja virtual. Para saber quais marcas e modelos de smartphones mais acessam seu site, retorne ao menu Público e clique em Dispositivos.

Dispositivos

Ao acessar o menu, um relatório ranqueando os dispositivos que mais acessam seu site serão mostrados, com dados como número de sessões, taxa de rejeição, duração média de uma sessão, inclusive quantas compras foram feitas nestes dispositivos. Confira abaixo:

Lista Dispositivos

Assim como no menu de comparação entre desktop e mobile, também é possível mostrar a proporção dos dispositivos através de gráficos. Além disso, existe também a possibilidade de verificar quais marcas, provadores e até sistemas operacionais mobile originam suas visitas e vendas.

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Filtros

3 dicas para aumentar suas visitas mobile

1. Não utilize Flash em seu site: Se o seu site utiliza elementos em Flash e quiser aumentar suas visitas mobile, essa é a hora para se livrar deles. Os iPhones e iPads, por exemplo, não possuem suporte e é possível que visitantes que utilizem esses aparelhos acabem saindo de seu site por não conseguir visualizá-lo corretamente;

2. Abandone popus não clicáveis: Alguns popus tomam a tela inteira e não podem ser dispensados por conta do tamanho de tela dos smartphones. Por isso, evite utilizá-los pois poderá perder visitantes por conta disso;

3. Se livre de links e botões demasiadamente pequenos: Embora botões e links pequenos funcionem bem na tela dos computadores, pode ser um desafio real clicá-los se um visitante estiver navegando por seu site em um dispositivo móvel. Ou seja, é bastante provável que ele abandone seu site caso não consiga clicar em algum link;

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Otimizar sua ecommerce para dispositivos móveis é um importante passo para melhorar suas vendas online. Mas ter uma versão mobile de seu site não significa abdicar de um atendimento online por chat. O Jivochat é otimizado para que possa oferecer atendimento online no smartphone e tablet, esteja seu ecommerce disponível por aplicativo ou nos navegadores móveis. Confira a lista completa de funcionalidades e se cadastre para testar o Jivochat GRATUITAMENTE por 14 dias!

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