Como adicionar e usar mensagens de modelo usando a API do WhatsApp Cloud

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No tutorial a seguir, mostraremos como adicionar modelos de mensagens e como usá-los do Jivo ao conectar o WhatsApp via Cloud API

*Os modelos de mensagem do WhatsApp são formatos de mensagem específicos que as empresas usam para enviar notificações ou mensagens de atendimento ao cliente para pessoas que optaram por receber essas notificações. As mensagens podem incluir lembretes de compromissos, informações de envio, resolução de problemas ou atualizações de pagamento. Tenha em mente que essas mensagens são necessárias para se comunicar com seus clientes após a janela de 24h que o WhatsApp oferece para contato ativo.*

Para começar, você deve fazer login em sua conta Meta business na sessão WhatsApp, para facilitar, você pode entrar neste LINK DIRETO

Ou acesse o Gerenciador do WhatsApp -> Account Tools -> Message Templates e clique em “Create Template”:

Agora no próximo menu você deve selecionar uma categoria para sua mensagem. Você pode selecionar um idioma e um título. Se o seu idioma não aparecer, basta pesquisar manualmente.

Depois é só adicionar o texto (no momento o Jivo não suporta anexos como fotos, áudios, etc.). Selecione o formato, adicione botões ou o que quiser, você verá o resultado da visualização no lado direito:

Após adicioná-lo você o verá na lista principal e deverá aguardar até que seja aprovado pela Meta e tenha um ícone verde indicando que foi aprovado. Se não foi aprovado, você deve revisar o formato e enviá-lo novamente.

Agora, as mensagens modelo do lado do Jivo serão exibidas automaticamente no menu para serem enviadas assim que forem aprovadas em seu perfil da Meta. Durante uma conversa, acesse o ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito do chat no aplicativo para desktop:

Agora você verá a lista de todas as suas mensagens aprovadas, você pode pesquisar manualmente ou apenas clicar no botão verde para selecionar uma:

Nesta etapa final, basta substituir o valor pelo indicado e clicar no botão verde para enviar a mensagem:

Isso é tudo, agora você poderá entrar em contato com os clientes após a janela permitida (24h) pelo WhatsApp.

Bons atendimentos!

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.