Como integrar o WhatsApp Business API ao Jivo através da SendPulse

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Neste tutorial você vai aprender a conectar o seu próprio número de WhatsApp no JivoChat através da SendPulse

Limitações atuais da integração

  1. Uma vez que o seu número for conectado na API oficial do WhatsApp Business, você nunca mais poderá utilizá-lo no aplicativo comum do WhatsApp Business no celular.
  2. Caso conecte este número novamente ao aplicativo do WhatsApp no celular, perderá todas as conexões feitas via API e suas funcionalidades.
  3. Não é possível inserir imagens ou links no template message (mensagem de modelo) de dentro da Jivo
  4. Não é possível disparar mensagens em massa de dentro da Jivo

Requisitos para conectar seu número na API

  • Ter uma conta criada na Sendpulse, crie a sua aqui
  • Efetuar o upgrade da sua conta da Sendpulse, aprenda aqui
  • Ter o Facebook Business Manager verificado, aprenda a verificá-lo
  • Só é possível iniciar uma conversa com o cliente através de Template Message (mensagens de modelo), saiba mais aqui
  • Ter uma conta na versão Pro do Jivo
  • Efetuar o pagamento mensal do canal de WhatsApp em sua conta, clique aqui para pagar
  • Apagar a sua conta do WhatsApp Business do celular, para que você possa estar integrando à API

Iniciando a conexão do seu número

Acesse a sua conta da Sendpulse neste link e vá em Chatbots no menu superior.

Na tela seguinte, clique no botão verde Conecte os Canais.

Na página seguinte, dentro da opção de WhatsApp, clique em Conectar.

Já com o upgrade feito em sua conta, você verá a tela abaixo -> Marque a caixa de seleção para concordar com os termos de uso da API oficial do WhatsApp.

Ao selecionar, você irá clicar em Continuar com o Facebook.

Após clicar, você irá fazer os seguintes passos:

Continuar como “xxxxxxxxxxx”, e essa conta deve ser a que contém o seu Gerenciador de Negócios do Facebook verificado.

E então, clique no botão azul Começar.

Na próxima tela, permita que a Sendpulse gerencie as suas contas de WhatsApp dentro do Facebook e crie uma conexão entre a sua conta do Gerenciador de Negócios do Facebook com a Sendpulse. Para isso, clique em Continuar.

Na próxima tela, você vai escolher o seu Gerenciador de Negócios do Facebook que deseja conectar à API oficial do WhatsApp Business. Após selecioná-la, clique em Continuar.

Criando as suas contas empresariais do Facebook e do WhatsApp

Na próxima tela, você irá escolher o nome da sua conta do WhatsApp Business e o fuso horário da sua conta. O melhor nome a ser escolhido nessa opção é a sua própria razão social. Após digitar, clique em Continuar.

Pronto, após isso verá a seguinte tela. Basta clicar em Ir para a Etapa 2.

Criando o seu perfil do WhatsApp Business

Nessa sessão, você irá escolher o que os seus visitantes irão ver ao entrar em contato com a sua empresa através do WhatsApp.

  1. O nome de exibição que aparecerá para seus clientes, é recomendado que tenha muita proximidade com a sua razão social, para evitar que seu perfil seja negado.
  2. Há a possibilidade de selecionar a caixa confirmando que o nome escolhido não há similaridade com a sua razão social.
  3. Adicione o site do seu negócio para facilitar o acesso dos seus clientes às suas redes na internet.

Para seguir, clique no botão azul Continuar.

Ainda nessa etapa, você precisa escolher a categoria do seu negócio, essa parte é muito importante que tenha similaridade com o perfil da sua empresa para tornar o seu perfil do WhatsApp mais profissional e para não confundir os seus clientes no momento do primeiro contato.

Logo abaixo, é possível inserir a descrição sobre o seu negócio.

Após isso, clique no botão para Ir para a Etapa 3.

Verificando o seu número de telefone para o WhatsApp Business

Registre o seu novo número de WhatsApp nessa etapa e garanta que ele esteja desconectado de qualquer aplicativo de WhatsApp no celular, caso contrário, não será possível conectá-lo.

Então, digite o número de WhatsApp escolhendo o código do país, da região do país e o número completo.

Para verificar o seu número, recomendamos escolher a opção de Ligação de voz para números fixos e caso seja um número que esteja habilitado em um celular, a opção de SMS funcionará bem.

Após feito isso, clique em Enviar código.

Pronto, após o seu número ser verificado, você pode ir para a próxima etapa para conectar este novo número ao Jivo, para iniciar as suas primeiras interações com os clientes em equipe através do JivoChat.

Conectando o seu número ao JivoChat

Após todo processo de conexão do seu número à API oficial do WhatsApp Business ter sido feito, agora você vai conectar este mesmo número ao JivoChat.

Acesse o seu painel da Sendpulse e vá em Chatbots > Meus bots > (Nome do seu bot) > Configurações do bot.

Ao acessar, você irá clicar em Integrações > Conectar.

Após isso, irá abrir uma tela para você digitar o seu e-mail e senha cadastrados no JivoChat. É necessário que você tenha privilégios de administrador dentro da sua conta do Jivo.

Feito isso, você verá que o botão será trocado por “Habilitado” e será criado um novo canal de API de Chat dentro do seu Jivo como na imagem abaixo.

Criando o template message na SendPulse

Após todo processo de conexão do seu número à API oficial do WhatsApp Business ter sido feito, agora você vai precisar criar seu template message dentro da sua conta da SendPulse.\ \ Vá para a sessão “Chatbots” e selecione seu chatbot do WhatsApp. Vá para a guia “Modelos” e clique no botão Adicionar modelo para criar um novo modelo.

Digite um nome para o modelo pelo qual você pode encontrá-lo facilmente em sua lista de modelos. Você pode usar caracteres latinos minúsculos, números e sublinhados no nome.

Digite o texto para o modelo. Você pode inserir emoji e variáveis na mensagem como {{1}}, {{2}}. Ao enviar uma mensagem de modelo, você pode substituir os números das variáveis pelos nomes das variáveis necessárias.

Selecione o idioma e a categoria do modelo na lista que corresponde ao seu modelo.

Após preencher as informações, clique em “Salvar” e o modelo será enviado ao WhatsApp para aprovação.

Quando o modelo for verificado, o status mudará de “Enviado” para “Aprovado” ou “Rejeitado” e você poderá começar a iniciar suas conversas com o modelo aprovado pela equipe do WhatsApp.

Se o WhatsApp bloquear um modelo após usá-lo, o status do modelo mudará para “Suspenso”.

Enviando o template message de dentro da Jivo

Após todo processo de conexão e aprovação das suas mensagens de modelo, copie a mensagem de modelo de dentro do seu painel da SendPulse

Vá em sua conta Jivo _> cole a mensagem para iniciar a conversa com o cliente -> altere apenas a variável de acordo com a necessidade. (não apague as chaves)

Dica: salve suas Template Messages aprovadas como frases rápidas em seu Jivo. Isso facilita e agiliza o atendimento de seus operadores. Clique aqui para saber mais.

Pronto! Agora você pode responder seus clientes do WhatsApp Business diretamente pelo Jivo.

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.