Como adicionar e usar modelos de mensagens usando o WhatsApp Cloud API
No seguinte tutorial, mostraremos como adicionar modelos de mensagens e como usá-los no Jivo quando você conectar o WhatsApp via Cloud API.
Os modelos de mensagens do WhatsApp são formatos específicos de mensagens que as empresas usam para enviar notificações ou mensagens de atendimento ao cliente para pessoas que optaram por receber notificações. As mensagens podem incluir lembretes de compromissos, informações de envio, solução de problemas ou atualizações de pagamento. Tenha em mente que essas mensagens são necessárias para se comunicar com seus clientes após a janela de 24 horas que o WhatsApp oferece para o contato ativo com o cliente.
Para começar, você deve fazer login em sua conta Meta Business na seção WhatsApp, para facilitar, você pode entrar neste LINK DIRETO
Ou acesse o WhatsApp Manager -> Account tools -> Template messages e clique em "Create Template":
Agora, no próximo menu, você deve selecionar uma categoria para a sua mensagem. Você pode selecionar uma categoria, um idioma e um título. Se o seu idioma não aparecer, você precisa pesquisar manualmente.
Depois é só adicionar o texto ou anexo que deseja adicionar. Selecione o formato, adicione botões ou o que quiser, você verá como será o resultado final no lado direito:
Após adicioná-lo, você verá ele exibido na lista principal e deverá aguardar até que seja aprovado pela Meta e tenha um ícone verde indicando que foi aprovado. Se não for aprovado, você deve revisar o formato e enviá-lo novamente.
A partir de agora, as mensagens modelo serão exibidas automaticamente no menu para serem enviadas no Jivo assim que forem aprovadas no seu perfil da Meta. Durante uma conversa, vá para o ícone do WhatsApp localizado na parte inferior direita do chat no aplicativo desktop:
Agora você verá a lista de todas as suas mensagens aprovadas, você pode pesquisar manualmente ou apenas clicar no botão verde para selecionar uma:
Nesta etapa final, basta substituir o valor pelo necessário e clicar no botão verde para enviar a mensagem:
Isso é tudo, agora você poderá entrar em contato com os clientes após a janela permitida (24 horas) pelo WhatsApp.
Você também pode verificar o status dos seus modelos no Jivo. No Jivo, mostraremos se os modelos foram aprovados ou rejeitados.
Para isso, acesse Configurações -> Canais -> Configurações do seu canal do WhatsApp -> e em seguida vá até Configurações de modelo:
Neste menu, você pode ver o status atual dos seus modelos sem precisar fazer login na sua conta da Meta.
Isso é tudo!
Bom trabalho!
