O que é renda passiva e como investir

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Encontrar um método efetivo de gerar renda passiva é um dos principais desejos de empreendedores que estão atrás de mais tempo livre para aproveitar sua família ou de investir em um novo projeto com a tranquilidade de quem sabe que continuará lucrando paralelamente.

Este tipo de rendimento passivo geralmente é utilizado como uma maneira de complementar a renda, porém, com um bom capital e muito trabalho, é possível fazer com esta atividade se torne sua principal fonte de renda.

Tem interesse em gerar renda passiva para complementar suas finanças? Continue lendo nosso artigo, entenda melhor este conceito e confira algumas ideias para que você comece a gerar rendimentos passivos. Vamos lá?

O que é renda passiva?

A renda passiva é uma maneira de fazer seu próprio capital, financeiro ou físico, render sem exigir uma atividade ou ocupação que demandem um tempo significativo de trabalho. Resumindo, é uma maneira de gerar renda sem a necessidade de um trabalho ativo contínuo.

Normalmente as atividades que geram a renda passiva exigem muito trabalho em sua criação, porém, quando finalizadas irão gerar ganhos constantes durante muito tempo.

Ao realizar uma atividade que gere esta renda, será possível obter lucro sem se dedicar ao trabalho inicial todos os dias. A tranquilidade que este lucro passivo gera é a grande razão pela qual muitos empreendedores buscam sucesso neste caminho. ‘’

Pessoa ao lado de uma ramificação de oportunidades para gerar renda passiva

Conheça os tipos de capitais para gerar renda passiva

São várias as possibilidades de adquirir renda sem precisar executar um trabalho contínuo, porém, para que isso se torne uma opção viável é preciso de um investimento, o capital, e bastante trabalho para começar.

A seguir vamos apresentar as categorias de capital que podem ser utilizadas para gerar a renda passiva. Defina aquela que está mais próxima de sua realidade ou aquele objetivo a ser alcançado e, então, defina sua ideia para começar a ganhar dinheiro.

Capital físico

O capital físico é um bem tangível sobre o qual uma pessoa tem a propriedade.

Uma das formais mais comuns de utilizar bens físicos para gerar lucro passivo é através da cobrança de aluguel.

Um apartamento ou casa que não está sendo usada pode gerar um rendimento relevante sem exigir trabalho contínuo. É uma propriedade física que dá lucro ao seu dono.

A partir do momento que uma pessoa resolve alugar um imóvel para morar e começa a pagar uma quantidade fixa de aluguel por mês, seu dono irá receber dinheiro de forma periódica sem precisar de qualquer esforço.

Apesar de os imóveis serem o exemplo mais popular de capital físico, existem várias outras possibilidades que podem ser exploradas. Carros, máquinas e ferramentas são propriedades que podem ser utilizadas de uma maneira semelhante para gerar renda extra.

Capital financeiro

Os investimentos monetários são necessários para gerar renda passiva através do capital financeiro. O método mais comum é a utilização da renda fixa, um método de investimento mais seguro, que gera pequenos ganhos constantemente.

Também é possível ganhar capital através dos investimentos em renda variável. Contudo, a natureza deste investimento apresenta riscos, o que torna o acompanhamento do mercado uma atividade constante que deve ser feita, fornecendo informações para a melhor decisão.

Porém, o fato de executar uma tarefa constante pode afastar um pouco este conceito da renda passiva.

Fundos imobiliários e ações de longo prazo são algumas opções bastante válidas.

Capital intelectual

O capital intelectual está ligado ao que é criado por uma pessoa. É uma forma de ganhar dinheiro através do pagamento de royalties e taxas por direitos autorias de uma criação.

É a forma menos convencional de gerar renda passiva, pois é preciso de conhecimento, tempo, talento e criatividade para conseguir fazer criações que gerem uma boa quantidade de dinheiro.

Alguns exemplos de capital intelectual: músicas, livros, máquinas, softwares, personagens.

Investindo com capital financeiro: renda fixa ou renda variável?

A renda fixa é a uma maneira segura de gerar rendimentos, porém, possui limite de vencimento e rentabilidade determinadas. Isso significa que é possível saber quando o retorno deste investimento irá chegar até você, além de oferecer uma estimativa bastante aproximada de seu valor final.

Isto acontece porque os investimentos nesta categoria de renda têm sua rentabilidade calculada pelos índices e taxas que variam consideravelmente menos do que na renda variável. Então, após um período de tempo, a empresa, banco ou governo irá devolver seu dinheiro com os juros corrigidos.

Em contrapartida, por conta de sua natureza, não é possível saber qual será o retorno do investimento na renda variável quando ele é feito. Este tipo de investimento apresenta riscos maiores que podem se tornar grandes percas de capital, porém, não existe limites para o ganho que pode ser obtido com investimentos desta categoria.

Para escolher a melhor opção, avalie seu perfil de investidor. Caso a segurança de receber o lucro a longo prazo seja sua maior prioridade, escolha a renda fixa. Se a oportunidade de correr grandes ricos para obter lucros altos não o assusta, invista na renda variável.

pessoa saltando nos ganhos de dinheiro através de investimentos em renda passiva

5 ideias para ganhar renda passiva

A oportunidade de gerar renda sem trabalhar todos os dias, garantindo mais tempo para seguir com seus projetos, começar novos investimentos e até mesmo descansar mais atraiu sua atenção? Confira e escolha uma das ideias de nossa lista.

1. Marketing de afiliados

Uma das melhores maneiras de trabalho online para ganhar dinheiro sem sair de casa é o marketing de afiliados. Esta é uma atividade prática que exige apenas um smarthpone ou computador que tenha acesso à internet.

O método funciona da seguinte maneira: uma pessoa se afilia a um negócio ou produto de um programa de afiliados, a partir daí, ela receberá um link rastreável e terá como trabalho divulgá-lo através de seu conteúdo ou redes sociais para que as compras geradas a partir deste link gerem comissão.

É uma maneira fácil e prática de começar a gerar renda mesmo com pouco ou nenhum capital. Porém, o método exige um trabalho constante de produção de conteúdo e divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa.

No entanto, empreendedores que já produzem conteúdo, seja para blogs, redes sociais, YouTube e outras plataformas podem utilizar o link de afiliado em seu material que está em constante produção, exigindo apenas um pequeno nível de esforço em uma atividade que já executada normalmente.

Conquistando clientes com o marketing de afiliados

2. Aluguel de imóveis

O aluguel de imóveis é uma maneira muito popular e prática de gerar renda passiva, porém, pessoas que não têm propriedades disponíveis para alugar irão precisar investir uma quantidade significativa de dinheiro para ganhar renda extra através deste método.

Para garantir um investimento bem-sucedido será preciso avaliar o preço de compra dos imóveis, qual é o valor de locação naquela região específica, o prazo que o imóvel continuará sendo alugado e se irá acontecer a valorização. As despesas utilizadas com manutenção e administração também devem ser consideradas.

Uma dica importante é não investir todo seu capital em um imóvel, pois seu dinheiro irá ficar "parado" e só será possível utilizá-lo novamente após a venda da propriedade que foi adquirida.

O aluguel de imóveis é uma boa maneira de como ter uma renda extra sem a necessidade de trabalho constante, mas antes de investir é preciso avaliar bem qual sua situação financeira no momento e garantir que esta é a melhor decisão.

3. Aplicações financeiras

Uma das maneiras de ganhar renda passiva com mais opções é a aplicação financeira. O acesso à grande quantidade de produtos financeiros oferece diversas oportunidades de montar uma carteira de investimentos diversa com objetivos que estejam alinhados à suas expectativas.

Conheça algumas das melhores opções de investimento:

  • Títulos públicos do Tesouro direito.
  • Ações de empresas com pagamento de dividendos.
  • Fundos imobiliários, fundos coletivos de investimentos em imóveis recebendo lucro por meio de dividendos.

Para garantir segurança em seus investimentos, procure não colocar todo seu capital em apenas um tipo de aplicação. Procure diversificar os investimentos e decida o quanto aplicar de acordo com o lucro esperado e a segurança das ações.

4. Produtos digitais

Esta é uma categoria de atividade que envolve a utilização do capital intelectual. Se você tem bastante experiência e conhecimento em uma área, a criação de produtos para a internet se torna uma opção muito lucrativa.

Softwares, ebooks, cursos, treinamentos, estes são exemplos de alguns produtos digitais que podem garantir sua renda passiva. Sua grande vantagem é não possuir uma limitação de estoque e sua venda pode ser programada para ser feita automaticamente.

O trabalho inicial para que estes materiais sejam produzidos é grande. O investimento de dinheiro e tempo será necessário na maioria dos casos, mas após criar um produto de sucesso, será possível aproveitar a renda que será gerada de maneira passiva através de vendas que não exigiram muito esforço.

5. Produtos com direitos autorais ou patenteados

Você se considera uma pessoa criativa? Livros, músicas, ferramentas e soluções para o dia a dia são alguns dos produtos que podem gerar renda extra através de seus direitos autorais ou patente.

Diferente dos produtos digitais, esta categoria encontra algumas limitações, como o custo de produção, divulgação e logística. Porém, uma vez que sua ideia se torna popular e muitas pessoas começam a consumir seus produtos, é possível gerar lucro através das porcentagens de vendas que serão direcionadas a você.

Tem uma ideia inovadora mais ainda não a tirou do papel? Comece a trabalhar nela e desfrute da possibilidade de ganhar com os rendimentos de sua patente.

6. Venda de vídeos e fotos

O conteúdo na forma de vídeo está sendo cada vez mais consumido na internet. Essa é uma ótima oportunidade para pessoas com experiência na produção de vídeos.

Existem diversas plataformas que vendem o conteúdo audiovisual de profissionais independentes. Portanto, investir em uma boa câmera e ter boas ideias de vídeos pode fazer com que ganhe dinheiro através do seu material.

Enquanto estes vídeos continuarem sendo disponibilizando em plataformas ativas e contarem com temas interessantes, é possível ganhar renda passivamente até mesmo por anos.

Camera, filme, gravador, fone e rolo de filme

7. Cursos digitais

Os cursos digitais têm se popularizado por ser uma opção mais acessível e fácil de ser consumida por pessoas com interesse em um determinado assunto. A possibilidade de estudar no ritmo e no momento que desejar é algo que muitos buscam.

Pessoas que desejam aprimorar seu conhecimento em uma área ou aprender sobre novos assuntos podem buscar por aulas online para dar um novo caminho à sua carreira.

Se você domina alguma área de conhecimento e está disposto a grande quantidade de trabalho inicial, considere o investimento. Após criado, um curso de boa qualidade poderá ser vendido inúmeras vezes para diversos clientes enquanto seu tema continua relevante e suas informações forem atualizadas de tempo em tempo.

8. Livros

Escrever um livro não é uma tarefa fácil. Finalizar uma obra não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação. Afinal, são vários os processos necessários. Como pesquisar, planejar, escrever, revisar e editar. Mas este trabalho pode valer muito a pena. Afinal, quando prontos, livros podem ser vendidos por períodos indeterminados.

Se sente afinidade com a área e tem interesse em adotar este método para gera renda passiva, lembre-se de manter um certo equilíbrio na hora de escolher o tema de sua obra. Escolha algo que é dominado por você e também desperte o interesse do público.

É possível ganhar dinheiro passivamente através das parcerias e publicações com as editoras, porém, hoje os escritores têm mais opções. É possível lançar seu conteúdo na forma digital de um e-book em diversas plataformas onde o lucro não será dividido e ficará com você.

Além disso, e-books não ocupam espaço em um estoque e podem ser vendidos ilimitadamente.

9. Venda de sites

Profissionais com conhecimento em programação e design que sabem como criar sites, landing pages e lojas virtuais contam com uma grande oportunidade de gerar renda passiva em mãos.

Unir estes elementos em pacotes e criar modelos prontos para serem vendidos pode gerar um retorno relevante. No entanto, será preciso um trabalho inicial ativo para conquistar suas primeiras vendas e gerar uma boa reputação no mercado.

10. Desenvolvimento de aplicativos

Programadores e desenvolvedores com boas ideias para a criação de aplicativos podem explorar suas habilidades e ganhar dinheiro através das lojas de apps para dispositivos mobile.

A monetização das ideias pode ficar por conta de um valor para a aquisição da solução, um valor mensal para liberar sua utilização ou a disponibilização gratuita dos aplicativos com exibição de anúncios monetizados.

equipe programando um aplicativo em diversas linguagens de programação

Escolha seu investimento com muito cuidado

A promessa de ganhar dinheiro sem precisar fazer muito esforço é tentadora, por isso, é necessário desconfiar de soluções fáceis demais.

É possível sim desfrutar da renda passiva e contar com mais tempo de sobra, porém, todas as opções de investimentos exigem um capital, estudo e bastante trabalho em sua concepção para que comecem render.

Então, pesquise muito bem as opções que estão sendo cogitadas antes de fazer qualquer decisão sobre como investir seu dinheiro.

banner de cadastro como afiliado

Preparado para começar a investir e gerar renda passiva?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha apresentado novas oportunidades de investimento para gerar renda extra de uma maneira segura e prática.

Se o marketing de afiliados foi uma das opções que atraiu seu interesse, confira o programa de afiliados JivoChat e aproveite a oportunidade de receber comissões recorrentes enquanto divulga o link através de seu conteúdo. Acesse nossa página de afiliados e confira os benefícios.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download