Produtividade em vendas: 5 estratégias para acelerar vendas nas empresas

atualizado 18 de janeiro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Augusto Turcato
Augusto Turcato
Redator de Marketing do CRM PipeRun

Aumentar a produtividade em vendas é uma meta que gestores e equipes devem perseguir diariamente.

Trata-se, até mesmo, de algo crucial e que ditará a saúde financeira e o crescimento de qualquer negócio. Todavia, claro, não se trata de algo exatamente fácil - e você sabe disso muito bem.

Para atingir uma maior produtividade em vendas, muitos fatores precisam ser considerados. Até porque, vender mais e melhor é o somatório de várias ações - jamais um fato isolado.

Neste artigo, compartilhamos algumas dicas e estratégias. Elas têm o intuito de tornar a rotina muito mais produtiva Além, claro, de deixar a sua equipe focada em trazer melhores resultados.

Boa leitura!

Como as empresas podem aumentar a produtividade em vendas?

Vender mais e melhor, ao mesmo tempo em que se reduz o ciclo de vendas. Esse é, sem sombra de dúvidas, o cenário perfeito para qualquer negócio, certo?

Elevar a produtividade em vendas do seu time é o propulsor de tudo isso. Entretanto, é crucial não confundir as coisas neste momento.

Isso porque, ser mais produtivo não significa trabalhar mais, mas, sim, trabalhar melhor.

Como resultado, com as estratégias certas, os números de sua equipe serão muito melhores.

Por exemplo, de nada irá adiantar aumentar a carga horária do seu time. Aliás, o efeito pode ser exatamente o oposto.

Não é por aí o aumento da produtividade em vendas.

Então, para ajudar você, confira algumas estratégias para seu time produzir mais em vendas:

1. Ter uma rotina de trabalho organizada

Planejar o trabalho e trabalhar o plano. Esse é um mantra que deve ser levado adiante por quem deseja ser mais assertivo naquilo que faz. É algo para vidas e, claro, para vendas.

A organização é indispensável para se construir uma rotina realmente produtiva.

Um exemplo disso é a organização da agenda de sua equipe. Ela precisa comportar todas as atividades cruciais que devem ser feitas no decorrer do dia.

Vamos focar na rotina dos vendedores. Uma forma de organização pode ser separar algumas horas da manhã para fazer follow up nas propostas já enviadas. Ou, então, fazendo a prospecção de clientes. Isso depende, todavia, de como o setor de vendas está estruturado.

Desta maneira, uma gestão de vendas bem feita deixaria a parte da tarde, por exemplo, apenas para novas vendas e o atendimento de agendas marcas.

Essa agenda, quando organizada, é parte crucial para que nenhuma atividade passe batida e vendas sejam perdidas.

Para facilitar o trabalho, algo que ajuda neste sentido são script de vendas prontos.

O vendedor, já sabedor de quais são, previsivelmente, as dores do cliente, pode antecipar-se a elas usando algumas mensagens prontas (mas que gerem valor!)

Esses script não precisam ser fechados ou "decorados". Eles podem - e devem - ser adaptados para a realidade de cada negociação.

2. Qualificar a equipe de vendas

Treinamento de treinamento de vendas: muito treinamento! Esse é um quesito básico para que o processo de vendas seja sempre azeitado e aprimorado.

Portanto, se sua empresa não faz: pare tudo e comece a estruturá-lo!

Quando falamos em aprimorar, é para focar naquilo que mais importa: os seus clientes. Assim, todo o setor de vendas fica ciente de que todos os esforços são gerar valor ao cliente e, consequentemente, garantir mais vendas.

Estar em sintonia com as melhores práticas; conhecer as dores dos clientes; antecipar-se e fazer o que os consumidores esperam: isso, sim, é aumentar a produtividade em vendas.

3. Usar um playbook de vendas

O playbook de vendas é um documento valioso e indispensável para o processo comercial de qualquer empresa.

Ele é um "organismo vivo". Algo que, para fazer sentido e ser útil como ele pode ser, necessita ser constantemente atualizado por quem está na linha de frente em vendas.

Dentro do sales playbook estará todo o conhecimento de vendas que a empresa adquiriu ao longo dos anos. Ele fornece todas as informações para ajudar a rotina de trabalho da equipe.

Nele você deve detalhar:

  • Preços dos produtos;
  • Catálogo completo de produtos e/ou serviços;
  • Planos oferecidos;
  • Comissionamento detalhado dos vendedores e dos parceiros;
  • Metas mensais, trimestrais e anuais;
  • Gatilhos mentais para fechar mais vendas;
  • Estratégias para contornar objeções;
  • Modelos de emails e mensagens para WhatsApp e chats, etc.

Empresas que se apoiam no playbook garantem que cada contato com o cliente será otimizado.

Além disso, o playbook existe para acelerar o conhecimento de novas pessoas da equipe de vendas. E isso ajuda a deixá-las prontas mais rapidamente para vender.

4. Ter a tecnologia dentro do setor de vendas

A tecnologia é um dos pilares essenciais para aumentar a produtividade em vendas. Sem ela é basicamente impossível otimizar tempo e resultados.

Sendo assim, é crucial ter um bom sistema CRM de vendas. Somente ele permite que SDR e vendedores tenham controle pleno sobre todas as suas vendas.

A tecnologia existe para qualificar os contatos com os clientes. Também para organizar e centralizar informações, além de tornar todas as ações ágeis (e algumas automáticas).

Um bom uso da tecnologia serve para empoderar as pessoas. Sua equipe não irá mais perder tempo preenchendo planilhas, por exemplo.

Isso faz com que horas valiosas sejam perdidas, que poderiam ser usadas para prospectar, qualificar leads ou vender mais.

5. Tenha chat e CRM integrados

Para a tecnologia realmente fazer sentido, é preciso contar com as ferramentas certas.

Neste sentido, o CRM PipeRun e o Jivochat contribuem decisivamente para aumentar a produtividade de vendas.

Por isso, fazer a integração do Jivochat com o CRM PipeRun é muito fácil. Aumentar a produtividade em vendas não precisa ser uma dor de cabeça.

Isso é possível graças ao PipeRun MAX. Ele é uma extensão para Google Chrome do CRM PipeRun que existe para acelerar o processo de vendas das empresas.

A integração junto ao Jivochat traz muitos ganhos para seu negócio. Afinal, você usa ambos lado a lado.

Sim: Jivochat e o CRM PipeRun na mesma tela. Você atende o cliente pelo Jivochat e atualiza a oportunidade dentro do CRM PipeRun.

Esqueça o copia e cola. Esqueça ficar alternando abas em seu navegador. A produtividade em vendas é a realidade quando você integra as duas plataformas.

Por exemplo, com o PipeRun MAX, você pode:

  • Criar e atualizar dados de contato, clientes, empresas e oportunidades;
  • Mover oportunidades de etapa em qualquer funil;
  • Criar tarefas para cada oportunidade;
  • Com poucos cliques, enviar propostas e contratos, etc.

Integrando Jivochat e CRM PipeRun sua equipe ganhará produtividade em todas as etapas do processo.

A consequência disso? Ora: vender mais, mais rápido e melhor.

Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun.

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