Como otimizar a sua página de produto para converter mais

atualizado 1 de novembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

A página de produto é uma das áreas mais críticas de sua loja online, demandando um esforço adicional e um trabalho com excelência visando otimizá-la para aumentar conversões. Afinal, ela existe para ajudar o cliente em potencial a conhecer melhor o produto, avaliar suas condições e começar o processo de tomada de decisão da compra.

Pensando nisso, é importante que você implemente e disponibilize alguns elementos críticos para que você possa prender a atenção de seus visitantes e impulsionar suas vendas. Acompanhe nosso material e veja o que não pode faltar em uma página de produto otimizada para converter mais.

Esteja sempre atento ao SEO

Diferente do que alguns empreendedores pensam, o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) não deve ser colocado em prática apenas em sua estratégia de marketing de conteúdo, como artigos para seu blog, vídeos, entre outros materiais.

Na verdade, todas suas páginas devem ser trabalhadas pensando em SEO, especialmente a página de produto. Afinal, você quer que sua oferta apareça na primeira página do Google quando alguém pesquisar pelo nome do produto ou categoria. Para isso, certifique-se de que alguns aspectos de sua página estejam de acordo com as diretrizes, como:

  • Utilize URLs amigáveis e inteligentes ao invés de códigos e certifique-se de incluir palavras-chave para que os mecanismos de busca possam compreender o conteúdo da página. Como por exemplo:"http://www.meusite.com.br/produtos/camisetas/masculinas".
  • Fique atento à velocidade de carregamento da página, que não deve passar de 2 segundos. Além de afetar seu posicionamento, uma página lenta diminui suas chances de reter clientes.
  • Utilize imagens leves e rastreáveis através dos atributos "src" referente ao nome do arquivo e "alt" referente ao conteúdo da imagem (busque incluir a palavra chave).
  • Inclua descrições detalhadas e completas sobre o produto e faça uso de palavras-chave. Os mecanismos de busca também consideram estes dados como conteúdo no processo de ranqueamento.

Estes são apenas algumas das diversas formas de trabalhar com foco em SEO e otimizar sua página de produto para aumentar conversões através do tráfego orgânico vindo das páginas de resultados dos buscadores (SERPs).

Trabalhar o SEO na Página de Produto

Utilize imagens de altíssima qualidade

Como mencionado anteriormente, suas imagens devem ser leves e rastreáveis, mas isso não significa que elas devem ser de baixa qualidade. No ambiente digital, o cliente normalmente não pode visualizar o produto do tamanho real, senti-lo ou pegá-lo com as mãos.

Exatamente por isso, é importante que as imagens repassem tudo que seus consumidores precisam saber sobre as características físicas do produto. Utilize fotos de altíssima qualidade e, para o caso de acessórios ou artigos de moda, considere inclusive demonstrar modelos vestindo-os.

Além disso, caso trabalhe com diferentes cores para o mesmo produto, certifique-se de permitir que o cliente possa alternar entre elas e disponibilize uma foto para cada cor. Todos estes fatores reforçam suas ofertas e ajudam a chamar a atenção do cliente para a qualidade do produto e, especialmente, para o profissionalismo do seu ecommerce.

Insira elementos para up-selling e cross-selling

Você certamente já acessou lojas online que disponibilizam dentro da página de produto menus e elementos como "outros produtos que você pode gostar" ou "veja também nesta categoria." Estas seções dentro da página são utilizadas para empregar estratégias de up-selling e cross-selling.

No upsell, o objetivo é apresentar alternativas melhores (e normalmente mais caras) para aumentar o valor do ticket médio de seu ecommerce. Esta estratégia é frequentemente utilizada em lojas de eletrônicos, através de comparativos diretos apresentando as especificações técnicas de produtos da mesma categoria, como smartphones, geladeiras, televisores, etc.

Já para colocar em prática uma estratégia de cross-selling, você pode apresentar acessórios e itens que complementam o produto inicial, como por exemplo fones de ouvido e capas de proteção quando um visitante estiver avaliando um smartphone.

E claro, não deixe de instalar um carrinho de compras em sua loja virtual para que os clientes possam facilmente adicionar mais produtos à lista e visualizar o valor de seu pedido.

Deixe claro suas condições de pagamento, entrega e frete

É importante que o visitante possa rapidamente identificar suas condições de pagamento, já na página de produto. Por isso, não deixe de informar com transparência quais bandeiras de cartão e outras formas de pagamento são aceitas por seu ecommerce, assim como a possibilidade de parcelamento e juros aplicados.

Outra excelente forma de otimizar sua página de produto para converter mais é informando na mesma como funciona sua logística de entrega, no que diz respeito ao valor do frete, prazo médio, entre outros dados relacionados. Considere inclusive disponibilizar uma calculadora de frete a partir do CEP do cliente, por exemplo.

Essa é uma estratégia que ajuda a aumentar a assertividade durante o processo de decisão de compra do cliente, além de evitar carrinhos de compra abandonados na página de checkout. Além disso, considere também fazer do frete um diferencial competitivo em seu ecommerce, chamando atenção para a rápida velocidade de entrega ou custo baixo.

Página de Produto Informando Frete

Reforce o senso de urgência e destaque programas de fidelidade

Programas de fidelidade servem como um "empurrão" adicional para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra, por isso, não deixe colocar lembretes ou call to actions (chamadas) para ele. Independente do modelo utilizado, como programas de pontos, cupons de desconto ou outras variações, deixe claro para o visitante como a compra daquele produto acarretará em benefícios adicionais, agregando valor à sua oferta.

Além disso, não perca a oportunidade de reforçar o senso de urgência ao oferecer descontos e promoções especiais por tempo limitado, chamando atenção para sua duração, limite de estoque, entre outros fatores que possam ajudar o cliente sair de cima do muro.

Disponibilize um chat com convites proativos

Por mais que você ofereça descrições completas e detalhadas, delimite as formas de pagamento aceitas, apresente seus programas de afiliado e todos outros elementos mencionados anteriormente, ainda é muito comum que seus visitantes tenham dúvidas antes de tomar a decisão de compra.

É buscando aumentar suas chances de retenção e oportunidades de venda que você deve considerar investir em um chat online com convites proativos configurados para a página de produto, como o JivoChat, por exemplo. O chat ajuda a evitar que o cliente em potencial saia de seu ecommerce para buscar respostas para suas dúvidas em outras fontes, perdendo o foco na jornada e, frequentemente, desistindo da compra.

Já os convites proativos são mensagens automáticas e personalizáveis para que sua equipe possa abordar visitantes em sua loja online, em tempo real, através de sistemas de monitoramento que acompanham em qual página eles se encontram. O objetivo destes convites é atraí-los para uma sessão de atendimento, onde seu representante poderá oferecer um atendimento personalizado e ajudá-lo a escolher o melhor produto de acordo com as necessidades do cliente.

Permita avaliações de clientes

Você sabia que as avaliações dos clientes, além de ajudar na assertividade durante a jornada de novos visitantes, também é capaz de afetar positivamente o ranqueamento de sua página de produto nos mecanismos de busca?

De acordo com o próprio Google, páginas com avaliações que mencionam a palavra-chave ou o nome do produto normalmente são posicionadas melhores nas SERPs (Search Engine Result Page, ou página de resultados dos mecanismos de busca).

Como se isso não fosse um motivo bom o suficiente para dar voz aos seus consumidores, as avaliações e comentários servem, essencialmente, como uma forma de permitir que seus próprios clientes façam o marketing dos produtos oferecidos.

Claro, é verdade que isso também dá espaço para avaliações negativas, mas estas são muito importantes para que você possa rapidamente identificar problemas nas etapas de seu serviço e tomar ações para reconquistar um cliente frustrado.

Não deixe de otimizar sua página de produto

Agora que você conhece os principais elementos que não podem faltar em uma página de produto otimizada para aumentar conversões, avalie como o seu ecommerce poderia ganhar mais clientes e vender mais ao implementá-los. Se a sua plataforma de ecommerce não oferece algum destes recursos, talvez seja a hora de conhecer as melhores soluções disponíveis no Brasil.

E não deixe de verificar como o JivoChat pode ajudá-lo a fidelizar e conquistar ainda mais clientes através de um chat online completo e projetado para impulsionar os resultados de seu ecommerce.

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