25 ideias de negócios em alta para começar a empreender

atualizado 7 de junho de 2023
Tempo de leitura16 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Abrir seu próprio negócio para tornar-se seu próprio chefe e alcançar a estabilidade financeira é o sonho de milhares de pessoas. No entanto, muitas delas não sabem por onde começar.

Estudar e avaliar negócios em alta para investir e começar a empreender é um ótimo ponto de partida. Desta maneira é possível encontrar a alternativa perfeita dentre várias possibilidades para você começar a trabalhar no seu empreendimento e ganhar dinheiro.

Para tornar sua pesquisa mais fácil, criamos uma lista com vários negócios lucrativos e acessíveis que podem ser o ponto de virada em sua carreira. Vamos conferir as opções?

Crie seu site com a Wix

1. Clube de assinatura

Os clubes de assinatura estão conquistando seu espaço no mercado oferecendo kits de produtos para nichos específicos de assinantes. Os produtos são enviados periodicamente, o formato mais popular é o mensal.

A oportunidade de trabalhar com públicos nichados oferecendo exatamente o que eles desejam por valor acessível é um dos principais motivos por deixarem estes negócios em alta.

Para investir na criação de um clube de assinatura, pesquise bem quem será seu público-alvo, encontre bons fornecedores para o tipo de produto que será oferecido, aposte na variedade e sempre assegure que cada item enviado tem qualidade.

Alguns dos temas e artigos mais populares em clubes de assinatura são vinhos, cervejas artesanais, produtos de beleza,o importante. Ao receber bons produtos, seus clientes irão sentir-se felizes por uma boa negociação e continuarão com suas assinaturas.

Pacote de um clube de assinatura chegando

2. Impressão 3D

A impressão 3D não é uma tecnicamente uma novidade. Protótipos e versões da tecnologia são utilizados para fins específicos desde a década de 80, criando aparelhos de alta tecnologia, peças, moldes odontológicos e atendendo a demanda de mercados B2B.

Contudo, a partir dos avanços tecnológicos a utilização e os custos da impressão 3D estão se tornando cada vez mais acessíveis e tem entrado na categoria de negócios em alta.

Segundo dados da IDC do Brasil, a estimativa de movimentação de dinheiro no mundo todo com a impressão 3D é de 35,4 bilhões e o crescimento deste mercado no Brasil é cerca de 24,1% ao ano.

Um dos principais uso da tecnologia é o motivo original do seu desenvolvimento, a criação de peças para a indústria automobilística. No entanto, existe a demanda hipercustomizada, uma necessidade que necessita de uma solução única e específica.

Neste quesito, a produção de peças customizadas relacionadas ao agronegócio tem ganhando cada vez mais relevância no Brasil.

3. Consultoria financeira

Muitas empresas enfrentam crises financeiras e esbarram em diversas adversidades para superá-las por conta própria. Profissionais com experiência na área financeira podem oferecer consultoria e ajudar empreendedores a encontrar uma solução para seus negócios.

Se você deseja investir nesta carreira, antes, busque construir autoridade mostrando sua experiência em cases que deram certo. Procure aumentar seu networking, desenvolva seu próprio método de atuação e invista em um nicho específico.

4. Consultoria de marketing

A consultoria é um dos negócios em alta para profissionais experientes na área de marketing.

Um consultor de marketing pode auxiliar empresas que precisam de ajuda especializada na estruturação e organização dos setores de vendas e comunicação através da definição de metas e criação de estratégias.

Uma das vantagens desta carreira é que as necessidades e a adaptação do mercado às mudanças proporcionou a oportunidade de investir neste negócio e atuar oferecendo consultorias online.

Para conquistar bons resultados como um consultor de marketing, invista em sua carreira. Faça cursos, busque se especializar em um ou mais segmentos e crie um portfólio com casos de sucesso para transmitir confiança e experiência a novos possíveis clientes.

Na plataforma CyberClass, você encontra cursos sobre marketing digital, vendas, design e edição de vídeo para se profissionalizar e se tornar um consultor de marketing digital completo.

Consultor de marketing trabalhando com tecnologia

5. Desenvolvimento de aplicativos

Desenvolvedores com boas ideias que desejam tornarem-se seus próprios chefes podem aproveitar o crescimento do mercado de aplicativos e investirem em um dos negócios em alta que tende a continuar crescendo.

É possível criar soluções para as lojas de aplicativos, como a App Store e a Google Play, e utilizar diferentes métodos de monetização para gerar renda através de apps desenvolvidos por uma equipe ou até mesmo por desenvolvedores autônomos.

6. Desenvolvimento de jogos

A indústria dos videogames já é o mercado mais rentável no ramo do entretenimento, superando o cinema e a música. Seu sucesso continua crescendo, o que significa que este segmento é uma ótima opção de investimento.

Desenvolvedores com experiência em linguagens de programação podem montar sua equipe ou trabalhar de maneira independente para lançar seus jogos. Os profissionais que se especializarem para games mobile podem acabar saindo na frente, pois mais da metade do capital movimento por esta indústria é gerado a partir de celulares.

Entender um pouco de marketing digital e os fundamentos de SEO pode ajudar profissionais independentes a divulgarem suas criações, garantindo sucesso e renda neste segmento.

7. Venda de alimentos para nichos

Você tem habilidades culinárias excelentes e está procurando por negócios em alta que as utilizem? Considere se especializar em um tipo específico de alimento e vender para um nicho.

Existem muitos concorrentes no ramo da alimentação, optar pela especialização em um tipo específico de comida é sua oportunidade de se destacar da concorrência, aumenta suas chances de sucesso e abrindo a oportunidade para novas estratégias de mercado.

Separamos algumas ideias interessantes: alimentos vegetarianos (sem carne), alimentos veganos (sem nenhum tipo de produto de origem animal), alimentos low carb (com poucas calorias), alimentos para pessoas com diabetes e alimentos feitos com produtos orgânicos.

Cada sugestão conta com um público-alvo específico. Após optar o tipo de produto que será oferecido, reconheça quem é seu público e desenvolve estratégias para atendê-los da melhor maneira possível.

Alimentos saudáveis

8. Venda de alimentos congelados

O investimento em alimentos congelados é uma ótima alternativa para quem busca negócios em alta e deseja se tornar seu próprio chefe.

Muitas pessoas se preocupam com a qualidade dos alimentos que consome. Se são nutritivos, saudáveis, feitos com ingredientes de qualidade, no entanto, nem todo mundo tem o tempo necessário para fazer compras e cozinhar refeições com estas qualidades.

É por isso que a venda de alimentos congelados é uma ótima opção de negócio para quem sabe cozinhar e deseja empreender. Uma das grandes vantagens deste modelo de comércio é o baixo investimento inicial, se tornando uma alternativa acessível para muitas pessoas.

9. Loja Virtual

O ecommerce brasileiro está em crescimento e é um setor que conta com dados promissores. Segundo os dados levantados pela pesquisa Ebit, apenas no primeiro semestre de 2020 o comércio digital aumentou em 47%, ou seja, tem espaço de sobra para quem deseja empreender.

Então, se você deseja deixar de trabalhar para os outros e ser seu próprio chefe, avalie a possibilidade de criar sua própria loja virtual. A possibilidade de administrar seu ecommerce de casa e alta rentabilidade que as vendas podem gerar são algumas das principais vantagens deste modelo de negócio.

Além disso, pessoas sem conhecimento na área de programação ou design podem utilizar ferramentas de criação de site com construir suas lojas e personalizar suas lojas. Confira algumas das melhores ferramentas que podem ser utilizadas para criar seu site:

10. Importação de produtos

Já pensou em vender produtos importados? Revender produtos de outros países é uma forma de trabalhar com lucros altos, se diferenciar da concorrência e oferecer mercadorias exclusivas para um certo nicho.

Este é um negócio em alta, pois oferece a oportunidade de trazer novas tendências de consumo para o país, no entanto, para assegura que a realização da atividade será rentável é preciso de atenção em alguns pontos.

Avalie bem o tipo de produto que você deseja importar, seu preço e quem é seu público dentro do país e pesquise fornecedores para escolher opções que oferecem produtos de qualidade e um bom serviço, afinal, a avaliação do produto que chegará aos seus clientes é sua responsabilidade.

Alguns dos itens importados mais populares são equipamentos eletrônicos, roupas e sapatos de marca, perfumes, bolsas e relógios de luxo.

Pacotes de produtos ao lado de um globo

11. Venda de roupas para nichos

Grande parte dos negócios em alta atualmente tem alguma característica relacionada à customização e ao atendimento personalizado. Estes aspectos podem ser levados para diferentes tipos de negócios e torná-los mais atraentes para nichos específicos, como é o caso da moda.

Vender roupas para nichos específicos é uma excelente oportunidade de trabalhar com um público-alvo que você conhece. Desta maneira, oferecer produtos atraentes e um atendimento que leva em consideração suas dores e desejos fica muito mais fácil.

Confira alguns segmentos que contam com um público relevante e podem ser um bom investimento: roupas para crianças, roupas para mulheres grávidas e roupas de tamanhos especiais.

12. Mercado de pets

Existem opções de negócios em alta para quem ama os animais e deseja tornar sua paixão por pets em uma atividade rentável em tempo integral.

No Brasil, o mercado de pets é grande e tem muitas oportunidades para quem deseja empreender na área. De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Pet Brasil, em 2019 o segmento faturou R$ 36,2 bilhões.

São várias as alternativas para quem deseja abrir um negócio no ramo: pet shops, produtos personalizados para animais, hotel de pets, pet food e até mesmo bares temáticos onde os pets são bem-vindos.

13. Produtos reciclados

O número de pessoas que valoriza a sustentabilidade e a importância de manter o meio ambiente em equilíbrio tem aumentado. Por isso, produtos sustentáveis têm ganho cada vezes mais destaque no mercado.

Pessoas com habilidades manuais e criatividade podem conquistar este público através de produtos reciclados personalizados como cadernos de papel reciclado, vasos de garrafas de vidro, prateleiras com madeira reutilizada, entre tantas outras possibilidades.

Artesanato feito com garrafas

14. Presentes personalizados

A personalização e a customização sempre estão em alta. Oferecer possibilidades de pessoas comprar presentes personalizados é um dos negócios em alta que abrange uma grande quantidade de produtos e possibilidades.

Seja através de habilidades manuais com artesanato ou utilizando equipamentos é possível criar roupas personalizadas, canecas, travesseiros, agendas, planners, diários, entre tantas outras opções.

15. Dropshipping

O Dropshipping é um modelo de ecommerce possibilita a venda de produtos sem a necessidade de controle de estoque, espaço para armazenamento e preocupações com logística. O sistema funciona de uma forma simples e prática.

Você encontra um fornecedor e começa a oferecer seus produtos através de uma loja virtual. Os pedidos do cliente serão feitos em sua loja, mas o responsável pelo pedido e a entrega do produto será o próprio fornecedor, enquanto o lucro é feito na forma de comissão, a diferença do valor original do produto e o valor oferecido em sua loja.

O modelo está se tornando cada vez mais popular e já é comum entre as lojas encontrarem fornecedores estrangeiros. No entanto, mais opções brasileiros estão se tornando viáveis, garantindo mais agilidade na entrega dos produtos.

Se você optar por este modelo de negócio, pesquise pelo público do produto que deseja oferecer e conheça diversos fornecedores para escolher a melhor opção em produtos e entrega aos clientes, afinal, o envio e a qualidade do que é oferecido não serão responsabilidades.

16. Realize vendas como afiliado

Procurando por uma maneira de ganhar dinheiro em casa utilizando apenas um computador ou smartphone com acesso à internet? Invista no marketing de afiliados!

Diversos negócios e produtos contam com programas de afiliados, um sistema em que um link personalizado é enviado e seu trabalho é divulgá-lo entre seus contato e utilizando estratégias de comunicação para assegurar vendas.

Então, quando leads forem gerados ou clientes fecharem negócios através do seu link, você irá receber comissões de acordo com o programa específico daquele produto ou cliente. Uma das grandes vantagens é não precisar controlar um estoque nem cuidar da logística, sua função será apenas gerar leads.

Confira algumas opções de programas de afiliados que trabalham com produtos de excelente

Confira algumas opções para vender produtos de excelente qualidade como afiliado:

Pessoa entrando em um programa de afiliados

17. Especialista em marketing digital

O marketing digital é indispensável para empresas que desejam marcar sua presença online. Otimizar suas campanhas para a internet e criar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para alcançar o topo dos resultados em páginas de buscas são algumas das importantes atribuições deste profissional.

É possível atuar neste mercado oferecendo serviços personalizados para empresa como profissionais autônomos ou através de sua própria agência de marketing.

Portanto, aproveite esta oportunidade, afinal, grande parte dos negócios em alta são serviços ligados à internet ou utilizam a divulgação de sua marca de maneira online.

18. Gestão de redes sociais

Negócios que desejam expandir sua presença online e estreitar seu relacionamento com os consumidores começaram a utilizar as redes sociais.

Por conta desta utilização profissional, as plataformas foram crescendo e aumentando a complexidade dos seus recursos, para atender melhor necessidades mercadológicas de empresas e oferecer a opção de criar campanhas mais efetivas.

Foi aí que o papel do gestor de redes sociais ganhou mais importância: gerenciar o conteúdo através de editoriais, planejar publicações, encontrar oportunidades de ações online, monitorar comentários, desenvolver estratégias para as redes e avaliar relatórios.

É preciso contar com qualificações na área para trabalhar como social media, mas elas podem ser obtidas online. Também é importante se atualizar constantemente quanto às tendências na internet, mudanças nas plataformas e principais métricas que devem ser avaliadas nos perfis das marcas atendidas.

19. Redação para empresas

O inbound marketing, ou marketing de conteúdo, é um recurso muito poderoso para marcas criarem autoridade, fortalecerem sua marca, divulgar seus produtos ou serviços e atrair novos clientes.

Na era da personalização os produtos, os serviços e o atendimento obtêm melhores resultados quando customizados para seu público, com o conteúdo não seria diferente. O mercado está valorizando cada vez mais o conteúdo personalizado e grande parte das empresas terceirizam este tipo de trabalho.

Ou seja, é uma oportunidade para profissionais independentes com habilidades de escrita que buscam negócios em alta para começar a empreender. Afinal, para começar só é preciso de um computador com conexão a internet e criatividade.

Os redatores podem atuar com diferentes formatos de conteúdo. Publicações para blogs, criação de e-books, criação de publicações para redes sociais, anúncios, roteiros, textos para e-mails, newsletters, enfim, inúmeras formas de criar textos com criatividade.

Redator trabalhando em um texto em um notebook

20. Produtos digitais

Procurando outros tipos de negócios em alta que utilizem sua criatividade e conhecimento como matéria-prima? Invista na criação e venda de produtos digitais.

É possível ganhar bem e continuar gerando renda passiva através da venda de infoprodutos. Produtos que não precisam de estoque para serem guardados e nem se deterioram com o tempo.

E-books, videoaulas, cursos, podcasts, audiobooks, infográficos e uma enorme gama de outros materiais eletrônicos podem ser comercializados caso levem um conteúdo de valor para um público interessado.

A grande vantagem deste modelo de negócio é a possibilidade de continuar gerando vendas por tempo ilimitado, afinal de contas, não restrição do número de vendas, não é preciso preocupação com logística e os produtos duram enquanto seu conteúdo estiver relevante. E é claro, estão sempre suscetíveis a novas atualizações.

Se você desejar ganhar dinheiro vendendo produtos digitais, invista a maior parte do seu tempo e atenção na criação de cada material, garantindo um produto de qualidade. Desta maneira, ele será comercializado por um bom tempo e trará muito retorno ao seu negócio.

21. Fotografia

É preciso de um investimento baixo para começar atuar no ramo da fotografia, mas após conquistar credibilidade e um bom portfólio, este é um dos negócios em alta que pode gerar resultados bastante lucrativos.

Os primeiros passos para quem deseja trabalhar de maneira independente com fotografia é uma câmera de qualidade profissional e a habilidade, conquistada através do aprendizado, de tirar fotos bonitas que encantem seus clientes.

A versatilidade desta carreira é muito grande, profissionais podem abrir seus próprios estúdios, trabalharem com fotografias externas, se especializarem em eventos, em fotos para publicidade, fotos de alimentos, vender material para bancos de imagem, enfim, são inúmeras possibilidades que os apaixonados por fotografia podem explorar.

Cursos e a profissionalização é muito importante para quem deseja trilhar este caminho profissional, mas é claro, apenas a prática irá trazer os resultados que conquistam novos clientes.

22. Edição de vídeos

Os vídeos são essenciais para estratégias de marketing de conteúdo, além de serem o principal conteúdo oferecido por influenciadores digitais e YouTubers. No entanto, nem sempre empresas ou personalidades contam com um profissional capacitado para realizar este trabalho.

Pessoas que se interessam na edição e criação de vídeos podem investir em cursos e no equipamento necessário para oferecer seus serviços a este público.

Ilha de edição de vídeos

23. Crie seu próprio blog

O blog não poderia ficar de fora da nossa lista sobre negócios em alta. Esta é uma ótima opção de empreendimento para pessoas com pouco investimento e que desejam trabalhar dentro de casa.

A quantidade de temas que podem ser abordados através do formato de blog é imensa e possibilite que você trabalhe escrevendo sobre assuntos que gosta e tem afinidade. Isso, por si só, ajuda seu conteúdo a ter mais valor e qualidade.

No entanto, a monetização deste modelo de negócio não é diretamente ligada ao teor nem à qualidade dos conteúdos, mas é diretamente afetada pela quantidade de tráfego gerado em suas páginas.

Quando seu blog contar com um alto número de visitantes de maneira consistente, será possível explorar várias maneiras de ganhar dinheiro: através de anúncios feitos no GoogleAds, anúncios veiculados diretamente em seu blog, conteúdos patrocinados, avaliações de produtos e várias outras opções.

Se você gostou da ideia é quer começar, considere utilizar as ferramentas para criar seu blog grátis e não perca mais tempo.

24. YouTube

Pessoas criativas que produzem seu próprio conteúdo e têm a habilidade necessária para editar seus vídeos podem investir na plataforma de compartilhamento de conteúdo audiovisual mais popular do mundo e criar seu próprio canal no YouTube.

Se você fala bem em frente às câmeras, tem muito conhecimento sobre um assunto específico e tem criatividade, suas chances de sucesso na plataforma serão altas.

No entanto, produzir conteúdo para o YouTube não é uma atividade que irá trazer o retorno do seu investimento com muita rapidez. Primeiro será necessário conquistar um bom número de inscritos e contar com muitas visualizações em seus vídeos para que o seu conteúdo comece a ser monetizado de maneira eficiente.

25. Cerveja artesanal

As cervejas artesanais conquistaram o mercado nos últimos anos e continuam sendo um negócio em alta mesmo atualmente.

A diversidade de sabores, aromas e origens tornaram o produto um sucesso com os entusiastas e até mesmo com que não entende tanto sobre bebidas.

Esta é uma ótima oportunidade de negócio para trabalhar com os sabores que você ama e compartilhá-los com seu público.

Balcão com cervejas artesanais

Gostou das ideias de negócios em alta para começar a empreender?

Esperamos que os itens que trouxemos em nosso artigo tenham auxiliado você a encontrar um empreendimento lucrativo para investir. Várias opções são muito acessíveis e podem ser iniciadas até mesmo em alguns dias.

Lembre-se, se você precisar de um canal de comunicação para conversar com clientes em tempo real no seu site, conte com o JivoChat. Você pode o instalar gratuitamente e integrá-lo com seus canais de comunicação para trazer eficiência em suas vendas.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download