Como Melhorar Seu Processo de Vendas Online

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Raphael Pires
Raphael Pires
Chief Editor na iClips

O mundo está cada vez mais digital e as pessoas estão usando a internet para realizarem diversas atividades cotidianas, seja com relação ao lazer ou ao trabalho. Com o consumo não é diferente: o e-commerce registrou aumento de 10,3% em 2019, totalizando R$ 5 bilhões em faturamento. Para isso, melhorar seu processo de vendas online é essencial para se manter competitivo nesse mercado.

Empresas e lojas virtuais têm investido bastante na experiência do consumidor, com designs responsivos e interações em tempo real com vendedores e consultores. Além disso, são desenvolvidas formas novas de garantir a segurança do usuário, como certificados de segurança e proteção de crédito.

Essa nova realidade exige que empresas foquem nas vendas online para conseguirem alcançar seu público-alvo. Mas como encantar os visitantes do seu site para que eles consumam por lá? É disso que trataremos nesse post. Daremos dicas de como ter um processo de vendas online incrível!

O que fazer para aprimorar a experiência das suas vendas online?

Atualmente, os consumidores têm mais opções de lugares para fazer compras do que antes na história. E fica cada vez mais difícil segurar a atenção dessas pessoas. Então, se você tem um negócio e-commerce ou um site voltado para divulgar seus produtos ou serviços e quer que as pessoas comprem de você por lá, você deve chamar a atenção delas o mais rápido possível.E, claro, tornar a experiência de navegar pelo seu site a mais agradável possível.

Separamos algumas dicas interessantes para encantar os visitantes da sua página!

Torne pessoal

Você quer que seus clientes sintam que eles são somente mais uma compra ou que sejam valorizados? Uma forma de mostrar que você se importa com os clientes é personalizar a sua experiência de compra, como usar cookies para fazer o site lembrar de seus detalhes de login, oferecer uma lista de desejos, mostrar itens recém visualizados e mandar email no aniversário deles.

Dessa forma, você com certeza terá um grande retorno de investimento (ROI) depois de personalizar seu website, pois ela é essencial para converter prospects em consumidores fiéis.

Ofereça vários pontos de contato

Se você somente oferece suporte por email, você pode estar perdendo mais compradores do que imagina. Consumidores virtuais estão ficando cada vez mais experientes, e esperam um suporte 100% independente do momento que entrarem no site.

Clientes têm uma grande expectativa com relação a suas compras online e querem uma resposta rápida e pessoal. Você pode fazer isso de várias maneiras:

  • colocando um chatbot em seu site com um pop-up automático;

  • enviando emails bastante responsivos, encaminhados em até 24 horas depois que o cliente mostrou interesse;

  • usando redes sociais para interagir com o público, seja com mensageiros ou posts;

  • aderindo ao bom e velho telefone, mas sem ser invasivo.

Invista em imagens

Como você deve saber, uma das principais diferenças entre o e-commerce e o m-commerce é o tamanho da tela. Aparentemente, em situações de menos espaço na tela, consumidores tendem a prestar mais atenção a imagens do que a textos.

Então, se você está se perguntando como melhorar seu processo de vendas online, tente dar um trato bacana às ilustrações e fotos. Até mesmo porque as pessoas não irão comprar seus produtos ou serviços se você não os mostrar claramente. Então, certifique-se de que suas imagens estão cativantes, claras e grandes o suficiente. Invista em vídeos também para explicar melhor as suas soluções, mas falaremos disso mais adiante.

Como Melhorar Seu Processo de Vendas Online Através do Relacionamento Com o Cliente

Facilite a leitura

Como mencionado acima, consumidores não darão tanta atenção a textos no mobile, no entanto, não há nada pior do que usar fontes ilegíveis ou minúsculas para seus textos. Eles precisam ser fáceis de ler para que seus visitantes não fiquem irritados.

Se as pessoas tiverem que ficar dando zoom nas palavras ou ter que navegar muito para encontrar informações, a probabilidade deles nunca mais voltarem e ainda falarem mal da sua página é enorme.

Adicione uma caixa de buscas

Se você quer mais uma técnica simples e eficaz para tornar seu processo de vendas online mais efetivo, invista em conveniência. E uma das maneiras mais básicas é colocar uma barra de buscas que permite aos usuários encontrar os produtos ou serviços exatos que eles procuram.

É muito mais rápido e economiza o tempo do comprador se eles puder digitar algumas palavras e ser direcionado para a página certa de compra.

Forneça diferentes filtros de produtos ou serviços

Diferentes compradores gostam de categorizar produtos de diferentes formas e em diferentes ordens. Alguns gostam de ordenar por preço, outros por pontuação e outros por tipo, etc.

Seja qual for essa preferência, adicionar vários tipos de filtros é sempre uma boa ideia se você está querendo vender mais online. Esta técnica torna mais fácil para os consumidores encontrarem mercadorias relevantes sem se sentirem confundidos por várias outras.

Como aumentar suas vendas online?

Além de tornar a experiência do usuário a melhor e mais agradável possível, é preciso investir em técnicas para que suas vendas cresçam e sua lucratividade seja cada vez maior. Para isso, separamos mais algumas dicas voltadas a como aumentar suas vendas online.

Seja honesto em seus anúncios

Isso pode parecer extremamente óbvio, mas é incrível ver como muitos sites vendem facilidades que não podem cumprir. Ser honesto não é somente crucial para a reputação do seu negócio, mas também encoraja e fomenta a confiança em sua marca.

Não faça afirmações que não possa justificar e não use hipérboles. Seja honesto, direto e amigável em seus anúncios, desde a homepage até suas campanhas por e-mail. Este princípio também se aplica em como você se posiciona como um negócio. Já entrou em algum site obviamente ministrado por uma ou duas pessoas, mas tem uma estética que seria bem mais viável para uma companhia multinacional? Esse tipo de coisa não só te faz parecer bobo, mas também danifica sua credibilidade.

Se você é uma companhia pequena, orgulhe-se disso e venda essa ideia. Muitos consumidores estão se voltando para pequenos negócios justamente por serem mais individualizados e por terem serviços personalizados. Não tente ser algo que não é.

Leia também: 5 Motivos Para Trabalhar com o Google Ads no Ecommerce

Como Melhorar Seu Processo de Vendas Online e Otimizar Anúncios

Ganhe mais cliques com extensões de anúncio para navegadores

Se você está vendendo coisas online ou promovendo seu negócio, extensões são imprescindíveis. Esse recurso, disponíveis tanto para o Adwords quanto para o Bing, permite que seus anúncios fiquem maiores e com mais lugares para clicar.

E não vai te custar nada mais! E ainda aumenta a taxa de cliques dos seus anúncios. Em alguns exemplos, anúncios até colocam lugares extras para usuários clicarem. Isso economiza alguns passos na jornada do potencial cliente (melhorando seu pipeline) e torna mais fácil e rápido que eles encontrem seu site e não do concorrente.

Foque no seu público-alvo

Descobrir como melhorar seu processo de vendas online requer entender exatamente o que seu público quer e quais suas dores. Você já criou suas buyers personas? Se não, é um ótimo momento para começar.

Uma persona te ajuda a identificar um consumidor-alvo baseado em dados demográficos, renda, gostos, problemas, desejos e outros detalhes pessoais. Quanto mais informação você incluir em uma buyer persona, melhor, pois você pode atingir sua audiência com mais precisão.

Por exemplo, se você sabe que seu público são mães solteiras com um até três filhos, você pode falar com ela diretamente com seu marketing e publicidade. O conteúdo começa a passar uma sensação de pessoalidade.

Incorpore vídeos de produtos e serviços

Fotos são uma opção muito boa, especialmente se forem tiradas por profissionais. No entanto, videos encorajam consumidores a colocarem mais mercadorias no carrinho virtual. Mas você não precisa criar vídeos para cada produto. Foque naqueles que vendem mais.

Além disso, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, você pode criar vídeos explicativos, demonstrações, como fazer e depoimentos.

Use um chat online

O chat online permite aos consumidores conversar diretamente com algum atendente ou chatbot diretamente na sua página. De qualquer forma, eles podem fazer perguntas urgentes sobre seus produtos ou serviços e terem respostas em tempo real.

A maioria das caixas de conversa tem uma aparência parecida com as interfaces de mensageiros que sempre usamos. Eles permitem uma comunicação igual a que temos com amigos, mas nesse caso entre marca e clientes.

Se você oferece o chat online com profissionais treinados por trás da tela, seu negócio pode nutrir consumidores como se eles estivessem falando ao telefone. Cada interação se torna uma oportunidade para converter o prospect.

Melhorar o processo de vendas online não é tarefa fácil, pois exige bastante criatividade, dedicação e decisões estratégicas em direção a fazer do seu site uma experiência inesquecível para o usuário.

As dicas que passamos neste post com certeza te ajudarão nessa caminhada e farão você vender mais e claro, se precisar de ajuda, pode contar com a iClips. Tem mais dicas para acrescentar às nossas? Então não deixe de colocar seu comentários!

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