Inteligência de vendas: o que é e como implementar no seu negócio

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Paulo Araújo
Paulo Araújo
Diretor da Clientar CRM

Todo movimento que uma empresa faz deve ser preciso. Por exemplo, as estratégias de prospecção e de conversão devem ser muito bem embasadas. Em outras palavras, você precisa ter certeza de que os esforços serão precisos para trazer os resultados esperados. A única forma de conseguir isso é por meio da inteligência de vendas.

O alto nível de informações à disposição das empresas atualmente é uma arma valiosa. Entretanto, é preciso saber usar esses dados. Quando isso é feito, sua empresa passa a entender melhor seus leads e consumidores. A partir daí, fica mais fácil agir da maneira certa, indo de encontro às expectativas e desejos dessas pessoas.

Neste post mostraremos o que é a inteligência de vendas, como ela pode ser útil e de que forma aplicar no seu negócio. Confira!

O que é inteligência de vendas?

Inteligência de vendas é uma estratégia focada em analisar dados para entender mais sobre o seu consumidor, leads e, de forma geral, sobre o mercado.

Todos os hábitos, as práticas, as tendências e as dores de sua persona podem ser entendidas. Para isso, é preciso saber como captar, gerenciar e analisar um grande volume de dados.

Essas informações ficam à disposição das empresas de maneira mais fácil do que se pode imaginar. É que atualmente, toda atividade realizada em ambiente digital gera dados. 

Por isso, as empresas precisam apenas saber como captar essas informações e, depois disso, analisá-las para entender comportamentos e preferências do público.

Os estágios da inteligência de vendas

Para colocar a inteligência de vendas em prática é preciso seguir um ciclo com diferentes estágios. Basicamente, podemos definir essas etapas da seguinte forma:

  • Planejamento – Momento em que se determina o que a estratégia trará, como vendas, maior conversão, retenção de clientes, entre outros objetivos;
  • Análise – Os dados gerados nas interações do público com sua empresa, os resultados de vendas e as métricas do Marketing precisam ser analisados. Esse material é o maior retrato das atividades da sua empresa;
  • Consolidação – A análise desses dados deve servir para gerar relatórios. Neles, há a consolidação de ideias e percepções sobre o negócio, mercado e público. A partir daí, a empresa saberá como agir de maneira estratégica.

Benefícios da inteligência de vendas

Aplicar a inteligência de vendas em um negócio é importante para conquistar resultados qualificados. Com informações relevantes, empresas podem chegar aos objetivos que desejam com maior rapidez e facilidade. Por isso, confira a seguir os principais benefícios dessa prática!

Funil de vendas mais preciso

Um funil de vendas pode sempre estar associado a uma estratégia de marketing de conteúdo. Quando isso acontece, é importante entender o que o consumidor espera quando está em cada uma das etapas do funil.

Os dados provenientes das interações do público ajudarão a saber como ele se comporta em cada estágio. Assim, é possível criar conteúdos mais precisos para as diferentes fases do funil.

Ofertas alinhadas ao desejo do cliente

Saber o que seu cliente deseja é fundamental. Isso pode ser conquistado por meio do acompanhamento dos hábitos dele a longo prazo. Um sistema CRM é a plataforma ideal para que isso seja realmente possível.

Quando você conhece seu cliente, suas ofertas passam a ser mais precisas. Isso gera dois resultados principais: primeiramente, maior satisfação por parte dele e, além disso, fidelização, já que você entrega o que ele quer.

Entendimento otimizado do público

Dados são informações provenientes das interações e dos movimentos que seu consumidor faz. Por exemplo, você pode rastrear as páginas de produtos que ele visitou em uma loja virtual. Assim, você conhece bem as preferências dele.

Quanto mais dados são captados e analisados, mais se pode entender sobre o público, o que ele gosta e o que ele espera da sua empresa. Assim, fica mais fácil se adequar e gerar mais vendas.

Tomada de decisão precisa

De maneira geral, dados ajudam a entender mais o cenário em que a empresa está inclusa. Isso inclui público, mercado, resultado de estratégias de marketing, entre outros pontos.

Se um grande volume de dados é analisado e gera bons relatórios, os gestores têm uma base sólida para embasar suas decisões. Assim, há menores chances de errar!

Como implementar a inteligência de vendas no seu negócio?

A inteligência de vendas pode fazer parte da rotina do seu negócio de maneira mais fácil do que você imagina. A verdade é que, com estratégia e boas ferramentas, os resultados que você precisa serão alcançados. Veja como aplicar essa prática a seguir!

Use softwares de apoio

O primeiro passo é ter um software que vai permitir captar todos esses dados e entender o que eles representam para o seu negócio. O CRM é a ferramenta principal para gerir o relacionamento com o consumidor. Esse sistema permite que você registre todas as ações de cada prospect e cliente, e então crie bancos de dados detalhados.

Com um CRM, você terá a facilidade de acessar essas informações na tela do computador ou celular. Assim, você visualiza dados sobre hábitos de compra, ticket médio, histórico de pedidos e atendimentos. 

A partir disso, fica mais fácil conhecer o perfil médio de consumidor, criando personas e otimizando sua atuação junto aos clientes.

Defina métricas e indicadores

A partir dos objetivos do seu negócio, a criação de indicadores de gestão facilita muito a mensuração do sucesso das estratégias de vendas. É preciso definir indicadores que façam sentido para cada objetivo, como retenção de clientes, aumento das conversões, entre outros. Uma vez definidos, eles podem ser monitorados dentro do seu CRM.

Indicadores trazem números que vão variar de acordo com o comportamento do seu consumidor. 

O trabalho vai consistir em observar essa movimentação das métricas e analisar as razões que têm as influenciado. Assim, você detecta tendências de mercado e de comportamento do consumidor, agindo em cima disso de forma estratégica.

Vivemos na era digital e, hoje, as empresas têm muitos recursos para vender mais e melhor. Por isso, a inteligência de vendas é uma estratégia fundamental para ter maior faturamento, mas além disso, manter a consistência. Engajamento e fidelização garantem um negócio que conhece seu público e pode fazê-lo satisfeito a longo prazo.

Em busca de um CRM que possa ajudar nesse processo? A Clientar tem a solução perfeita para o seu negócio! Entre em contato conosco e saiba mais!

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