Aprenda como ganhar dinheiro no YouTube

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Para muitas pessoas, o YouTube é apenas uma forma de entretenimento, uma maneira de auxiliar seus estudos ou aprender sobre curiosidades. No entanto, a plataforma de compartilhamento de vídeos é tão grande e bem estabelecida que pode se tornar uma das formas de gerar renda para muitas pessoas.

Pessoas que conhecem os canais mais bem sucedidos na rede sabem o potencial de ganhar dinheiro no YouTube. Existem criadores de conteúdo famosos, conhecidos como YouTubers, que podem ganhar até milhões anualmente.

A realidade é que estes casos são muito raros, no entanto, pessoas dedicadas que desejam monetizar seu conteúdo, podem obter sucesso através da plataforma em uma escala menor.

Essa não é uma tarefa fácil nem é tão simples quanto parece, mas é algo que pode ser alcançado através do trabalho. Portanto, se você tem dúvidas sobre o funcionamento da plataforma e estratégias, confira o nosso artigo e conheça as principais opções de monetização do YouTube.

Quanto ganha um YouTuber?

Saber quanto ganha um YouTuber é uma dúvida compartilhada por muitas pessoas. O que para muitos pode ser apenas uma curiosidade, para outros é uma forma de analisar a viabilidade de investir na carreira de produção de conteúdo.

Esses valores podem variar muito, dependendo da categoria e da quantidade de inscritos dos canais. Os principais criadores da plataforma, que contam com uma enorme base de inscritos e milhares de visualizações diárias, podem ganhar na casa dos milhões.

Porém, existem produtores de conteúdo que trabalham em menor escala, com menos inscritos e um número menor de visualizações, que ganham bem menos, mas uma quantia considerável.

Afinal, o YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Segundo os dados oferecidos pela própria empresa, diariamente mais de um bilhão de usuários acessam o site diariamente para assistir vídeos.

Além disso, um dado promissor é que o crescimento de canais que faturam na casa das centenas de milhares ao ano ao redor do mundo foi de 40%, enquanto canais que faturam na cada das dezenas de milhares cresceram 50%.

imagem de uma pessoa sendo gravada em um estúdio

Quanto ganham os maiores YouTubers do Brasil?

Você já sabe sobre a viabilidade de criar seu canal e ganhar dinheiro no YouTube, mas ainda tem interesse em descobrir quanto alguns dos maiores YouTubers do Brasil ganham? Confira nossa lista com 5 dos maiores canais brasileiros.

Para medir os ganhos, utilizamos o site Social Balde que se baseia em uma estimativa do CPM (custo por mil) usando um valor entre $0,25 a $4,00 dólares para gerar uma média do ganho anual.

KondZilla

O KondZilla é o maior canal do Brasil, com mais de 62 milhões de inscritos. Seu conteúdo é voltado para o lançamento de músicas e videoclipes de Funk. De acordo com os dados gerados pelo Social Blade, seu faturamento anual está entre 507 mil a 8,1 milhões de dólares.

Whindersson Nunes

Whindersson Nunes é um comediante do Piauí que produz conteúdo nos formatos de vlog, paródias, críticas de filmes e hoje conta até mesmo com parcerias oficiais com o YouTube. Seu canal tem atualmente 41 milhões de inscritos e seu faturamento estimado está entre 83 mil a 1,3 milhões de dólares.

Felipe Neto

Felipe Neto é um influenciador digital que conta com um canal com mais de 41 milhões de inscritos. De acordo com as estimativas geradas pelo Social Blade, a renda anual gerada através de seus vídeos é de 727 mil a 11 milhões de dólares.

Você Sabia?

"Você Sabia?" é um canal sobre curiosidades e fatos interessantes produzidos pela dupla Daniel Molo e Lukas Marques. Seu canal possui 38 milhões de inscritos e gera renda em torno de 322 mil a 5,2 milhões de dólares.

Galinha pintadinha

O conteúdo voltado para o público infantil também oferece grandes oportunidades de monetização. O canal Galinha Pintadinha que produz músicas e animações para crianças tem cerca de 25 milhões de inscritos e tem o faturamento entre 897 mil a 14 milhões de dólares.

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Após conferir os enormes valores que canais e influenciadores de nível nacional podem ganhar através do site, é hora de saber como você pode ganhar dinheiro no YouTube.

Você está enganado se pensa que a monetização do conteúdo é feita apenas através da veiculação de anúncios. Abaixo listamos os principais métodos de gerar renda usando a plataforma.

Monetizando seu conteúdo e exibindo anúncios

Ativar a monetização do seu canal para receber dinheiro através de anúncios é a forma mais conhecida de ganhar dinheiro no YouTube. Para que isso seja possível, seu canal deve participar do Programa de Parcerias do YouTube.

Isso significa que algumas regras e termos de serviços exigidos pela plataforma devem ser respeitados para que seus vídeos gerem lucro.

  • Criar seus próprios vídeos originais, respeitando as leis de direitos autorais e tomando muito cuidado com a utilização do conteúdo de outras pessoas.
  • Contar com 4 mil horas de material assisto nos últimos 12 meses.
  • Contar com todos os critérios exigidos pelo programa, como número de inscritos, engajamento e categoria de conteúdo.

Após cumprir com as exigências da plataforma, seu canal poderá exibir anúncios durante seus vídeos que irão render dinheiro. A monetização será feita por cliques ou visualização. Isso significa que quanto mais pessoas assistirem seu anúncio por bastante tempo ou clicarem nos anúncios, mais você irá ganhar dinheiro no YouTube.

O trabalho para selecionar o material que será veicular em seu canal fica por conta do YouTube. A própria plataforma irá atuar como intermediadora, se comunicando com empresas e organizações interessadas em escolherem os canais em que desejam veicular seus anúncios.

Para ter uma estimativa do ganho, podemos usar novamente os dados oferecidos pelo Social Blade. Segundo a ferramenta, cada 1.000 visualizações em um vídeo podem gerar um valor entre $0,25 a $4,50 dólares.

Isso significa que será preciso conseguir um número muito alto de visualizações para gerar uma quantidade relevante de renda através deste método. Por isso, produzir vídeos criativos, interessantes, que capturam a atenção dos usuários é tão importante para quem deseja uma carreira na plataforma.

Marketing de afiliados

Você também pode ganhar dinheiro com um canal no YouTube de forma indireta. O marketing de afiliados é uma das opções mais eficazes para quem deseja produzir conteúdo e ganhar dinheiro com comissões.

Diversas empresas que vendem produtos ou prestam serviços contam com programas de afiliados. Geralmente, qualquer pessoa pode se inscrever nestes programas para receber um link de afiliado que irá render comissões para cada negócio fechado através dele.

Após aderir a estes programas, planeje produzir conteúdos que abordem temas relacionados ao que está sendo oferecido em seus links. Faça avaliações, crie vídeos informativos e tire dúvidas para incentivar que sua audiência utilize seus links.

Recebendo contribuições do seu público

Um dos recursos que diversos criadores de conteúdo da plataforma utilizam para continuar produzindo vídeos constantemente é contribuição de sua audiência. Afinal, se seus vídeos são interessantes e sãos fãs realmente desejam continuar acompanhando seu trabalho, eles podem oferecer uma ajudinha.

Esta estratégia funciona de uma forma bastante simples. Os criadores produzem seu conteúdo e disponibilizam meios para que as pessoas que assistem seus vídeos, gostam e desejam apoiá-los possam realizar contribuições mensais ou pontuais.

Geralmente, os criadores que optam por usar esta estratégia também oferecem benefícios de valor para inscritos que contribuem. Alguns exemplos são vídeos exclusivos, receber conteúdo mais cedo, a participação de grupos de conversa exclusivos.

O Patreon é uma das plataformas mais utilizadas para apoiar este tipo de criadores. Após a criação de sua conta, é possível elaborar uma página para seus fãs e disponibilizar um link para que as pessoas a acessem e façam suas contribuições.

Criando conteúdo patrocinado

Produzir conteúdos patrocinados é uma ótima forma de ganhar dinheiro no YouTube para canais bem estabelecidos, com uma boa base de inscritos e bons números de visualização.

O interesse de parceiros estará diretamente relacionado ao desempenho do seu canal e aos temas abordados. Contar com boas taxas de engajamento pode até mesmo fazer com que empresas oferecem a oportunidade de parcerias.

Se você deseja optar por esta estratégia, torne o processo mais rápido e prático criando um kit de informações sobre seu canal. Apresente os temas abordados, relatórios e, caso existam, resultados positivos de outras parcerias.

Criando uma loja e vendendo para seu público

Você tem vontade de criar um negócio que usa o YouTube para ganhar dinheiro, mas também pode funcionar sem a plataforma? Direcionar seu público para uma loja virtual pode ser um projeto paralelo ou o foco do seu canal.

Esta é uma maneira de unir o trabalho de gerar conteúdo e promover os produtos que serão vendidos em sua loja. O tráfego gerado pelo seu conteúdo na plataforma de vídeo também irá impactar de forma positiva no desempenho do seu ecommerce.

Uma das grandes vantagens de aderir a esta estratégia é a facilidade de criar sua própria loja. O que garante que seu foco poderá ser mantido na produção de conteúdo e gerenciamento do negócio. Confira algumas das melhores opções de sites para criar sua loja online rápido e fácil.

Explorando o recurso Clube dos canais

Após atingir a marca de 30 mil inscritos, sua conta no YouTube irá contar com a opção de criar um Clube do canal.

O Clube é uma espécie de plano, onde inscritos podem aderir pagando um valor mensal. Ao fazer isso, seus inscritos assinados poderão contar com emojis personalizados, prévias do lançamento de vídeos, conteúdo exclusivo e mais.

Muitos produtores de conteúdo que optam por criar clubes geralmente fazem transmissões ao vivo, algo que abre mais uma oportunidade de monetização. Durante uma transmissão, usuários da rede podem pagar para que suas mensagens sejam destacadas através do Super Chat.

Como é feito o pagamento?

O pagamento dos métodos de ganhar dinheiro no YouTube diretamente realizados no site é feito através de uma conta do AdSense. Esta é uma plataforma de publicidade do Google que deve ser vinculado à conta em que o canal foi criado.

Todos os pagamentos serão feitos em dólar. Isso significa que uma transferência será necessária para converter os dólares em reais. Além disso, é preciso contar com um saldo mínimo de $100 dólares em sua conta para que transferências bancárias possam ser realizadas.

Ponteiro de um mouse e moedas saindo da tela de um computador

6 Dicas para ganhar mais inscritos e visualizações

Agora que você já sabe quanto um YouTuber de sucesso pode ganhar e conheceu diferentes estratégias para ganhar dinheiro no YouTube, é hora de conferir algumas dicas que podem ajudar editar vídeos e criar conteúdo.

Produza vídeos interessantes e informativos

Para conseguir visualizações e conquistar inscritos, seus vídeos precisam ser interessantes e gerarem valor para quem os assiste.

Os usuários da plataforma geralmente estão interessados em conteúdos informativos, vídeos que sejam relevantes a um tema pesquisado. Informar sobre um tema específico, ensinar coisas novas, avaliar produtos e contar histórias são formas de atrair a atenção.

Algo importante antes de ligar a câmera ou começar suas edições é criar um roteiro. Planeje o que será abordado em seu conteúdo e como isso será apresentado. Não é necessário escrever cada frase que será dita, mas coloque suas ideias no papel e busque pelas melhores maneiras de torná-las em vídeo.

Crie vídeos com 10 minutos ou mais de duração

As métricas são muito importantes para garantir o sucesso na plataforma de compartilhamento de vídeo. O tempo assistido é uma das estatísticas que merecem bastante atenção, principalmente para quem deseja ganhar dinheiro com YouTube.

Busque produzir vídeos com ao menos 10 minutos de duração. Isso é importante porque quanto mais longos os vídeos são, maiores são as chances de exibirem anúncios e gerarem lucro.

O tempo assistido também é importante para fazer com que seus vídeos e canal sejam recomendados para mais pessoas, aumentando sua chance de conquistar novos inscritos e crescer.

Escreva ótimas descrições dos vídeos

A descrição dos vídeos é um recurso importante que os usuários do site utilizam para decidirem se irão realmente assistir a um conteúdo. Isso significa que quando bem escritas, as descrições podem ajudar a conquistar mais visualizações.

Escreva sempre as informações mais importantes do seu vídeo. Crie textos curtos e objetivos que apresentem o tema abordado de forma simples, além de estimular a vontade de assistir seu conteúdo. Lembre-se de sempre usar palavras-chave relacionadas ao tema abordado.

Caso alguma referência ou link externo tenha sido utilizado, também os coloque na descrição. E se o seu objetivo é fazer com que seu público clique em um destes links, lembre-se de mencionar isso durante seus vídeos.

Publique e novos conteúdos frequentemente

Mantenha a frequência de suas publicações para manter seu público engajado. Não é necessário seguir o ritmo de pessoas que trabalham apenas com o YouTube e publicam um vídeo diariamente.

Definir uma programação, seja ela uma vez ou duas na semana, é importante para que seu público continue assistindo o conteúdo e gere cada vez mais alcance orgânico para seu canal.

Esteja atento à qualidade sonora

Muitas pessoas que estão começando na carreira de produção de conteúdo audiovisual se preocupam bastante com a qualidade de suas imagens. É claro, este é um fator muito importante, no entanto, a qualidade sonora tem uma influência ainda maior em seus vídeos.

Conteúdos em que o áudio apresenta muitos sons de fundo, ruídos e até mesmo falhas técnicas geralmente são rejeitados.

Portanto, esteja atento quanto à qualidade do som de seus vídeos. Escolha um bom horário para gravar, em que a probabilidade de interrupções sejam menores. Além disso, faça testes com seu equipamento e grave prévias para garantir um áudio agradável.

Não tenha medo de pedir para seu público se inscrever

Esta é uma dica óbvia, porém essencial para quem deseja ganhar mais inscritos é pedir para que as pessoas se inscrevam em seu canal. A verdade é que muitas pessoas que assistem vídeos no YouTube não estão inscritas em seus canais preferidos.

Por isso, no início ou encerramento de seus vídeos, lembre-se sempre de usar um call to action para pedir que as pessoas se inscrevam no seu canal e continuem acompanhando seu conteúdo.

Preparado para ganhar dinheiro no YouTube?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido informações relevantes para que sua carreira no YouTube possa começar da melhor maneira possível.

Se você já está planejando gravar seus vídeos, mas ainda não sabe que ferramenta de edição utilizar, confira o Movavi. Um editor de vídeos leve e otimizado para usuários com todos os níveis de experiência, oferecendo os principais recursos para produzir conteúdos incríveis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download