Como tornar minha empresa mais profissional: Veja 6 dicas infalíveis!

atualizado 20 de maio de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Lays Xavier
Lays Xavier
Analista de SEO no Galax Pay

No universo do empreendedorismo o sucesso está intimamente ligado à capacidade de uma empresa de se mostrar credível e relevante aos olhos dos consumidores.

Desta forma, tornar uma empresa profissional consiste em uma ação fundamental para emplacar uma presença online sólida e se estabelecer com um empreendimento de referência dentro e fora do ambiente digital.

Se está buscando formas contundentes de profissionalizar o seu negócio, tirando-o da impessoalidade, está na hora de apostar em dicas inovadoras, com estas que separamos para você!

Capacite continuamente seus colaboradores 

O corpo de colaboradores é certamente a alma de qualquer negócio, afinal, sem eles nada acontece. Nesse sentido, é crucial que a empresa invista em treinamentos de capacitação de funcionários periodicamente para desenvolver com consistência os colaboradores, deixando-os sempre a par das novas tendências.

Certamente, o seu negócio é formado por profissionais especializados, no entanto, a capacitação de funcionários é sempre bem-vinda, posto que desenvolve novas habilidades e competências de seu time frente a um Mercado em constante mudança.

Além disso, devemos lembrar que o treinamento dos colaboradores também é uma estratégia que, não só profissionaliza pessoas, mas também a própria empresa, aumentando a qualidade da comunicação com os clientes.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Imagine o seguinte quadro: um cliente está em busca de informações sobre a sua empresa a fim de estabelecer um contato. Se esse mesmo cliente pesquisasse hoje o nome de sua empresa no buscador do Google, ele encontraria informações de contato e o seu site profissional?

Se a resposta a essa pergunta for "não", devemos informar que a sua empresa precisa de um cadastro no Google Meu Negócio urgentemente. 

Esta ferramenta gratuita possibilita às empresas gerenciarem a sua presença digital no Google. Assim, quando os usuários encontram o seu empreendimento, seja pelo Buscador ou Google Maps, têm acesso a informações de nível prático como site institucional, horário de funcionamento do estabelecimento e endereço.

Para tanto, é preciso cadastrar e verificar a sua conta, além é claro de manter as informações pertinentes ao seu negócio sempre atualizadas.

Utilize de e-mail marketing personalizado

Outra estratégia simples, mas que pode deixar a sua empresa ainda mais profissional é o uso de e-mails personalizados. 

Sabe aquele e-mail recebido com o seu nome sobre um determinado produto ou serviço que você não adquiriu, embora tenha preenchido uma ficha cadastral em um site? Este é um grande exemplo de e-mail personalizado.

Sendo assim, o e-mail marketing personalizado sempre é elaborado com base em dados relevantes sobre o público em questão. Em outras palavras, saber exatamente qual dos seus produtos/serviços interessa ao usuário é um ótimo recurso para a personalização de seu conteúdo.

E sabe o que é o melhor? Todas as vezes que a sua empresa compartilha de um conteúdo de qualidade, as chances de aumento das taxas de engajamento são altas.

Então, experimente criar conteúdos de acordo com os interesses de seu público-alvo e perceba as denúncias de spam diminuindo ao passo que as conversões aumentarão.

Crie um site profissional

É quase impossível falar de profissionalismo empresarial, sem falar sobre a criação de sites profissionais. Isso se deve ao fato de que qualquer empreendimento que se preze, deve reconhecer que criar site profissional pago faz toda a diferença na forma de recepção do usuário.

Um site profissional é capaz de construir a presença digital de uma empresa, além de possibilitá-la ser encontrada a nível global pelos usuários em poucos cliques. E bem sabemos que estar em um espaço digital é crucial para a construção da autoridade e para a divulgação de uma marca.

Ao criar site profissional pago, uma empresa tem em suas mãos uma ferramenta valiosa que possibilita, além do fechamento de vendas, a prospecção de novos clientes a partir da construção de uma base de dados sólida.

Em contrapartida, esteja ciente de que, sem um website hoje, a sua empresa dificilmente será referenciada como a melhor no que faz em seu nicho de atuação.

Ser uma referência no Mercado perpassa um grande fator - ter presença online. E uma presença digital sólida só pode ser consolidada a partir de um bom site.

Elabore uma página "Quem somos"

Se já se beneficiou da criação de sites profissionais e  possui um site institucional, uma boa forma de profissionalizá-lo ainda mais é criando uma página de "Quem somos". 

Isso porque, quando um usuário pesquisa o nome de sua empresa no Google, o que busca encontrar são informações que passam maior confiabilidade para a tomada de decisão.

Portanto, consistindo em uma página que apresenta dados sobre a história da empresa, premiações e certificações recebidas, quais são seus valores e sua missão, a página "Quem somos" possibilita explorar o potencial, a responsabilidade social, a credibilidade e a imagem da empresa frente a concorrência em um mesmo lugar.

Embora não receba a devida atenção que merece pelos empreendedores, a página em questão é o cartão de visita de um website, e o conteúdo ali disposto pode fazer a diferença (ou não) para os usuários que chegarem até ela.

Atente-se a reputação digital de sua empresa

De acordo com os dados da GE Capital Retail Bank, cerca de 81% dos clientes conferem a opinião de outros consumidores antes de tomar a decisão de compra.

Isso quer dizer que as recomendações de outros usuários realmente importam para o fechamento de vendas. Aliás, as avaliações online são um grande ponto para melhorar o EAT (Expertise, Authoritativeness and Trust) da empresa, uma vez que fazem parte dos requisitos do avaliador de qualidade do Google. 

Pensando nisso, se o que os usuários dizem sobre a sua marca é crucial para o rankeamento da mesma, então aquela avaliação negativa sobre a sua empresa no Reclame Aqui merece atenção, não acha? 

Portanto, para não colocar em xeque o seu EAT, é preferível que você sempre responda às reclamações dos consumidores, seja nas plataformas de avaliação ou nas redes sociais, assim você demonstra maior responsabilidade profissional e moral para com seus clientes.

Profissionalize a sua empresa 

Se chegou até aqui, já deve ter entendido o quanto um website é uma ferramenta preponderante para tornar a sua empresa profissional, certo?

Uma boa plataforma para criar site, disponibiliza layouts otimizados, suporte ilimitado de gestão e um treinamento por um profissional atencioso por telefone ou presencialmente, você escolhe! 

Como bônus, algumas empresas que criam sites profissionais, oferecem hospedagem em servidores próprios e até 20 contas de e-mails personalizados para aumentar a credibilidade frente aos seus clientes.

Ganhe tempo e dinheiro. Aproveite a oportunidade!

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