20 Formas de como ganhar dinheiro no Instagram

Conheça 20 formas de como ganhar dinheiro no Instagram e complemente sua renda

O Instagram é uma rede social que conquistou o mundo. A ideia de compartilhar fotos com amigos de uma maneira simples ganhou espaço na rotina de muitas pessoas. O sucesso é tão grande que, com menos de 10 anos de existência, o aplicativo alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos em 2018.

Esta enorme audiência acumulada atraiu a atenção de marcas em busca de divulgação e empreendedores com ideias para monetização da plataforma. Assim, alguns criadores de conteúdo tornaram-se influencers, ou no português influenciadores digitais, utilizando seu alcance e influência na plataforma para ganhar dinheiro.

Com o tempo, mais formas de como ganhar dinheiro no Instagram ficaram populares e o aplicativo se tornou uma fonte de renda para pessoas que otimizaram sua utilização.

Confira nosso artigo e descubra como você também pode ganhar dinheiro usando seu Instagram.

O que é preciso para usar o Instagram comercialmente?

Existem várias formas de monetizar seu perfil na rede social. No entanto, o conhecimento sobre os recursos oferecidos pelo Instagram e as estratégias para colocá-los em prática são essenciais em cada uma das ideias de monetização.

Se você deseja aprender a otimizar sua rede social e começar a usá-la comercialmente, considere se especializar na plataforma. Caso você opte por realizar este estudo online, recomendamos o curso Insta para Negócios, que cobre a criação de contas business até às estratégias de conteúdo para seu negócio.

Curso Insta Para Negócios

Quantos seguidores são necessários para começar a ganhar dinheiro no Instagram?

Para começar a faturar com o Instagram, é preciso que seu perfil conte com uma boa quantidade de visitas e engajamento. O número de seguidores necessários para alcançar estas metas pode variar de acordo com o segmento em que você irá atuar.

Influenciadores que contam com números gigantes de seguidores podem ganhar até milhares de reais por post, mas perfis com um número de seguidores acima de 5 mil e ótimas métricas de engajamento já podem começar a monetizar com seu conteúdo.

1. Trabalhe como influenciador e faça posts patrocinados

Influencers são pessoas que conquistaram uma audiência e reputação produzindo conteúdo para as redes sociais. Basicamente, são formadores de opinião que se comunicam diretamente com seu público e têm uma grande influência sobre ele.

Algumas marcas aproveitam esta conexão direta entre influenciador e seguidores. Através de parcerias e ações publicitárias elas divulgam seus produtos ou serviços com posts patrocinados.

Para esclarecer suas dúvidas sobre como ganhar dinheiro no Instagram utilizando posts patrocinados, explicamos como o funcionamento do processo em apenas alguns passos:

É importante ressaltar que as marcas não estão apenas atrás de grandes números de seguidores. Segundo um estudo realizado pela youPIX, a relevância com sua audiência é a métrica mais importante para as empresas que desejam anunciar com influenciadores.

Encontrando marcas para trabalhar com você

Depois de entender melhor o trabalho de um influencer e contar milhares de seguidores, é preciso encontrar marcas que desejam trabalhar com seu perfil.

Uma maneira rápida e fácil de fazer isso é utilizar plataformas de marketing e sites especializados em fazer a conexão de marcas com influenciadores. Existem muitas opções, cadastrar-se pode ser uma boa estratégia para aumentar as chances de fechar uma parceria.

Cada plataforma tem suas diretrizes de acordos e contratação, mas elas contam com ótimas oportunidades para expandir seu networking.

Outra opção é conversar diretamente com empresas relacionadas à categoria do seu conteúdo em busca de acordos. Caso seu perfil conte com uma quantidade relevante de seguidores, talvez elas cheguem primeiro até você.

O conteúdo gerado seja pode ser feito diretamente para as páginas destes negócios, mas normalmente este tipo de publicação é feita na própria conta do influenciador. Uma dica importante para manter a confiança e repeito do seu público é ao criar estes posts é avisá-los que o conteúdo está sendo patrocinado.

Para conferir o que outros influenciadores estão fazendo e buscar ideias de conteúdo, pesquise a #publi e inspire-se.

Aprenda quanto cobrar como um influenciador

A negociação pode ser realizada de diferentes maneiras, as mais comuns são cobrar por conteúdo produzido ou receber em comissões das vendas realizadas através de um link rastreável.

Avalie e teste diferentes formatos para descobrir qual é o mais eficiente de como ganhar dinheiro no Instagram com seu perfil.

Ao encontrar uma empresa disposta a contratar seus serviços, assegure que ela irá receber relatórios e dados sobre suas métricas. É assim que as empresas irão avaliar os resultados da parceria, caso ela seja vantajosa para o negócio, novas oportunidades de posts patrocinados podem aparecer.

Uma informação relevante para levar em suas negociações é que sua página não estará oferecendo apenas acessos para as marcas, mas com sua identidade, você irá criar conteúdo de valor.

influenciador dentro de um smartphone com uma fila de seguidores atrás dele

2. Participe de um programa de afiliados

Outra maneira de como ganhar dinheiro no Instagram é tornar-se um afiliado de uma marca. Está é uma ótima opção para quem não busca estar sempre nos holofotes como um influencer.

As atividades de um afiliado estão ligadas a gerar tráfego e venda à marca parceira. Geralmente um código promocional ou um link rastreável são utilizados para ganhar comissões em compras geradas pelos links que você compartilhou.

Como o Instagram restringe o uso de links em sua plataforma, busque trabalhar com apenas 1 marca em sua bio. Caso os resultados como afiliado estejam dando um bom retorno, criar anúncios patrocinados com seus links pode ser uma ótima estratégia para aumentar seu ganho.

Como tornar-se um afiliado

Para começar a praticar esta atividade, procure marcas que oferecem um programa de afiliado e faça sua aplicação. Geralmente seus sites contam com uma página dedicada chamada “Afiliados” ou “Programa de Afiliados”.

Após sua aprovação, pense em estratégias, crie conteúdos e campanhas para divulgar seu parceiro e garantir uma boa receita através da comissão.

Você pode começar agora mesmo através do nosso próprio programa de afiliados. Acesse e confira as vantagens de trabalhar conosco.

3. Venda suas fotos

Que tal uma forma de como ganhar dinheiro no Instagram ligada com seu propósito original?

Vender suas fotografias para sites e bancos de imagens é uma ótima opção de renda extra. Utilize o Instagram para divulgar e agregar valor ao seu trabalho, assim, você pode até mesmo encontrar clientes diretamente através da rede.

Vale a pena frisar: é preciso ter conhecimento em fotografia para conseguir ganhar dinheiro assim. Sites e clientes são irão apreciar e comprar seu trabalho caso ele tenha qualidade.

Gostou da ideia e manda bem com uma câmera? Não perca tempo e comece a fazer dinheiro!

4. Crie uma biografia profissional

Ter uma boa biografia faz toda a diferença, especialmente porque nela você tem a oportunidade de inserir links diretos para seus canais de comunicação ou para a sua página. Você pode, por exemplo, incluir um link direto para que pessoas possam entrar em contato com você no WhatsApp, para fazer isso basta criá-lo através de um gerador de link, nas da JivoChat temos uma ferramenta que faz isso para você.

Agora, para que você possa criar uma biografia profissional, o ideal é usar ferramentas projetadas para isso. Nós recomendamos a Apptuts.bio que te ajuda a colocar vários links em uma única página e divulgar tal link no Instagram ou outras redes sociais. Você pode até mesmo divulgar um vídeo, formulário ou o pixel do Facebook, vale a pena usá-la para que possa engajar pessoas e mostrar às pessoas que visitam seu perfil o que elas podem esperar de você.

5. Crie sua loja online

Está é uma opção de como ganhar dinheiro no Instagram que pode ser realizada sozinha ou conciliada com o status de influencer, afinal de contas, ter um grande número de seguidores pode ajudar em suas vendas.

Para ganhar dinheiro com uma loja na rede social é preciso investir bastante tempo e dedicar-se à plataforma, porém, o retorno pode ser um dos maiores entre as opções que já citamos.

Caso tenha escolhido se tornar um influenciador e agora deseja abrir sua loja, busque criar produtos personalizados que reflitam a cultura e sua interação com os seguidores. Algumas dicas: camisetas, canecas, bonés, entrou outras opções.

Agora, se o seu forte é algum tipo de produto original, artesanato, quadros, procure utilizar todos os recursos do Instagram shopping, mas não se limite apenas à rede social. Criar um site para sua loja virtual pode ser um passo importante em estabelecer um negócio digital de sucesso.

mulher tirando uma etiqueta de um smartphone que é uma loja virtual

6. Venda utilizando o método Dropshipping

Uma alternativa muito válida e popular no momento é o dropsipping. Um método de e-commerece onde é possível vender sem a necessidade de um estoque, espaço para armazenar produtos nem pensar na logística de entrega.

Neste modelo negócio, empreendedores atuam com intermediantes entre clientes e fornecedores.

Funciona assim, uma pessoa abre uma loja virtual e vende os produtos de seu fornecedor diretamente para seus consumidores. Sua única responsabilidade será a negociação, todas as questões burocráticas e logísticas ficarão por conta da empresa que produz o produto, que ficará encarregada de enviar as compras aos clientes.

O Instagram entra neste processo como uma vitrine para expor os itens de sua loja e uma maneira de divulgar os produtos para um público maior.

7. Venda o acesso ao seu Close Friends

O Close Friends é uma função do Instagram que permite o compartilhamento de stories exclusivos com um grupo seleto de perfis. Cada pessoa tem autonomia para adicionar ou remover seguidores da lista a qualquer momento.

Uma estratégia que personalidades e influencers utilizam para monetizar seus perfis é a cobrança de uma taxa, seja mensal, anual ou fixa, para que seus usuários tenham acesso a este conteúdo exclusivo.

8. Torne-se um embaixador de marca

Influenciadores que já tem um perfil bem estabelecido podem tornar-se embaixadores de uma marca. Uma parceria estabelecida com uma empresa para criar conteúdo relacionado à sua marca durante um determinado período de tempo.

Para que isso aconteça, será necessário contar com um perfil com muitos seguidores e métricas de engajamento promissoras. Afinal de contas, as empresas dispostas a encontrarem um embaixador para sua marca procuram resultados relevantes a curto e a longo prazo.

Uma boa estratégia é investir em um nicho específico. Se o seu perfil é voltado para um tema, como viagens, cozinha, marketing, entre outras opções, as chances de encontrar uma marca que esteja disposta a proporcionar uma parceria de sucesso serão maiores.

influencer gravando conteúdo para seu público

9. Divulgue seus serviços freelancers

Você presta serviços freelancers? Redação, tradução, design gráfico, fotografia, e várias outras atividades podem ser anunciadas através do Instagram.

Apresentar seu trabalho em um portfólio bem estruturado através do seu conteúdo é um ponto-chave. Procure compartilhar freelances finalizados, mas também procure mostrar como é seu processo de trabalho, ensine seus seguidores sobre sua área de especialização e produza conteúdo de valor relacionado ao seu segmento.

Quando seu perfil contar com uma boa quantidade de seguidores e uma boa coleção de seus melhores freelances, oportunidades de trabalho irão aparecer, seja através do contato direto dos clientes ou até mesmo através de indicações.

10. Crie e venda seu próprio curso online

Se você domina muito bem uma área de conhecimento, criar um curso digital e vendê-lo através das redes sociais pode ser uma excelente maneira de como ganhar dinheiro no Instagram.

Hoje, existem plataformas que possibilitam a criação, disponibilização e venda de cursos online para qualquer pessoa. Então, apenas sua paciência e conhecimento serão necessários para criar aulas e conteúdos ricos em informação que sejam um sucesso com seus clientes.

Para garantir boas vendas, defina um tema relevante para seu público. Em seu conteúdo, procure mesclar vídeo aulas com ebooks, infográficos e outros materiais.

Por fim, faça questão de criar materiais promocionais e criar campanhas ativas em seu Instagram, para divulgar o produto não apenas para pessoas que já seguem seu perfil, mas também para um novo público.

Algumas dicas de ferramentas que você pode usar para criar seus cursos: * Hotmart Club * EadGuru * Coursify

11. Crie seu clube de assinatura

Você já conheceu algum clube de assinatura? Este é um serviço de entrega realizado periodicamente com uma seleção de itens sobre um determinado assunto ou alguma categoria específica.

Criar seu clube de divulgá-lo para conquistar novos assinantes é uma ótima maneira de como ganhar dinheiro com o Instagram. Afinal, usar vídeos e fotos irá ajudar a destacar os produtos dos seus envios mensais e outras pessoas na rede poderão compartilhar seu conteúdo com amigos.

Para que sua ideia tenha mais chances de sucesso, escolha um nicho. Então, pesquise seu público, sua opinião e a aceitação do produto no mercado. Defina o valor da assinatura de acordo com o que será oferecido e a quantidade de assinantes, mas lembre-se sempre de incluir em suas contas custos de logística, material de envio e marketing.

Alguns dos temas mais populares utilizados em clubes de assinatura no Brasil são produtos de beleza, livros, produtos veganos, petiscos e comidas. Opções voltadas para públicos específicos também podem ser exploradas como produtos para nerds, gamers, público LGBTQIA+, entre várias opções.

Caixa de produtos de um clube de assinatura

12. Venda produtos digitais

Vender produtos digitais é uma ótima opção de como monetizar o Instagram. Como um investimento inicial relativamente baixo, é possível utilizar seu conhecimento e criatividade para começar a ganhar dinheiro. Sua maior vantagem é a possibilidade de vender um número ilimitado de produtos sem a preocupação com logística.

O modelo de negócio é simples: escolha um tema que você domina, então invista tempo e atenção na produção de infoprodutos. Existem diversos formatos que podem ser trabalhados, e-books, audiobooks, infográficos, planilhas no excel, entre tantas outras opções.

Por fim, utilize o Instagram como sua plataforma de divulgação e vendas, atendendo seus clientes diretamente através dos comentários e directs.

13. Ofereça consultoria

Que tal explorar seu conhecimento de outra maneira? Prepare seu perfil para começar a vender seus serviços de consultoria.

Profissionais com expertise em uma área de atuação podem oferecer insights, dicas e informações muito valiosas para profissionais autônomos e empresas que precisam da ajuda de um especialista para estruturar o seu negócio.

No entanto, tornar-se um consultor renomado e começar a ganhar dinheiro no Instagram não é uma tarefa fácil, na verdade, exige muita dedicação. Reúna seus cases mais sucedidos, os transforme em histórias e torne seu perfil em um portfólio.

Ofereça pequenas dicas e mostre que o seu trabalho tem resultado, para que o mercado possa sentir confiança no conteúdo que você tem a oferecer.

14. Gerencie profissionalmente o Instagram de empresas

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, por isso, marcas que desejam garantir sua presença digital, precisam de planejamento e estratégias para extrair os melhores resultados da rede.

No entanto, as mudanças constantes e a complexidade das plataformas criou a necessidade de profissionais especializados, capazes de gerir a rede social organizando conteúdo, campanhas e a interação com seus seguidores.

Por tanto, tornar-se um social media especializado na plataforma é uma ótima maneira de como ganhar dinheiro com o Instagram sem expor seu perfil publicamente ou necessitar do investimento na abertura de um negócio.

Profissional ganhando dinheiro no Instagram como Social Media

15. Produza conteúdo para terceiros

Uma das opções para ganhar dinheiro através da rede social é monetizar sua criatividade e habilidade de criar conteúdo. Se você é especializado em fazer publicações criativas, escrever legendas, criar designs e vídeos atraentes, é possível ser contratado para produzir este tipo de material para uma ou diversas marcas.

É possível exercer a atividade através de freelances, trabalhando em agências de comunicação ou oferecendo seu serviço diretamente a uma empresa que precisa de um profissional produzindo material para suas redes sociais.

16. Crie filtros para empresas

Os filtros conquistaram os usuários do Instagram que adoram fazer stories. Muitas pessoas adoram o recurso que utiliza a realidade aumentada para aplicar efeitos divertidos e criativos em seus vídeos ou fotos. Ou seja, é uma funcionalidade que gera muito engajamento.

A grande sacada do Facebook, empresa dona da rede social, foi disponibilizar uma ferramenta completamente gratuita para que a comunidade possa criar seus próprios efeitos.

No entanto, nem todo mundo tem a habilidade e o tempo necessários para dominar a utilização da ferramenta. Por isso, especializar-se na criação de filtros customizados e oferecer o serviço para empresas que desejam aprimorar sua estratégia é uma ideia muito interessante de como ganhar dinheiro com o Instagram.

17. Faça ilustrações por encomenda

Você desenha bem e já produz material ao nível profissional? Comece a divulgar suas ilustrações no Instagram e aceite a encomenda de novas artes.

A rede social foi criada que pessoas possam publicar e compartilhar imagens bonitas. Por isso, diversos artistas utilizam a plataforma para expor o seu trabalho.

Então, organize seu portfólio no formato de feed, comece a produzir conteúdo constantemente, pesquise pelas hashtags mais relevantes ao seu estilo e comece a divulgar seu trabalho de ilustração no Instagram.

Ilustradora trabalhando com uma mesa digitalizadora para ganhar dinheiro no Instagram

18. Trabalhe como Agente de Viagens

O Instagram é a rede social perfeita para compartilhar fotos e vídeos de lugares lindos, uma ferramenta perfeita para quem deseja trabalhar com o agendamento de viagens.

Geralmente, este tipo de serviço é prestado através de uma agência de viagens, no entanto, é possível trabalhar de forma independente e autônoma, sendo seu próprio chefe e garantindo sua remuneração de acordo com o número de suas vendas e comissões de pacotes turísticos de hotéis, parques e companhias aéreas.

No entanto, o ideal para profissionais que desejam garantir o melhor caminho para sua carreira neste ramo é contar com a capacitação feita através de cursos técnicos ou faculdades relacionadas ao turismo.

19. Trabalhe como Personal Stylist

Quem deseja transformar sua paixão por moda em um estilo de vida através do trabalho pode começar a ganhar dinheiro no Instagram como personal stylist.

Se você é uma pessoa que está sempre atualizada nas tendências e pode oferecer dicas valiosas sobre estilo, invista nesta carreira. Através dos stories e o feed da rede social é possível compartilhar dicas e looks para conquistar novos seguidores e clientes em potencial.

É possível até mesmo expandir sua atuação e começar a oferecer o serviço de personal buyer, o profissional que auxilia seus clientes a comprarem roupas que combinem com seu estilo, utilizando seu network entre lojas para conseguir descontos e até mesmo comissões.

20. Venda alimentos através do Instagram

Diversos restaurantes e profissionais autônomos utilizam o Instagram como um de seus principais métodos de divulgação para encontrar clientes.

Seja produzindo doces, salgados, preparando marmitas fitness ou refeições gourmet, com fotos profissionais, boa divulgação e produtos de boa qualidade seu negócio no ramo alimentício pode aproveitar o enorme potencial de conquistar novos clientes através do Instagram.

5 dicas para melhorar seus resultados no Instagram

Depois de escolher uma das diversas ideias para começar a ganhar dinheiro no Instagram, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar os resultados do seu perfil e aumentar o engajamento com seus seguidores.

Otimize seu perfil

Um dos primeiros passos para garantir bons resultados no processo de monetização do seu Instagram é a otimização de perfil.

Escolha um nome de usuário com menos de 30 caracteres, evite usar caracteres especiais e, de preferência, utilize uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Já na biografia, não passe dos 150 caracteres e utilize um link relevante que possa redirecionar seus seguidores para uma página de interesse, seja sua loja virtual, um link de afiliada ou seu porftólio.

Invista nos stories

Mais de 500 milhões de pessoas acessam o stories diaramente. Utilizar este recurso oferecido pelo Instagram é uma maneira de aumentar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo.

Para aproveitar a funcionalidade da melhor maneira, faça stories criativos em diversos formatos e estimule a interação com seus seguidores. Contudo, não abuse na quantidade diária, pois a taxa de visualização do conteúdo começa a diminuir após muitas publicações em seguida.

Crie sua própria hashtag

Crie e estimule o uso de uma hashtag com o nome do seu negócio. Ela irá servir com um símbolo da sua marca entre os usuários da rede social e também poderá ser monitorada para analisar como as pessoas estão falando da sua marca e assuntos relacionados a ela na rede.

Capriche nas legendas

Coloque seu poder de persuasão em prática na descrição dos conteúdos que são publicados em seu feed. Uma maneira de unir a criatividade com a praticidade na hora de escrever suas legendas é confiar na utilização de técnicas de copywriting para tornar sua escrita mais eficiente.

Faça lives

As lives, cada vez mais populares no Instagram, oferecem a oportunidade de marcas e personalidades interagirem com seus seguidores. Desta maneira, o relacionamento com os consumidores é fortalecido e oportunidades para gerar leads irão aparecer naturalmente.

Celular com o perfil oficial do Instagram aberto

Como profissionalizar seu perfil no Instagram

Aprendeu como ganhar dinheiro no Instagram e já quer colocar este conhecimento em prática? Espere mais um pouquinho e confira algumas dicas que poderão ajudar a criar um perfil de sucesso na rede social:

Dúvidas frequentes sobre como ganhar dinheiro no Instagram

Como o marketing de influência funciona?

Pessoas com bastante seguidores em uma rede social produzem conteúdo para marcas e utilizam seu conteúdo para divulgá-las. As empresas procuram por estes formadores de opinião porque sabem que sua audiência valoriza muito suas recomendações.

Como posso me tornar um influenciador digital no Instagram?

Produza conteúdo de qualidade e interaja com seus seguidores frequentemente.

Busque um nível profissional nas imagens usadas em seu perfil, descubra sobre quais assuntos seu público gosta de consumir e mostre seu lado humano, abordando assuntos cotidianos e expressando seus próprios valores.

Definir um tema que tenha afinidade com sua personalidade pode ajudar a produzir conteúdo de valor que atrairá seguidores.

Quanto um influenciador digital ganha no Instagram?

Segundo uma pesquisa publicada na Later, uma plataforma de marketing para Instagram, esta é a média de valores pagos em dólares por publicação aos influencers:

O que é o marketing de afiliados?

É uma estratégia de marketing digital em que uma pessoa se afilia a uma marca e divulga um produto ou serviço, ganhado um valor de comissão em cada venda realizada através de sua publicação.

Influenciadores se beneficiam do seu grande número de seguidores ao adotar esta estratégia de como ganhar dinheiro no Instagram, mas qualquer um pode ser um afiliado e contar com uma fonte de renda extra.

Aprendeu como ganhar dinheiro no Instagram?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado você a encontrar uma forma de monetizar seu Instagram. Buscamos trazer apenas opções legítimas e rentáveis que podem auxiliar sua renda ou serem executadas integralmente.

Lembre-se de conferir as vantagens de participar do programa de afiliados da Jivochat e tire qualquer dúvida conosco hoje mesmo. Qualquer um pode se cadastrar e é 100% gratuito.

2020/10/16

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento