Como Criar Um Sistema de Vendas Recorrentes?

Acompanhe este passo a passo e veja como trabalhar com recorrência não é tão complexo quanto você imagina

O sistema de vendas recorrentes é uma excelente opção para quem deseja melhorar os lucros e fidelizar clientes. Dentre as várias opções de sistema de vendas, consideramos essa uma das mais proveitosas, caso se aplique ao seu negócio. Nessa alternativa, a empresa tem os pagamentos por seus produtos ou serviços feitos de forma mensal.

Clubes, assinaturas, mensalidades e todas as formas de pagamento que ocorrem mensalmente integram essa categoria.

Mais do que uma maneira de garantir lucro todos os meses, ele também dá mais previsibilidade para o empresário. Isso porque, um sistema de vendas recorrentes, geralmente, funciona com pagamento via cartão de crédito. Logo, o empreendedor terá a garantia de que o valor será descontado todos os meses.

A vantagem também encontra-se no fato do cliente não precisar executar nenhuma ação depois de feita a subscrição. O processo fica automático e ele sequer precisa lembrar de pagar. O mais difícil para ele será interromper o processo do que simplesmente continuar pagando. A inércia dessa solução torna mais fácil que o cliente continue pagando.

Passo a passo para criar um sistema de vendas recorrentes

Elaborar um sistema de vendas recorrentes não é uma tarefa complexa. Contudo, é preciso tomar cuidado para que você estabeleça um esquema realmente vantajoso. Confira abaixo o passo a passo.

1. Defina o seu preço

A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer o valor mensal do produto ou serviço.

Além disso, precisamos de clareza para realizar planejamento, por isso lembre-se de avaliar os custos diretos, indiretos e a porcentagem de lucro desejada.

Também é importante estabelecer o CAC – Custo de Aquisição de Cliente. Para isso, você deve somar todos os custos operacionais e dividir pela estimativa de novos clientes por mês. Assim você chegará ao valor final.

2. Crie uma estratégia de marketing

Agora que você já sabe o preço a ser cobrado no seu sistema de vendas recorrentes, é essencial montar uma estratégia de marketing. Lembre-se, as pessoas devem ter a sua marca como símbolo de autoridade.

Para ser visto como autoridade, você deve explorar o viés da autoridade. Você pode se aprofundar mais sobre esse assunto nesse post.

3. Determine meios de pagamentos seguros

O meio de pagamento também é essencial nesse esquema. Ele te dará a garantia de receber os valores, bem como a segurança durante a transação para o cliente. Se o cliente não se sentir seguro, não comprará! Nesse sentido, é preciso se atentar aos seguintes pontos:

4. Mantenha o controle

Um dos grandes erros de empresários que desejam criar um sistema de vendas recorrentes é acreditar que ele irá trabalhar sozinho. Para que o seu negócio obtenha sucesso, é essencial manter o controle das ações. Tenha em mente que o seu lucro está nos clientes que se fidelizarem. Apesar da inclusão de novos consumidores ser importante, os custos para manter aqueles que já estão na sua carteira são bem menores. Logo, foque neles.

Para isso, faça entregar reais todo mês! Por que seu cliente pagará mensalmente? Para receber valor mensalmente. Óbvio, não é? É importante que você realmente consiga gerar valor real de acordo com a periodicidade com que seu cliente lhe paga.

Leia também: 5 Sinais Que Indicam a Hora de Investir no Chat Online

Passo a Passo para Criar um Sistema de Vendas Recorrentes

Vantagens do sistema de vendas recorrentes

Apesar do sistema de vendas recorrentes ser extremamente lucrativo, muitos empresários ainda têm receio em implantá-lo. Por isso, confira abaixo algumas das vantagens dessa modalidade.

Praticidade e segurança para o consumidor

Uma vez que o cliente pode programar o pagamento recorrente de seu produto e serviço, ele tem mais praticidade no dia a dia. Assim, ele pode obter aquilo que deseja, sem se preocupar em esquecer de pagar, como dissemos anteriormente.

Flexibilidade na criação de valores

Muitos negócios oferecem diferentes tipos de serviços e produtos, e a melhor maneira de precificar tudo é com o sistema de vendas recorrentes. Isso porque, ele permite a criação de planos e combos de acordo com a necessidade do cliente.

Fidelização de clientes

Fidelizar os consumidores é um dos principais desafios dos empresários. Por conta da grande quantidade de concorrentes, fica difícil se destacar constantemente para cativá-los. Nessa modalidade essa tarefa se torna bem mais fácil. Isso porque, desde o primeiro pagamento o cliente já é condicionado a se tornar um assinante, se tornando um seguidor da marca.

Controle de demanda

Quando você trabalha com um sistema de vendas recorrentes, é mais prático controlar a demanda por produtos e serviços. Com a opção, você saberá exatamente quantos clientes precisa atender mensalmente. Assim, é possível evitar o desperdício de produtos e otimizar o tempo. Essa previsibilidade o ajuda a planejar.

Previsão de lucros

Da mesma forma que é possível controlar a demanda, o empresário também consegue prever de forma mais precisa os seus lucros. Logo, ele saberá aplicar os seus rendimentos de forma mais eficaz.

Cases de sucesso de sistemas de vendas recorrentes

O sistema de vendas recorrentes é extremamente popular. Nos últimos anos, surgiram muitas marcas e empresas que fizeram sucesso com essa modalidade. Confira abaixo algumas :

NETFLIX

Hoje, ele é considerado um dos principais sistemas de vendas recorrentes. Por meio de assinaturas mensais, ele disponibiliza conteúdos para os assinantes, incluindo produções exclusivas.

GLOSSYBOX

É uma alternativa para quem gosta de domésticos. Todos os meses, os clientes recebem um kit de beleza exclusivo, com produtos de diversas marcas.

LEITURINHA

Esse é um sistema de vendas recorrentes voltado para pais. Trata-se de um clube de livros infantis. Os pais podem escolher entre três planos, que disponibilizam materiais de leitura para crianças.

NESCAFÉ DOLCE GUSTO

Por meio de uma assinatura, a marca manda todos os meses cápsulas de Nescafé Dolce Gusto para o cliente cadastrado. O grande diferencial dessa marca é a personalização do KIT. O consumidor pode personalizar o seu combo com os sabores que desejar. Existe a opção até mesmo de adquirir a máquina de forma gratuita.

Não perca: 7 Recursos do Chat Online Que Podem Revolucionar Seu Ecommerce

Como Criar um Sistema de Vendas Recorrentes de Sucesso

Dicas para tornar o seu sistema um sucesso

Antes de implantar essa modalidade, é essencial que você tome alguns cuidados básicos:

Com essas dicas simples, você conseguirá não só criar seu sistema de vendas recorrentes, mas fazer dele um sucesso. Por isso, se o seu modelo de negócio permite soluções nesse sentido, recomendamos que pense em investir nessa modalidade.

Gostou desse artigo? Então deixe o seu comentário e conheça a fan page da V4 Company.

Aproveite também para conferir nossa assessoria para ter acesso a um executivo da V4 cuidando do seu Marketing e alavancando suas vendas através da internet. E caso deseje aprender e você mesmo aplicar no seu negócio o nosso método conheça a nossa formação cientista do marketing.

Fontes Vindi.com, YouTube V4, YouTube V4

2019/05/ 3

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento