Black Friday 2019: Como Impulsionar Suas Vendas

atualizado 27 de outubro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Davi P.
Davi P.
COO

A Black Friday 2019 está chegando e, assim como esperado seguindo o padrão dos anos anteriores, os consumidores brasileiros já estão fazendo suas economias e aguardando pelos inevitáveis descontos em lojas, tanto no varejo quanto no mercado digital de ecommerces.

Como queremos que você tenha os melhores resultados possíveis nesta Black Friday, trouxemos dicas para que possa preparar sua loja virtual e se destacar da concorrência. Confira e descubra porquê a guerra de preços já não é o meio mais eficiente de competir online.

Invista em marketing e gere expectativa

O primeiro passo para ter bons resultados na Black Friday 2019 é gerar expectativa através de ações de marketing digital para que todos os clientes em sua base tenham conhecimento que você estará oferecendo diferenciais durante a data.

Este tipo de anúncio pode ser feito a partir de diversas plataformas, como:

  • Através de disparos de e-mail marketing para sua base de clientes;

  • A partir de suas páginas nas rede sociais, com publicações no Facebook, Instagram, entre outros;

  • Através de banners, outdoors ou outras ações de Outbound para chamar atenção de novos consumidores.

Com isso, você poderá aumentar suas chances de atingir não apenas seus clientes cadastrados, como também novos consumidores que ainda não conhecem ou compraram em sua loja virtual.

Foque na experiência do cliente

Consumidores já esperam encontrar descontos e preços mais baixos em sua loja - assim como na concorrência. Porém, se eles não conseguem acessar sua loja virtual porque você falhou em prepará-la para lidar com o aumento do tráfego, por exemplo, a experiência de compra não será nem um pouco positiva.

Portanto, antes de pensar em descontos, faça uma estimativa do impacto que o Black Friday pode ter em seus serviços, servidores e na estrutura de sua página como um todo para que não haja travamentos, quedas de serviço, falhas de acesso, erros de processamento de pedidos ou outros problemas graves.

Se você não confia em seu servidor atual, por exemplo, considere migrar para uma alternativa de qualidade, que oferece flexibilidade para estas situações, como é o caso do Hostgator, por exemplo.

Lembre-se que esta data é uma excelente oportunidade de atrair novos consumidores e, por isso, é importante oferecer a mesma usabilidade que eles encontrariam em qualquer outro dia ao acessar a loja virtual, tanto ao acessar através de computadores quanto em smartphones com internet móvel.

Foque na experiência de compra

Ofereça benefícios e retenha clientes

Como mencionado, tentar ganhar de sua concorrência através de uma guerra de preços pode não ser a forma mais efetiva de encarar o Black Friday 2019.

Portanto, ao invés disso, foque em oferecer diferenciais que agregam valor aos descontos já aplicados em seus produtos ou serviços.

Para exemplificar, você pode empregar estratégias como:

Destaque seu programa de fidelidade

Como o próprio nome já sugere, um programa de fidelidade existe para ajudá-lo a reter clientes e oferecer benefícios com o objetivo de trazer o cliente de volta para uma nova compra.

Existem diversos modelos de programa de fidelidade, por exemplo:

  • Programa de pontos que podem ser trocados por brindes ou por cupons de desconto;

  • Desconto fixo sobre o valor da próxima compra do cliente;

  • Cupons de desconto exclusivos para clientes fiéis;

  • Sorteios e eventos exclusivos para clientes fiéis;

  • Entre outros.

Dessa forma, aproveite que ainda há tempo para se preparar e desenvolva sua própria estratégia. Afinal, você não quer vender apenas durante o Black Friday 2019.

Ofereça um frete diferenciado

Bonificar o valor do frete ou até mesmo oferecer frete grátis para compras a partir de um determinado valor - isso pode ajudá-lo a aumentar o valor do ticket médio;

Além disso, não deixe de otimizar sua página de produto para conversões, apresentando as informações (e diferenciais) sobre o frete mesmo antes do cliente adicionar produtos ao carrinho de compras.

Aplique estratégias de cross sell

Faça cross sell para que clientes percebam o valor agregado de realizar compras em conjunto em sua loja virtual.

Dessa forma, mesmo que um consumidor encontre o produto que deseja no mesmo valor na concorrência, o fato de ele fazer parte de um pacote que traz outros produtos ou benefícios adicionais têm grande peso no processo de tomada de decisão.

Para exemplificar, se você oferece um smartphone em conjunto com uma capa de proteção, proteção de tela e fone de ouvido pelo menos valor que outra loja oferecendo apenas o smartphone, estes produtos agem como um diferencial competitivo para seu negócio.

Faça Cross Sell na Black Friady 2019

Alavanque o atendimento online

Por fim, algo extremamente importante a se considerar durante o Black Friday 2019 é que novos consumidores em potencial estarão conhecendo sua marca e loja virtual pela primeira vez.

Com isso, é extremamente comum que surjam dúvidas e questionamentos sobre os mais diversos elementos relacionados à jornada do cliente.

Como o Black Friday é um evento de tempo limitado, nenhum cliente quer esperar para obter respostas. Portanto, alavanque o atendimento online e faça dele um diferencial em seu negócio.

Ofereça um chat online para reter visitantes

Considere oferecer um chat online gratuitamente com o JivoChat em sua página e colocar-se à disposição para conversar com visitantes em tempo real, mantendo-os na página e evitando que busquem respostas ou alternativas nos concorrentes.

Além disso, não deixe aproveitar recursos projetados para aumentar suas chances de conversão, como é o caso dos convites proativos, que possibilitam engajamento instantâneo e abordagem automática.

Considere ampliar seu horário de atendimento

Se você já oferece um chat online e está preparado para receber o maior fluxo de visitantes durante o Black Friday 2019, ainda é importante considerar alguns outros elementos relacionados ao atendimento ao cliente.

Dentre outros fatores, é importante considerar a viabilidade de aumentar o horário no qual operadores estarão disponíveis em seus canais de atendimento.

Se optar por oferecer descontos exclusivos durante 48 horas, por exemplo, pode ser importante garantir que existem representantes disponíveis durante todo este período para evitar perder oportunidades de negócios.

Pronto para impulsionar suas vendas na Black Friday 2019?

Lembre-se, esta é uma data que te oferece a oportunidade de gerar mais negócios antes do natal e, obviamente, só acontece uma vez por ano.

Portanto, prepare-se desde já para oferecer a melhor experiência de compra e apresentar diferenciais realmente capazes de destacá-lo da concorrência, que vão muito além do preço dos produtos.

Não se esqueça que o JivoChat pode ajudá-lo, instale-o gratuitamente agora mesmo e faça a experiência para descobrir o impacto de atender clientes em tempo real diretamente de dentro de sua loja virtual.

Boas vendas e desejamos uma Black Friday de excelentes resultados!

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