Como comprar passagem com milhas [Guia Completo]

atualizado 28 de janeiro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Seja uma viagem de férias ou a trabalho, atualmente muitas pessoas procuram economizar na hora de planejar uma viagem. E com o crescimento no mercado de milhas muitos encontraram uma forma de viajar pagando menos ou até mesmo gerando uma renda extra.

Com esse aumento de interesse pelo mercado de milhas, os programas de fidelidade também cresceram e com isso muitas pessoas começaram a procurar maneiras de como ganhar milhas para trocar por passagens aéreas.

E se você está na dúvida de como comprar passagem com milhas, não se preocupe, preparamos este guia completo para te ensinar a comprar suas passagens aéreas utilizando esses pontos.

Aprenda como viajar com milhas

Provavelmente você já ouviu falar da possibilidade de comprar passagens aéreas utilizando milhas para economizar nas suas férias, passeios ou até mesmo em viagens para negócios.

Entretanto, se você ainda não sabe como faz para acumular milhas de maneira eficiente, nós recomendamos dar uma conferida no curso Aprenda Como Viajar Usando Apenas Milhas Aéreas . Com este curso, você irá evitar fazer parte dos mais de 40 bilhões de milhas desperdiçadas.

Vale a pena conferir as 10 horas de aulas totalmente online, este curso irá te ensinar como começar do zero, como multiplicar suas milhas, como vender milhas e transformá-las em uma fonte de renda extra.

Como comprar passagem com milhas

Quem tem interesse em economizar na próxima viagem, vamos te auxiliar sobre como comprar passagem com milhas. Embora seja viável, é preciso ficar atento e saber bem os passos desse processo e aproveitar ao máximo os pontos.

Basicamente para comprar passagem com milhas, independente do site que você esteja utilizando, o processo é o mesmo:

  • Acesse o site da plataforma;
  • Escolha o destino e a data que deseja viajar, defina o número de passageiros e se o voo é de ida/volta ou somente ida e realize a busca;
  • Selecione a tarifa e escolha se deseja pagar o valor integral em milhas ou uma parte com seus pontos e o restante com dinheiro;
  • Ao selecionar o voo, realize o login no programa de fidelidade e preencha os dados do passageiro;
  • Na aba de pagamento selecione a quantidade de milhas que deseja utilizar e caso opte pela opção de milhas e dinheiro, preencha os dados de pagamento;
  • Ao finalizar o pagamento, a sua passagem será emitida.

Confira algumas dicas de como acumular mais pontos de forma eficiente e aproveitar ao máximo suas milhas.

1. Escolher um programa de milhas

Para quem deseja começar a comprar passagem com milhas, o primeiro passo é encontrar um programa de fidelidade para se cadastrar. Essa etapa pode parecer simples, mas isso pode fazer diferença no futuro.

A razão disso, é que apesar de desejarmos muito, ainda não é possível transferir pontos de uma companhia aérea para outra. Dessa forma, se você apenas utilizar a Gol, terá que usar suas milhas com ela, e não com a Azul ou Latam.

Escolher o programa de fidelidade que irá se cadastrar é uma decisão bem importante durante esse processo. É necessário analisar diversos fatores na hora da escolha do melhor programa para você.

Separamos alguns pontos dos principais programas de fidelidade das companhias aéreas nacionais.

A Tudo Azul é o programa de fidelidade da Azul, que conta com diversos destinos nacionais  e vários benefícios ao associado. Este programa conta com 4 categorias, sendo a Básica, Topázio, Safira e Diamante.

Além disso, a Azul conta com 5 parcerias com companhias aéreas internacionais e suas milhas possuem validade de 2 anos a partir da data de acúmulo.

Já a Gol possui a Smiles, que é um dos programas de fidelidade mais conhecidos do país, que oferece parcerias com diversas companhias aéreas internacionais, hotéis, lojas online e agências de aluguel de carro.

Já na Smiles, existem 3 categorias que são a Prata, Ouro e Diamante, e seus pontos possuem validade de 3 anos a partir da data de acúmulo.

Agora a LATAM conta com o programa LATAM Pass, que era conhecido até um tempo atrás como Multiplus. O programa da LATAM possui 6 categorias, Gold, Gold Plus, Platinum, Black, Black Signature e Elite.

Além disso, a LATAM Pass possui 16 parcerias com companhias internacionais e suas milhas possuem validade de 2 anos a partir da data de acúmulo.

Imagem de duas passagens aéreas e um teclado com uma tecla de avião

2. Acumular milhas aéreas

Após escolher em qual programa de pontos você irá se cadastrar, chegou o momento de acumular suas milhas aéreas. Temos um guia completo de como ganhar milhas que te ensina a acumular muitos pontos.

Apesar de muitos acharem complicado, pode ser mais simples do que imaginam. O que acontece é que você não pode ficar esperando seus pontos acumularem sozinhos.

Dessa forma, para conseguir acumular mais pontos para comprar passagem com milhas, é preciso trabalhar um pouco e descobrir os segredos para juntar milhas aéreas.

Entre as principais dicas para acumular milhas, é utilizar bastante o cartão de crédito, aderir um bom programa de fidelidade, utilizar sempre a mesma companhia aérea e suas parceiras.

3. Escolher um destino

Agora que você já possui sua conta cadastrada em um programa de fidelidade e seus pontos acumulados, chegou o momento de analisar para onde você deseja ir e quanto está disposto a gastar.

É importante analisar quais são os destinos disponíveis no programa de pontos que você cadastrou. Não adianta acumular milhas se a companhia aérea não tem voos até onde você deseja viajar.

Vale a pena pesquisar também pelas companhias parceiras que seu programa oferece. Em alguns casos a companhia não possui voo direto até seu destino, mas algum parceiro pode te levar. Geralmente isso acontece em viagens internacionais.

4. Analisar os preços

É importante lembrar que as milhas funcionam como dinheiro. Dessa forma, economizá-las é sempre indicado, independente se você precisa ou não colocar a mão na carteira.

Pois, quanto menos pontos você gastar na hora de comprar sua passagem, mais terá para uma próxima viagem. Então, é preciso analisar os preços, de preferência buscar pelos dias e horários em que os valores estão mais baixos.

Também é importante comprar os valores da passagem com milhas e dinheiro. Pois, muitas vezes a companhia cobra uma quantidade enorme de pontos para trechos relativamente baratos.

Por exemplo, se você encontra uma passagem por 50.000 pontos, que demorou 3 anos para você acumular, e geralmente esse trecho custa 200 reais, talvez não compense muito utilizar as milhas nessa situação.

É preciso analisar o custo benefício de comprar passagem com milhas nessa situação pode não valer a pena.

5. Confirmar o pagamento

Essa etapa é a mais simples, mas você pode estar se perguntando a necessidade de um item na lista, mas o grande segredo aqui é na forma de pagamento, que pode ir muito além dos cartões e boletos.

Falamos isso pois é possível comprar passagem aérea com milhas e dinheiro. Em uma mesma compra é possível utilizar um pouco dos seus pontos e também um valor em dinheiro.

Isso significa que suas milhas serão utilizadas como um desconto, abatendo uma parte do valor total da passagem.

É importante prestar muita atenção nas quantidades definidas pela companhia aérea. Pois, dependendo da situação, não compensa gastar suas milhas e ainda ter que passar uma parte do valor no cartão.

Devido a isso, é necessário ter calma na hora de comprar passagens com milhas. Em alguns casos vale mais a pena gastar mais em dinheiro do que perder seus pontos a toa.

6. Não deixe seus pontos vencerem

Se você está acumulando pontos para comprar sua passagem aérea com milhas, é muito importante ficar atento ao prazo de validade. Como falamos anteriormente, cada programa de fidelidade possui um período de vencimento para suas milhas.

Por exemplo, na hora de escolher seu cartão de crédito, preste atenção no limite mínimo para transferência dos pontos.

Caso você escolha um que o limite mínimo seja de 10.000 pontos para transferência e você só conseguir juntar 9.000 durante dois anos, eles acabarão vencendo sem que você possa utilizá-lo.

7. Preparar a próxima viagem

Agora que você já fez tudo e está pronto para sua viagem com milhas, começa nossa próxima dica, que é focada em suas viagens futuras. No momento que você está viajando, já é possível começar a acumular novamente seus pontos.

Por exemplo, se for reservar um hotel, procure por um que faça parte do seu programa de pontos e lembre-se de informá-los na recepção. Agora se vai alugar um carro, busque por uma empresa parceira da sua companhia aérea.

Durante a viagem, utilize o cartão de crédito para começar a acumular seus pontos novamente. Com essas dicas, dependendo da situação, é possível repor por completo as milhas que você utilizou para comprar passagens.

Ou então, pode ser uma boa oportunidade para começar a acumular milhas para as próximas férias. A melhor hora de conseguir juntar mais pontos para viajar, é quando já está viajando.

Foto de uma mão segurando dois passaportes e passagens e uma mala

Sites para comprar passagens com milhas

Agora que você já entendeu como comprar passagem com milhas, separamos alguns sites onde é possível comprar passagens aéreas com milhas. É possível comprar no próprio site dos programas de fidelidade, ou em sites de vendas de passagens por milhas.

Aprendeu como comprar passagem com milhas?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender todo o processo de como comprar passagem com milhas, e ainda como acumular e utilizá-las de forma eficiente.

Se você está buscando mais opções para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso artigo sobre [melhores sites de viagem](/blog/reviews/servicos/sites-de-viagem.html).

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download