9 melhores cursos de gastronomia online

atualizado 19 de julho de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Se você é uma pessoa que adora cozinhar e pensar em pratos diferentes, brincar com ingredientes e sair do básico dentro da cozinha. Investir no universo da gastronomia pode abrir inúmeras portas profissionais para quem ama a culinária.

Quem busca conquistar sua independência financeira, saiba que o curso de gastronomia pode ser uma excelente opção. Além de habilitar profissionais para o manuseio de alimentos e o preparo de pratos, o curso de gastronomia pode te levar muito além disso.

Cursos na área podem te ajudar a criar um currículo sólido, ganhando reconhecimento nesta área ou até mesmo oferecendo oportunidades de montar o seu próprio negócio.

Entretanto, para algumas pessoas a gastronomia não é apenas uma profissão, é uma paixão. Muitos desejam cozinhar apenas para seus amigos, conhecer novos sabores ou até mesmo relaxar.

Não importa qual seja o seu objetivo, é preciso estudar bastante e conhecer diversas técnicas variadas para alcançar o sonho de cozinhar bem.

Se você gosta de gastronomia e tem interesse em aprender a cozinhar bem e criar diversas receitas maravilhosas, confira nossa lista e conheça diversas opções de cursos de gastronomia online.

Curso de gastronomia de pães e massas

Caso você se interesse por pães quentinhos e deseja aprender a fabricar os seus ou até mesmo começar a vender pães incríveis, separamos uma lista com cursos de gastronomia focado no preparo de pães e massas.

1. Curso Pizza Gourmet Villa Mangiona

Idealizado por Frederico M. Lima, o curso de gastronomia Pizza Gourmet Villa Mangiona é um curso totalmente online focado em te ensinar todas as técnicas para criar pizzas salgadas, doces e até molhos.

Este curso de gastronomia irá te ensinar a fazer pizzas de longa fermentação, produzindo massas leves, crocantes, aeradas e saborosas.

O curso é dividido em 20 vídeo aulas, que vão te mostrar desde a história da pizza, até como preparar a massa e vários sabores de pizzas. Além das videoaulas, você também irá receber apostilas em PDF, com receitas e passo a passo.

O curso Pizza Gourmet Villa Mangiona também oferece 4 conteúdos bônus, como uma apostila digital para te ajudar a abrir a sua própria pizzaria, curso Pão de Calabresa, Curso Focaccia e um Certificado de participação.

Ao adquirir este curso, você terá acesso vitalício a todas as vídeo aulas e conteúdos. Caso você não esteja satisfeito com este curso de gastronomia, é possível solicitar um reembolso por um período de 30 dias.

Ficha técnica: Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda a fazer pizzas de longa fermentação
  • Ensinar os segredos, as origens e os sabores da Verdadeira Pizza Italiana
  • Como abrir a pizza na mão
  • Coberturas & recheios
  • Aprenderá o passo a passo da nossa receita e todos os nossos métodos, de fermentação, maturação e a sovar a massa

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo através da plataforma da Hotmart

Foto de uma Pizza

2. Curso Salgados Artesanais

Focado na criação de salgados artesanais, o curso de gastronomia da Ana Tálita de salgados artesanais irá te ensinar a fazer deliciosos salgados de forma rápida e fácil para você poder vender e conseguir tirar uma renda extra.

O curso de Salgados Artesanais é totalmente online e tem em média a duração de até 40 horas, com 6 vídeo aulas que irão te ensinar desde massas até fazer uma apresentação final do seu salgado.

Além das videoaulas, o curso de gastronomia de Salgados Artesanais conta com uma apostila de receitas para criar variados tipos de salgados. O curso também dá dicas para criar o seu Instagram e vender pela internet, além de falar sobre o Facebook Ads.

Ficha técnica:
Carga horária: 40 ou 60 horas, dependendo do plano

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda a fazer salgados artesanais rápidos, fáceis de fazer e deliciosos
  • Massa do Assado
  • Apostilas receitas secretas
  • Conteúdos bônus
  • Grupo de alunos e Suporte

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo

Curso de gastronomia de doces

Se você busca cursos de gastronomia que foquem o ensino de receitas e preparo de bolos, pudim e outros doces, separamos alguns cursos de gastronomia para você escolher.

1.Donuts Gourmet

Com o curso de gastronomia Donuts Gourmet, mesmo que você nunca tenha feito um donut, você irá aprender tudo sobre fabricação, conservação, embalagens e dicas de vendas de donuts.

Aprenda desde os utensílios e ingredientes para fabricar seus donuts, até como fazer a mesa perfeita. também aprenda a fritá-los por igual, embalar para vender, o curso também conta com dicas e segredos para um donuts perfeito e como calcular o seu preço.

Você também irá aprender neste curso os diferentes tipos de donuts, como decorá-los de formas variadas e como armazenar para vender.

Ao adquirir o curso, você também irá receber 3 livros digitais que vão te ensinar a como preparar macarons, pastel de Belém e trufas gourmets. O acesso ao curso é vitalício e você pode assistir as vídeo aulas de qualquer dispositivo. Ficha técnica: Carga horária: 8 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda tudo sobre como fazer os melhores Donuts
  • Alavanque sua Carreira com o melhor Curso de Donuts Gourmet
  • Aprenda tudo que precisa sobre produção de Donuts Gourmet mesmo que você tenha zero experiência
  • Domine e aprenda um método totalmente comprovado para você produzir os melhores Donuts Gourmet
  • Utensílios e Ingredientes
  • Como fazer a Massa Perfeita
  • Tipos Diferentes de Donuts
  • Segredos para o Donuts Perfeito
  • Suporte via WhatsApp ou E-mail

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo

2. Escola de bolo 3.0 - 3 em 1 com Marrara Bortoloti

Para você que busca sua independência financeira através da confeitaria, este curso de gastronomia da Marrara Bortoloti vai te ensinar a preparar bolos para aniversários, festas e pequenas comemorações.

O curso Escola de bolo 3.0 - 3 em 1 conta com mais de 100 aulas que irão te ensinar a criar receitas, massas e decorações para encantar os seus clientes com seus bolos. Além de ensinar também a precificar de forma correta e divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Além das videoaulas, o curso Escola de bolo 3.0 - 3 em 1 oferece diversos conteúdos bônus, como apostilas de receitas, planilha de precificação e um módulo focado em ensinar marketing digital para auxiliar nas vendas do seu bolo. Ficha técnica:

Carga horária: 60 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda 4 pilares para viver da confeitaria
  • Aprenda como precificar de forma correta e divulgar seu trabalho nas redes sociais
  • Mais de 100 aulas que irão te ensinar a criar receitas, massas e decorações de bolos
  • Apostilas de receitas, planilha de precificação e um módulo focado em ensinar marketing digital

Curso de gastronomia para Churrasco e Hambúrguer

Se você é apreciador de churrascos e deseja aprender mais sobre como preparar um excelente churrasco, confira nossa lista com curso de gastronomia para churrasco.

Foto de diversos cortes de carne

1. Curso Churasco do Netão

O curso de churrasco do Netão irá te ensinar desde como selecionar os melhores cortes para churrasco, até como prepará-los na churrasqueira.

Este curso de gastronomia é totalmente online e conta com 12 aulas, que você pode assistir durante 1 ano.

Nessas 12 aulas, você irá aprender desde escolher os melhores utensílios e grelhas para preparar o churrasco, escolher os tipos de carnes , até qual o sentido correto do corte de cada carne.

Ficha técnica:

Carga horária: 2 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda desde como selecionar os melhores cortes para churrasco
  • Melhores cortes para churrasco
  • Como deixar o Braseiro no ponto!
  • Técnicas de salga
  • A picanha perfeita!
  • O ponto perfeito!
  • Carne COM descanso x SEM descanso
  • Cortes para iniciar o churrasco

Tipo de acesso: Acesso ao conteúdo por 1 ano

2. Mestre do Espetinho

O curso Mestre do Espetinho é um curso de gastronomia totalmente online, focado no ensino e preparo de deliciosos espetinhos e ainda traz dicas para você iniciar a sua produção e venda.

Com este curso, você irá aprender desde o básico até o avançado para começar a produzir espetinhos de qualidade. Com mais de 60 receitas de espetinho e o passo a passo para fazer cada uma delas.

Ao adquirir o curso Mestre do Espetinho você recebe uma planilha completa de custo de fabricação e lucro para auxiliar no cálculo para você cobrar de forma justa pelo seu espetinho. Você também irá ganhar 8 e-books com diversas dicas.

Você terá acesso vitalício aos conteúdos e plataformas, mas caso não esteja satisfeito com o curso, você tem até 7 dias após a compra para solicitar reembolso.

Ficha técnica:

Carga horária: 8 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda desde o básico ao avançado para fazer espetinhos de qualidade
  • Mais de 60 receitas de espetinhos com o passo a passo detalhado para aprender
  • Espetos de Carne
  • Espetos de Frango
  • Espetos vegetarianos
  • Molhos
  • Acompanhamentos

Tipo de acesso: Acesso vitalício aos conteúdos

3. Curso de Hambúrguer Artesanal

Aprenda do zero a fazer hambúrguer artesanal com o curso de gastronomia de Hambúrguer Artesanal. Neste curso você irá dominar os principais blends e terá acesso a diversas receitas, molhos, temperos e muito mais.

Este curso também serve para quem já possui experiência na produção de hambúrguer e para quem deseja abrir sua própria hamburgueria ou delivery.

O curso é composto de 23 módulos que vão abordar desde a apresentação dos utensílios, tipos de carnes e blends mais utilizados, até o preparo de molhos e acompanhamentos, além de dicas para delivery.

Também é disponibilizado neste curso uma calculadora de quantidade de carne, além de uma calculadora de custo e retorno. Também conta com guia para montagem de uma hamburgueria de sucesso.

Ficha técnica:

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Todos os detalhes para você iniciar sua produção o quanto antes mesmo que você não saiba nada sobre hambúrguer artesanal
  • Dominar os principais blends
  • Acesso a diversas receitas, molhos, temperos, acompanhamentos
  • Conhecendo os Utensílios Básicos
  • Corte da Carne Moagem e Dicas
  • Pães para Hambúrguer Artesanal
  • Montagem do Hambúrguer (Completo)
  • Pontos do Hambúrguer Grelhado e os Pontos do Hambúrguer
  • Suporte via WhatsApp ou E-mail

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo

Banner do curso de hambúrguer com uma foto de um hambúrguer

4. Escola de Charcutaria Artesanal

Criado pelo Flávio, o curso de gastronomia Escola de Charcutaria Artesanal é direcionado para quem deseja aprender o passo a passo da arte da Charcutaria e fazer seus próprios defumados artesanais.

Com este curso, você irá aprender do básico ao avançado sobre charcutaria e começar a vender seus defumados. Aprendendo a preparar desde pepperoni, bacon defumado, costelinha defumada, até presunto cozido e linguiça.

O seu acesso a este curso é vitalício, e terá acesso a qualquer novo material criado sem pagar mais nada por isso. Além disso, você receberá planilha de cálculo de produção e custo de produto para auxiliar no lucro da venda dos seus defumados.

Ficha técnica:

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Saiba como preparar seus defumados artesanais
  • Aprenda o passo a passo para fazer seus próprios defumados artesanais sem sair de casa
  • Aprenda do básico ao avançado sobre Charcutaria e comece a vender seus defumados
  • Suporte de dúvidas por e-mail ou Whatsapp.
  • Planilha de Cálculo de Produção
  • Planilha de Custo de Produto

Tipo de acesso: Acesso vitalício enquanto durar o curso

Outros cursos de gastronomia

1. Cachorro Quente Gourmet

Aprenda a fazer incríveis cachorros quentes gourmet com este curso de gastronomia. Este curso vai te ensinar desde escolher o tipo de salsicha, até montar um Food Truck.

Com diversas vídeo aulas e ebook, este curso de gastronomia conta com 6 módulos que ensina receitas de pães de cachorro quente, tipos de molhos, salsichas, os acompanhamentos corretos para servir e como calcular o preço de venda.

Este curso ainda conta com diversas receitas de diferentes tipos de cachorro quente, desde as tradicionais, até as doces. Como falamos, ele auxilia na montagem do Food Truck ou do seu carrinho de cachorro quente.

Além disso, disponibiliza um guia de congelamento de alimentos, dicas de molhos finos para acompanhamento e uma calculadora de fabricação e venda do seu lanche.

Ficha técnica:

Carga horária: 8 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Comece a fazer cachorro quente gourmet e inicie seu próprio negócio com baixo investimento
  • O cliente está acostumado a ter 1 tipo de salsicha , já imaginou poder oferecer mais de uma opção
  • Aprenda mais de 20 tipos de molhos
  • Produza o seu próprio pão para cachorro quente, sem ter que depender de fornecedores ou padarias
  • Acompanhamentos
  • Mais de 180 receitas de Cachorro Quente

Tipo de acesso: Acesso vitalício aos conteúdos

Pronto para começar seu curso de gastronomia?

Esperamos que a nossa lista possa ajudar você a escolher o melhor curso de gastronomia que irá ensinar como dominar sua cozinha e cozinhar seus pratos preferidos e lucrar com eles.

Caso seu interesse pela gastronomia esteja relacionado com o desejo de empreender, conheça nosso artigo sobre como começar um negócio online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download