16 melhores cursos de digitação online grátis e pagos

atualizado 13 de março de 2024
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Hoje em dia usamos os computadores para realizar diversos tipos de tarefas básicas com mais facilidade e praticidade.

Quanto mais usamos, ficamos mais rápidos na hora de executar atividades como organizar planilhas e digitar textos.

Porém, pessoas que trabalham diretamente com a edição de textos ou redação, precisam de bastante experiência e prática para dominar esta ferramenta de trabalho.

Para ser eficiente, é preciso saber onde cada tecla está e como digitar da forma mais rápida, cometendo o menor número de erros possível para aumentar sua produtividade. 

Uma das melhores maneiras de aprender a digitar corretamente é através de um bom curso de digitação online.

Eles ensinam técnicas e passam exercícios para o posicionamento dos dedos, memorização de cada tecla e até mesmo a criação de memória muscular para digitar sem precisar olhar para o teclado. 

Se você tem como objetivo aprender ou treinar sua digitação, confira o nosso artigo para conhecer cursos online e programas que podem ajudar seus usuários a digitar mais rápido. Vamos lá?

Como saber qual é o melhor curso de digitação online?

Antes de conferir os cursos e programas, entenda quais são as características que fazem com que uma opção seja uma boa alternativa para aprender digitação. 

Ao escolher aprender a digitar através de um programa, garanta que ele oferece as opções de teclados usados no Brasil: ABNT e ABNT2. Essa informação pode parecer óbvia, porém, é bastante importante identificar o modelo do teclado para evitar problemas.

Além disso, é preciso que as opções, sejam de cursos ou programas, é apresentar exercícios de digitação para serem feitos sem muitas dificuldades. Algumas opções usam até mesmo sistemas de gameficação para incentivar o seu aprendizado. 

Fazendo curso de digitação online em um notebook

Vale a pena fazer aula de digitação?

A aula de digitação é uma boa opção para pessoas que exercem funções relacionadas à informática ou desejam conquistar uma vaga de emprego neste segmento.

Estas aulas são principalmente importantes para pessoas que não estão muito acostumadas a digitar usando um teclado.

O treinamento e as habilidades conquistas através da prática proporcionada pelas aulas e exercícios também podem oferecer um aumento expressivo na produtividade de atividades onde a digitação é essencial.

O que é uma boa velocidade de digitação?

Não existe um número exato que classifique as pessoas que tem uma boa velocidade de digitação. No entanto, é possível identificar qual a média da maioria das pessoas: 40 palavras por minuto (WPM).

Pessoas que atuam em atividades que exigem muita digitação geralmente precisam contar com uma média entre 60 a 80 palavras por minutos.

Já empregos que exigem esta habilidade podem pedir por pessoas que capazes de atingir a marca de 100 palavras por minuto.

Qual o melhor curso de digitação online?

Saber digitar de forma prática e efetiva é uma das principais características para profissionais que buscam vagas de emprego relacionados à informática.

Confira a seguir a lista com e descubra qual o melhor curso de digitação grátis ou pago para desenvolver sua habilidade.

1. Digitow - Fábio G. Silva

O Digitow é uma plataforma de ensino e oferece um excelente curso online de digitação, que conta com videoaulas explicativas para introduzir os assuntos e entender mais sobre a postura.

A plataforma de treino online foi desenvolvida com o objetivo de melhorar e avaliar a velocidade de digitação, assim como sua precisão.

O site oferece relatórios de desempenho para acompanhar seu desempenho em tempo real. Além disso, ao finalizar o curso você também pode receber um certificado de conclusão. 

O curso completo é pago, mas conta com um período de teste gratuito. São mais de 180 lições para aprender o posicionamento dos dedos, validação de caracteres, relatórios de desenvolvimentos, número de palavras por minuto e toques por minuto, seleção de texto para treino e treino com seus próprios treinos.

Aprenda a digitar corretamente com o curso de digitação Digitow

Ficha técnica:

Certificado: Oferece um certificado de velocidade.

Principais tópicos:

  • Mais de 180 lições para aprender as posições dos dedos​​
  • Área de treino personalizada
  • Número exato de PPM (palavras por minuto) e TPM (toques por minuto)​
  • Toques brutos e líquidos (TB e TL)
  • Fórmula personalizada para toques líquidos

Tipo de acesso: Conta com opções de acesso em 1 mês, 6 meses e 12 meses.

2. Curso de Digitação - Escreva mais de 60 palavras por Minuto (Udemy)

O objetivo deste curso de digitação é ensinar a digitar em português e inglês sem olhar para o teclado e usando os 10 dedos numa velocidade mínima de 60 palavras por minuto. 

O curso ensina a distinguir teclado, aprendendo as semelhanças e diferenças entre teclados em Português e em Inglês. Também é ensinado como configurar o computador para digitar no idioma correto. 

Então, o conteúdo aborda o posicionamento dos dedos no teclado e digitar as principais letras sem olhar, com exercícios. 

Lições para a memorização de teclas cobrem cada uma das letras do alfabeto. Ao final do curso o foco é dado na pontuação e nos acentos, com exercícios para ambos. 

O material conta com 3h e 30 minutos de vídeo aulas, além de 25 artigos sobre o assunto e mais de mil palavras para exercitar sua escrita, organizadas para facilitar a prática do conteúdo estudado. 

captura de tela do curso de digitação mostrando as mãos do instrutor no teclado e a tela do seu computador

Ficha técnica:

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Entender as semelhanças e diferenças entre o teclado Português e Inglês.
  • Configurar o Computador (Windows ou Mac) para poder digitar Português, Inglês, Árabe ou qualquer outro idioma.
  • Posicionar corretamente os dedos no teclado para poder digitar rápido, usando os dez dedos e sem olhar para o teclado.
  • Corrigir os erros logo que os comete e digitar um texto sem erros ortográficos.
  • Digitar os acentos (til, acentos agudo, grave circunflexo, pontos de interrogação, etc) sem olhar para o teclado.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

3. Informática Turbo - Básico ao Avançado

Com o foco na informática, esse curso ensina digitação profissional aos seus alunos. Um módulo é completamente dedicado ao tema, ensinando técnicas para digitar com rapidez e eficiência. 

A principal vantagem de optar por este curso é a possibilidade de aprender outros temas que são essenciais para um currículo profissional. 

Além de ensinar a digitar profissionalmente, o curso também ensina sobre Windows 10, Word 2019, Excel 2019, Excel Empreendedor, PowerPoint 2019, Internet e Segurança da Informação.

Ficha técnica:

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Digitação
  • Internet
  • Word
  • Excel
  • PowerPoint

Tipo de acesso: Acesso vitalício enquanto o curso estiver disponível online.

4. TypeFaster

O TypeFaster é um curso de digitação para o Windows que conta com diversos exercícios para treinar e acelerar sua velocidade de escrita e edição de documentos de texto.

O programa conta com exercícios que aumentam sua dificuldade gradualmente, além de mostrar palavras que precisam ser digitadas em um determinado tempo.

O programa pode ser sincronizado com seus dispositivos mobile para que você possa acompanhar seu desenvolvimento a qualquer momento. 

5. Curso de Digitação - Certificado Cursos Online

A plataforma Certificado Cursos Online conta com um curso focado na digitação. São 35 horas de duração para o nível de habilidade básico.

O curso é gratuito e apresenta 12 leituras diferentes, porém, alunos que desejarem um certificado precisam pagar um valor determinado pela plataforma. 

O curso apresenta tópicos como "O Teclado, falando sobre os layouts usados no Brasil, dá dicas de ergonomia, treinamento com cópia de documentos, programas de aplicações básicas e módulos de exercícios básicos.

6. Curso Online Grátis de Digitação - GINEAD

O GINEAD é uma plataforma de ensino online, todos os seus cursos são gratuitos, inclusive o curso de digitação grátis online.

No entanto, alunos que desejam ter um certificado precisam pagar uma taxa com um valor determinado pelo site. 

As aulas têm uma carga horária total de 60 horas e conta com o seguinte conteúdo programático: introdução a digitação, o computador, postura correta, cuidados com a saúde, teclado, principais teclas, treinamento de digitação, treinamento da velocidade, teclado numérico, textos para digitação e sugestão de exercício. 

foto bem próxima de mãos digitando em um notebook

7. Curso de Digitação - ABELINE

Considerando que o cada vez mais fazemos um número maior de tarefas simultâneas e por isso precisamos digitar de forma rápida, o site ABELINE desenvolveu um curso de digitação.

Através dele é possível conhecer os diversos tipos de teclado disponíveis, aprender funções de todas as teclas, como digitar de forma correta e vários exercícios pra praticar. 

O curso é gratuito e tem uma carga horária total de 60 horas, porém, o certificado precisa ser adquirido por um valor estabelecido pelo site.

8. Curso de Digitação Grátis – Prime Cursos

A Prime Cursos conta com um curso de digitação gratuito que ensina a digitar rápido e executar tarefas no computador de forma mais prática.

O conteúdo ensina sobre os tipos diferentes de teclados disponíveis, funções de todas as teclas e apresenta vários exercícios práticos. Além disso, o material mostra a forma correta e mais saudável de digitar.

9. Curso Online de Digitação - Cursos 24 horas

Com 40 horas totais, o curso de digitação online tem início imediato para quem busca digitar bem, de forma correta e veloz para economizar tempo, melhorando a produtividade e a qualidade do seu trabalho. 

O curso é recomendado tanto para profissionais que precisam aperfeiçoar a habilidade de produzir documentos, texto e planilhas, quanto para pessoas que desejam aprender a navegar na internet com mais eficiência. 

As aulas são online através de vídeos, divididos em 4 unidades diferentes: conhecendo seu teclado, técnicas de digitação, conhecendo mais sobre a área de digitação e ergonomia.

O curso também oferece dicas fundamentais para evitar lesões, tem um certificado de conclusão e também tem jogos de digitação exclusivos para praticar online.

10. Curso de Digitação - Ensino Nacional

O site Ensino Nacional conta com um curso completo de digitação para aprender a digitar com os 10 dedos em uma velocidade incrível, além de conhecer os principais cuidados ao usar um computador, melhorando sua qualidade de vida. 

Através das aulas é possível aprender a ter uma digitação ágil, a conhecer o teclado, versões da ABNT e ABNT2, posições corretas dos dedos, como repousar, porque as teclas F e G possuem uma saliência, regiões do teclado onde cada dedo deve ser responsável, programas para treinar e dicas de digitação. 

O curso é pago e conta com um certificado de conclusão que pode ter até 420 horas de carga horária.

11. Curso de Digitação - CiaByte

O site CiaByte oferece aos seus usuários um programa gratuito para digitação no Windows, para que as pessoas possam praticar e desenvolver suas habilidades. 

Além disso, contam com um curso pago para aprender sobre a etiqueta na internet, elementos básicos de informática, como usar editores de textos, abreviações, cartas comerciais, regras de pontuação na digitação dos textos, dicas de ergonomia e prática de velocidade. 

12. Typing Web

Este é um curso de digitação online e gratuito que permite aos alunos aprender a digitar de forma correta através de técnicas de digitação.

O curso é completo e conta com conteúdos que vão do iniciante ao avançado. Além disso, ao finalizar as aulas é possível fazer um teste de digitação para imprimir seu certificado de conclusão.

Uma dica, antes de começar seu curso, ajuste a configuração do site para que o layout do teclado esteja em "Português (Brasil)". Isso pode ser feito ao acessar a opção "Language e Teclado" no área superior da página.

ilustração de um curso de digitação grátis mostrando a posição das mãos e dedos em um teclado apple

13. Curso de digitação online gratuito - Keybr

O Keybr é um curso gratuito de digitação online que usa um método diferenciado: palavras aleatórias legíveis são geradas usando as regras de fonética no seu idioma nativo.

O curso conta com lições básicas e de acordo com o seu progresso, adiciona mais letras e palavras mais difíceis. 

Assim como a opção anterior, antes de começar sua prática, selecione a opção "Settings" e no item "Keyboard Layout" escolha o idioma "Portuguese" e a opção "Brazilian ABNT2". 

14. Curso Gratuito de Digitação - Unova

A plataforma de cursos online Unova também conta com uma opção de aulas de digitação. O curso tem uma carga horária de 60 horas, divididas em 11 aulas que podem ser acessadas através de dispositivos móveis e até mesmo na TV.

Apesar de ser gratuito, alunos que desejam ter um certificado precisam pagar um valor definido pela plataforma.

15. Curso de Digitação - OnByte

O curso de digitação online oferecido pela OnByte é feito através de um programa para Windows, com dicas e exercícios interativos.

As aulas são guiadas por apostilas ilustradas com detalhes para praticar e testar o aprendizado das aulas. 

Ao finalizar o conteúdo, os alunos podem fazer um teste para assegurar seu aprendizado. Caso seja reprovado, o aluno será indicado a refazer uma aula para desenvolver melhor suas habilidades. 

O curso é pago e tem uma duração total de 2 meses, com uma carga horária de 16 horas.

16. Curso Online de Digitação - Ensino Guia de Educação

A última adição de curso de digitação online de nossa lista é oferecida pelo site Canal do Ensino. Ao fazer as aulas, é possível aprender as funções de todas as teclas, como digitar de forma correta e saudável e diversos exercícios para praticar. 

O curso tem uma carga horária total de 35 horas e é gratuito, no entanto, alunos que desejam um certificado precisam pagar um valor determinado pela plataforma. 

O conteúdo programático das aulas conta com os tópicos: o computador, o teclado, dicas de ergonomia, programas de aplicações práticas, treinando cópia de documentos, exercícios básicos, digitação de palavras, construções de palavras, frases e orações, acentuação, pontuação, parágrafos, textos e exercícios avançados.

ilustração de um curso de digitação grátis mostrando a posição das mãos e dedos em um teclado microsoft

4 sites para testar sua velocidade de digitação

Existem sites online que oferecem ferramentas práticas e rápidas para testar sua habilidade de digitação.

Acesse a opção que achar mais interessante e descubra o quão bem você sabe digitar.

Vale levar em consideração que além da velocidade, os sites também avaliam a precisão com que as palavras são digitadas.

1. 10fastfingers

O site 10fastfinger é uma opção bem básica para testar a velocidade com que seus usuários são capazes de digitar.

O teste tem a duração de 1 minuto e conta com uma grande variedade de palavras, variando na acentuação.

Ao finalizar o teste, um resultado oferecerá um resultado com as palavras por minuto digitadas, precisão, palavras corretas e palavras erradas. O teste também está disponível em várias outras línguas, além da língua portuguesa.

2. typing.com

O site typing.com oferece uma variedade de testes gratuitos. É possível fazer testes cronometrados de 1, 3 e 5 minutos.

Além disso, também possível fazer testes por página, que podem ser feito digitando 1, 2 ou 3 páginas.

3. Curso de Digitação - Fábio G. Silva

O curso fornecido pelo profissional Fábio G. Silva também conta com uma página dedica para o teste de digitação.

A ferramenta exibe o desempenho dos seus usuários ao longo do tempo e calcula os TPM (toques por minuto) e as WPM (palavras por minuto).

O site também conta com um ranking onde os 10 digitadores mais velozes da semana são exibidos.

4. LiveAgent

Por fim, o site LiveAgent também oferece um teste de velocidade de digitação um pouco mais personalizado.

Os usuários podem escolher o nível de dificuldade, entre fácil, normal e difícil. Além disso, os usuários também escolhem a duração do teste, sendo 1, 3 ou 5 minutos.

Preparado para escolher o melhor curso de digitação online?

Aprender a digitar de forma correta traz benefícios tanto para sua produtividade, quanto para sua qualidade de vida. Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado informações úteis e dicas de cursos interessantes para desenvolver suas habilidades. 

Se você tem interesse em desenvolver outras habilidades e até mesmo aprender novas profissões, confira nosso artigo com os melhores cursos online para começar a aprender hoje.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download