Dicas de como criar uma vitrine virtual que vende mais

Confira algumas dicas de como criar uma vitrine virtual de sucesso

Para vender bem, apenas oferecer preços competitivos e produtos de qualidade não é o suficiente. Assim como em lojas físicas, os ecommerces precisam otimizar seus elementos visuais para atraírem a atenção dos consumidores para os itens mais interessantes de serem vendidos em sua loja naquele momento.

Por isso, desenvolver uma vitrine virtual em site é uma etapa fundamental em sua estratégia de vendas. Ao utilizar estratégias para dispor suas mercadorias de maneira inteligente será possível otimizar seus resultados vendendo mais e melhor.

Se você deseja aprender mais sobre este conceito e como criar uma vitrine virtual incrível em seu site, confira o nosso conteúdo. Vamos lá?

O que é uma vitrine virtual?

O uso das vitrines é uma prática universal em lojas físicas, onde produtos são exibidos em um local de destaque junto à identidade visual de uma marca.

A vitrine virtual é um segmento no site de sua loja dedicado exclusivamente para exibir e destacar itens que estão a venda em seu ecommerce.

As duas versões de vitrines têm o mesmo propósito, mas a composição da versão virtual apresenta inúmeras possibilidades que são limitadas somente à sua criatividade. Apesar desta liberdade criativa é muito importante utilizar imagens e elementos que proporcionem uma boa experiência visual para os visitantes.

Geralmente as vitrines virtuais ganham destaque nas páginas iniciais de ecommerces. No entanto, elas podem ser utilizadas em quaisquer páginas para destacar produtos de um segmento semelhante ou divulgar o lançamento de um novo item.

Quais as vantagens de utilizar uma vitrine virtual?

As vitrines virtuais têm o papel de fisgar a atenção do público, exercendo um grande poder de convencimento no momento de sua decisão de compra. Portanto, planejar os elementos visuais e quais produtos serão expostos pode impactar positivamente seu público, gerando mais vendas.

Confira a seguir os principais benefícios de otimizar o uso deste recurso visual em sua loja virtual.

1. Personalização das ofertas

A customização das ofertas permite que sua loja virtual ofereça uma experiência personalizada aos seus clientes. A grande vantagem é que esta personalização pode ser alcançando com baixo custo.

É possível criar diferentes layouts baseados no perfil do seu público ou utilizar ferramentas que automatizam sua vitrine e apresentam itens de acordo com o comportamento online de seus visitantes.

2. Versatilidade na divulgação de produtos

Um dos benefícios mais interessantes da utilização da vitrine virtual é a versatilidade. Através deste espaço, sua loja virtual pode se adequar a diferentes situações e públicos.

Esta mudança e adaptação pode fornecer dados valiosos sobre os interesses de seus consumidores. Desta forma, será possível identificar quais produtos geram mais interesses e quais itens precisam de mais exposição para que possam ser vendidos.

Além disso, os elementos gráficos aplicados no desenvolvimento da criação de banners para vitrines possibilitam diversas oportunidades de explorar seus produtos e ofertas de maneiras diferentes.

3. Contribui com a taxa de conversão

Oferecer uma experiência do cliente mais organizada e eficiente pode ter impacto direto em sua taxa de conversão.

Ofertas desorganizadas e mal apresentadas, mesmo com bons preços, podem fazer com que os visitantes não sintam muita confiança em seu site e até mesmo que migre para sites de concorrentes.

Afinal, somente um preço competitivo não é o suficiente para conquistar clientes. É preciso que sua interação e jornada de compra sejam agradáveis, desta forma, será possível até mesmo que alguns consumidores paguem mais após uma boa experiência.

Vitrine virtual

Conheça os principais tipos de vitrines virtuais

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas em sua vitrine virtual de acordo com os objetivos do seu ecommerce.

Conhecer várias opções e utilizar diferentes alternativas de vitrines é uma forma de manter sua loja virtual atualizada, com ofertas interessantes para visitantes novos e recorrentes.

Vitrine por faixa de preço

O critério utilizado para selecionar os produtos que serão oferecidos neste tipo de vitrine é o menor preço. Portanto, faça um levantamento dos produtos mais vendidos e busque por opções que estejam nesta mesma faixa de preço.

Pode ser que as mercadorias mais vendidas com preços baixos não gerem seu maior índice de lucro, mas elas têm o potencial de gerar mais vendas. Outro fator relevante neste tipo de vitrine é mostrar e facilitar o acesso aos produtos baratos, facilitando sua navegação caso ele deseje conferir uma oferta novamente enquanto navega em seu site.

Aproveite a popularidade dos itens com preços baixos e posicione itens com um baixo desempenho para que tenham uma visibilidade maior, ajudando a diminuir seu volume no estoque.

Vitrine por produtos com alta rentabilidade

Uma das maneiras mais eficientes de utilizar as vitrines virtuais é a divulgar os produtos que gerar a maior rentabilidade para sua loja.

Para isso, estude o comportamento de compras de seus clientes e avalie seu ticket médio. A partir daí, selecione opções estratégicas que podem aumentar seu lucro por venda.

Vitrine por categoria de produtos

Lojas que apresentam uma grande variedade de tipos de produtos podem separar os itens em sua vitrine por categorias.

Esta é uma maneira organizada de divulgar seus melhores produtos sem comprometer a experiência do usuário. Com as decisões corretas e uma boa seleção de produtos, os consumidores poderão navegar com facilidade e até mesmo aproveitar ofertas diferentes do seu objetivo inicial ao acessar sua loja.

Vitrine com produtos novos

Divulgar as principais novidades do seu negócio é uma ótima estratégia para prender a atenção dos visitantes. A vitrine virtual é o lugar perfeito para fazer isso.

Ao exibir seus lançamentos em um local de destaque no seu site, será possível alcançar os consumidores de forma assertiva, aumentando suas chances de conversão. Portanto, lembre-se de atualizar sua vitrine ao lançar nos produtos no seu ecommerce.

Vitrine por produtos mais vendidos

Destacar os produtos mais vendidos em sua vitrine virtual é uma maneira de assegurar que itens com um bom desempenho continuarão mantendo seus resultados.

Uma grande vantagem que esta categoria de vitrine traz é a possibilidade de automatizar a seleção de produtos que serão exibidos. Contudo, esta exibição automática tem um aspecto que não é tão interessante: a exibição de produtos muito similares lado a lado, algo que não é tão interessante para os consumidores.

Para contornar esta situação e criar uma ótima vitrine por produtos mais vendidos, separe seus itens com listas dos produtos mais vendidos por categorias. Defina quais são as opções lucrativas e deixe os espaços de mais destaque para este tipo de mercadoria.

Vitrine por produtos mais procurados

Os produtos mais procurados em sua loja têm um grande potencial de vendas, portanto, utilizá-los em sua vitrine pode ser uma ótima estratégia.

Além disso, existem alguns perfis de consumidores que não costumam realizar pesquisas avançadas. Oferecer os itens mais procurados pode ajudar este perfil de consumidor, garantindo que não irão abandonar suas compras por não encontrarem o item desejado.

Para selecionar os produtos que irão compor este tipo de vitrine, procure pelos itens com mais acessos em um determinado período através do Google Analytics. Então, selecione as melhores e mais diversas combinações, para ter um apelo maior ao seu público.

Vitrine por produtos com alto volume no estoque

Alguns produtos não estão vendendo bem e agora estão parados ocupando espaço em seu estoque? Crie vitrines exclusivas para estas mercadorias. As listas provavelmente deverão ser feitas manualmente, porém irão ajudar a girar seu estoque.

Para criar uma vitrine deste tipo, confira os produtos que estão parados e dê prioridades para aqueles que compartilham a mesma categoria dos itens mais vendidos. Além disso, avalie a possibilidade de oferecer desconto para estas mercadorias e utilize elementos gráficos que o destaquem de outras opções, como selos exclusivos.

Vitrine com produtos mais abandonados

Por fim, temos a vitrine virtual que favorece a exibição dos produtos com uma maior taxa de abandono. Ou seja, itens que foram adicionados no carrinho de compras, mas não tiveram suas vendas efetivadas.

Será preciso mais do que apenas selecionar os produtos que compartilham uma alta taxa de abandono para que esta estratégia funcione. É preciso avaliar quais foram os motivos que contribuíram para que a compra destas mercadorias não fossem finalizadas e, então, mudar suas descrições, fotos ou até mesmo preços.

Conferindo uma vitrine virtual

Dicas para criar uma excelente vitrine virtual

Com diversas opções de estratégias e a responsabilidade de oferecer uma experiência de qualidade aos clientes de seu site, criar uma vitrine virtual pode parecer um grande desafio. Por isso trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a criar ótimas vitrines que irão atrair a atenção dos visitantes do seu site e ajudar seu negócio a vender mais.

Capriche em todas as fotos

Oferecer uma visualização clara e com muitos detalhes é importante para que os consumidores que desejam comprar algum produto em uma loja virtual. Afinal, eles não têm a oportunidade de experimentar ou tocar nos produtos de um ecommerce, por isso, invista em ótimas fotos.

Utilize imagens com muita resolução, qualidade e bons enquadramentos. Desta forma, os visitantes poderão enxergar cada detalhe do produto em destaque e sentirão mais segurança para fazer compras em seu site, diminuindo as chances de desistências.

Escreva descrições detalhadas

A descrição dos produtos é ponto crucial que pode ajudar os clientes no momento da decisão de compra.

Então, ofereça todas as informações e detalhes que os clientes devem saber sobre seus produtos nas descrições. Isso irá esclarecer dúvidas, passar confiança e profissionalismo, além de manter os clientes em seu site, evitando que procurem por informações em outras lojas ou avaliações.

Inclua também informações que possam auxiliar o uso dos produtos e deixe bem claro se existe a possibilidade de troca, devolução e período de solicitação para que estes processos possam ser executados.

Faça vídeos para seus produtos

Além das imagens, é possível utilizar vídeos para tornar sua vitrine virtual ainda mais atrativa. Através deste tipo de material visual, os visitantes do seu site podem conferir mais detalhes sobre seus produtos e até mesmo vê-los sendo utilizados.

Além disso, não é necessária uma super produção para que seus vídeos tenham qualidade para compor suas vitrines. Utilizando smartphones com câmeras potentes, uma boa iluminação e muita criatividade é possível gravar vídeos que irão tornar sua vitrine virtual muito mais atrativa.

Portanto, preocupe-se em encontrar um local bem iluminado para fazer suas gravações e evite texturas ou paredes coloridas que podem atrapalhar a visualização dos produtos. Busque gravar em diversos ângulos, mostrando detalhes que são difíceis de serem notados através de fotos e evite comentar sobre a mercadoria, deixe a descrição com esta função.

Pronto para utilizar estratégias e vender mais com sua vitrine virtual?

Utilize e faça com que seu ecommerce se destaque da concorrência. Através da criatividade e do planejamento será possível criar vitrines que irão atrair ainda mais clientes e influenciar seus resultados de maneira expressiva.

E lembre-se de utilizar o chat online para ajudar sua loja virtual a dar conta desta demanda. Confira os benefícios que o Jivochat traz ao seu negócio. Então, dê a atenção que seus clientes merecem e os atenda através de conversas em tempo real.

2020/11/17

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