10 formas de usar vídeos para converter clientes

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Se já tem um negócio consolidado e com um bom número de seguidores nas redes sociais, pode ser que esteja se perguntando como transformar esses seguidores em clientes do seu negócio. Existem diversas maneiras de fazer isso, especialmente quando falamos sobre conteúdo em vídeo. Esse é o formato mais popular, superando imagens e textos, por exemplo. Por isso, é o que tem maior potencial para alcançar esses seguidores e convencê-los a comprar em sua loja virtual ou, ao menos convertê-los em leads para grupos de WhatsApp ou listas de email marketing. Por isso, confira abaixo 10 maneiras de usar conteúdo em vídeo para transformar seguidores em clientes!

Leia também no blog JivoChat: Como atrair, conquistar e fidelizar clientes com funil de vendas e chat online

1. Troque texto pelo vídeo nas landing pages

Além dos conteúdos em vídeo que publica em suas redes sociais, você também pode trocar o texto de suas landing pages por um vídeo. A intenção aqui é a mesma: fazer com que o usuário compre ou deixe seus dados para sua lista de emails. O conteúdo também deverá ser semelhante, convertendo apenas o formato. Ou seja, você deve criar um vídeo breve, apresentando o seu produto e informando os benefícios que ele oferece para quem finaliza a compra. Vale lembrar que o vídeo faz com que o visitante passe mais tempo em seu site.

Uma dica importante que podemos dar é que não se limite a criar apenas um vídeo para sua landing page, mas uma série deles para a mesma página. Dessa maneira, poderá testar cada uma e verificar qual dos vídeos traz mais resultados.

Conheça alguns modelos para página de captura no artigo: 30 modelos de landing pages para sua ecommerce

2. Conte sua história

Um dos tipos de conteúdo em vídeo mais comuns nas mídias sociais são aqueles que contam sua trajetória profissional ou a história de sua marca. Vídeos mostrando como começou, as principais dicas para alcançar sucesso possuem uma boa resposta, independente da rede social que use.

Inicio

Vale lembrar apenas que evite o uso de ferramentas para agendar postagens, já que o algoritmo das redes sociais prioriza vídeos publicados nativamente. Ou seja, enviados diretamente para a plataforma sem intermediários.

3. Crie anúncios em vídeo

Não crie apenas vídeos orgânicos para transformar seguidores em clientes através do conteúdo em vídeo. Crie também uma estratégia para anúncios em vídeo que tenha como público-alvo seguidores de seu perfil ou Fan Page. Você pode também estreitar esse posicionamento, mirando o anúncio em seguidores que já assistiram ou interagiram com algum vídeo - seja orgânico ou outro anúncio. Aprenda como fazer retargeting no Facebook para conseguir novos clientes acessando o artigo

Dica: Vale lembrar que, além de transformar seguidores em clientes, pode utilizar anúncios em vídeo também para conquistar novos seguidores!

4. Crie e divulgue webinários

Webinários são um tipo de conteúdo em vídeo que pode atrair seguidores e fazer com que se tornem leads, principalmente se vende material na área de educação. Um webinar gratuito - com a inscrição na lista de emails sendo a única requisição - é uma ferramenta poderosa para conseguir expandir sua base de leads. Para melhorar seus resultados, pode combinar a dica de oferecer o webinário gratuito com um vídeo curto na landing page, como falamos no início do artigo.

Webinario

Para convencer seus seguidores a assinarem sua lista do webinário, você pode comentar com eles como sua apresentação irá ajudá-los a solucionar um problema ou aumentar seus resultados. Também pode oferecer um brinde adicional a quem assistir o webinário até o final ou publicar um teaser sobre o conteúdo que irá abordar.

5. Mostre seus produtos!

Como quer vender seus produtos sem mostrá-los? Use o vídeo para mostrar como os itens de sua loja virtual funcionam, suas principais vantagens e todos os melhores detalhes sobre cada item. Existem diversas maneiras de fazer essa demonstração, seja apenas descrevendo o produto, ensinando como utilizar suas principais funcionalidades ou fazendo uma sessão de perguntas e respostas, por exemplo. Essa é a hora de usar toda sua criatividade para mostrar como seus produtos pode ajudar seus seguidores.

Leia também no JivoChat: 20 ferramentas para ser mais produtivo

6. Faça transmissões ao vivo

Uma outra maneira de demonstrar seus produtos é através das transmissões ao vivo. As lives no Instagram ou no Facebook possuem maior relevância para o algoritmo dessas redes sociais, então há um grande potencial de atingir mais seguidores ao trabalhar nesse formato. Você pode fazer o mesmo tipo de conteúdo mostrado no item anterior, dando um tom de maior autenticidade.

Live

Lives falando sobre a história de sua marca também são bem vindas, além de ser uma ótima oportunidade de mostrar o dia a dia de seu negócio e mostrar aos espectadores como seus produtos são feitos. O formato também é uma excelente maneira de entrar em contato direto com seus seguidores, pedindo que eles interajam e façam suas perguntas para serem respondidas ao vivo.

Dica: Ao final da transmissão ao vivo, pode oferecer um brinde gratuito para os espectadores que acessarem o link para uma landing page de captura de emails.

7. Use também as Stories para converter

Tanto o Facebook quanto o Instagram permitem a publicação de vídeos no formato Stories. Esses vídeos curtos - com duração de até 15 segundos - também são uma maneira de trazer mais autenticidade ao seu negócio. Caso já tenha mais de 10.000 seguidores no Instagram, pode até mesmo incluir um link para uma landing page do seu site. Outra maneira de transformar seguidores em clientes através das Stories em vídeo é através da criação de anúncios, que também permitem a inclusão de um link para seu site.

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

8. Não crie vídeos longos

Quanto mais longo for seu vídeo, maior a necessidade de manter a atenção do seu seguidor e, caso ele pare de assistir no meio, pode perder a chance de conversão. Seus vídeos de demonstração deve abordar os principais pontos e vantagens do seu produto sem que se delongue muito, ou corre o risco de criar um conteúdo enfadonho. Existem algumas exceções, principalmente em produtos de maior complexidade, que exigem uma explicação mais longa. Porém, em outros casos, lembre de mantê-lo conciso e com a conversão em mente.

Longo

9. Crie vídeos verticais

O consumo de conteúdo em vídeo atualmente é feito, em maioria, a partir de dispositivos mobile. Por isso, crie também vídeos verticais, melhor visto nesses aparelhos. Vale considerar o lançamento recente do IGTV, canal de vídeo do Instagram que faz frente contra o YouTube e que aceita apenas vídeos gravados na vertical. A nova plataforma também permite a inclusão de links na descrição desse conteúdo, ou seja, se torna mais uma maneira de converter seguidores em leads ou clientes.

Aprenda tudo sobre redes sociais com esses blogs: 20 blogs sobre mídias sociais para entender tudo!

10. Melhore suas chances de conversão recepcionando seus seguidores com o JivoChat!

Agora que está criando conteúdo voltado à levar seus clientes para a landing page de sua loja virtual, use o JivoChat para guiá-los por todo o processo de compra e sanar suas principais dúvidas. Com o JivoChat, é possível instalar um chat online diretamente em sua landing page, aumentando suas chances de conversão. Para testar a eficácia da nossa ferramenta, clique no link para usar o JivoChar por 14 dias GRATUITAMENTE!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download